Publicidade

terça-feira, 31 de julho de 2012

Falha em motor obriga avião a fazer pouso de emergência no Afonso Pena

Um avião da Gol, que havia decolado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo,com destino a Buenos Aires, na Argentina, precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta terça-feira (31). Segundo a assessoria de imprensa da Gol, houve “instabilidade em um dos motores” na aeronave. O desembarque dos 148 passageiros que viajavam no avião ocorreu normalmente.

A aeronave - que operava o voo G3-7678 - pousou no Afonso Pena por volta das 9h30. Segundo nota emitida pela Gol, “o pouso e o desembarque ocorreram normalmente e a aeronave irá passar por manutenção”. O avião foi substituído e, por volta de 10h30, decolou com destino a Buenos Aires.

Na nota, a Gol também lamenta o “desconforto” causado aos passageiros, mas afirma que “ações como essa visam garantir a segurança operacional, item prioritário em sua gestão”.

Fonte: Gazeta do Povo

Hackers invadem site da Prefeitura de SJP


O site da Prefeitura de São José dos Pinhais, www.sjp.pr.gov.br, foi invadido por hackers na manhã de ontem para bagunçar as informações institucionais do endereço eletrônico. De acordo com Departamento de Tecnologia, os técnicos conseguiram evitar que o site ficasse bagunçado ou que o banco de dados fosse copiado. Segundo a Prefeitura, a invasão ocorreu apenas na área noticiosa do Portal, e os documentos, como o setor de emissão de nota fiscal eletrônica, está seguro.

"Não houve perda ou vazamento de dados”, assegura o departamento, ‘a autoria do ataque já está sendo investigada, através do rastreamento do IP, endereço único de cada usuário da internet. Também já estão sendo tomadas novas medidas de segurança para evitar ataques futuros’, diz a Assessoria de Imprensa, por meio de nota, acrescentando que a orientação para os servidores públicos e comissionados é a de utilizar senhas pessoais seguras e jamais compartilhá-las.

Portais relacionados ao Poder Público, de governos federal, estadual e municipal, constantemente são atacados e alguns ficam a mercê dos invasores. Mês passado, o site da prefeitura de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, foi invadido e os hackers estamparam por mais de cinco horas fotos da atriz Carolina Dieckmann nua e um texto que criticava a Constituição. 

Fonte: PautaSJP

Palhaços mostram à população que lugar de lixo é na lixeira

Palhaços orientam população para jogar lixo na lixeira

Um grupo de teatro levou palhaços ao terminal central de ônibus de São José dos Pinhais, nesta segunda-feira (30), para reforçar à população que lugar de lixo é na lixeira. É o projeto “O Lixo é Teu”, da Companhia do Intérprete, exibido em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais.

Segundo Edilaine Vieira, secretária municipal do Meio Ambiente, o projeto foi criado por causa da quantidade de lixo jogado no chão, apesar das lixeiras colocadas nos pontos de ônibus, terminais, ruas e outros pontos da cidade. Muitas vezes, e equipe da limpeza pública encontra as lixeiras vazias e muita sujeira em volta do lado de fora. “Então procuramos alternativas para conscientizar a população a deixar esses locais mais limpos. Se não tiver uma lixeira por perto, o ideal é guardar o papel na bolsa ou segurar até o lixo mais próximo”, explica a secretária.

Segundo Elderson Melo, diretor da Companhia do Intérprete, a população recebeu bem os palhaços, que têm o papel de alertar quando vê alguém jogando lixo no chão, criando uma cena ali na hora.

“Nada melhor do que trazer palhaços para interagir com as pessoas e fazer com que elas percebam de forma cômica que jogar lixo no chão acaba prejudicando ela mesma, os outros e o meio ambiente” relata Elderson.

Iure Aparecido Barros, que estava no terminal na manhã desta segunda, recebeu atenção dos palhaços e orientação de como jogar o lixo corretamente. “Os palhaços vieram fazer uma brincadeira comigo, pois eu disse brincando que jogo o lixo no chão e me orientaram sobre como jogar corretamente. Gostei, achei muito bacana essa atitude” conta Iure.

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Futebol: Botafogo (SJP) perde para o Vila Fanny e se complica

O Botafogo de São José dos Pinhais não iniciou bem a 2ªfase do Campeonato de Cinquentinhas da Liga Curitibana de Futebol.

Partidas são disputas em vários bairros de Curitiba. Botafogo manda os jogos em São José dos Pinhais.

No último final de semana, a equipe perdeu para o Vila Fanny pelo placar de 2x0, em Curitiba. Com o resultado, o Botafogo está na sexta colocação do grupo B, os quatro primeiros colocados qualificam-se para a 3ªfase.

Classificação: 

Grupo A
1-Operário Pilarzinho (6 pontos); 2-Flamengo (4); 3-Capão Raso (4); 4-Milan (1); 5-Malharia Cristiane (1); 6-BOTAFOGO (0); 7-Caiuá (0); 8-Triestre (0).

Grupo B
1-Vila Fanny (6); 2-Nova Orleans (6); 3-Vasco da Gama (4); 4- Costeira (4); 5-Zezitos (4); 6-Santíssima Trindade (3); 7-Stª Quitéria (1); 8-Zezitos/Morguenau (0). 

Nesta 2ª fase, as equipes do grupo A enfrentam o grupo B. A próxima rodada está marcada para sábado, 04 de agosto. O Botafogo joga contra o Santíssima Trindade, em Curitiba. 

Fonte:GuiaSJP

SJP recebe 1º Encontro Conselheiros de Cultura Paraná

SJP recebe mais de 40 municípios para 1º Encontro Conselheiros de Cultura do Paraná

Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e São José dos Pinhais, no Paraná, sediaram os encontros estaduais de conselheiros de Cultura da região Sul do Brasil. A edição paranaense ocorreu nesta segunda-feira (30), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, e foi organizada pela representação da Regional Sul do Ministério da Cultura, representado por Margarete Moraes, com o apoio do Projeto de Cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Prefeitura de São José dos Pinhais.

O objetivo do 1º Encontro Conselheiros de Cultura do Paraná foi discutir a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) nos municípios do Estado, a fim de subsidiar a participação e qualificação dos Conselheiros de Cultura. Este encontro já ocorreu para os conselheiros culturais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas respectivas capitais. Para Christian Bundt, secretário de Cultura de São José dos Pinhais, sediar este evento é o reflexo de um trabalho sério e continuo. “Receber este encontro em nossa cidade mostra como estamos no caminho certo em relação às ações e políticas públicas ligadas a cultura” destaca Christian.

Durante o evento os representantes de mais de 40 municípios do Paraná participaram de dois painéis. O primeiro, ministrado pelo diretor da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), Bernardo Machado, abordou o SNC e seus meios de articulação com a sociedade através de conferências, fóruns e conselhos, bem como suas importâncias. “Conselhos são fundamentais para o trabalho com políticas públicas culturais e tomadas de decisões corretas. Os conselhos representam a comunidade” afirmou Machado, que ainda elogiou São José dos Pinhais dizendo que a cidade e a população possuem uma cultura rica, e que nos últimos anos os investimentos na área da cultura têm sido grandes e contínuos.

 Conselheiros e representantes de Conselhos de Cultura trocaram experiências para implantação do SNC

O segundo tema abordado nos painéis foi referente aos conselhos de política cultural e o papel dos conselheiros. A mesa foi composta pelo secretario do Estado da Cultura e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, presidente da Fundação Cultural de Curitiba e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba, Roberta Storelli, e representantes dos conselhos de cultura das cidades de São José dos Pinhais – Lisandro Vieira, Foz do Iguaçu – Joaquim Rodrigues, Campo Mourão – Maria Dolores, Jacarezinho – Adalton Salomão e de Ponta Grossa – Elizabeth Schmidt.

Ao final do 1º Encontro Conselheiros de Cultura Paraná, as autoridades presentes lembraram a cerimônia de posse dos Conselheiros Estaduais de Cultura, na noite desta terça (31), no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

Foto: Sergio Sabino 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Volkswagen em São José dos Pinhais inaugura Caminho da Sustentabilidade para disseminar boas práticas ambientais


Uma forma diferente de conhecer uma fábrica de automóveis: por meio das ações sustentáveis voltadas ao meio ambiente. A unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) acabou de inaugurar o “Caminho da Sustentabilidade”, que oferece aos visitantes a oportunidade de conferir de perto a alta tecnologia da empresa na fabricação de um veículo e as principais ações que resultam em maior eficiência energética e ambiental.

Apresentado durante a visita do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e de membros do Comitê Executivo da empresa, o "Caminho da Sustentabilidade" consiste na visita pelas áreas produtivas (Estamparia, Armação e Montagem Final) e pela área externa (viveiro, estação de tratamento de efluentes e ponto de recarga de água pluvial), para visualizar a qualidade e a inovação dos processos produtivos da Volkswagen, aliadas às melhores práticas de conservação dos recursos naturais.

Os visitantes, em grupos de até 40 pessoas, serão conduzidos por monitores. As visitas serão destinadas a públicos específicos com foco em sustentabilidade. “Os visitantes conhecerão o nosso comprometimento nos detalhes da produção de um veículo Volkswagen de maneira sustentável”, explicou o gerente de Engenharia de Processos e Manufaturas, Marcus Gorisch.

Para receber as visitas, a fábrica ganhou 24 painéis com fotos, informações técnicas sobre as melhorias implementadas em todo o processo e sinalização padronizada, com textos em português e inglês.

"A Volkswagen é reconhecida mundialmente pelas ações voltadas à sustentabilidade, incluindo os veículos BlueMotion, com índices reduzidos de consumo e de emissões, e as iniciativas e soluções em favor do meio ambiente com o conceito "Think Blue.". Como parte desta estratégia, o Caminho evidencia as ações implementadas que resultaram em maior eficiência energética e ambiental e reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade," afirmou o diretor da fábrica de São José dos Pinhais, Volker Germann, referindo-se ao conceito "Think Blue.", apresentado pela primeira vez no Brasil na Rio+20, que incorpora o objetivo da Volkswagen de criar soluções e produtos ambientalmente responsáveis.

Percurso
O ponto de partida do “Caminho da Sustentabilidade” é logo na entrada da fábrica do Paraná, onde está exposto um veículo Fox BlueMotion produzido na unidade e que oferece menor índice de consumo de combustível e de emissões. Os visitantes podem visualizar no primeiro painel um resumo das principais práticas sustentáveis, assim como as áreas onde elas foram implementadas. Durante o percurso, eles têm a oportunidade de conhecer pessoalmente essas ações, identificadas nas áreas com o painel ilustrativo com fotos e dados técnicos.

“Diversas ações são desenvolvidas pela unidade para garantir que os recursos naturais sejam utilizados com eficiência. Além de contribuírem com a nossa Gestão Ambiental, as ações estimulam os nossos colaboradores a aplicarem os conceitos de sustentabilidade nas suas vidas”, destacou Germann.


Nos escritórios e nas áreas produtivas, um dos destaques é o uso da iluminação natural em grande escala, o que contribui para a redução do consumo de energia e para a melhoria do conforto visual e do bem-estar dos colaboradores. A unidade de São José dos Pinhais já nasceu com o conceito de escritórios com base na gestão sustentável, privilegiando a luz natural. Os dois jardins internos, cercados de vidro, propiciam um ambiente de trabalho agradável e remetem ao respeito à natureza. A ampliação do uso de telhas de policarbonato transparentes nas áreas produtivas intensificou a incidência da iluminação natural.

Na Estamparia, que tem capacidade para estampar 9 mil peças metálicas por dia, uma das práticas divulgadas no “Caminho da Sustentabilidade” é o desligamento automático do motor principal da prensa, responsável por estampar as peças, após cinco minutos de parada do equipamento, reduzindo o consumo de energia. Na Montagem, o percurso divulga um dos exemplos de proteção aos recursos hídricos. A água utilizada nos testes de estanqueidade, para assegurar a qualidade da vedação dos veículos, é recirculada após a sua recuperação e filtragem. A fábrica também possui um sistema de captação e utilização de água pluvial.

A madeira das embalagens de peças usadas na linha de produção também tem destino sustentável e é destaque no "Caminho da Sustentabilidade". 100% são reaproveitadas. Uma parte do material volta para a indústria de madeira, que o reutiliza como embalagem ou insumo para construção civil. Outra parte da madeira é transformada em peças de artesanato diferenciadas, móveis e brinquedos ecologicamente corretos, como casa de bonecas, pelas mãos de artesãos do Paraná e de Santa Catarina. Assim, além de trazer benefícios ao meio ambiente, o material reciclado da fábrica gera renda para muitas pessoas.

Prêmio Expressão de Ecologia

Com as ações implementadas para reduzir o consumo de energia, a fábrica de São José dos Pinhais, que produz os modelos Volkswagen Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf, receberá em setembro deste ano o troféu 19º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil certificada pelo Ministério do Meio Ambiente, na categoria "Conservação de Insumos de Produção - Energia". A Volkswagen foi a única empresa do setor automotivo entre os vencedores das 20 categorias e receberá o troféu Onda Verde pela terceira vez.

A empresa também conquistou o prêmio em 2009, com o projeto de reflorestamento visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas em 13 anos de história. Além de preparar cada espécie, ornamental e nativa, como Araucária, Pau Brasil e Ipê Roxo, o viveiro utiliza adubo produzido na unidade, por meio da compostagem de resíduos orgânicos. Em 2002, a fábrica foi a vencedora por usar tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes. [service@maxpressnet.com.br]

Fonte: ParanáShop

Prev São José tem contas aprovadas pelo TC e metas superiores à expectativa


O Prev São José - autarquia de previdência social dos servidores de São José dos Pinhais - teve suas contas relativas ao exercício de 2011 aprovadas neste mês de julho pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A aprovação é relativa aos três Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) geridos pelo Prev São José: Financeiro, Previdenciário e Autarquia.

Segundo o presidente do Prev São José, Milton Talamini Cardoso, a aprovação demonstra a eficiência da autarquia. "Os repasses da Prefeitura são sempre realizados em dia, não existem atrasos", afirma, complementando que esse resultado positivo garante segurança aos compromissos futuros, ou seja, ao pagamento dos servidores. Hoje, o Prev tem em torno de 6,5 mil segurados, entre ativos e inativos.
Cardoso também destaca que a meta atuarial (retorno dos investimentos) a ser cumprida em 2012 já ultrapassa as expectativas iniciais. "O cálculo atuarial projetado no início deste ano era de 11%, mas já estamos com um retorno de 11,42% no primeiro semestre. Isso mostra uma situação equilibrada, sem deficits", conclui.

Prev São José - Criado através da Lei Complementar nº 15/2005, o Prev São José é uma entidade autárquica com personalidade jurídica de direito público interno, detentora de autonomia administrativa, gerencial, orçamentária, financeira e patrimonial. Está vinculada à Secretaria Municipal de Administração e sua estrutura organizacional é composta pelo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. Tem como finalidade gerir o Regime Próprio de Previdência do Município de São José dos Pinhais (RPPS) promovendo a análise e concessão de benefícios previdenciários como aposentadorias aos servidores e pensões a seus dependentes. Também compete ao Prev São José a aprovação e administração da Política de Aplicação e Investimentos dos recursos previdenciários.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Mais dois grevistas são detidos pela PRF

Há uma semana, os caminhoneiros do Paraná aderiram à paralisação organizada pelo MUBC (Movimento União Brasil Caminhoneiro) e realizam piquetes e manifestações nas rodovias estaduais e federais. Em um deles, na BR-277, região de Campo Largo, duas pessoas foram detidas pela PRF-PR (Polícia Rodoviária Federal).


Segundo o chefe da Delegacia Metropolitana, Anthony Nascimento, o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Largo, Josley Natal Basso de Andrade (PSC), e um empresário foram encaminhados à Polícia Federal em Curitiba, onde prestaram depoimento à noite.

“Há uma série de crimes agregados, como desobediência, porque mandamos que a rodovia fosse liberada e eles não cumpriram a ordem, e desrespeito ao direito de ir e vir previsto na Constituição Federal e à ordem judicial que proíbe o fechamento da rodovia. Sem falar no risco à segurança de motoristas e pedestres”, afirma Nascimento.

Ao Metro, Andrade negou e disse que foi “apenas acompanhar um amigo”. “Ele é mecânico e não sei porquê foi detido. Vim acompanhar também como testemunha”, disse.

Situações semelhantes ocorreram em Mandirituba (quatro pessoas), Guarapuava (três pessoas), Palmeira (uma), São José dos Pinhais (cinco), totalizando 15 detidos, segundo a PRF-PR.

Bloqueios

A PRF-PR também registrou bloqueios na BR-277, em Guarapuava, na BR-163, em Pranchita, Barracão, Marmeleiro e Pérola do Oeste; e BR-376, em Apucarana. Passavam apenas veículos de passeio e de emergência, ônibus e caminhões com carga viva ou perecível.

Já a PRE (Polícia Rodoviária Estadual) aponta dezenas de interdições, como na PR-151, em Castro; PR-483, em Francisco Beltrão; PR- 323, em Umuarama; PR- 281, em Dois Vizinhos; PR- 495, PR-467, entre Toledo e Cascavel; e na PR-170, entre Guarapuava e Pinhão.

Hoje, a categoria se reúne em Brasília com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Segundo o líder do MUBC no Paraná, Neori Leobet, a pauta de negociação trata, especialmente, de cartão frete e valor de frete, carga horária e estrutura para garantir segurança ao caminhoneiro.

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos e a Federação dos Caminhoneiros Autônomos participam do encontro. Em nota, elas reforçam que são contra a paralisação. 

Fonte: Band

Primas de doze e trezes anos somem e por telefone uma diz que não vai voltar

A família Freitas, moradora no bairro Ouro Fino, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, vive um drama desde o último domingo (29). As primas Stephany e Indianara, de 12 e 13 anos, fugiram, possivelmente com namorados.

Sônia de Freitas, mãe de Stephany e tia de Indianara, não sabe mais o que fazer. “Elas saíram às 7h de domingo e desde então não apareceram. Algumas pessoas nos falaram que as duas fugiram com dois rapazes, um de 16 e outro de 18 anos. Estou desesperada, não sei mais o que fazer”, disse a mãe emocionada.

Ela relatou que ontem a noite recebeu uma ligação da filha. “A Stephany disse que me ama e que não vai voltar. Não quis contar onde está escondida. Peço, por favor, que ela volte, não vamos brigar”, pediu a mãe.

A família Freitas procurou a Polícia Civil que investiga o caso. Quem tiver informações sobre as adolescentes pode entrar em contato com a família pelo telefone: 3382-1800.

