Publicidade

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Discussão por causa de caliça resulta em morte em São José dos Pinhais

Uma discussão por uma carga de caliça, pode ter sido o motivo da morte Paulo Cesar da Cruz, 48 anos. Ele foi assassinado, com pelo menos quatro tiros, disparados pelo irmão Teófilo Orival Castanho, 45, às 18h20 de ontem, no bairro São Judas Tadeu, em São José dos Pinhais. Depois de cometer o crime Teófilo fugiu em um Uno preto, mas os familiares disseram que ele deve se apresentar nos próximos dias.


Segundo algumas pessoas ligadas a família, o motivo do crime pode ter sido a carga de caliça que Paulo havia comprado por R$ 10, para jogar na frente da sua casa, que fica a poucos metros da residência do irmão. “Quando o Teófilo viu o caminhão chegando para fazer a entrega, conversou com o motorista e mandou que descarregasse na casa dele, e depois acertaria os R$ 10 com Paulo”, explicou o amigo. Ele disse que a vítima não gostou da atitude de Teófilo e foi tirar satisfação com ele. “Os dois discutiram, até que Teófilo sacou um revólver calibre 38 e acertou quatro tiros em Paulo que morreu logo em seguida”.

Fuga

O guarda municipal Jacomel, relatou que, quando a equipe chegou ao local, o autor dos disparos já havia fugido. “O Uno preto está sendo procurado pela polícia. No entanto, os familiares disseram que ele deverá se apresentar assim que passar o período de flagrante”.

Fonte: Paraná Online

AmbServ completa sete anos de atuação em São José dos Pinhais

A AmbServ Sul Serviços Ambientais completa, no mês de setembro, sete anos de atividades em São José dos Pinhais. Desde 2004, a empresa atua na coleta, tratamento e destinação de resíduos hospitalares, industriais e químicos, e na destruição de diferentes tipos de produtos irregulares. 

A empresa oferece aos clientes serviços e soluções completas, desde treinamentos, acondicionamento, transporte, tratamento e destinação final de resíduos. A equipe técnica da AmbServ é formada por profissionais altamente qualificados, experientes e multidisciplinares, que oferecem soluções conforme a necessidade de cada cliente, sempre dentro das legislações vigentes. O diferencial é o gerenciamento global do resíduo. 

Toda a atuação da AmbServ tem como premissa a preservação ambiental. Todos os resíduos são coletados de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. 

Fonte: Incorporativa

Prefeito Ivan Rodrigues inaugura Núcleo de Projetos no Território de Paz do Guatupê


Autoridades recebem quadros do Projeto Mulheres da Paz - Na foto, o secretário Reinaldo de almeida César e a Mulher da Paz, Cirlene de Oliveira , que entrega quadro ao prefeito Ivan Rodrigues

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, inaugurou na tarde desta quinta-feira (29) o Núcleo de Projetos Pronasci (NPP), com sede no Jardim Ipê, bairro Guatupê, que assim como o bairro Borda do Campo compõe o Território de Paz do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em São José dos Pinhais.

O secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, participou da inauguração e elogiou o desenvolvimento do projeto Territórios de Paz em São José dos Pinhais. “Cumprimento o prefeito e todos os envolvidos pela iniciativa de reunir de maneira exitosa a coordenação dos projetos Justiça Comunitária, Mulheres da Paz e Protejo num núcleo de projetos. Não conheço nenhum lugar no Brasil onde o Pronasci esteja sendo executado com tanto entusiasmo. São visíveis e notórios o empenho e a alegria de todos que aqui estão”, disse Almeida César.

Prefeito Ivan Rodrigues e Secretário de Estado

O secretário também trouxe o compromisso do governador Beto Richa quanto ao apoio decisivo do Estado ao município de São José dos Pinhais. “O governo do Estado quer somar esforços para que de mãos estendidas tenhamos ações crescentes com o apoio integrado do governo do Estado a este município”, reforçou.

O prefeito Ivan Rodrigues agradeceu o apoio do governador e especialmente aos integrantes dos projetos Pronasci, incluindo a comunidade, pela colaboração e realização dos projetos que já estão acontecendo. “O que estamos inaugurando aqui é algo novo. Tenho certeza de que, com os conceitos de segurança que estes projetos trazem, nós vamos sim reduzir a criminalidade. Minha prática é de comemorar aquilo que realmente acontece. Estes projetos já estão acontecendo e ainda levarão mais um tempo para serem aplicados integralmente. Mas já se mostram com grande potencial de plana realização”, considerou o prefeito.

Mulher da Paz, Lúcia Flores, fala em nome do grupo

Para o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, a inauguração do NPP é um marco simbólico de enorme importância. “Através do núcleo as ações ganham visibilidade e grande credibilidade. A comunidade vem respondendo com força e firmeza e sabemos que se forem dadas as oportunidades, as respostas serão positivas”, destacou o secretário, estendendo ainda os agradecimentos ao prefeito Ivan pela “liderança discreta, firme e democrática”, assim como à sua equipe pela qual disse ter a satisfação de ser assessorado.

O vereador professor Walder representou a Câmara de Vereadores e Colégio Estadual Ipê, do qual é diretor auxiliar, espaço que acredita ser o caminho para a transformação de uma cultura marcada hoje por muita violência em algo que faça a diferença na vida dos jovens.

Gertores dos Projetos: Protejo (Aderson Bissoli), Justiça Comunitária (Hugo Nascimento Rezende), Mulheres da Paz (Cleusa Maria Lima) e autoridades presentes na solenidade

A mediadora social Lúcia Flores, que atua como Mulher da Paz, discursou representando o grupo, ressaltando que a transformação já está acontecendo com as próprias mulheres a partir do aprendizado que vêm assimilando por meio dos cursos de formação que estão recebendo. Ela disse que a comunidade já demonstra grande confiança na figura das Mulheres da Paz e acredita ser uma grande oportunidade tanto para elas como para as pessoas que serão atendidas. “Esse projeto nos habilita para chegar aos jovens entre 15 e 24 anos, sobretudo àqueles que estão com a vida vulnerável e encaminhá-los para um futuro da mais esperança”, acredita.

Comunidade do Jardim Ipê - saída da aula - Escola Municipal Professor Florisvaldo Meres de Creddo.

Entenda o Territórios de Paz

Programa do Governo Federal executado em parceria e a partir de propostas de projetos encaminhadas pelos municípios. São José dos Pinhais teve 11 projetos aprovados desde o final de 2009. Confira os principais deles:

Mulheres da Paz

Dá formação e apoio técnico para um grupo de 50 mulheres que fazem um trabalho de identificação de jovens de 15 a 24 anos com risco de migração para o crime, e depois encaminhando-os para o a rede de proteção do município

Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo)

Em fase de implantação, vai acolher 240 jovens, pelo período de um ano, dando a eles cursos de formação socioeducativa e profissionalizante, preparando-os para o acesso ao mercado de trabalho, além de reencaminhá-los aos estudos.

Justiça Comunitária

Dá oportunidade aos moradores das comunidades de resolverem pequenos atritos, evitando que se desencadeiem em possível ação judicial, violência, crime. Uma equipe de profissionais capacitados pelo Pronasci dá suporte a um grupo de 30 mediadores de conflitos. Após identificados os atritos, as partes são convidadas a dialogarem e resolverem tais desacordos amigavelmente.

Microprojetos de Cultura

Propiciam aos jovens e suas famílias participarem de atividades culturais diversas, complementando o resgate da cidadania e convivência social.

O Núcleo de Projetos Pronasci fica na Rua José Zen Neto, 678 (Jardim Ipê) – Bairro Guatupê.

Fotos Sívio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Atriz mirim são-joseense estreia na Globo

A matéria da jornalista Tania Jefferson conta o começo da trajetória da pequena Jesuela Moro, como atriz. Ela interpretará Julia, filha da tenista Ana, vivida na trama "A Vida da Gente" da Rede Globo, pela atriz Fernanda Vasconcelos. 


Com apenas seis anos, apesar de sua paixão pela fotografia, a pequena foi descoberta como atriz, em seleção rigorosa que contou com várias participantes. 


A família está morando no Rio de Janeiro, desde o início do ano, mas os irmãos de Jesuela, Eike e Otávio ainda estão com o pai em SJP, mas logo estarão juntos na cidade maravilhosa.

Fonte: Nosso Jornal

Festa da Criança em SJP será comemorada durante todo o mês de outubro



São José dos Pinhais organiza durante todo o mês de outubro a 15ª Festa da Criança, que terá atividades em 70 locais diferentes e pretende atender 40 mil pessoas. O evento começa neste sábado (1) e vai até o dia 30 de outubro, sempre das 13h30 às 17h. As atividades serão realizadas nos núcleos esportivos, CRAS, escolas municipais e espaços abertos em toda a cidade.


Esta será a maior edição da Festa já feita no município. Mesmo com a expansão do evento na atual gestão, as festas anteriores tiveram atividades em 12 espaços em 2009 e em 40 locais no ano passado. As crianças que participarem da Festa encontrarão brinquedos infláveis, cama elástica, camarim de pintura, atividades musicais e diversos jogos e brincadeiras.

O evento acontecerá simultaneamente nas áreas urbana e rural, abrangendo as regiões do Afonso Pena, Agaraú, Barro Preto, Boneca do Iguaçu, Borda do Campo, Cachoeira, Campestre da Faxina, Campina do Taquaral, Campo Largo da Roseira, Centro, Cidade Jardim, Colônia Castelhanos, Colônia Murici, Colônia Rio Grande, Contenda, Costeira, Cotia, Guatupê, Jardim Ipê, Malhada, Quissisana, Rio Pequeno, Roça Velha, Roseira, São Marcos e Xingu.

A idéia de levar o Dia da Criança aos bairros é democratizar a festa. “Foi uma reivindicação do prefeito Ivan Rodrigues descentralizar os serviços para atendermos o maior número de crianças possível”, explica o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha. “Fazendo a festa em um único espaço e em uma única data o serviço ficava muito restrito”, acrescentou.

A 15ª Festa da Criança é organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer e terá a parceria da Secretaria de Saúde, com a presença de profissionais da área nos locais e também o apoio da sociedade e associações de moradores. “A parceria com as entidades colaboradoras é fundamental para o sucesso da festa”, disse Madson Oliveira, diretor do Departamento de Recreação e Lazer da Secretaria.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

OHL vai analisar passagem exclusiva para moradores do Arujá

A obra de alargamento da ponte na altura da Aurora Alimentos, na BR 376, realizada pela concessionária de pedágio OHL – Auto Pista Litoral Sul, causa transtorno para algumas regiões de São José dos Pinhais, além de quem trafega pela rodovia. O projeto de três meses de execução interrompeu o acesso dos moradores do bairro Arujá ao bairro São Marcos pela Rua Hermenegildo Pauleto, e quando é feita a paralisação em uma das estradas da 376 ocorre uma invasão de caminhões na Colônia Zacarias e Campina do Taquaral. Ontem (29), a OHL comunicou que vai estudar uma passagem exclusiva ao Arujá, e dia 27 de outubro tem nova interdição na ponte. Quanto ao excesso de tráfego pesado na área rural, a Secretaria de Obras diz que não tem como evitar. 


Em reunião realizada com a concessionária, o empresário Eroni Sebben pediu um pequeno acesso para a passagem apenas de carros e vans escolares. “Acredito que é possível. É a diferença entre fazer 2 km para andar 10 km, até irmos e voltarmos do São Marcos”, conta Eroni Sebben.

O diretor da Auto Pista Litoral Sul, Fernando Augusto Araújo, pediu para que hoje (30), às 14h, uma equipe de engenheiros da concessionária avalie esta possibilidade no local. “São três meses de obra e temos o interesse de minimizar o impacto que este projeto causa aos moradores da região”, diz Fernando Augusto Araújo.

Invasão pesada
A reunião entre empresários, moradores, Prefeitura e OHL foi convocada pela Associação Comercial de São José dos Pinhais, representada pelo presidente Auro de Paula. Também participaram o secretário municipal de Obras, Nivaldo Carneiro, e o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Scarpin.

Sobre o desvio voluntário dos caminhoneiros na área rural, para evitar o congestionamento da obra da OHL na BR 376, o secretário Nivaldo Carneiro fala que a Prefeitura estará atenta ao impacto nas estradas rurais. “Temos as pontes que não foram projetadas para receberem tantos veículos pesados e faremos uma análise técnica, mas não temos como impedir que estes caminhoneiros utilizem esses caminhos, pois é uma questão de direito de ir e vir”, avalia o secretário. O atendimento ao pedido dos moradores de um caminhão pipa passando nos dias de maior movimento e jogando água na pista não resolveria, de acordo com Nivaldo Carneiro.

Fonte: PautaSJP

Prefeitura capacita mais 70 são-joseenses para o mercado de trabalho

Mais de 70 certificados de três cursos foram entregues na Borda do Campo.

A qualificação profissional dos são-joseenses continua sendo uma das prioridades da Prefeitura de São José dos Pinhais. Nesta quinta-feira (29) mais de 70 certificados de três diferentes cursos de capacitação foram entregues para alunos do bairro Borda do Campo em cerimônia realizada no Colégio Estadual Zilda Arns. 

Os cursos foram promovidos pela Secretaria de Trabalho e Emprego em parceria com o Senai e o Senac. Foram entregues certificados de formação em Mecânica Básica, referente ao Programa de Qualificação Profissional; de Informática com Internet, do Programa de Inclusão Digital; e de Preparo de Pães e Bolachas, do Programa de Economia Solidária.

O secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata, citou com uma das prioridades do município a descentralização dos serviços, levando a qualificação profissional aos bairros. “Queremos dar oportunidade para as pessoas estarem mais próximas do mercado de trabalho e terem acesso a melhores posições dentro das empresas”, afirma o secretário. Assim como na Borda do Campo, o Programa de Qualificação Profissional acontece em diversos outros bairros da cidade, inclusive na área rural.


Maria Adriana de Oliveira, de 30 anos, e Elisandro Francisco da Silva, 27, são casados e participaram juntos do curso de Mecânica Básica. Para receber o certificado, levaram até o filho de dois anos. “Foi muito legal, aprendi várias coisas. Espero conseguir um bom emprego”, afirmou Maria. Já Elisandro estava desempregado quando fez a inscrição no curso e alguns dias depois conseguiu um trabalho. “Mesmo assim quis participar”, conta Elisandro.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados a diretora do Senac de Curitiba, Daniela Rosa de Lélis; Suelene Herbst, representante do Senai; Roberson de Lima, representante da unidade de Educação a Distância do Senac; e a vereadora Mari Temperasso. 

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Copel: R$ 486 mi no preparo para a Copa

A Copel projeta investimento de R$ 486 milhões para garantir o fornecimento de energia elétrica no Paraná durante a Copa do Mundo de 2014.

A companhia vai adquirir geradores móveis, que minimizam o tempo de desligamento em contingências e permitem atender solicitações emergenciais de aumento da demanda.

Além disso, vai aumentar a rede de suprimento de cargas vinculadas aos eventos da Copa 2014.

Conforme o secretário paranaense para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, os investimentos miram além do mundial de futebol.

“É um legado que a Copa deixará para a população do Paraná”, afirma ele.

A Copel projeta investimento de R$ 486 milhões para garantir o fornecimento de energia elétrica no Paraná durante a Copa do Mundo de 2014.

A companhia vai adquirir geradores móveis, que minimizam o tempo de desligamento em contingências e permitem atender solicitações emergenciais de aumento da demanda.

Além disso, vai aumentar a rede de suprimento de cargas vinculadas aos eventos da Copa 2014.

Conforme o secretário paranaense para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, os investimentos miram além do mundial de futebol.

“É um legado que a Copa deixará para a população do Paraná”, afirma ele.

Foco na TI
Além de investir em seu negócio principal, a Copel também demonstra há anos interesse na área de TI.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, a companhia anunciou sua entrada no mercado de banda extra larga na internet, com velocidade de transmissão de 100 Mbps, baseada em estrutura própria de 17 mil quilômetros de fibra ótica.

Com investimento de R$ 100 milhões, que será destinado à interligação de repartições públicas estaduais e redes empresariais à atual rede da companhia, o projeto começou por Curitiba, mas a meta é atender a todos os municípios do Paraná até 2014.

Além disso, a Copel investiu, só em 2010, R$ 80 milhões em TI, em um projeto dividido entre dois consórcios, um focado em ERP, no qual participaram SAP, Ingram Micro, Core Technologies e CSC; e outro voltado a billing, que reuniu Elucid e Ação Informática.

Ambas iniciativas usam software de banco de dados, servidores e storages IBM.

O projeto foi desenvolvido já prevendo um crescimento de 50% na infraestrutura de TI ao longo dos cinco anos de ciclo de vida do contrato.

Paraná de olho na Copa
Segundo nota da Prefeitura de Curitiba divulgada nesta sexta-feira, 29, não é só a companhia de energia elétrica que já apresenta planos de investimentos para atender às demandas da Copa.

O Aeroporto Afonso Pena, por exemplo, vai ampliar o estacionamento de veículos, em uma obra que deve ser entregue ainda em dezembro deste ano.

A nova estrutura vai aumentar a quantidade de vagas de 670 para 2,2 mil.

Também está no plano a construção de um edifício garagem, com 3.015 vagas, no terminal, que fica em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Uma câmara temática da Copa, que reúne 23 entidades do Paraná, também debate, no momento, outros investimentos focados no evento esportivo.

Entre eles, investimentos para ampliação dos serviços de táxi da cidade.

Fonte: Baguete

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Operação Vida volta a São José dos Pinhais

A Polícia Militar realizou nesta quinta-feira, em São José dos Pinhais, a 23ª edição da Operação Vida. Duzentos e cinqüenta policiais em mais de sessenta viaturas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Companhia de Eventos, do 17° Batalhão, do Batalhão de Polícia de Trânsito e da Cavalaria, realizarão abordagens em várias partes da cidade, mas principalmente nos bairros Quissisana e Afonso Pena, onde o índice de homicídios é mais alto.

Fonte: CGN Notícias

Rua Lopes Latuf terá trecho bloqueado de 30 de setembro a 2 de outubro

Devido a abertura das festividades da Padroeira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Rua Lopes Latuf terá bloqueio total, no trecho compreendido entre as ruas João Teixeira de Carvalho e Jorge Guimarães de Camargo, do dia 30 de setembro – a partir das 8h – até o dia 2 de outubro, às 24h.

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e a Secretaria Municipal de Segurança (SEMUSEG) de São José dos Pinhais informam ainda que, caso chova neste horário, o serviço será cancelado.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Jovem morto com dois tiros no rosto em São José dos Pinhais

O garoto saiu de casa para dar uma volta, como fazia todas as noites, e foi assassinado próximo a uma panificadora.


Fonte: Na tela do 190

Servidores recebem capacitação visando à Copa de 2014

Servidores que atuam no atendimento ao público participam de palestra “Hospitalidade e Presteza no Atendimento ao Público”

A pouco menos de três anos da realização da mais importante competição de futebol do planeta, que será sediada pelo Brasil, a Prefeitura de São José dos Pinhais promove na Semana Municipal do Turismo capacitação para servidores que atuam principalmente no atendimento ao munícipe, visando também à recepção aos turistas.

Na tarde desta quarta-feira (28), cinquenta servidores públicos participaram da palestra “Hospitalidade e Presteza no Atendimento ao Público”, com a consultora em desenvolvimento organizacional do SEBRAE, Sandra Hauagge. Na quinta-feira (29) outros servidores participam do mesmo treinamento, das 14h às 17h. Cerca de 120 servidores serão capacitados durante os dois dias.

Sandra Hauagge destacou durante a palestra o que é necessário saber para desempenhar um bom atendimento. “Antes de pensar no ‘cliente’ é preciso se conhecer primeiro, refletir sobre suas habilidades e competências”, ensina ela. 

Ângela Maria Carvalho, servidora pública há 17 anos, elogiou a palestra. “Saber acolher as pessoas de forma correta é tudo”, afirma ela, que trabalha com atendimento em uma Unidade de Saúde.

O diretor de Turismo Luiz Carlos Cioni destaca que a palestra privilegia o atendimento ao munícipe e turista

A palestra faz parte das atividades que estão sendo promovidas pela Secretaria de Indústria Comércio e Turismo (Sictur) na Semana Municipal de Turismo, que acontece até sexta-feira (30). “Além de privilegiar o bom atendimento ao munícipe, seja ele realizado no balcão, pelo telefone ou internet, a palestra visa também o atendimento ao turista da Copa 2014”, destaca o diretor de Turismo Luiz Carlos Cioni.

São José dos Pinhais fica localizada a 15 km do centro de Curitiba, uma das principais cidades-sede da Copa 2014. Com isso, a Prefeitura tem a expectativa de receber milhares de visitantes. O município, além de estar situado próximo a capital paranaense, abriga o Aeroporto Internacional Afonso Pena e, ainda, possui diversos atrativos turísticos.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, nos próximos anos o objetivo é intensificar essas ações de capacitação. “Queremos beneficiar mais servidores, pois acreditamos que os resultados devem ser de dentro para fora, e em parceria com a ACIAP pretendemos desenvolver essas ações também com a iniciativa privada”.

Para encerrar a Semana Municipal do Turismo, a Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (ACIAP), com o apoio da Prefeitura, promove na noite de sexta-feira (30) um jantar em comemoração ao Dia Internacional do Turismo, no Buffet Imperial. A sugestão é que os participantes estejam com traje típico rural ou de sua etnia. Informações sobre como adquirir convites para o evento podem ser obtidas pelo telefone 41. 3525-0804 (Aciap).

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Franciele Stoco

JOGO ANTECIPADO - Gazin e São José dos Pinhais se enfrentam nesta sexta em Umuarama

A campanha do Gazin/Oi/Umuarama no Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Ouro - é uma das melhores de todos os tempos. Na liderança isolada do Grupo A, com 31 pontos, o time de Umuarama recebe com preocupação o São José dos Pinhais, nesta sexta-feira (30/9), no ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, a partir das 20h30.


"É claro que é um jogo preocupante. Somos o time a ser batido. Eles vão jogar duro e toda a atenção é necessária. A força da torcida também é muito importante. O Campeonato Paranaense desse ano está em um bom nível, com partidas bem pegadas e talentos se revelando a todo momento", disse o supervisor técnico Irio Brol.

O jogo estava agendado para o próximo sábado, mas foi antecipado. “Esperamos que a torcida compareça em maior número. Além de um bom jogo, do ambiente familiar e seguro, o torcedor ainda pode levar para casa um grande prêmio, como aconteceu com o jovem Adrian Bertinotti no último jogo, sábado passado. Ele participou da promoção Chute ao Gol Gazin e ganhou uma TV LG LCD de 32 polegadas, na hora", relembrou o presidente da AFSU, Edivanilson Lopes Romeiro - o Nil.

A diretoria, comissão técnica e jogadores convidam todos de Umuarama e região para torcer pelo Gazin Futsal no Campeonato Paranaense. "Venham. O torcedor é o sexto jogador em quadra e precisamos de vocês", disse o Capitão Boni em nome da equipe.

Fonte: Gazeta do Noroeste

Prefeito Ivan Rodrigues recebe o secretário estadual de Segurança Pública

 Parceria entre município e Estado fortalece a segurança em São José dos Pinhais

O prefeito Ivan Rodrigues recebeu nesta quinta-feira (29), em seu gabinete, o secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre o município e o Estado, além de discutir assuntos gerais e sobre a segurança da cidade.

Durante a visita, Almeida César ressaltou o empenho da Prefeitura quanto à garantia da segurança da população. “Fiz questão de vir pessoalmente em reconhecimento ao trabalho do município na área de segurança pública e também do Marcelo (Jugend, secretário municipal de Segurança). Através dele, São José dos Pinhais conseguiu a integração das forças”, disse.

Na atual gestão, diversas ações na área de segurança foram realizadas, como a implantação do programa Territórios de Paz, em parceria com o Ministério da Justiça nos bairros Ipê/Guatupê e Borda do Campo. O município também garantiu uma valorização da Guarda Municipal com a nomeação de 36 novos GMs, além dos 14 do concurso em andamento, aquisição de 18 veículos e outros equipamentos. Foram criados ainda 31 Conselhos Municipais de Segurança (Comunsegs), nos quais a própria comunidade se organiza elegendo representantes que levarão as suas reivindicações para a administração pública.

Diversas ações na área de segurança foram realizadas na atual gestão, entre elas, a melhora nas condições de trabalho da Guarda Municipal

“O nosso objetivo é participar e colaborar com o Estado no que for possível. A valorização da Guarda Municipal e a criação dos Comunsegs já mostram isso. Quando assumimos, encontramos equipamentos degradados e salários defasados. Mas vejo as mudanças com entusiasmo, provando que as coisas estão evoluindo”, avalia Ivan Rodrigues.

Para o secretário estadual, o município está no caminho certo na área da segurança. “Ninguém faz nada sozinho em segurança pública e a presença dos municípios no sucesso geral das ações é cada vez mais importante. O Estado está à disposição de São José dos Pinhais para o que for preciso”, concluiu Almeida César.

Participaram da reunião os secretários municipais de Segurança, Marcelo Jugend e de Comunicação, Luiz Carlos da Rocha, além dos delegados de polícia da Secretaria Estadual de Segurança, Élcio Fuscolin e Evaristo Kuceki.

Almeida César (à esq.) elogiou o trabalho da Prefeitura e do secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend (à dir.)

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Mauricio Mano

Desvio, por causa de alargamento de ponte em SJP, na BR 376, leva caminhões para área rural

A Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo da Campina do Taquaral e Região recebeu, ontem (28), dezenas de telefonemas. Os caminhoneiros descobriram que é possível desviar a obra de alargamento da ponte na altura da empresa Aurora Alimentos, no São Marcos, realizada pela concessionária de pedágio OHL – Litoral Sul. Moradores da área rural de São José dos Pinhais, incluindo diversos agricultores, assistem o tráfego de suas janelas de centenas de caminhões tanque, bi-trens, cegonheiras, caçambas e também dezenas de ônibus que servem aos funcionários da montadora Volkswagen. 

A criadora de frango e moradora da Campina do Taquaral, Marli Chvertez, não aguenta mais o poeirão dos caminhões

Segundo o presidente da Associação, José Zanchetta, a preocupação é com o perigo para a comunidade. “Existem momentos que passam dois a três caminhões por minuto”, avalia José Zanchetta.

A responsável pelo atendimento da unidade de posto de saúde da Campinha do Taquaral, a servidora municipal Luciane Rocha, reclama que há uma semana, período que começou a obra, os procedimentos são feitos em meio ao pó. “Não tem cabimento tanto caminhão na área rural, isso atrapalha quem trabalha e mora na região. Quem faz a obra deve prever esse tipo de transtorno”, questiona Luciane Rocha.

Na casa da produtora de frango Marli Teixeira Chvertez a poeira está em sua residência e na granja. “Os franguinhos ficam agitados por não conseguirem respirar direito. Eu liguei para a Prefeitura e pedi que enviassem carros pipa para passar nas ruas e despejar água. Pelo menos o pó diminuiria, mas até agora não tive retorno”, diz Marli Chvertez.

O PautaSJP.com entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, que indicou o diretor de obras para falar sobre o caso, mas até o momento de produção da reportagem não houve contato por parte do diretor. 

Fonte: PautaSJP

SJP terá delegacia padrão e outras três unidades reformadas

Delegado Gil Tesseroli, Delegado Dib, secretário Marcelo Jugend, Vereador Onildo, José Carlos Mendes e Cel. Tortato

O delegado-geral adjunto da Divisão Metropolitana da Capital da Polícia Civil, Alfredo Dib Júnior, anunciou oficialmente na noite desta quarta-feira (28), a construção de uma delegacia padrão 3 em São José dos Pinhais, cuja obra será iniciada em 2012. O anúncio ocorreu durante a reunião mensal, na Câmara de Vereadores, entre a secretaria municipal de Segurança de São José dos Pinhais e os Conselhos Comunitários de Segurança (Comunsegs), encontro consolidado pelo prefeito Ivan Rodrigues.

O padrão 3 é o mais completo dos três padrões que o Estado está destinando aos municípios, contendo divisões especiais para cada atividade da delegacia.

Além da nova delegacia, o delegado anunciou também que as delegacias da Borda do Campo e Planta São Marcos e Aeroporto serão reformadas e revitalizadas, e a do Aeroporto, reativada.

Cel. Tortato

Participaram ainda do encontro o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, Cel. Maurício Tortato, que é membro nato junto aos Comunsegs e participa mensalmente dos encontros, o delegado da Polícia Civil no município, Gil Rocha Tesseroli, o vereador Onildo Francisco dos Santos, representando o Legislativo municipal, José Carlos Mendes, da diretoria de Relações com a Comunidade, e Daniela Ferraz, da secretaria municipal de Governo.

Ao anunciar São José dos Pinhais como contemplado pela nova unidade de delegacia, o delegado Dib destacou a importância das articulações políticas do município no pleito desse equipamento de segurança, bem como a relação estreita que se consolida entre as polícias Civil e Militar com a Guarda Municipal e os Comunsegs. “A construção dessa nova delegacia é um marco no que se refere ao planejamento de Segurança Pública para São José dos Pinhais. E pelo porte do Município, vai receber o chamado padrão 3, que é o de maior capacidade operacional”, disse o delegado.

O Delegado Dib apresentou o projeto da nova delegacia, explicando a necessidade de existirem ambientes separados para cada setor, para que, segundo ele, as pessoas sejam acolhidas com respeito e dignidade quando precisarem de qualquer tipo de procedimento. “Queremos proporcionar não só uma estrutura física adequada, mas um atendimento profissional. Hoje as pessoas ficam constrangidas por terem que entrar numa delegacia. Mas este deve ser um serviço público como qualquer outro, que não signifique uma vergonha ter que entrar e solicitar uma orientação ou fazer um encaminhamento”, conclui.

Para o secretário Marcelo Jugend, a interação que vem ocorrendo entre o Estado, o município e a comunidade, através dos Comunsegs, é a principal coluna que pode apoiar de fato as políticas públicas de segurança. “Como já disse o delegado Dib, a palavra pela qual precisamos primar é acolhimento. Mas não foi sempre assim. E através do acolhimento, recebemos as diversas contribuições, tanto dos governos parceiros como da comunidade, como é o caso dos mais de 30 Comunsegs que aqui estamos consolidando, fazendo com que a população tenha uma relação estreita com as autoridades policiais”, complementa o secretário.

O Cel. Maurício Tortato enfatizou que São José dos Pinhais tem sido um município ativo no enfrentamento à criminalidade e vem ganhando atenção especial por parte do Estado. “Prova disto é o envio de 90 novos alunos soldados para o nosso batalhão, que dentro de 30 dias já estarão em condições de fazer o policiamento ostensivo, além do da criação do 6º Comando Regional que será aqui, e o novo batalhão metropolitano Norte e Sul, que vai possibilitar a divisão do trabalho”, anunciou Tortato, reforçando também a integração que vem ocorrendo entre as estruturas do município (Guarda Municipal e Comunsegs), assim como com a Polícia Civil. “Estamos agindo de maneira proativa e integrada. Tanto que nesta quinta-feira, teremos mais uma operação integrada da Polícia Militar e Guarda Municipal”, completa o comandante.

Os presidentes e membros dos Comunsegs tiveram a palavra e puderam fazer perguntas relacionada à segurança pública, tirando dúvidas, dando sugestões e também agradecendo pela atenção do Estado para com os pedidos constantes dos gestores municipais por mais instrumentos e condições de trabalho em benefício da segurança

Jacir Antônio dos Santos Ferreira, presidente do Comunseg do Córrego Fundo, disse que a vinda de mais uma delegacia é uma necessidade. “Melhor seria se não precisássemos, mas além disso a estrutura das delegacias e o atendimento precisam realmente ser melhorados”, afirma.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sílvio Ramos 

Início das atividades do “Outubro Rosa” será realizado no Parque da Fonte


Prestigie as atrações que serão apresentadas no próximo domingo (02), no Parque da Fonte:

13h - Abertura dos portões
14h - Cerimônia de abertura das atividades do “Outubro Rosa” – Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Mama

Atividades Paralelas:

13h às 18h - Praça de Alimentação
13h às 18h - Artesanato
13h às 17h - Orientações sobre: câncer de mama, como realizar e a importância do auto-exame de mama, fatores de risco, solicitações de mamografias pelas enfermeiras e médicas da Saúde da Família, palestras sobre o câncer de mama, agendamento para realização do exame de preventivo na Unidade de Saúde Afonso Pena, informações sobre os alimentos que previne o câncer de mama.
13h às 18h - Brinquedos como: cama elástica, piscina de bolinhas, camarim de pintura e escultura de balões

E mais: Academia ao ar livre e parquinho

*Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Realização: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Coordenação: Secretaria de Governo – Departamento de Apoio Operacional
Organização: Secretaria Saúde

Apoio: Secretarias Municipais, Polícia Militar

Informações:
Departamento de Apoio Operacional – Sec. Governo
3381-6816

Sec. de Saúde
3381-6384

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Renault deve investir R$ 1,5 bi no PR

O presidente mundial da Renault, Carlos Ghosn, assina na próxima quarta-feira, em Curitiba, um protocolo de intenções com o governo do Paraná, prevendo investimentos de cerca de R$ 1,5 bilhão para ampliar o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, além de instalar uma central de engenharia para desenvolver novos modelos e um pátio de internação de produtos.

"Posso garantir que os investimentos são mais ou menos esses", disse hoje o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Segundo ele, o acordo foi fechado no fim de agosto, quando esteve em Paris.

A Renault preferiu não confirmar as bases do protocolo, destacando apenas que Ghosn estará no Paraná, onde também visita uma obra social que tem o apoio da empresa e fala com os trabalhadores da única fábrica que possui no Brasil. "Tivemos certo sigilo esse tempo todo por causa dos procedimentos de rotina na Renault", disse Richa. Segundo ele, a previsão é de geração de cerca de dois mil empregos. "É uma grande conquista para todo o Paraná, visto que há geração de muitos empregos, de riquezas para o nosso Estado", afirmou.

A expectativa é que a produção de carros da Renault, que chegou a 160 mil unidades no ano passado, possa chegar a até 400 mil com os novos investimentos. A pretensão da empresa é de elevar, até 2016, sua participação no mercado nacional de automóveis de 5% para 8%. Na unidade, onde também são fabricados carros da Nissan, trabalham 5,7 mil pessoas.

Fonte: Diário do Grande ABC

Jantar do Turismo dia 30 de setembro


A Câmara Setorial de Turismo da Aciap organiza dia 30 de setembro, no Buffet Imperial, jantar do Dia do Turismo, comemorado nacionalmente em 27 do mês. 

Além da parte gastronômica, ao custo de R$ 35,00, haverá exposição de produtos da área de Turismo Rural, que será o tema do encontro. Show com Banda Garrafão. Apoio Prefeitura de São José dos Pinhais. Informações na Aciap, 3525-0801. 

Fonte: ACIAP

Grupo Folclórico da Colônia Murici é destaque no Festival Nacional de Danças Folclóricas e Urbanas

Os imigrantes chegaram no Brasil no início do século passado. Como parte de processo de adaptação ao novo continente, ao longo dos anos, as novas gerações acabam substituindo os costumes do país de origem pela cultura local. 

No entanto, alguns grupos lutam para manter viva a tradição vivenciada pelos antepassados. É com esse objetivo que aconteceu o 3º Festival Nacional de Danças Folclóricas e Urbanas, na cidade de Criciúma-SC, durante os dias 16 e 17 de setembro.

O festival contou com a participação de grupos folclóricos da Argentina, Portugal e Paraguai, além de outros estados brasileiros: Pará, Ceará, Sergipe, Minas Gerais além dos três estados do sul.

Kauane Fabrícia da Cruz Claro foi eleita a Musa do Folclore 2011.
Kauane Fabrícia da Cruz Claro foi eleita a Musa do Folclore 2011

São José dos Pinhais também marcou presença no evento. O Grupo Folclórico Polonês WAWEL, da Colônia Murici, foi um dos destaques da competição. A são-joseense, Kauane Fabrícia da Cruz Claro, foi eleita a Musa do Folclore 2011.

"Agradeço todo o carinho que recebi, por ter conquistado esse prêmio. Não posso deixar de citar o grupo WAWEL, sem eles nada teria acontecido", afirma Kauane, 17 anos.

As festividades já estão confirmadas para a quarta edição em 2012. Espera-se ainda mais público e representantes de cada vez mais regiões, mantendo o folclore imigrante vivo entre os brasileiros. 

Fonte: GuiaSJP

16ª Semana do Idoso de São José dos Pinhais começa nesta quarta


A Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais está organizando a 16ª Semana do Idoso, que acontece entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. A abertura da Semana será realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, campus São José dos Pinhais, a partir das 14h. Baile, caminhada e o Concurso da “Mais Bela Idosa e do Mais Belo Idoso” serão algumas das atividades oferecidas aos 45 Grupos da Terceira Idade existentes no município.

Confira a programação da 16ª Semana do Idoso:

28/09 – Abertura oficial da 16ª Semana do Idoso
Local: PUCPR – São José dos Pinhais
Horário: 14h

29/09 – Baile da Primavera
Local: Salão da Igreja da Colônia Murici
Horário: 14h

30/09 – Caminhada em comemoração ao Dia Internacional do Idoso
Saída: Praça 8 de Janeiro – Horário: 8h30
Chegada: Ginásio de Esportes Ney Braga

01/10 – Concurso “A Mais Bela Idosa e O Mais Belo Idoso”
Local: Ginásio de Esportes Ney Braga
Horário: 14h

Mais informações: 3381-5995

Fonte: Prefeitura Municipal de São Jose dos Pinhais

Suspeito é preso com pistola e policia encontra mais 4 armas enterradas no quintal

O homem preso seria o responsável por guardar as armas de um grupo criminoso. A polícia conseguiu chegar até ele e apreender cinco armas depois que os moradores da região do bairro Guatupê em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, ligaram e denunciaram. Naquela residência do Jardim Alvorada, havia muita movimentação suspeita e a polícia foi avisada.



Já era quase fim da tarde desta terça-feira (27), quando uma equipe do 17º Batalhão da Polícia Militar patrulhava o bairro e viu o homem em situação suspeita. Ele foi abordado e a denúncia se confirmou: estava armado com uma pistola 9 mm.

“Fomos até a casa dele e depois de um pouco de conversa, confessou onde as outras estavam”, contou o tenente Sato da PM. “Ele tinha enterrado as armas no quintal. Encontramos uma sacola com mais quatro”. De acordo com o policial, eram três revólveres calibre 38 e mais uma pistola 9 mm.

Clínica geral

O homem seria conhecido na região como Emerson, mas se identificou como Marlon. “Ainda não sabemos a identidade verdadeira, mas os populares nos dizem que ele é Emerson, membro de um grupo criminoso”, explicou Sato.

“Trata-se de uma quadrilha que costumamos chamar de ‘clínica geral’. Assalta, trafica, mata”. O policial ressaltou que a ajuda da comunidade foi muito importante neste caso.

O detido foi encaminhado até a delegacia de São José dos Pinhais onde responderá por porte ilegal de arma de fogo. As investigações devem ser empreendidas para se chegar aos demais membros da quadrilha.

Fonte: Banda B
Foto: 17° BPM - PMPR