Publicidade

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jovens dos Territórios de Paz exibem talento artístico em SJP

Jovens do Protejo exibem seu talento artístico no Parque da Fonte 

O palco do Parque da Fonte, em São José dos Pinhais, recebeu neste domingo (22) a ação Jovens de Talento, que trouxe apresentações culturais dos participantes do Protejo, Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade, que atende cerca de 240 jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e é executado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério da Justiça.

Caio Henrique Marconino, de 15 anos, morador do Guatupê, tocou com sua banda, junto com o colega Luã Vidal, 16 anos, morador do Ipê. Caio, que participa do Protejo desde seu início, afirma que já sente grandes mudanças em sua vida. “Aprendi muitas coisas no Protejo. Antes, eu só ficava em casa depois das aulas”, conta. Luã já se inscreveu, mas ainda não teve nenhuma aula. “Já sei que vou gostar das aulas do Protejo e acredito que um ano vai ser pouco”, afirma.

Cleusa Lima, gestora municipal do projeto Mulheres da Paz, que auxiliam a equipe multidisciplinar do Protejo, explica que a ação representa um esforço no sentido de valorizar os talentos das comunidades do Território de Paz. “Queremos proporcionar uma integração entre as regiões do Borda do Campo e Grande Guatupê, através de atividades artísticas e culturais além do fortalecimento da identidade coletiva do Protejo”, explica. Segundo Cleusa, a ação Jovens de Talento visa incentivar e estimular o desenvolvimento de aptidões artísticas.

Dalva, Mulher da Paz e organizadora do teatro contra o bullying

As Mulheres da Paz também auxiliaram os jovens na elaboração das apresentações culturais. Dalva Farias de Souza, Mulher da Paz da Borda do Campo, organizou a apresentação de teatro contra o bullying. “Foi muito bom, pois os jovens se envolveram profundamente. Foram eles, inclusive, que sugeriram o tema, e vejo que o comportamento deles com relação ao bullying já está mudando”, comemora.

Jackson de Oliveira Duarte, de 15 anos, morador da Borda do Campo, já está de olho no futuro com os conhecimentos que adquiriu dentro do Protejo. “Nós já tivemos aulas de várias coisas, entre elas, manutenção de computadores. Eu acho que o programa pode me ajudar a arranjar um emprego muito em breve”, explica. Willian Souza, de 16 anos, também da Borda do Campo, afirma que a relação em casa com os pais melhorou. “Nossos pais ficam tranquilos porque sabem que estamos aprendendo e não estamos na rua”, detalha.

Jackson e Willian estão de olho no futuro com o que aprendem no Protejo

Os jovens do Protejo são selecionados com base no perfil social, econômico e educativo, tendo como principal critério serem moradores das localidades que fazem parte do Território de Paz do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), dentro do Guatupê e Borda do Campo. Eles frequentam diariamente as oficinas formativas (como a de montagem e desmontagem de computadores), esportivas e culturais do projeto que têm duração de um ano. 

Fotos: Silvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário