Publicidade

quinta-feira, 31 de março de 2011

Chuvas adiam trincheira em São José dos Pinhais


A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) notificou a empresa responsável pela construção da trincheira de São José dos Pinhais, por causa do atraso na conclusão da obra. A Empo – Empresa Curitibana de Saneamento e Construção Civil Ltda. apresentou justificativa técnica atribuindo o atraso ao excesso de chuvas e a problema na drenagem das águas pluviais. Diante disso, a Comec deverá definir nova data para liberação da obra.

Localizada no cruzamento das avenidas Comendador Franco (Avenida das Torres) e Rui Barbosa, a trincheira vai melhorar o principal acesso ao Aeroporto Afonso Pena e a Santa Catarina. As obras começaram em maio de 2009 e a entrega estava prevista para o fim do ano passado. Passagens inferiores e superiores e pista de concreto estão prontas, porém problema na drenagem exigiu tempo maior para a execução do serviço. Em função disso, em novembro, foi solicitada prorrogação até esta quinta-feira (31), mas o prazo não foi suficiente em função do clima.

DRENAGEM – Na execução da drenagem, os três primeiros pontos de ruptura hidráulica foram transpostos com sucesso. “Porém, no último ponto de ruptura não foi possível estabilizar o solo com injeção de nata de cimento”, detalha o engenheiro Eron Cunha, responsável técnico da Empo.

Fotos aéreas da década de 80 mostram que em parte do trecho passava um afluente do Rio Ressaca, que foi aterrado. Porém, o solo é hidromórfico (desenvolvido sob influência de lençol freático) e difícil de ser trabalhado. O problema se agravou com as fortes precipitações. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a média de chuvas para janeiro é de 165mm, porém, neste ano, choveu 345mm. Em fevereiro, cuja média é de 158mm, choveu 293mm.

A empresa buscou soluções não previstas no projeto inicial para estabilizar o solo e escoar a água do fundo da trincheira. Em fevereiro a trincheira foi rebaixada e implantado um poço para escoamento. Eron Cunha explicou que o excesso de água tornou o local perigoso, e a construtora se preocupou com a segurança dos operários e da população, pois o aprofundamento da pista poderia prejudicar a Avenida Comendador Franco.

TRINCHEIRA – A construção da trincheira é uma obra do PIT (Programa de Integração do Transporte) e está orçada em R$ 11,3 milhões. É uma parceria do Governo do Estado (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná e Comec) e da Prefeitura de São José dos Pinhais, que fez o pagamento das indenizações das desapropriações necessárias.

Este é um dos principais entroncamentos viários da Região Sul, por onde passam cerca de 50 mil veículos diariamente. A trincheira vai melhorar o tráfego, o transporte coletivo metropolitano e dar mais segurança a motoristas e pedestres.


Fonte: Bem Paraná

Jogo disputado

 
 SE Borda do Campo representante da Liga de São José dos Pinhais.

Participantes pela primeira vez da Taça Paraná, magna competição amadora do Estado, as equipes do Baixada de São João do Triunfo, campeã do certame promovido pela Liga de Palmeira e União Borda do Campo, campeão de São José dos Pinhais realizaram no último domingo na cidade de São João do Triunfo, um grande jogo de futebol onde as duas equipes procuraram mostrar em campo suas verdadeiras possibilidades, embora o nervosismo natural de uma estreia atrapalhasse um pouco a ação dos jogadores. O time da casa começou com enorme disposição abrindo o marcador aos 15 minutos através do jogador Guilherme, muito conhecido aqui na capital onde defendeu o Uberlândia com muito sucesso. Os jogadores da equipe visitante não se abalaram e cinco minutos depois o jogador Clé empatou. O Baixada sentiu o gol sofrido e ajudada pela torcida, partiu para cima do adversário voltando a comandar o marcador com um gol de Eric. O jogo ficou sensacional porque as jogadas perigosas aconteciam com freqüência diante das duas metas. Aos 35 minutos, para alegria do time de São José dos Pinhais, o ponteiro esquerdo Josnei deixou tudo igual. 2 x 2 resultado que encerrou o primeiro tempo. No segundo tempo as duas equipes reforçaram a marcação, e as oportunidades de gols foram reduzidas e o resultado não foi alterado.

Detalhes técnicos

Baixada 2 x 2 Borda do Campo. 1.ª rodada da 48.ª Taça Paraná. Estádio da Baixada, em São João do Triunfo. Árbitro: Cristian Edurado Gorskida Luz. Auxiliares: Rafael Dias de Melo e Robert Gessner Jr. Todos os gols no 1.º tempo: Guilherme e Eric para os locais. Clé e Josnei para os visitantes. Times: Baixada: André, Falcoski, Everaldo, Paulinho, John (Rodrigo), Wagner, Éric, Wescleii, (Valnei), Fábio, Guinho e Gulherme. Técnico: Toninho. Borda do Campo: Yuri, Nego (Neto), Rodolfo, Clé, Giuliano, Mailson, Baby, Rato, Marlon, Tom (Marquinhos) e Josnei. Técnico: Oscar. Cobertura e fotos de Douglas Risseti da equipe Rolando a Bola (Rádio Mais).

Intermunicipal Quarentinhas

A 1.ª rodada da segunda fase do Intermunicipal Quarentinhas tem um jogo hoje, e os demais sábado e domingo.

Os classificados

Grupo D: Garotos Unidos de pinhais, Santa Cruz de Colombo, Fortaleza, XV de Pinhais, Mixto Metropolitano e Áquila FC.

Grupo E: Grupo dos XV, Condor de Rio Branco do Sul, Gramados, Rio Negro, Malharia Cristiane e Nacional de São José dos Pinhais.

Classificam quatro equipes de cada grupo para a terceira fase.

Os artilheiros até o momento são os seguintes:

Miguel da Malharia Cristiane 9 gols, Chupim dos Garotos Unidos, João Gomes do Condor e Gaguinho do Fortaleza com 7 gols, Guaraci do Áquila 6 gols.

Primeira rodada da segunda fase já começa com o clássico no município de Pinhais Garotos Unidos x Áquila FC.

Os jogos são os seguintes:

Estádio de Colombo (sexta-feira). 20h15: Santa Cruz de Colombo x Mixto Metropolitano.

Estádio Jardim Cláudia, em Pinhais (sábado). 14h15: Áquila FC x Garotos Unidos. 16h: XV de Pinhais x Fortaleza.

Estádio dos Leões da Vila Rio Negro (domingo). 9h45: Malharia Cristiane x Nacional de São José. 11h15: Rio Negro x Gramados.

 
 Mixto Metropolitano joga em Colombo nesta sexta-feira contra o Santa Cruz.

 
 Áquila espera começar bem a segunda-fase.

Fotos: Douglas Ricetti
Fonte: Paraná Online

Acusada de matar mãe para ficar com o bebê confessa o crime e polícia encerra o caso


A polícia considera elucidado o caso do assassinato de Paloma Santos Agostinho, 16, e o sequestro do filho recém nascido da adolescente. Os dois delegados que estão à frente das investigações consideram Eva Cássia Ferrarezi Zeglan como a culpada pelo crime e afirmam que a acusada confessou ter matado Paloma com objetivo de ficar com o filho dela. Eva foi presa em Foz do Iguaçu na tarde de quarta-feira (30) tentando fugir para o Paraguai e nesta quinta-feira foi apresentada no 1º Distrito Policial em Curitiba.
“Nós levantamos alguns indícios e formamos uma versão do crime. Mesmo sem saber que já tínhamos estes indícios do crime, a confissão de Eva bateu exatamente com o quadro que tínhamos formulado. Ela afirmou que estrangulou Paloma após dois dias rodando com a garota dentro do carro. Além disso, ela já tinha morado nas proximidades onde o corpo foi encontrado, portanto, conhecia bem o local”, disse o delegado Gil Tesseroli da Delegacia de São José dos Pinhais.
Ainda de acordo com a polícia, Eva confessou que agiu sozinha e descartou a possibilidade de ter recebido auxílio de outras pessoas. “O assassinato aconteceu depois que as duas se desentenderam. Após uma briga, Eva contou que usou um pano para estrangular Paloma. Um pedaço de tecido com sangue foi encontrado no carro dela, alem da certidão de nascimento da criança e vários outros pertences da vítima e do bebê”, afirmou Tesseroli.
Seis meses de sondagem
Os policiais informaram que com as provas levantadas e a confissão de Eva, o Ministério Público do Paraná já tem recursos suficientes para abrir um processo contra ela, que deve responder por sequestro e homicídio. O delegado de Lucio Lugli, chefe da Delegacia de Guaratuba, cidade onde Paloma morava, deu mais detalhes sobre a convivência entre Eva e a vítima. “Ela morava nos fundos da casa da mãe de Jeferson de Góes, companheiro de Paloma e pai da criança. Eva conheceu a garota quando ela já estava grávida há cerca de seis meses atrás, desde então sempre demonstrou muito interesse pela criança”, relatou Lugli.
De acordo com o delegado de Guaratuba, mesmo sendo uma família humilde, Jeferson e Paloma tinham uma vida tranquila e um bom relacionamento. “Foi o próprio marido que começou a suspeitar de Eva. Ele ajudou muito nosso trabalho com seu depoimento. Depois de levantarmos os endereços da acusada passamos a procurá-la. Acredito que os parentes a avisaram que estava sendo procurada pela polícia e foi então que ele empreendeu fuga para o Paraguai”, disse Lugli.
Antes de fugir para o interior, Eva teria voltado com a criança sequestarda para Guaratuba e levado o bebê num centro espírita. No meio do caminho, intimidade pela possibilidade de ser presa com a criança, prova sumária do crime, Eva abandonou o recém nascido em frente a uma igreja em Guaraniaçu, região de Guarapuava, com um bilhete onde afirmava ter comprado a criança por R$ 1,5 mil. O filho de Paloma está em poder do Conselho Tutelar de Guaraniaçu. Jeferson deve viajar até lá acompanhado de conselheiros tutelares de Guaratuba para buscar a criança e trazê-la de volta ao convívio familiar.
O crime
Paloma saiu de casa na última quinta-feira (24) com seu filho recém nascido para fazer o teste do pezinho em uma unidade de saúde de Guaratuba. Ela foi acompanhada da mãe de Jeferson, seu companheiro e pai da criança, e de uma vizinha da família. Depois de fazer os exames, ela foi vista pela ultima vez nas proximidades de casa, numa zona afastada do centro de Guaratuba. O corpo foi encontrado somente três dias depois numa estrada rural de São José dos Pinhais. Paloma tinha marcas de asfixia causada por um fio de grossa espessura. O bebê havia sumido e então foram iniciadas as buscas. O pai dela, Marcelo Agostinho e o marido com quem vivia a cerca de três anos foram ouvidos na delegacia de São José dos Pinhais nesta última terça-feira (29).
Fonte: Banda B

São José dos Pinhais será sede do 6º Comando Regional da PM

Na próxima segunda-feira (4), será apresentado o novo grupamento que comandará o policiamento em São José dos Pinhais. O 6º Comando Regional da Polícia Militar terá sede no município e abrangerá toda a Região Metropolitana de Curitiba, além dos sete municípios do Litoral do Estado. O evento está marcado para as 18h, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Com a instalação dos comandos regionais, o Batalhão de Polícia de Guarda e do 17° Batalhão (Metropolitano), que pertenciam ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), com sede em Curitiba, passam para o 6° Comando Regional.

Os seis comandos regionais atuais foram criados a partir do desmembramento dos antigos comandos do Policiamento do Interior (CPI) e Policiamento da Capital (CPC), que eram responsáveis pelo gerenciamento administrativo e operacional de todos os municípios paranaenses. Haverá seis regionais, que serão sediadas em Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

Antes desta nova adequação, a PM de São José dos Pinhais estava subordinada a Curitiba. Agora, o contato será mais próximo. “Cada um destes comandos é responsável por um número menor de unidades da PM (companhias e batalhões), o que dá a elas autonomia e agilidade nas decisões”, explica o coronel Sérgio Filardo, comandante do 6° Comando Regional da PM.

Para o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, essas mudanças serão muito positivas para São José dos Pinhais. “Buscamos sempre trabalhar em sintonia com a Polícia Militar. Com a chegada do 6º Comando Regional em São José dos Pinhais, ficamos com muito mais condições de estreitar os laços e agilizar os serviços, melhorando sempre o atendimento à população”, disse.

Mesmo em início de trabalho, o secretário confia no êxito imediato da nova parceria. “O comando do 17º Batalhão já tem bastante afinidade com o nosso trabalho. Com a chegada do coronel Sérgio Filardo (comandante do 6º Comando Regional da PM) e do tenente-coronel Maurício Tortato (comandante do 17º Batalhão Metropolitano), a integração com a Secretaria Municipal de Segurança vai ficar ainda mais forte”, concluiu Jugend.

Reunião:Na última sexta-feira (25), membros da comunidade e o coronel Sérgio Filardo, já fizeram uma primeira reunião na Prefeitura de São José dos Pinhais. Segundo o diretor de Relacionamento com a Comunidade da Secretaria Municipal de Segurança, José Carlos Mendes, a reunião ajustou alguns detalhes como aspirações e modelo de trabalho. Membros dos 25 conselhos comunitários participaram do encontro.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Prefeitura de São José dos Pinhais firma convênio com o CREA-PR

A Prefeitura de São José dos Pinhais e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PR) firmaram na manhã desta quinta-feira (31) um convênio que garante agilidade na aprovação de projetos para emissão de alvará.

O documento foi assinado pelo prefeito Ivan Rodrigues e pelo presidente do CREA-PR, Álvaro Cabrini Jr, durante reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), na Prefeitura de São José dos Pinhais, evento que contou com a presença dos secretários municipais.

O convênio é uma iniciativa nova no país. Antes de São José dos Pinhais, apenas a cidade de Foz do Iguaçu assinou o documento com as mesmas intenções. Com isso, os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura que submeterem seus projetos à Prefeitura terão seu trabalho analisado apenas em relação às medidas construídas.

Os profissionais e os proprietários das obras assinarão um termo de compromisso assumindo a responsabilidade sobre o projeto arquitetônico, dentro das normas municipais. Com isso, a emissão de alvará que levava de 60 a 90 dias terá seu prazo reduzido para uma semana.


“Esse passo junto ao CREA-PR é importante para que o processo seja mais rápido e dinâmico. A inovação e a ousadia são fundamentais para qualquer gestor no Brasil. E para isso, é preciso encarar as resistências naturais que uma mudança causa. Mas essas mudanças são sempre pensando no bem maior da população”, disse o prefeito Ivan Rodrigues.

Para o presidente do CREA-PR, Álvaro Cabrini Jr, o convênio ajudará muito o município. “Temos que trabalhar em conjunto. Está no nosso papel fiscalizar essas normas e, nesse aspecto, São José dos Pinhais já está um passo a frente. Esse convênio preza pela fiscalização da qualidade do serviço prestado. Queremos que a cidade cresça em um processo que orgulhe a todos”.

GGI

Além da assinatura do convênio entre São José dos Pinhais e CREA-PR, a reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) abordou assuntos gerais sobre segurança. O secretário municipal da pasta, Marcelo Jugend, explicou aos demais secretários e autoridades presentes sobre o andamento de alguns projetos municipais, como Mulheres da Paz e Justiça Comunitária.

O prefeito Ivan Rodrigues ressaltou a importância do GGI para o bom andamento dos projetos da cidade. “São José dos Pinhais não está usando o GGI apenas como uma formalidade. Tive a visão, desde o início, que esses encontros precisam acontecer de forma plena, fazendo com que diversos setores da administração pública atuem em sintonia”.
 

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Turma de médicos residentes torna São José dos Pinhais referência em saúde

A partir de 1º de abril São José dos Pinhais terá novos médicos atuando na rede pública, em virtude da implantação da Residência Médica em várias especialidades. Na noite desta quarta-feira (30) os residentes assistiram à aula inaugural do curso na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes várias autoridades, entre elas o prefeito Ivan Rodrigues, o vice-prefeito Jairo Melo e secretários municipais.

Após seleção e credenciamento pelo Ministério da Saúde, o município recebeu incentivo da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde para a abertura de 30 vagas nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Clínica Cirúrgica, além de profissionais de Medicina na Família e Medicina da Comunidade.

A primeira turma de residentes do município será composta por 22 alunos. Segundo Adolfo Bareiro, da Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação da especialização na rede pública municipal faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Saúde, traçadas por meio de conferência em maio de 2010. “Uma das metas é tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino e aprendizado”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, ressaltou a participação dos médicos que ajudaram a elaborar o projeto e o apoio do prefeito Ivan Rodrigues. “Está instalada a rede de saúde-escola de São José dos Pinhais devido a sua ousadia”, afirmou, referindo-se ao prefeito. “A solução para a saúde na cidade não está fora, está aqui”, complementou.

Durante o evento na Câmara, o diretor-geral do hospital São José, Ernesto Wiens, entregou uma placa de honra ao mérito ao prefeito. Ele declarou que a conquista é parte do compromisso com a população de oferecer saúde pública da melhor qualidade. “Não é uma ousadia, e sim uma obrigação”, afirmou. Desde o início da gestão de Ivan Rodrigues, 147 médicos foram contratados.

“Nós vamos nos dedicar ao máximo para que a residência seja bem feita. Estamos muito agradecidos por essa oportunidade”, afirmou Antônio Carlos Nogueira, representando os residentes. Ele saiu da cidade de Marialva, no norte do Estado, para fazer a especialização em ortopedia em São José dos Pinhais.

“Vocês terão grandes desafios, mas têm o privilégio de serem os primeiros. Terão ótimos profissionais dedicados a ensinar e acompanhar o trabalho de vocês”, declarou Raggio aos alunos.

A aula inaugural da residência foi ministrada pelo professor Roberto Luiz Sobânia, formado pela UFPR em 1966 e professor titular da universidade. Ele relatou experiências de sua prática e ressaltou a necessidade de um atendimento mais humanizado aos pacientes. “A Escola de Medicina só é válida se estiver envolvida com a sociedade”, destacou. 

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Confira as atividades para o próximo domingo (03), no Parque da Fonte

O Parque da Fonte oferece aos moradores de São José dos Pinhais diversão e entretenimento em suas tardes de domingo. No próximo domingo (03), as atrações que serão apresentadas terão organização da Secretaria Municipal de Cultura. Prestigie as atrações no Parque da Fonte:

Atividades de Palco:
13h - Abertura dos portões
14h – Apresentação do Grupo de Dança da Escola de Linguagens Culturais de São José dos Pinhais
15h – Apresentação “Hora do Conto”
16h – Leitura Teatral
18h - Encerramento

Atividades Paralelas:
13h às 18h - Praça de Alimentação
13h às 18h - Artesanato
13h às 18h - Brinquedos (piscina de bolinhas, cama elástica, escultura de balões, tobogã inflável e camarim de pintura) – Secretaria de Cultura
13h às 17h – Mini Biblioteca (Estande com livros infantis) Secretaria de Cultura
13h às 17h - Serviços da Secretaria de Saúde
13h às 17h - Academia ao ar livre
13h às 17h - Parquinho

*Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Realização: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Coordenação: Secretaria de Governo – Departamento de Apoio Operacional
Organização: Secretaria de Cultura

Apoio: Secretarias Municipais, Polícia Militar

Informações:
Departamento de Apoio Operacional – Sec. Governo
41 3381-6816

Sec. de Cultura
41 3381-5917
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Catadores aprendem a valorizar material reciclado

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais acertou nesta semana os últimos detalhes para a realização do primeiro curso de capacitação em Produção Artesanal com Material Reciclado, que irá beneficiar catadores de diversas associações do município. Durante as aulas eles terão a oportunidade de aprender a transformar os materiais recicláveis, agregando maior valor ao produto.

A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Trabalho com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O curso terá duração de três dias inteiros e, além de aprender técnicas de aprimoramento do material, os alunos terão a oportunidade de participar do programa Economia Solidária, da Secretaria de Trabalho e Emprego.

O programa é uma alternativa de geração de trabalho e renda, que dará aos catadores a oportunidade de comercializar os produtos que irão produzir após o curso. “É uma forma de levarmos à comunidade a possibilidade de exercer sua cidadania plena, gerando a própria renda”, afirma o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata.

Durante a reunião com os catadores e as secretarias municipais, no CRAS Miguel Haluch, também foi entregue à Associação de Catadores Moranguinho o comprovante de repasse dos recursos financeiros obtidos com a comercialização dos resíduos de recicláveis, provenientes da coleta seletiva do município e triados na Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis. O termo de compromisso de repasse foi firmado no início deste mês de março, entre a associação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a secretária municipal da pasta, Edilaine Vieira da Silva, o dinheiro recebido pelas associações será empregado em infraestrutura, novos materiais para os catadores, uniformes e melhorias nas instalações de cada associação. “O objetivo desta parceria é promover a inclusão social do catador, através da estruturação e autonomia da associação”, explica a secretária.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Caso de garota morta na RMC tem mais um capítulo

  
Casal estava feliz com o nacimento do primeiro filho. Sequestradora deixa bilhete ao lado do bebê abandonado.

Está presa a mulher acusada de envolvimento no assassinato da adolescente Paloma dos Santos Agostinho, 16 anos, encontrada morta na manhã de sábado, numa estrada rural em São José dos Pinhais.

Eva Cássia Ferrarezi Zeglan, 40 anos, era vizinha da sogra da vítima, em Guaratuba, e teria praticado o crime para roubar o bebê recém-nascido da garota. A criança, que tem um mês de vida, foi encontrada na noite de terça-feira, ao lado do altar de uma igreja, em Guaraniaçu, no Oeste do Paraná.

A suspeita escreveu uma carta dizendo que havia comprado o bebê por R$ 1,5 mil, porém a polícia acredita que o bilhete é mentiroso e foi deixado para desvirtuar as investigações. A polícia não descarta a participação de outras pessoas no crime.

Eva foi presa por volta do meio-dia de ontem, em Santa Terezinha do Itaipu, quase na fronteira com o Paraguai, para onde pretendia fugir. Ela foi abordada em um veículo Palio, na companhia de três filhos, e, no carro, havia fraldas, lenços umedecidos e a certidão de nascimento do bebê.

Levada para a delegacia de Foz do Iguaçu, Eva alegou que Paloma queria vender o bebê, diz que agiu apenas como intermediária e nega participação no assassinato.

Carta

No bilhete deixado ao lado do recém-nascido, escrito à mão e em letra de forma, a autora assume ter “cometido um erro” juntamente com o marido e comprado a criança por R$ 1.500 “da mãe que parecia drogada e de um homem também viciado”.

Ela ainda revela que teria comprado o bebê em São José dos Pinhais. “Somente ontem (provavelmente segunda-feira) vi as notícias que a mãe havia sido morta em São José dos Pinhais. Mas quando eu e meu marido saímos de lá ela estava viva e não temos nada a ver com isso. Só queríamos amar esse bebê”, diz o bilhete, que a polícia suspeita ter sido escrito por Eva.

No entanto, a versão não convence a polícia e a suspeita teve sua prisão preventiva decretada. De acordo com o delegado Michael Eymard Rocha França de Araújo, de Foz do Iguaçu, não há dúvidas sobre a participação de Eva no caso.

“Ela mantém residências em Guaratuba e em São José dos Pinhais, conhecia Paloma e atraiu a adolescente afirmando que compraria roupas para o bebê, mas tinha a intenção de ficar com o recém-nascido”, declarou.

Assustada com a repercussão do crime, a mulher teria desistido da criança e a abandonou. O bebê foi encaminhado para um hospital de Guaraniaçu, onde passou por avaliação médica e está sob responsabilidade do Conselho Tutelar. Eva foi trazida ainda na noite de ontem para Curitiba, juntamente com os três filhos, por policiais de de São José dos Pinhais.

Motivos para o sequestro

Redação

A polícia deve revelar hoje o teor do interrogatório a que Eva Cássia Ferrarezi Zeglan, 40 anos, foi submetida na noite de ontem. A expectativa é de que ela tenha contado o verdadeiro motivo do assassinato de Paloma e o sequestro do bebê.

Foi aventada a hipótese dela participar de uma quadrilha que faz tráfico de crianças recém-nascidas e que pretendia vender o bebê no Paraguai, como fazia na década de 80 a quadrilha comandada por Arlete Honorina Victor Hilu, que entregava crianças para casais estrangeiros com documentos falsos e mediante pagamentos em dólares.

Por outro lado, existe uma segunda linha de investigação, em que Eva teria sequestrado a criança para chantagear uma pessoa. Ela teria fingido uma gravidez para conseguir extorquir dinheiro de um suposto amante e precisava da criança para continuar a farsa.

E teria contado com a ajuda de uma segunda pessoa, provavelmente um homem, para assassinar a mãe da criança, dispensar o corpo em São José dos Pinhais e sumir.

Garota levou filho pro teste do pezinho

Redação

Paloma e o filho - que nasceu em Paranaguá -desapareceram na tarde de quinta-feira da semana passada, em Guaratuba, onde a garota morava. Acompanhada da sogra, a adolescente foi levar o recém-nascido a um posto de saúde para fazer o teste do pezinho.

Na volta, a mulher deixou a nora e o neto perto de casa, no Conjunto Cohapar e os dois não foram mais vistos. Após o sumiço, a família registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento na delegacia.

Dois dias depois Paloma foi encontrada morta, por estrangulamento, em São José dos Pinhais. Quando a vítima foi reconhecida pelos familiares, a polícia de São José dos Pinhais passou a investigar o intrigante caso em conjunto com a delegacia de Guaratuba e o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).

Na noite de terça-feira, a criança foi localizada na Igreja Matriz de Guaraniaçu, no centro do município. De acordo com a polícia local, um morador da região encontrou o bebê e avisou o frei responsável pela paróquia.

Os dois levaram o menino ao hospital da cidade. O bilhete encontrado junto ao bebê foi apreendido pela polícia e levado à delegacia de Guaraniaçu. O pai e o marido de Paloma, o pedreiro Jeferson de Góis, 31 anos, prestaram depoimento da delegacia de São José dos Pinhais, na tarde de terça-feira.

O marido foi ouvido como testemunha e não há indícios de que estaria envolvimento no crime. Os dois afirmaram que a jovem não tinha conhecidos em São José dos Pinhais e não sabiam como ela foi parar lá. O corpo dela foi sepultado na manhã de ontem, em Guaratuba.

Fonte: Paraná Online

Falsificação

A Delegacia do Consumidor (Delcon) prendeu ontem, em São José dos Pinhais, o produtor Cícero dos Santos, acusado de vender produtos fitoterápicos sem autorização da Anvisa. Além disso, os policiais descobriram que Cícero falsificava as embalagens de um chá conhecido como 30 ervas, da empresa Natubel, de Minas Gerais. Com o acusado, a polícia apreendeu três mil unidades do chá 30 ervas, 500 unidades de cápsulas, vidros contendo óleos, entre outros materiais.


Fonte: Paraná Online

TJ-PR comunica que 3ª Vara Cível de SJP vai começar a funcionar

Fórum de São José dos Pinhais também atende a processos de cidades vizinhas


O Fórum de São José dos Pinhais atende as Comarcas de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, que abrangem outras cidades vizinhas. Uma das maiores demandas são os processos cíveis, em que são julgados conflitos de relação pessoal, como separação de casais e discussões quanto ao aluguel. Há muitos anos, São José dos Pinhais teve implantada a 3ª Vara Cível, mas somente no papel. Nesta semana, o Tribunal de Justiça do Paraná encaminhou comunicado que pede à administração do Fórum o levantamento de custos para funcionamento da Jurisprudência.

Uma cópia do documento foi encaminhada para o presidente da Subseção São José dos Pinhais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR-SJP). “É uma luta não só dos advogados, e sim de toda a comunidade que assiste a 1ª e a 2ª Vara Cível lotada de processos”, avalia o advogado Dirceu Précoma.

O Fórum de São José dos Pinhais possui a 1ª e 2ª Vara Cível, a 1ª e 2ª Vara Criminal, a Vara da Infância e Juventude e da Família, o 1º e 2º Juizado Especial Cível, e o Juizado Especial Criminal. Segundo advogados que atuam nas duas Comarcas, a demanda necessitaria da implantação de uma 4ª Vara Cível.

Fonte: PautaSJP

quarta-feira, 30 de março de 2011

Apuradas mortes de mulheres em São José dos Pinhais

Investigadores da delegacia de São José dos Pinhais já tem pistas dos assassinos de duas mulheres de menos de 20 anos, cujos crimes foram cometidos no fim de semana passado.

Jenifer Luana de Matos dos Santos, 18 anos, trabalhava como frentista e aguardava na fila para entrar em um bailão no bairro Águas Belas, na noite do dia 19, quando foi atingida por dois tiros. Ela chegou a ser encaminhada ao hospital do município, mas morreu horas depois. Uma das linhas de investigação é de que o crime pode ter motivos passionais.

“Ela estava saindo de um relacionamento. Teremos mais detalhes assim que conseguirmos localizar o ex-namorado dela”, disse o delegado Gil Tesseroli, titular da delegacia.

No dia seguinte, Fernanda de Oliveira da Luz, 19, foi assassinada com um tiro no peito na Rua Claridade, Jardim Alvorada. Duas amigas deixaram a jovem sozinha, bebendo cerveja, para comprar cigarros, e quando voltaram encontraram uma moto saindo em alta velocidade e Fernanda agonizando.

O crime pode ter relação com o tráfico de drogas. “Amigos e familiares confirmaram que ela era usuária de crack. Acreditamos que uma dívida de compra de drogas pode ter motivado o crime”, relata Tesseroli. 

Fonte: Paraná Online

Atletas são-joseenses vão integrar a Seleção Paranaense de Basquete


Quatro atletas de basquetebol de São José dos Pinhais foram convocados para representar a Seleção Paranaense sub-15 no campeonato nacional.

As meninas Estefani Maria Demore Marcondes, Camila Alessandra de Paula e Gabriela Krezl Pacheco embarcam hoje para Foz do Iguaçu, no oeste do Estado. Elas vão iniciar os treinos para a competição, que acontece entre os dias 03 e 10 de abril. No ano passado as atletas foram vice-campeãs no campeonato estadual, com o time de São José dos Pinhais.

Pela segunda vez, Rodrigo Nicolas Falco foi convocado e irá defender o time paranaense masculino no Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-15 da 2ª divisão. A competição será realizada em Anápolis (GO), entre os dias 5 e 9 de abril.

Nascido em Córdoba, na Argentina, Rodrigo veio para São José dos Pinhais aos três anos de idade, porque o pai arranjou um emprego na cidade. Ele é o filho caçula e o gosto pelo basquete surgiu do exemplo da família: seus três irmãos representaram o time municipal. Começou a jogar com seis anos, e aos 11 já representava o município em competições. O menino se diz empolgado para o campeonato e para conhecer Goiás. “Sei que são poucos que têm oportunidade de representar o Estado”, afirma.

O técnico do time de São José dos Pinhais, Adilson Carlos Novak, destaca a importância do incentivo ao esporte pela Prefeitura. “O papel da Secretaria de Esporte e Lazer é colocar os atletas nos campeonatos, que acabam sendo uma vitrine para que eles sejam revelados”. Ele conta que hoje existem três atletas do município que estão representando as seleções brasileiras de base.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Parceria garante emprego a autônomos em SJP


A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais está facilitando a vida de empregadores e prestadores de serviços temporários. A Central do Profissional Autônomo e Pequenos Serviços (CPA), órgão da Secretaria Municipal de Trabalho, encaminha o contato entre profissionais como diarista, pedreiro, jardineiro, marceneiro, entre outros, e quem precisa de trabalhador sem vínculo empregatício.

A central cadastra pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho e têm experiência na área pretendida – que deve ser comprovada através da carteira de trabalho ou carta de referência.

Quando o empregador – que pode ser pessoa física ou jurídica - entra em contato com a agência, pessoalmente ou por telefone, o sistema busca as pessoas que possuem a qualificação desejada e estão disponíveis.

Mais de 350 pessoas estão cadastradas na CPA. Há também pintores, eletricistas, serventes de obras, auxiliares de produção, garçons, auxiliares de cozinha, entre outros profissionais, que realizam serviços tanto em residências quanto em empresas.

Após a realização do trabalho, a central solicita do empregador uma avaliação. Os profissionais que recebem uma baixa qualificação deixam de ser indicados ao serviço, o que traz mais segurança ao processo. Segundo o coordenador da central, Luis Guilherme Mazziotti, 83% das execuções de serviços estão avaliadas entre bom, ótimo e excelente.

Tatiane de Moraes Nascimento trabalha há mais de quatro anos como diarista. Ela conta que antes precisava ir até a Agência do Trabalhador de Curitiba em busca de serviços. “Muitas vezes perdia o tempo indo até lá e não encontrava nada”. Logo que iniciaram os trabalhos da central em São José dos Pinhais, em maio de 2010, fez seu cadastro. “Não fico mais sem serviço, estou sempre trabalhando”, afirma.

Há cinco meses Emerson Carlos de Moraes, proprietário de um bar, procurou a agência atrás de uma diarista. A CPA encaminhou Tatiane para a vaga e desde então ela trabalha no local todas as terças-feiras. “Estou muito satisfeito com o serviço. Ela é pontual, nunca falha”, comentou. Ele ressalta a questão da segurança que o sistema proporciona. “A agência já possui a referência das pessoas. Hoje em dia chamar alguém por indicação é mais difícil”.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Mulher acusada de sequestrar bebê é presa em Foz do Iguaçu


Uma mulher de 40 anos foi presa na tarde desta quarta-feira (30) em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. Ela é suspeita de sequestrar o bebê da adolescente que foi encontrada morta no sábado (26), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O bebê foi encontrado na tarde desta terça-feira (29) em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Guaraniaçu, na região Oeste do estado.
Eva Cássia Ferrarezi Zeglan foi detida no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Terezinha de Itaipu, por volta do meio-dia desta quarta-feira (30). Ela estava dirigindo um veículo Palio, acompanhada de uma filha de 19 anos, de um filho de 15 anos e de uma menina de 5 anos, a qual tem a guarda. No veículo, também estava um cachorro.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado, a certidão de nascimento do bebê foi encontrada no carro de Eva. O delegado da 6ª Subdivisão Policial de Foz do IguaçuMichael Eymard Rocha França de Araújo, disse, em entrevista à AEN, que não há dúvidas sobre a participação da mulher no caso. Segundo o delegado, ela mantinha residências em Guaratuba, cidade onde a adolescente vivia, e São José dos Pinhais, onde a garota foi encontrada morta. Araújo afirmou que Eva conhecia a adolescente e a atraiu dizendo que compraria roupas para o bebê, mas que já teria a intenção de ficar com a criança.
O delegado ainda relatou que, em seu depoimento, Eva alegou que a adolescente já desejava vender o bebê e que ela teria agido como intermediária. Ela teria dito que decidiu abandonar a criança depois que a imprensa divulgou detalhes do caso.
A polícia ainda faz diligências para descobrir as circunstâncias da morte da adolescente. Em entrevista a AEN, o delegado Gil Tesseroli, de São José dos Pinhais, afirmou que há discrepâncias entre o depoimento prestado por Eva e o de sua filha mais velha. A mulher está presa em Foz do Iguaçu e deve ser encaminhada para a delegacia de São José dos Pinhais nesta quinta-feira (31).

Bebê encontrado

O bebê da adolescente morta em uma estrada rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi encontrado na tarde de terça-feira (29), em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Guaraniaçu, no Oeste do estado. O corpo da mãe, de 16 anos, foi localizado no sábado (26) e a vítima - moradora de Guaratuba - foi identificada na noite de segunda-feira (28). A criança estava com a mãe no momento do crime, segundo a polícia. Um bilhete foi encontrado com o bebê e informava que a criança foi vendida por R$ 1,5 mil. A polícia investiga a veracidade dessa prova. O bebê foi encaminhado para um hospital de Guaraniaçu, onde passava por avaliação médica, e está sob responsabilidade do Conselho Tutelar. O estado de saúde da criança é considerado bom.
A investigação sobre a morte da adolescente é conduzida pela delegacia de Guaratuba – onde foi registrado o desaparecimento da adolescente – com o apoio da delegacia de São José dos Pinhais. Segundo a polícia, a ida da criança para o Oeste do Paraná está diretamente ligada ao homicídio. De acordo com o delegado, o bilhete dizia que a mãe da criança estava viva, quando o suposto casal comprou o bebê no último sábado. A adolescente e outro homem teriam vendido o bebê. Segundo o bilhete, o casal resolveu deixar a criança na igreja quando soube da morte da adolescente.
A polícia investiga o caso e não descarta a possibilidade dos autores do bilhete terem matado a adolescente.

Depoimentos

O pai e um tio da vítima estiveram em Curitiba na terça-feira (29) e foram ouvidos pela polícia. No depoimento, a família revelou que havia levado a garota e a criança na quinta-feira (24), em um posto de saúde de Guaratuba para fazer o teste do pezinho e a deixaram em frente à casa onde morava, no bairro Cohapar.
O companheiro da vítima também foi ouvido pela polícia na terça-feira. O pedreiro Jefferson de Góes, 33 anos, se relacionava com a adolescente havia três anos. “Jefferson foi ouvido como testemunha. Não temos nenhuma evidência contra ele”, disse o delegado.
Os familiares estiveram no IML na terça-feira para liberar o corpo da jovem, que deveria ser enterrado no Cemitério Municipal de Guaratuba, na quarta-feira (30).

Crime

O corpo da vítima foi encontrado caído às margens de uma estrada rural, no bairro Rio Pequeno, no sábado (26). A polícia foi acionada por moradores da região do bairro Rio Pequeno, entre as 8h e 10h. O corpo estava em um matagal na Rua Estefano Woicikieviz, próximo da represa de captação Rio Pequeno, da Sanepar. O local é uma área do turismo rural conhecido como Colônia Mergulhão.
A calça da vítima estava aberta, mas não havia sinais aparentes de violência sexual. “Mas isso não é algo conclusivo e só será confirmado após o laudo do Instituto Médico-Legal (IML)”, apontou o delegado Tesseroli.
O delegado disse que a vítima foi asfixiada, supostamente por algum tipo de fio ou cordão. Apesar de a estrada ser rural, o local é bastante movimentado. Por isso, a polícia também trabalha com a possibilidade de a adolescente ter sido assassinada em outro local e o corpo ter sido abandonado naquela via. “Tem um movimento razoável ali. Não haveria tempo hábil para alguém matar uma pessoa sem ser visto”, disse o delegado.
Fonte: Gazeta do Povo

São José dos Pinhais empata novamente na chave Ouro

Em sua segunda partida pela chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, o São José dos Pinhais/Dom Bosco empatou com o C.A.F.E. Cianorte Futsal, por 2 x 2. O jogo foi no Ginásio Tancredo Neves, em Cianorte.
No primeiro tempo, o São José/Dom Bosco foi superior. Aos 15 minutos do jogo, Tiago fez o primeiro gol da partida. Aos 17, Vinícius marcou o segundo gol. Mas, no segundo tempo, o time da casa descontou, aos cinco minutos. Dois minutos depois, os anfitriões fizeram mais um e conseguiram o empate.

A primeira partida do time são-joseense no campeonato foi contra o atual campeão estadual Guarapuava/Deportivo, no último dia 19, e o resultado também foi um empate, por 1x1. O próximo jogo, no dia 2 de abril, será disputado em São José dos Pinhais, contra o Foz do Iguaçu.
Fonte: Paraná Online

Chuva pode provocar interdição total da BR-376 a qualquer momento

A chuva forte que cai na BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina, pode provocar a interdição total da rodovia nas próximas horas. A informação é da Polícia Rodoviária Federal. O motivo do alerta é que desde ontem chove forte na região. Segundo a PRF, nas últimas horas choveu 43 mm na serra e, caso este índice alcance os 50 mm, todas as pistas deverãos er fechadas por pelo menos 24 horas.

A precaução é em razão de alguns rachamentos nas encostas da BR-376. Técnicos estão monitorando a rodovia. A orientação da polícia é que os motoristas evita. Os motoristas que precisam seguir ou voltar de Santa Catarina devem optar neste momento pelas BR-116 ou pela BR-277, via Garuva e Guaratuba.

Fonte: Banda B

Prefeitura de SJP vai pedir terrenos ociosos do Prata da Casa

Somente seis empresas, entre 12 lotes, estão em pleno funcionamento, segundo empresário


A Prefeitura de São José dos Pinhais comunicou, na reunião com a comunidade do São Marcos na última quinta (24), que vai pedir os terrenos dos empresários que não investiram no Programa Prata da Casa. Por meio deste projeto subsidiado pela Companhia de Desenvolvimento de São José dos Pinhais (Codep), empresas adquiriam, em 2004, 12 terrenos no Bairro Barro Preto. Segundo um empresário que faz parte do programa, apenas seis, dos 12 lotes voltados ao desenvolvimento empresarial, funcionam plenamente. Algumas áreas estão completamente vazias e possuem apenas grades e muros.

O assunto da devolução dos terrenos e pagamento de multa, devido a quebra contratual, foi comentado aos participantes da reunião pelos secretários municipais Christian Bundt, de Indústria, Comércio e Turismo, e Leone Leal, de Assistência Social. O contrato com a Prefeitura, via a Codep, especifica que após um ano da aquisição do terreno o local deve começar a produzir.

O Programa Prata da Casa foi criado pela Prefeitura em 1996, com o objetivo de vender terrenos subsidiados para o crescimento econômico do bairro Barro Preto, e re-locação de empresas que não se enquadravam mais no novo zoneamento do Plano Diretor e se encontravam em bairros residenciais.

Um dos participantes do encontro no São Marcos era o proprietário da Ronimar Móveis, Eroni Sebben, que comprou um lote em 2004 e montou uma fábrica de móveis. “Espero que neste ano a Prefeitura faça valer o contrato, que impede a especulação imobiliária”, questiona Eroni Sebben.

Fonte: PautaSJP

Bebê de adolescente encontrada morta na RMC pode estar no Oeste do Paraná

O bebê da adolescente encontrada morta em uma estrada rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, pode estar no Oeste do Paraná. O corpo da mãe, de 16 anos, foi localizado no sábado (26) e a vítima - moradora de Guaratuba - foi identificada na noite de segunda-feira (28). A criança estava com a mãe no momento do crime, segundo a polícia.
delegacia de São José dos Pinhais investiga a possibilidade de o bebê, que tem menos de um mês de vida, ter sido levado para a cidade de Guaraniaçu, no Oeste do estado. A polícia foi informada que a criança está viva e foi deixada em uma igreja do municipio. O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) foi acionado para auxiliar na resolução do caso.
A investigação sobre a morte da adolescente é conduzida pela delegacia de Guaratuba – onde foi registrado o desaparecimento da adolescente – com o apoio da delegacia de São José dos Pinhais. Segundo o delegado Gil Rocha Tesseroli, de São José dos Pinhais, 
policiais de Guaratuba devem seguir para o Oeste e também devem providenciar o reconhecimento do bebê por parte de familiares da jovem. O exame de DNA também poderá ser feito.
Segundo a polícia, a ida da criança para o Oeste do Paraná está diretamente ligada ao homicídio e por esse motivo não foi informado como e por quem o bebê teria sido levado para Guaraniaçu.
O pai e um tio da vítima estiveram em Curitiba na terça-feira (29) e foram ouvidos pela polícia. No depoimento, a família revelou que havia levado a garota e a criança na quinta-feira (24), em um posto de saúde de Guaratuba para fazer o teste do pezinho e a deixaram em frente à casa onde morava, no bairro Cohapar.
O companheiro da vítima também foi ouvido pela polícia na terça-feira. O pedreiro Jefferson de Góes, 33 anos, se relacionava com a adolescente há três anos. “Jefferson foi ouvido como testemunha. Não temos nenhuma evidência contra ele”, disse o delegado.
Os familiares estiveram no IML na terça-feira para liberar o corpo da jovem, que deverá ser enterrado no Cemitério Municipal de Guaratuba, na quarta-feira (30).
Crime
O corpo da vítima foi encontrado caído às margens de uma estrada rural, no bairro Rio Pequeno, no sábado (26). A polícia foi acionada por moradores da região do bairro Rio Pequeno, entre as 8h e 10h. O corpo estava em um matagal na Rua Estefano Woicikieviz, próximo da represa de captação Rio Pequeno, da Sanepar. O local é uma área do turismo rural conhecido como Colônia Mergulhão.
A calça da vítima estava aberta, mas não havia sinais aparentes de violência sexual. “Mas isso não é algo conclusivo e só será confirmado após o laudo do Instituto Médico-Legal (IML)”, apontou o delegado Tesseroli.
O delegado disse que a vítima foi asfixiada, supostamente por algum tipo de fio ou cordão. Apesar de a estrada ser rural, o local é bastante movimentado. Por isso, a polícia também trabalha com a possibilidade de a adolescente ter sido assassinada em outro local e o corpo ter sido abandonado naquela via. “Tem um movimento razoável ali. Não haveria tempo hábil para alguém matar uma pessoa sem ser visto”, disse o delegado.
Fonte: Gazeta do Povo