
Para-atletas, atletas e alunos de canoagem de São José dos Pinhais
Três para-atletas e um atleta de canoagem apoiados pela Prefeitura de São José dos Pinhais embarcaram no último domingo (15) para o Rio de Janeiro, onde participarão de uma seletiva para o Mundial do Canadá no final deste ano. Eles competirão na modalidade canoa V1 (canoa individual, com ou sem leme).
A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, vem investindo nos últimos três anos na equipe de canoagem, de forma a ajudar os atletas e para-atletas no que diz respeito a infraestrutura, transporte, inscrições e afins. “Os resultados deste trabalho têm sido expressivos. Os para-atletas têm alcançado grandes índices e classificações para seletivas nacionais e sulamericanas, além do Campeonato Panamericano”, ressalta Pedro L. Pinheiro, representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que acompanha de perto o desempenho dos atletas. Ao todo, São José dos Pinhais possui hoje 18 atletas paraolímpicos e cinco olímpicos.
Pedro ainda afirma que a Prefeitura está adquirindo equipamentos adequados para o uso continuo dos atletas nos treinamentos e nas disputas que participam, uma vez que os esforços e dedicação destes para-atletas são acompanhados diariamente.

Os para-atletas Zecão e Vander treinando antes das seletivas
Nesta comitiva estão representando São José dos Pinhais os para-atletas José Guimarino, 44 anos, “Zecão” como é conhecido, que começou na paracanoagem em 97 em Belém (PA), foi 18 vezes campeão brasileiro e bicampeão sulamericano; Vander Rogério Pereira de Lima, 29 anos, que em seu primeiro campeonato, com apenas sete meses dedicados à paracanoagem, ficou em 3º lugar e foi vice-campeão brasileiro do ano passado; e Sergio Ferreira, 33 anos, praticante e para-atleta há dois anos, que foi campeão Paranaense e 3º colocado no Campeonato Brasileiro em 2010, conseguiu uma medalha de prata e três ouros na Maratona do Campeonato Brasileiro de 2011, além do bronze no Campeonato Brasileiro de Velocidade 2011.

O para-atleta Sergio Ferreira começou na paracanoagem em 2010
Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o trabalho realizado na canoagem com pessoas com deficiência tem como um dos objetivos permitir que o aluno ou atleta consiga entrar no caiaque, realizar seu treino na água e sair do caiaque de forma independente com a menor ajuda possível de terceiros. Estas ações facilitam o acesso e despertam o gosto de pessoas com deficiência à prática desportiva, afastando também o preconceito da sociedade para com o deficiente.
Existem três categorias funcionais entre os para-atletas para sua classificação, sendo elas “A” onde o para-atleta utiliza os braços, “TA” para quem utiliza tronco e braços, e “LTA” para os para-atletas que movimentam pernas, tronco e braços.
Euvaldo José Nascimento Ramos, o “Pedra”, 33 anos, é o único atleta deste grupo, com onze anos dedicados à canoagem. Ele já participou de dois pré-olímpicos, obteve prata em três Pan-Americanos, foi terceiro melhor do mundo e três vezes campeão sul-americano.
Foto: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário