
Luciane Maria Seco Miguel recebeu o kit após passar por seis consultas médicas e realizar os exames de pré-natal.
A Prefeitura de São José dos Pinhais oferece assistência integral às gestantes e aos recém-nascidos do município através do programa Nascer em São José. Para estimular que as futuras mamães não faltem às consultas e aos exames de pré-natal, elas estão recebendo um kit com roupinhas, edredom e outros itens ao final do processo.
De acordo com o Ministério da Saúde, um pré-natal adequado envolve o diagnóstico precoce e o início do acompanhamento no primeiro trimestre da gestação. A gestante precisa comparecer a um mínimo de seis consultas, realizar exames laboratoriais, ser imunizada com vacina antitetânica e passar por consulta na primeira semana após o parto (denominada puerperal).
O kit gestante é composto por um trocador, um edredom, dois conjuntos de roupas para o bebê e uma toalha com capuz, guardados em uma bolsa. Ele é entregue às mães que tiveram um pré-natal satisfatório no sistema público de saúde municipal.
“O nosso maior objetivo é incentivar o cuidado pré-natal e puerperal (pós-parto), para assim reduzirmos a mortalidade infantil em nosso município”, explica a médica responsável pela Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Moreal.
O esforço da Prefeitura vem obtendo resultados positivos. Segundo dados do DATASUS, do Ministério da Saúde, em dois anos a mortalidade infantil em São José dos Pinhais caiu mais de 18% - em 2008, o número de óbitos de crianças menores de 1 ano a cada 1.000 nascidos vivos era de 14,56; em 2009 foi de 12,92; e em 2010 foi 11,87.
O Programa Nascer em São José foi lançado em 2010 e proporciona segurança às gestantes e recém-nascidos, que já saem do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais com consulta médica e odontológica agendada nas unidades próximas às suas residências. Somente em 2011, mais de 2.500 mulheres foram atendidas pelo programa.
A diarista Luciane Maria Seco Miguel, de 28 anos, está no oitavo mês de gestação. À espera de Sofia, ela fez todo o acompanhamento necessário e recebeu o kit gestante. “Pra mim todo o atendimento foi ótimo e o kit vai ser muito bom também, porque essas coisas são caras”, afirma Luciane. “Tem muitas pessoas que são irresponsáveis e talvez esse kit ajude que elas façam um pouco mais pelos filhos”, complementa. Ela conta que fará uma visita para conhecer o Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais 15 dias antes do parto para conhecer as instalações – ação que também faz parte do Nascer em São José.
Foto: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário