Publicidade

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Guardas municipais de SJP são treinados para lidar com animais em risco

Equipe da CCZ dá orientações à GMs sobre como lidar com animais

Guardas municipais de São José dos Pinhais estão recebendo treinamento para lidar com animais em situação de abandono ou que tenham suspeita de doenças e ofereçam risco à saúde de humanos.

O curso iniciado na tarde desta terça-feira (13) é aplicado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) - órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde - e dará formação básica para os GMs, o que começou com uma sessão de orientações básicas.

De acordo com a médica veterinária do CCZ, Ana Paula Jacon, a Secretaria Municipal de Segurança solicitou o curso, uma vez que é comum os GMs receberem pedidos para atenderem casos relacionados a animais, principalmente nos finais de semana, quando o CCZ está com atendimento limitado. “Tivemos apenas um encontro para orientações básicas, mas está previsto para fevereiro de 2012 o início de um curso mais intensivo que será dado aos GMs para que estejam aptos a realizar procedimentos dessa natureza”, disse a médica. Ela atribui o fato da população pedir tal serviço à GM por representarem uma extensão do poder público que está mais próximo das pessoas e também pela confiança que depositam no trabalho da Guarda.

GMs e equipe da CCZ - Encontro para orientações sobre como lidar com animais

O GM José Ricardo Ferreira participou da primeira reunião para orientações, que contou com a participação do professor de comportamento animal da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Paulo Parreira, e agentes de endemia, técnicos e coordenação do CCZ. Ele disse que essa formação realmente se faz necessária. “Há situações em que efetivamente é preciso dar algum atendimento, seja orientando proprietários ou tendo que encaminhar animais feridos ou que representem alguma ameaça. Agora já temos um mínimo de informação sobre como proceder”, conclui Ferreira.

Durante o encontro os GMs receberam instruções sobre o manuseio de equipamentos de suporte para imobilização de animais, assepsia e desinfecção dos ambientes de translado e hospedagem dos animais, assim como instruções sobre como se aproximar dos animais, principalmente de cães da raça pitbull.

A coordenadora do CCZ, Fernanda da Fonseca, explica que é preciso ter algum entendimento inclusive sobre a legislação ambiental para não incorrer em práticas inadequadas quando se trata de animais. Ela comenta ainda que o objetivo é que todos os GMs passem pela formação em 2012.

O CCZ fica no Bairro São Francisco e mais informações sobre procedimentos que envolvam animais que ofereçam perigo de transmissão de doenças podem ser obtidas pelo telefone (41) 3384 1228.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário