Publicidade

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

polícia indicia suspeito de matar namorada e queimar corpo




A Secretaria de Segurança do Estado do Paraná divulgou, nesta segunda-feira, que a Polícia Civil solucionou o caso do desaparecimento de uma mulher, ocorrido em 18 de dezembro de 2010 em São José dos Pinhais, a cerca de 20 km de Curitiba. A resolução aconteceu depois do Instituto Médico-Legal (IML) identificar um corpo carbonizado como sendo o de Maria Lígia Siqueira. O namorado da vítima, Marcelo Rodrigues Fin, 34 anos, havia confessado ter matado a mulher com um tiro na cabeça e ateado fogo ao corpo.
Com a confissão de Marcelo, exames de arcada dentária foram realizados em um corpo que aguardava identificação no IML. Com a comprovação e materialidade do crime, ele foi indiciado, na sexta-feira, por homicídio triplamente qualificado e encaminhado para o Setor de Carceragem de São José dos Pinhais. Se condenado, sua pena pode ultrapassar 30 anos de prisão.
De acordo com as informações levantadas pela polícia, o casal tinha relacionamento conturbado há cinco anos, com relatos de agressões físicas e vários rompimentos. Quando Maria desapareceu, a família procurou a polícia, que a princípio, pensou se tratar de um caso de cárcere privado, sem levantar a hipótese de assassinato.

Namorado se passava pela vítima na internet e falava com familiares
Durante as investigações, policiais do Tigre descobriram que Marcelo usava o comunicador instantâneo MSN de Maria Lígia para se comunicar, pela internet, com a família dela, o que levantou as primeiras suspeitas contra ele. Mandado de prisão foi expedido pelo Juízo de Direito de São José dos Pinhais. Com apoio de policiais do Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros (Garras) da polícia de Campo Grande (MS), Marcelo foi preso quando dirigia um veículo pela avenida Mato Grosso, em Campo Grande.
Marcelo levou os policiais até uma residência próxima, onde foram apreendidos um revólver calibre 38 com munição e um microcomputador. No disco rígido da máquina foram encontradas conversas pelo MSN, em que ele confessa ter matado Maria Lígia. Diante das evidências, o acusado relatou ter matado a namorada com um tiro na cabeça, no interior de seu veículo, em 18 de dezembro, e ter colocado fogo e jogado o corpo nas margens da rodovia.
O delegado-chefe do grupo Tigre, Renato Bastos Figueiroa, lamentou o desfecho do caso. "Infelizmente, quando pegamos o caso o homicídio já havia se consumado, sendo assustadora a frieza que cometeu um crime bárbaro como esse e ainda tentava iludir a 
família com falsas esperanças de que a moça estaria viva".

Fonte: Terra

Homem é detido em São José dos Pinhais com 80 pedras de crack



Reidner Douglas da Silva Rodrigues, de 20 anos foi detido em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, suspeito de tráfico de drogas. A Guarda Municipal faziam uma ronda no bairro São Marcos, por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (28), quando um motociclista aumentou a velocidade ao se deparar com a viatura - abandonou a moto e fugiu a pé. Foi preso três quadras depois.
Ele estava com um revólver calibre 38 (a numeração estava raspada). Na caixa de bagagem da moto estavam 80 pedras de crack e uma balança de precisão.
De acordo com o coordenador da Guarda, Luiz Albini, o homem tinha passagem pela polícia e há indícios de que seja foragido da Colônia Penal Agrícola (CPA), em Piraquara, também na Região Metropolitana. Na CPA ficam condenados que cumprem pena em regime semiaberto.
Albini disse que “com certeza o destino da droga eram os ‘aviõezinhos’, até mesmo porque nenhum dinheiro foi encontrado”. “Aviõezinhos” são traficantes responsáveis pela distribuição da droga a usuários – e não a outros traficantes.
O homem foi encaminhado à Delegacia de São José dos Pinhais.
Fonte: G1 PR

Volkswagen comemora 500 mil unidades produzidas do Golf

A Volkswagen do Brasil comemorou o marco de 500 mil Golf produzidos na fábrica de São José dos Pinhais (PR), uma das mais modernas do mundo. Lançado no Brasil em 1994, quando começou a ser importado do México na versão esportiva GTI duas portas, o hatch passou a ser produzido no Brasil em 1999, ano de inauguração da quarta unidade da empresa no país.
Equipado com motores 1.6 e 2.0 Total Flex, o Golf consegue arrebatar admiradores por suas inúmeras qualidades. O hatch oferece um excelente conjunto mecânico que tem um casamento perfeito entre motor e câmbio; elevado conteúdo de itens de série; baixo nível de ruído interno; muita segurança (freio a disco nas quatro rodas em todas as versões, ABS e air bag duplo de série nas versões top de linha); custo de manutenção reduzido; alta robustez; ótimo acabamento interno; baixo consumo de combustível e bom valor de revenda. Também é elogiado pelas excelentes dirigibilidade e estabilidade, confiabilidade, durabilidade e qualidade de construção.
Nos 12 anos de produção nacional, o Golf teve algumas versões memoráveis. Além da GTI, de 193 cavalos, a Volkswagen lançou, em abril de 2003, a exclusivíssima GTI VR6, equipada com motor de seis cilindros e 24 válvulas, que desenvolvia 200 cavalos de potência. Esta edição foi limitada a apenas 99 unidades produzidas.
Atualmente o modelo possui seis versões de acabamento, com transmissões manual ou automática Tiptronic de seis velocidades. No fim de 2010, foi lançada a série limitada Golf Limited Edition para a motorização 1.6 Total Flex. Baseada na versão Sportline 1.6, oferece um conteúdo atraente de equipamentos de conforto e estilo com ótima relação custo-benefício. A série será produzida até o fim do primeiro semestre de 2011.
Fonte: Jornal do Brasil

Carnaval dos Bonecos 2011 mudou de rua e ficou mais organizado

Os 23 bonecos gigantes vieram acompanhados de 18 alas e diversos blocos


Com a retomada dos bonecos no título do carnaval de São José dos Pinhais deste ano a folia, realizada no último sábado (26), pela Secretaria Municipal de Cultura, teve aumento de participação dos são-joseenses de 150, em 2010, para cerca de 1.000 componentes. O número ainda é metade perante edições dos anos anteriores que chegaram a girar em torno de 2 mil foliões da cidade que passavam pela Rua Veríssimo Marques. A grande novidade no Carnaval dos Bonecos 2011 é que o desfile aconteceu pela primeira vez na Rua Voluntários da Pátria. O número de bonecos gigantes foi de 23 personagens inspirados no tema “Eu Quero Ser Famoso”. O hino do carnaval, com o mesmo título, foi composto por Ricardo Bitencourt.

De acordo com o responsável interino da Cultura, o secretário Miguel Gawloski, continua o objetivo de um evento familiar e com participação das comunidades. “A população contribuiu com a escolha do tema e desenvolvimento das fantasias”, contou o secretário.

A abertura foi com a Escola de Samba de Curitiba Embaixadores da Alegria. O desfile dos bonecos da cidade aconteceu junto a 18 blocos. Uma das maiores alas, direcionada aos esportes, era puxada pelos bonecos de Pelé e Ronaldinho Gaúcho, acompanhados de mais de 170 componentes. O grande destaque foi o boneco do filme Avatar, um dos mais elaborados.

As arquibancadas ao longo da via estavam cheias. Com as pessoas que viram o espetáculo nas grades de proteção, o público deve ter superado 10 mil pessoas.


Novo local
Para o morador de Piraquara, Luiz Prestes, que acompanha a festa há vários anos, a mudança de local foi boa. “Parece mais organizado que ano passado”, falou Prestes, que estava acompanhado da família.

Entre os foliões da chamada terceira idade, Lina Vion, Dirce Souza, Cirene de Moraes e Marilu Cunha faziam a homenagem ao velho guerreiro. “Hoje nós somos o Chacrinha”, brincava Lina Vion.

À tarde, no baile infantil, Carla Bajbiuk ficou muito feliz ao ver seu filho, Dimas, de menos de três anos, ganhar um das faixas de campeão do desfile das crianças. “É a primeira vez que venho ao baile e gostei muito”, falou a moradora do bairro Jd Suzuki, e há apenas seis meses residindo no município.

Fonte: PautaSJP

A folia começou no baile infantil com desfile das crianças

O pequeno palhacinho Dimas, com a mãe, Carla Bajbiuk, que recebeu uma das faixas de melhor fantasia

No bloco do Velho Guerreiro a festeira Lina Vion brincava de Chacrinha

Luiz Prestes, morador de Piraquara, veio para São José com a família assistir ao carnaval

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal de São José dos Pinhais prende suspeito com arma e drogas

A Guarda Municipal de São José dos Pinhais prendeu um rapaz de 18 anos com armas, drogas e munição na tarde desta sexta-feira (25), no bairro São Francisco. O acusado portava um revólver calibre 38, munição de arma 9 milímetros, maconha, crack e cocaína. A abordagem ocorreu após denúncia anônima. O suspeito tentou fugir, mas foi capturado pelos guardas municipais e encaminhado à Polícia Civil. Ele não tinha passagem pela polícia.


Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais


sábado, 26 de fevereiro de 2011

São José dos Pinhais realiza 12ª edição do Carnaval de Bonecos no sábado (26)

Após um trabalho iniciado no segundo semestre de 2010, o Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais acontecerá neste sábado (26), a partir das 17h. Em sua 12ª edição, o evento terá como tema as celebridades eternas e efêmeras. “Também não deixaremos de mencionar figuras importantes locais: o escritor Leopoldo Scherner, célebre na cultura local, que faleceu no dia 27 de janeiro, contará com uma homenagem especial para a cultura do município”, diz o prefeito Ivan Rodrigues.

“Teremos cerca de mil participantes só no desfile. A comunidade acolheu a ideia e a procura na Secretaria de Cultura foi grande de janeiro até agora”, destacou Miguel Gawloski, secretário municipal interino de Cultura. A folia acontecerá na região central da cidade, na Rua Voluntários da Pátria, próximo ao Shopping São José.

As costureiras trabalharam durante quase dois meses na confecção das fantasias que os foliões usarão durante o desfile, todas ligadas ao tema 'Quero ser famoso'

Serão 25 bonecos, entre novos e de outros carnavais. Muitas fantasias também foram confeccionadas para o desfile, sempre ligadas à temática escolhida. “Quero ser famoso, além de homenagear aqueles que são famosos pelo que realizaram de benéfico para a sociedade, também faz uma crítica a essa obsessão pelo mundo das celebridades”, explica a responsável pela organização do evento, Marcela Silverio. A expectativa de público da Secretaria é entre 10 mil e 15 mil pessoas. A festa está programada para começar às 17h com baile infantil e o desfile dos bonecos gigantes iniciará às 20h.

Outra novidade é que, nesse ano, os bonecos foram produzidos inteiramente na Oficina da Secretaria de Cultura. “Nosso objetivo foi valorizar os artistas locais que têm a oportunidade de mostrar seu trabalho. Além do restauro de parte dos bonecos de desfiles anteriores, confeccionamos outros novos. Os bonecos mirins também farão parte da festa, colocando as crianças para participar”, ressalta Ricardo Bitencourt, artista plástico e responsável pelo Teatro de Bonecos de São José dos Pinhais.

Com uma programação variada, que inclui o baile direcionado às crianças, passando pelas tradicionais marchinhas de carnaval, executadas pela Banda Marcial do município, o evento será encerrado com o Trio Elétrico e um baile aberto à comunidade.

 
O boneco que levou mais tempo para ficar pronto, cerca de uma semana, foi o Avatar, inspirado no sucesso de bilheteria de 2010
Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Curso orienta professores em programa municipal de controle de zoonoses

Alunos da rede pública de ensino de São José dos Pinhais vão aprender, dentro da sala de aula, a cuidar melhor dos animais que possuem e a importância de não abandoná-los nas ruas, tornando-se “agentes mirins” de proteção aos animais domésticos, principalmente cães e gatos. Nesta sexta-feira (25), professores da rede municipal de ensino receberam o curso de Capacitação da Rede Municipal ao Programa Ético Canino e Felino, promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais.

O projeto tem por objetivo orientar professores e alunos sobre Guarda responsável, Bem-estar Animal e Zoonoses. No curso, ministrado através de parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), os professores tiveram acesso a uma cartilha, elaborada pela UFPR, sobre os temas ministrados no curso e que irá auxiliá-los na elaboração das aulas.

Além disso, durante a capacitação, foi apresentado aos professores o mascote da campanha, o cachorro “Pelucho”, que teve sua imagem digitalizada e irá guiar os alunos nas ações desenvolvidas durante o ano. “O mascote faz com que as crianças se interessem pelos temas e aprendam melhor, sensibilizando-se quanto à necessidade de cuidar bem dos animais e cobrando os pais, também, o cuidado com as doenças e a saúde do bichinho que têm em casa”, explica Dariane Cataplan, médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ao longo deste primeiro semestre do ano – nos meses de março, maio e abril – serão realizadas três ações educativas, na rede pública municipal, para a conscientização dos alunos: distribuição da cartilha da UFPR, peça teatral e vídeo apresentando os três temas trabalhados. Em junho acontecerá o concurso “Veterinário Mirim”, onde os alunos trabalharão os temas Guarda Responsável, Bem-estar Animal e Zoonoses através de desenhos ou redações (o processo seletivo ainda não está definido). O material produzido pelos alunos será editado em livro, para comemoração do Dia do Veterinário, em 09 de setembro.

Segundo Camila Martins, estudante do Programa de Extensão em Controle de Zoonoses em Curitiba e Região Metropolitana da UFPR e responsável por ministrar a capacitação aos professores da rede municipal, o trabalho em parceria com as secretarias municipais e prefeituras é muito importante para a Universidade e é uma forma de garantir a mobilização popular, social e governamental. “Trazer isso aos professores é muito importante, pois a informação chega diretamente às crianças e jovens e eles são uma ferramenta fundamental de fomento aos temas apresentados”, conclui.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Caravana Copa Orgânica chega a São José dos Pinhais

Na próxima segunda-feira (28) chega a São José dos Pinhais a Caravana Copa Orgânica Brasil 2014. Inspirado na Copa do Mundo 2014, o projeto passará pelos 12 estados que abrigam as cidades-sedes e tem o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais. A Caravana trará ao município, através do Curso de Noções Básicas da Agricultura Orgânica, informações importantes para os produtores da região.

O curso, que tem por objetivo sanar dúvidas dos agricultores orgânicos e orientar aqueles que ainda praticam a agricultura tradicional, divide-se em quatro pontos principais: Oportunidade de Negócio com a Copa do Mundo em 2014; O que é a agricultura orgânica; Lei dos Orgânicos; e 10 técnicas de produção orgânica (compostagem, adubação orgânica, rotação de cultura, etc). De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, a agricultura orgânica é uma tendência mundial e “o curso é muito importante para mostrar àqueles agricultores que não produzem orgânicos que é possível agregarmos muito valor ao produto”.

São José dos Pinhais é considerada, hoje, o cinturão verde da Região Metropolitana de Curitiba e este título deve-se, em grande parte, aos incentivos da Secretaria Municipal de Agricultura em conjunto com a Prefeitura da cidade, dentre os quais, o principal auxilia na certificação do produtor orgânico e no acompanhamento da produção, conferindo ao agricultor o Selo Orgânico, que possui validade a nível nacional. Nos últimos dois anos, São José dos Pinhais apresentou um salto de produção em comparação com os anos anteriores. A cidade passou de 5 mil toneladas de orgânicos produzidas no ano de 2007 para 8 mil toneladas no último ano e com perspectiva de atingir uma produção de 10 mil toneladas até 2012, consolidando sua posição de maior produtora de orgânicos da RMC. “A passagem da Caravana Copa Orgânica por São José é a prova do reconhecimento da cidade como um pólo da agricultura orgânica”, orgulha-se o secretário.

Sobre a Caravana


A Caravana Copa Orgânica, realizada pelo Instituto BioSistêmico com o patrocínio do Sebrae, passará pelas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 e seus pólos produtivos, levando informações sobre a produção e o mercado de alimentos orgânicos para produtores, técnicos, empresários e consumidores. O evento itinerante teve início em fevereiro deste ano e encerrará em julho, em São Paulo. A Caravana acontecerá anualmente, até 2014, com a previsão de novos cursos e propostas a cada ano. Todas as atividades da Caravana Copa Orgânica são gratuitas e com livre acesso aos agricultores e empresários do setor.

SERVIÇO
Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica
Data: 28/02/2011, às 13h30
Local: Secretaria Municipal de Agricultura, Rua Colombo, 830.

Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Aniversário de São José dos Pinhais terá diversidade de atrações

A cidade de São José dos Pinhais completa 321 anos de fundação no próximo dia 19, e a programação para a festa de aniversário foi definida esta semana pela Prefeitura. A série de eventos inclui campeonatos esportivos, atrações musicais e atividades recreativas.

A Esquadrilha da Fumaça celebrará o aniversário da cidade no dia 13, no Aeroclube dos 40. O evento começa às 13h e também terá apresentações musicais e praça de alimentação.

Na data do aniversário (19) a população do município será presenteada com uma grande festa, onde poderá até mesmo resolver pendências pessoais. Isso porque será realizado um mutirão da cidadania, no ginásio de esportes Ney Braga a partir das 9h. “Várias secretarias da prefeitura farão atendimento ao público, como corte de cabelo, emissão de RG e carteira de trabalho e será feito um mutirão de emprego”, explica o chefe de Divisão de Eventos Especiais pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Jackson Douglas de Almeida. As demais pastas farão exposições e esclarecimentos sobre seus principais programas e serão realizadas atividades recreativas.

Ainda no dia 19 os são-joseenses poderão concorrer a vários prêmios em um bingo que começa às 15h e é gratuito. Às 18h acontece uma cerimônia com a presença do prefeito Ivan Rodrigues. A partir das 21h a boxeadora Rosilete dos Santos, atual campeã da Comissão Mundial de Boxe, enfrenta a uruguaia Alicia Susana Alegre, para manter o título mundial.

A festa continua no dia 20, desta vez no Estádio do Pinhão. Dentre as atividades, que têm início às 8h, estão a chegada e largada da Corrida de Aventura e um passeio ciclístico. No local, a população poderá também fazer o arvorismo urbano, que consiste em uma estrutura montada a oito metros do chão, na qual se deve subir por um paredão e enfrentar obstáculos.

O almoço será feito pela APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância). A música ficará por conta das duplas Alisson & Murilo e Jorge & Miguel, e da banda Dark Symphony, ganhadoras do festival Sanjo Music. Segundo a organização, cerca de 12 mil pessoas são esperadas nas comemorações dos dias 19 e 20 de março.

EsporteOs campeonatos esportivos serão uma atração à parte nas celebrações do aniversário do município. Entre eles está a Copa São José da 1ª divisão de futsal, que tem início no mês de março.


No dia 12, equipes de São José dos Pinhais e Curitiba disputam a Copa 321 anos de Futebol Society a partir das 9h, em local ainda não definido.Nos dias 19 e 20, será disputado o Circuito São José de Vôlei de Praia nas quadras de areia do Ney Braga, às 9h. Outra competição que acontecerá nestes dois dias é o Torneio de Futsal, nos núcleos do Marambaia e da Malhada, também a partir das 9h. O circuito metropolitano de skate será realizado na Praça do Divino no domingo (20), com início às 9h.

História 
Em 1721, o povoado transformou-se em Freguesia do São José. O município de São José dos Pinhais, sediado na então “Villa de São José dos Pinhais” foi criado em 1852. Em 27 de dezembro de 1897 a vila passou a ser considerada cidade, então a sede do município tornou-se a cidade de São José dos Pinhais.

O município de São José dos Pinhais possui hoje mais de 280 mil habitantes e é considerado o segundo maior da mesorregião, e o terceiro pólo automotivo do país.A cidade foi colonizada por expedições portuguesas que foram atraídas pelo ouro da região. O primeiro povoado foi o Arraial Grande, onde em 1690 foi construída uma pequena capela pelo reverendo João da Veiga Coutinho. A presença da Igreja Católica fazia parte do processo de colonização, e com a inauguração da capela o local passou a ter uma representação do governo português.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Famílias em situação de risco no entorno do rio Ressaca ganham novos lares

Sandra Bavieira fez 40 anos nesta semana e ganhou um presente de aniversário que esperava há bastante tempo. Ela se mudou na manhã de quinta-feira (24) junto com marido, filhos e neto para uma nova casa no bairro Jardim Ouro Fino, em São José dos Pinhais. O novo lar é perto o suficiente do antigo para manter as amizades e as crianças na mesma escola, e longe o bastante para não sofrer mais com as enchentes do rio Ressaca que atingiam a casa que vivia há cinco anos. Sandra e seus familiares são apenas uma das 18 famílias que a Prefeitura de São José dos Pinhais já tirou desde o início de janeiro de áreas irregulares nas margens do rio, problema que se arrasta há mais de 30 anos no município.

A realocação dessas pessoas faz parte do projeto do parque linear do Rio Ressaca. A proposta visa controlar o problema das enchentes e poluição tirando as famílias que foram construindo suas casas no entorno do rio e proporcionar a elas moradia digna e fora de situação de risco. A obra acontece em três fases e tem previsão de terminar em 2013, com a construção de um parque urbano com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Márcio José Pereira, hoje existem cerca de 75 famílias que se encontram em situação de risco no entorno do rio. Cinquenta estão espalhadas em toda a área do Ressaca, de 13 km², e as outras 25 fazem parte apenas do primeiro trecho, onde as obras estão chegando, e por isso precisam sair de lá.

Para tirar esses moradores das áreas de risco, que se tornam cada vez mais perigosas com as constantes chuvas, a Prefeitura de São José dos Pinhais instituiu o vale-aluguel, um benefício mensal no valor de até R$ 500 pelo período de um ano. Para ter direito a esse benefício é necessária emissão do laudo pela Defesa Civil, atestando o risco, e ainda um documento da Secretaria de Assistência Social, comprovando a dependência da moradia dessas pessoas.

“Esse controle é importante porque neste primeiro momento estamos atendendo quem está em situação realmente de risco. Estamos priorizando essas famílias, para depois, atender todas as 257 que estão abrangidas pelo projeto”, explica Pereira.

Em paralelo a isso, a Secretaria da Habitação já deu andamento à licitação para construir conjuntos habitacionais para dar moradia definitiva a essas pessoas. Caso o processo transcorra sem entraves judiciais, a obra das primeiras 70 casas está prevista para começar em abril e ficar pronta no 2º semestre de 2011.

Sandra, a matriarca que se mudou ontem, se declarou feliz e aliviada. “Já não sei mais quantos móveis perdemos com os alagamentos. Qualquer chuvinha que desse, a água já entrava em nossa casa e ficava mau cheiro, além de estragar nossas coisas”, ressalta ela, que veio do bairro Boqueirão, em Curitiba, há cinco anos para morar em uma casa nas margens do rio.

Taciane Santos de Oliveira, de 21 anos, também já saiu do entorno do rio para uma casa conquistada com o vale-aluguel. Ela, que mora no Jardim Ouro Fino às margens do Ressaca desde que nasceu, hoje se diz satisfeita em poder dar uma nova condição para seu filho Hyan, de 4 anos. “Vamos melhorar em vários aspectos. Em questão de saúde, higiene, segurança. Vida nova a partir de agora”, declarou.

“Estamos empenhados para atender todos esses moradores e dar a eles condições dignas de moradia. Nosso trabalho está apenas começando e estamos muito felizes em poder ajudar essas pessoas após 30 anos de más condições e descaso do poder público. É uma obra extensa e complexa, mas que vai beneficiar todo morador de São José dos Pinhais”, afirma o secretário de Habitação, Joacir Colaço Cantido.

OBRAS – Aproximadamente 10% das obras do 1º trecho já estão concluídas, 41 famílias já estão com os acordos fechados para receberem suas indenizações e 35 ainda estão em negociação com a Prefeitura. A previsão é de que o 1º trecho seja finalizado em agosto de 2011. Na seqüência, o 2º e 3º trechos devem ter duração de um ano cada.

A área total atingida pela revitalização compreende a bacia hidrográfica do rio Ressaca, com uma área de 13 km², abrangendo os bairros Cidade Jardim, São Cristóvão, Centro, São Pedro, Pedro Moro e Itália, do lado direito da BR 376; e Boneca do Iguaçu, Águas Belas, Cruzeiro, Ouro Fino e Costeira do lado esquerdo da rodovia.


Casa que Sandra morava há cinco anos. Nas margens do rio, sem segurança e higiene para sua família.

Taciane já saiu desta casa, onde morou por 21 anos. Agora, seu filho terá uma nova vida, segundo ela. 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Suspeito de tráfico de drogas é detido em São José dos Pinhais

A Guarda Municipal (GM) de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, prendeu na tarde desta sexta-feira (25) um suspeito de tráfico de drogas no município. O rapaz identificado como Gabriel Cordeiro, de 18 anos, foi detido por volta das 17h em uma oficina mecânica, após usar uma moto para tentar fugir da abordagem policial.


Por meio de uma denúncia anônima, a Guarda Municipal encontrou Cordeiro em uma moto com outro rapaz, Gabriel Machado Fontoura, também de 18 anos. Segundo a Equipe de Inteligência da GM, a tentativa de abordagem ocorreu no bairro Costeira, próximo à rodovia BR-376.

Os dois foram detidos, mas segundo a Guarda Municipal, Fontoura, que conduzia a motocicleta, garantiu que não tinha envolvimento com o tráfico. Já com Cordeiro, a polícia encontrou uma pequena quantidade de maconha e um revólver calibre 38 carregado com cinco munições. Na casa dele, os guardas municipais localizaram 1,4 quilos de maconha, 98 gramas de cocaína e 9 gramas de crack, além de 15 munições 9 milímetros.
Os dois rapazes estão detidos e devem permanecer na delegacia do município à disposição da Justiça.
Fonte: Gazeta do Povo


Jovem apontado como autor de dois homicídios é preso em casa

Um homem de 21 anos, suspeito de ter cometido dois homicídios, foi apresentado, nesta sexta-feira (25), pela delegacia de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Após cometer um dos crimes, em agosto de 2010, o acusado teria fugido do município, mas retornou à casa, no Jardim Angaraú, neste mês e acabou preso.
O suspeito foi identificado como Gervásio Alves Soares. Segundo as investigações, ele teve participação no assassinato de Joeliton Cricheski Silva, em agosto do ano passado. Na ocasião, Soares teria contado com a ajuda de Cleverton da Silva, que já está preso.
De acordo com o delegado Gil Tesserolli, nesta semana, a polícia recebeu denúncia, informando que Soares havia voltado para a casa. Após a prisão, o acusado teria confessado a participação no homicídio de Joeliton Silva e acrescentado que matou um homem de 27 anos, em maio do ano passado. Soares foi encaminhado para a carceragem da delegacia de São José, onde está preso.
Fonte: Gazeta do Povo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prefeitura e polícias unem esforços em São José dos Pinhais

Integração entre os poderes. Esse foi o principal tema do encontro desta manhã (24), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, que reuniu diversas autoridades na área da segurança pública. Representantes da Secretaria da Segurança da cidade e os novos dirigentes das polícias Civil e Militar estiveram na sede do legislativo a convite dos vereadores para uma apresentação de cada órgão e a promoção da parceria entre os poderes para desenvolver um bom trabalho em São José.

Na ocasião, a secretária de Segurança em exercício, Célia Milano, destacou a importância dessa parceria. “Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e toda a comunidade devem estar envolvidos para chegar a um melhor resultado na área de segurança pública. Já possuímos várias ações integradas e espero que esse caminho seja ampliado para atingir nosso objetivo”, disse.

“É um momento muito bom para discutir sobre a união das forças porque a Guarda Municipal nunca esteve tão integrada com as forças policiais do nosso município”, completou o coronel Altair Mariot, diretor da Guarda.

O delegado Gil Tesserolli, que assumiu a sede da Polícia Civil de são José dos Pinhais, prometeu melhorar o vínculo da polícia com o cidadão e agir com extremo rigor em combate á criminalidade.

Assim como Tesserolli, o comandante do 17º Batalhão da PM, Tenente Coronel Maurício Tortato, destacou o objetivo de ter um canal aberto de comunicação com todos os interessados e colocou o Batalhão à disposição para prover a segurança pública em prol da comunidade de São José dos Pinhais.

“Foi uma conversa informal onde todos puderam se conhecer e falar sobre seus objetivos em cada órgão. Ficou bem claro que o nosso objetivo comum é melhorar a segurança pública e que todos estão dispostos a trabalhar por isso”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Prof. Assis.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

SJP irá contar com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no próximo dia 13

A cidade de São José dos Pinhais irá receber, no próximo dia 13, a visita da Esquadrilha da Fumaça, que contará com sete aeronaves. A primeira apresentação do grupo na cidade fará parte das comemorações do 321º. aniversário do município.

“Era um grande desejo nosso que a Esquadrilha se apresentasse na cidade. Isso nos faz sentir novamente como crianças, e é muito difícil não ficar impressionado com o espetáculo que eles oferecem”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer Cláudio Padilha.

A Esquadrilha da Fumaça originou-se na antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, quando os pilotos, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de aumentar a confiança. Com o tempo, o grupo tornou-se conhecido e profissionalizou-se, acrescentando aos aviões um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça, em 1952. Assim, as acrobacias foram se aperfeiçoando e, cada vez mais, agradando ao público. Na última terça-feira (22), os capitães aviadores Márcio de Costa Corrêa e Marcelo Franklin Rodrigues fizeram uma vistoria no local onde será realizada a apresentação, no Aeroclube dos 40.

Serviço:
O evento será realizado no Aeroclube dos 40, que fica na rua Joroslau Sochaski, 250, no Jardim Ipê. Mais informações pelo telefone: 3283-6953.

Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Secretaria de Segurança apresenta integrantes do projeto Mulheres da Paz

Nesta quarta-feira (23) a Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais apresentou as mulheres que integram o Grupo Multidisciplinar do projeto Mulheres da Paz. O projeto está sendo lançado agora no município e faz parte do Território da Paz, que integra o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). O grupo terá a função de selecionar 50 mulheres para participar do projeto, capacitar as participantes e divulgar o Mulheres da Paz, além de desenvolver atividades de resgate e reeducação dos jovens em situação de risco social e conflito com a lei, possibilitando a reinserção desses jovens nas suas comunidades. O encontro foi mediado pela secretária de Segurança em exercício, Célia Milano.

De acordo com a gestora do Mulheres da Paz, Cleusa Lima, o projeto é muito importante para o município. “Através desta ação é possível fortalecer as práticas políticas e sócio-culturais desenvolvidas pelas mulheres nas suas comunidades e, assim, consolidar a promoção transformadora e permanente de uma cultura de paz”, afirma.

A equipe multidisciplinar foi escolhida através da publicação de edital e é formada por seis mulheres de diferentes áreas de formação: Girlania Gomes dos Santos, assistente social e coordenadora do grupo; Margareth de Andrade Nascimento, advogada; Lucimara das Graças Camargo de Oliveira, assistente social; Thais Costa Vaz, instrutora de informática; Eliane Aparecida Picoli, psicóloga; e Conceição Aparecida dos Santos, socióloga.

Sobre o TerritórioSão José dos Pinhais foi o primeiro Território da Paz no Paraná. O projeto foi lançado em maio de 2010 e, além do Mulheres da Paz, conta com mais 11 projetos que estão sendo instalados no município com, aproximadamente, R$ 4,4 milhões em investimentos. O principal objetivo do Mulheres da Paz é incentivar as mulheres a construírem redes sociais de prevenção e enfrentamento da violência envolvendo os jovens.
Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

São José dos Pinhais ganha novas máquinas para recuperação de ruas

A Prefeitura de São José dos Pinhais entregou, nesta quinta-feira (24), duas patrolas, uma escavadeira hidráulica e um caminhão à Secretaria de Viação e Obras Públicas, além de dois tratores à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que serão utilizadas em programas das pastas.

O maquinário da Secretaria de Obras Públicas integra o programa Revitaliza São José e será utilizado na recuperação das ruas e estradas rurais da cidade. “As novas máquinas fazem parte do programa de revitalização da Prefeitura e irão facilitar a execução das obras na cidade. É necessário renovar a frota, para evitar o risco de ficarmos com as máquinas paradas, consertando”, afirma o secretário de Obras Públicas, Nivaldo Carneiro Rodrigues. Todos os dias, segundo o secretário, oito equipes da Secretaria fazem reparos e serviços de revitalização de ruas e estradas e o novo maquinário vem para auxiliar nestes serviços. “A cidade não para”, conclui.

As máquinas entregues à Secretaria de Agricultura serão usadas no programa Patrulha Mecanizada, que favorece os agricultores familiares. Através do programa, os tratores realizam os serviços de preparo do solo, plantio e colheita para silagem, beneficiando os agricultores que ainda não possuem maquinário próprio. “O Patrulha Mecanizada é muito importante para fomentar a agricultura em São José e dar subsídio aos agricultores, incentivando a produção agrícola local”, afirma o secretário de Agricultura, Pedro Persegona Filho.

RevitalizaLançado em 2010, o programa Revitaliza contempla a cidade com obras em todas as áreas, principalmente na pavimentação e reparo de ruas. Outras áreas beneficiadas serão a saúde que, este ano ganhará novas unidades de atendimento, além da construção de novas escolas e investimentos cada vez maiores na área de segurança.

Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Cursos profissionalizantes oferecem novas oportunidades aos são-joseenses

Começou esta semana um dos cursos mais procurados entre os vários oferecidos pela Prefeitura de São José dos Pinhais. O curso de Mecânica Básica Industrial disponibiliza 30 vagas, mas tem mais de 600 inscritos na lista de espera, de acordo com o responsável pelo setor de capacitação da Secretaria do Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais, Wanderley Paranhos.

Uma parceria entre a Secretaria e a escola TQI oferece cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas e tem como objetivo qualificar mão-de-obra e formar profissionais são-joseenses, que poderão ter novas perspectivas de trabalho e remuneração.

O aluno do curso de Mecânica Básica Industrial, João Gaspar, de 45 anos, diz estar contente pela oportunidade e pretende fazer outros cursos na área. “Eu sempre trabalhei na área administrativa, mas com a idade avançando, perdi o emprego. O curso representa uma oportunidade importante de mudar de área, uma chance de recomeçar. O investimento da Prefeitura é fundamental para mim. Como estou desempregado, eu não teria condições de fazer o curso”, conta.

Thiago Mendes de Novaes, coordenador dos cursos da TQI, reforça que “a oportunidade oferecida pela Prefeitura é muito importante para o município, pois favorece os moradores de São José”.
Ao todo, a Secretaria do Trabalho oferece cinco cursos: Informática Básica, Capacitação para Soldadores, Mecânica Básica Industrial, Operador de Empilhadeira e Operador de Máquinas Pesadas. Para ingressar em qualquer um deles, é necessário ser maior de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, estar desempregado e residir em São José dos Pinhais.


SERVIÇO


Para maiores informações:
Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 9422 – São José dos Pinhais
Telefone: 3283-6800
O próximo curso oferecido pela Secretaria será o de Informática Básica, com início previsto para 25/02/2011.

Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Confira as atividades para o próximo domingo (27), no Parque da Fonte

Prestigie as atrações que serão apresentadas no próximo domingo (27), no Parque da Fonte:

13h - Grupo Flor de Laranjeira (Samba de Roda)


Atividades Paralelas:

13h às 18h - Brinquedos como: Cama elástica, piscina de bolinhas, camarim de pintura, escultura de balões tribogã e castelinho inflável. (Sec. Educação)

13h às 17h - Aferição da Pressão Arterial (Sec. Saúde)

E mais: artesanato, praça de alimentação, academia ao ar livre e parquinho

*Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Realização: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Coordenação: Secretaria de Governo – Departamento de Apoio Operacional
Organização: Secretaria de Educação

Apoio: Secretarias Municipais, Polícia Militar


Informações:
Departamento de Apoio Operacional – Sec. Governo
3381-6816

Sec. de Educação
3381-6987

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

São José dos Pinhais terá primeira Comissão de Ética Médica do Paraná



A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais implantou mais uma inovação em sua estrutura: é a primeira do Estado a contar com comissões de ética voltadas para profissionais da área da saúde que trabalham na rede municipal como médicos, psicólogos, biólogos e fonoaudiólogos. “No caso da Comissão de Ética Médica, sua função principal é opinar, educar e fiscalizar o desempenho ético da Medicina, seja em hospitais ou unidades de saúde. Na prática elas orientarão o exercício das atividades ligadas à saúde, e também darão especial atenção aos profissionais de Medicina. A intenção é aumentar a qualidade no atendimento aos pacientes”, explica o secretário da pasta, Armando Raggio. 

Os trabalhos da área médica serão permeados pelo novo Código de Ética Médica, que foi elaborado com a participação da sociedade brasileira por meio de consulta pública, reunindo contribuições de quase três mil médicos e não-médicos. “Com esse instrumento em mãos, o trabalho da Comissão também será de disseminar a informação. Através de discussões em grupos, será possível minimizar o erro, pois a ação será conjunta e poderá até prevenir um processo, por exemplo”, diz a representante do Conselho Federal de Medicina, Lisete Rosa e Silva Benzoni, presente na cerimônia.

A implantação da Comissão de Ética também ajudará a focar o atendimento nas necessidades individuais de cada paciente. “Na formação clássica, os médicos aprendem a determinar o que é bom para o paciente. O novo Código de Ética também coloca o paciente como capaz de decidir o que é melhor pra ele: um ser autônomo. Ou seja, fomenta o diálogo, que é uma das funções da Comissão de Ética. Com isso, espera-se um maior entendimento entre todas as partes, desde a instituição, um hospital, por exemplo, ao paciente que está ali buscando atendimento”, ressalta o secretário.

Até o final do semestre, serão empossados membros de outras comissões que prestam serviços à Secretaria de Saúde, como: assistência social, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e nutrição.

 


A representante do Conselho Federal de Medicina, Lisete Benzoni, acredita que as comissões possam contribuir para menor incidência de erros médicos

Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Cabeleireiro deixou de ter medo da fiscalização


Ademir Torquato, cabeleireiro há 18 anos


Entre os comerciantes e prestadores de serviço de São José dos Pinhais, que buscaram a formalização como pequena empresa, estão o cabeleireiro Ademir Torquato e a cozinheira Liliane da Silva. O Ademir tem um pequeno salão no bairro Afonso Pena. Além de querer garantir a aposentadoria, ele diz que está feliz por não ter mais medo da fiscalização. No caso da Liliane da Silva, que reside no bairro São Cristóvão, ela quer aumentar os pedidos de salgadinhos e doces.

Morador de São José dos Pinhais há 10 anos, e 18 no corte de cabelos masculinos, Ademir Torquato completou em fevereiro um ano como micro empresário. "Não tenho mais aquela sensação de que um fiscal da Prefeitura possa entrar no meu salão e fechar o meu negócio”, conta Ademir, que também se formalizou por causa do INSS.

Liliane sempre trabalhou como costureira e nos interlavos de uso da máquina de costura passou a preparar massa de coxinhas, risoles, esfihas e kibes. “Se eu tiver uma grande encomenda poderei emitir nota fiscal”, projeta Liliane da Silva, que tem buscado informações no Sebrae-PR.

O Programa Federal Micro Empreendedor Individual (MEI) possibilita que o comerciante, prestador de serviço e até mesmo profissional liberal tenha CNPJ e sem precisar de endereço fixo. Entre as vantagens, com o pagamento de R$ 59,40 por mês, o micro empresário passa a ter direito à Previdência. O pequeno empreendedor de São José dos Pinhais enxergou vantagem no programa, pois em 2009, houve a formalização de 89 pessoas em 2009, e em 2010, de 1.019 pequenos empresários.

