
Vacina é aplicada em todas as pessoas a partir dos nove meses de idade e reforçada a cada dez anos.
A vacinação contra a febre amarela está sendo intensificada pela Prefeitura de São José dos Pinhais. As ações, que aconteciam deste maio na zona rural, foram agora estendidas para toda a zona urbana.
Com a proximidade do verão e as temperaturas começando a aumentar, a preocupação com o vírus da febre amarela também aumenta. Isso acontece porque o principal transmissor da doença nas cidades é o mosquito Aedes aegypti - responsável também pela transmissão da dengue – tem sua reprodução facilitada com o calor e as chuvas típicas desta época do ano. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando a prevenção da doença.
A intensificação da vacinação foi solicitada pela Secretaria Estadual de Saúde para toda a 2ª regional de saúde do Paraná, à qual pertence São José dos Pinhais, em virtude de um caso de febre amarela humana na cidade de Rio Grande da Serra, localizada no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar no Estado de São Paulo.
Para organizar a intensificação, o Departamento de Vigilância em Saúde, em conjunto com o Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu reuniões com os técnicos da epidemiologia das regionais e equipes das unidades de saúde do município para orientações e estruturação de ações que possam melhorar a cobertura vacinal na cidade até o final de novembro deste ano.
A imunização contra a febre amarela faz parte do calendário vacinal do município e é aplicada em todas as pessoas a partir de nove meses de idade, com reforço a cada dez anos. A vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde. “Estamos fazendo uma maior divulgação da prevenção, indo atrás de empresas, escolas, instituições e comunidade (através dos agentes de saúde) para aumentar a cobertura vacinal”, explica a responsável pelo setor de Imunobiológicos da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karen Krast.
Sobre a febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), causada por um gênero de vírus conhecido como flavivírus, que ocorre na América do Sul e na África.
A doença é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados – não existe contágio de pessoa para pessoa. Os sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Nenhum comentário:
Postar um comentário