Informações na Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap), no ponto de atendimento do Sebrae-PR, telefone 3525-0802 e no site www.portaldoempreendedor.gov.br

Liliane da Silva vai abrir empresa pelo MEI para aumentar pedidos

Fonte: Pauta SJP

Suspeito de assassinato é preso em São José dos Pinhais

Tiago Silva - Rádio Banda B

Suspeito de matar Misael Dadona, 20 anos, com cinco tiros, na saída de um bar, em São José dos Pinhais, Wagner da Rocha Lourenço, 26, foi preso por investigadores da delegacia local.
O crime aconteceu na madrugada de 12 de fevereiro, na Rua Curitiba, bairro Ouro Fino. De acordo com a polícia, autor e vítima se desentenderam no bar, onde acontecia a festa, e se agrediram.
“Após a confusão, Wagner foi até sua residência, pegou um revólver calibre 38 e saiu para encontrar o desafeto”, contou o delegado Gil Tessaroli. Dias depois, Wagner compareceu à delegacia e negou a autoria do crime.
Porém, as investigações foram intensificadas e os policiais localizaram a casa do suspeito, também no Ouro Fino. “Após vasculhar a residência, encontramos a arma do crime, com a numeração raspada. Diante das evidências, Wagner assumiu o homicídio e alegou que agiu em legítima defesa”, disse Tessaroli.
O acusado foi preso na quinta-feira da semana passada, mas somente ontem foi apresentado. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e responderá pelo assassinato.
Fonte: Paraná Online
Fotos: Paraná Online e Banda B

Mulher reage a assalto, bate em bandido e ainda leva a arma na Delegacia

Um fato curioso foi registrado na tarde desta quarta-feira, na Delegacia de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Segundo a polícia, uma mulher chegou até a distrital para entregar uma arma que seria de um assaltante. Em seu depoimento, ela diz ter reagido a ação do bandido e após uma briga imobilizado o rapaz. Para provar isso, ela ainda levou a arma do marginal para a distrital.

O relato foi feito à Banda B pelo investigador Clovis. "O que a moça fez vai contra o que nós pregamos. Não se pode em hipótese alguma reagir a um assalto, isso pode acarretar em consequencias graves. É um fato curioso, mas que não deve se repetir", descreveu ele.



Segundo investigador, a vítima imobilizou e disse ter machucado bastante o marginal.

A polícia ainda não tem a identificação do criminoso e com posse das informações obtidas no depoimento da mulher intensifica o trabalho para realizar a prisão do marginal.


Fonte: Banda B

Equipe reforçada

O tecnico Oscar Kirsten e os atletas Zico e Rato.

O time da Sociedade Esportiva Borda do Campo confirmou sua participação na Taça Paraná, 2011 e vem forte para bem representar o futebol amador de São José dos Pinhais.

Nova diretoria
No dia 11 de fevereiro, aconteceu à eleição da nova diretoria do time da Borda do Campo, onde foi eleita a nova diretoria, composta por: Oscar Kirsten (presidente) e Sebastião Rodrigues (vice-presidente). Somando um total de 36 integrantes.

“Sei do tamanho do desafio e da responsabilidade e vou me doar ao máximo para obter sucesso nesse novo compromisso”. Palavras do presidente.

O time está sendo montado e conta com 15 atletas campeões que disputaram a Liga de São José dos Pinhais em 2010. Seis reforços foram confirmados e mais 3 foram convidados. O técnico Oscar Kirsten pretende montar o elenco com 24 atletas.




Fonte: Paraná online

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Gauer do Brasil apoia triatleta



Triatleta paranaense ganha patrocínio da Gauer do Brasil 
A empresa de suplementos nutricionais Gauer do Brasil, de São José dos Pinhais (PR), ficou conhecida pela preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida e seus produtos tornaram-se sinônimo de saúde com inteligência. Como a qualidade de vida e a prática de esportes sempre estiveram ligadas, a Gauer acaba fechar um contrato de patrocínio com o triatleta profissional curitibano Fellipe Marmo Gomes Santos.
 “O apoio de um patrocinador é fundamental para o atleta brasileiro, porque são pessoas e empresas que acreditam no esporte e criam melhores condições para que possamos treinar e competir. É uma maneira do atleta poder alcançar seus sonhos”, conta Fellipe Santos. 
 Com apenas 19 anos, Fellipe já passou uma temporada de três meses treinando e competindo na França, durante o ano de 2009. O atleta terminou o ano passado em 2º lugar no ranking nacional Júnior, além de se classificar como o melhor triatleta do sul do Brasil.
  A agenda de Fellipe para 2011 já está cheia e mesmo dividindo seu tempo entre o esporte e a faculdade de Marketing, o atleta não deixa de lado seus objetivos. “Esse ano tentarei me classificar para correr as etapas do Continental Cup, que conta com atletas de toda a América, e pontua para o ranking internacional”, explica Fellipe.
Dia 27 de fevereiro, Fellipe tem uma prova no SESC de Caiobá. A disputada agenda do atleta conta ainda com provas em cidades como São Paulo, Santos, Maringá e Ilhéus.

Agenda Completa:

Fevereiro: SESC Caiobá – 27/02
Março: Guaratuba Campeonato Paranaense – 20/03 
Abril: Duathlon Paranaense no Graciosa Country Club – 03/04
             Meio Ironman Caiobá – 10/04
Maio: USP Troféu Brasil São Paulo – 1º/05
Junho: Ilhéus Campeonato Brasileiro – 05/06
 Agosto: Olímpico de Inverno Caiobá ou Troféu Brasil São Paulo USP – 21/08
Setembro: Troféu Brasil Santos – 25/09
Outubro: Campeonato Paranaense em Maringá – 16/10
                    Troféu Brasil Santos – 30/10
Novembro:  Campeonato Paranaense em Foz do Iguaçu ou Campeonato Brasileiro em Vitória – 06/11
 Dezembro: Campeonato Paranaense em Caiobá ou Troféu Brasil em Santos – 11/12
 *Calendário sujeito a alterações.

Sobre a Gauer do Brasil Nutrition Center
A Gauer do Brasil atua no mercado de suplementos nutricionais oferecendo produtos que conquistaram a confiança dos consumidores, profissionais e empresas parceiras, lojas de produtos naturais, varejistas e distribuidores. Uma empresa que se dedica inteiramente no setor de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, criando soluções inteligentes que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida. Gauer é sinônimo de saúde com inteligência que vem se especializando no cuidado da saúde dos brasileiros.

Serviço:
Gauer do Brasil Nutrition Center
Onde comprar: Entre no site e encontre a loja mais perto de você! A divisão é feita por Estado.
SAC 0800 645 0022 / www.gauerdobrasil.com.br
Fonte: CinemasKope