Fonte: Banda B

Metalfranca lança linha de móveis em madeira

Com foco nos hotéis, bares e restaurantes a Metalfranca anuncia o lançamento de sua linha de produtos em madeira. Conhecida pelas mesas e cadeiras em metal, a empresa quer agora conquistar novos mercados. Seguindo as tendências de mercado, os produtos da nova linha podem ser encontrados com acabamento em cores variadas bem como nas cores tradicionais do madeirado. Simultaneamente com o lançamento da linha de madeira, foi ampliada a linha metal, diversificando ainda mais os modelos da coleção.

A empresa possui parque industrial próprio e conta com setores de metalúrgica, estofaria marcenaria e montagem. Trabalha com fornecedores selecionados, sendo responsável por todo o processo de fabricação, que oferece comodidade e garantia do serviço prestado. Com abrangência nacional, o mercado atendido pela Metalfranca engloba a área escolar, de escritórios, hotéis e também bares e restaurantes. Possui em seu portfólio clientes como Curso Acesso, Centro Europeu, Churrascão Colônia, Unicuritiba, Espaço Torres, Hotel La Dolce Vita, Jardins Grill.

Sobre a Metalfranca:
A Metalfranca foi fundada no ano de 1994 em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Instalada em imóvel próprio, conta com setores de metalúrgica, estofaria marcenaria e montagem. Possui grande capacidade produtiva e trabalha com o compromisso de matéria primas de qualidade, proporcionando pontualidade e garantia dos produtos. Consta em seu portfólio clientes como Curso Acesso, Centro Europeu, Churrascão Colônia, Unicuritiba, Espaço Torres, Hotel La Dolce Vita, Jardins Grill. 

Fonte: ParanáShop

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dia do Agricultor - Artigo por João Teixeira


A HISTÓRIA DA AGRICULTURA

“A agricultura e a criação de animais, foram com certeza as mais importantes de todas as invenções humanas até hoje."
(Arnold Toynbee)

Neste dia 28 de julho, quando se comemora o “Dia do Agricultor”, entre as várias reflexões sobre essa magnífica e mais antiga profissão vale a pena relembrar um pouco da história da agricultura. Nesse contexto, o agricultor, o principal responsável pela produção de alimentos para a sobrevivência dos povos, em especial daqueles que moram nas cidades, merece nossa reverência.

Quando grupos humanos deixaram de ser apenas caçadores e coletores de alimentos silvestres e transformaram-se em agricultores e criadores de animais, estava se realizando uma das maiores revoluções na história da existência humana.

Este acontecimento que tem início situado pelos historiadores entre doze e dez mil anos antes de Cristo evidencia o estabelecimento de novas relações entre os seres humanos e o meio natural, e entre os próprios homens, com profundas implicações no futuro da humanidade. Os humanos já não dependiam totalmente do estoque natural de alimentos para garantir sua existência.

Então, munida de conhecimentos adquiridos em sua interação com o meio natural e com outros homens, a humanidade conseguia domesticar diversas espécies de plantas e animais, e fazê-los produzir em quantidade suficiente para garantir sua subsistência. O estabelecimento de novas relações proporcionou condições aos grupos humanos para se fixarem em locais que permitiam a criação de espaços onde se vivia e produzia. O homem começava a se libertar da vida nômade e passava a construir aldeias onde morava, criava animais e lavrava os campos para garantir sua existência.

O camponês do período neolítico que já dispunha de conhecimentos tecnológicos para polir e modelar ferramentas de pedra, fiar, tecer e fabricar utensílios de cerâmica e utilizar a queimada da vegetação como modo de preparar o solo para o plantio, descobriu a necessidade da substituição de áreas usadas por novas áreas, até que o solo cultivado anteriormente recuperasse a sua fertilidade pela recomposição da vegetação. Aprendeu também a reservar parte da produção agrícola para semear na estação chuvosa seguinte e parte do rebanho de animais para garantir o nascimento de novas crias.

Os registros históricos disponíveis indicam que a cultura construída pelos nossos antepassados do período neolítico se caracterizou por grandes conquistas que provocaram muitas transformações na qualidade de vida das pessoas. Superou-se o estágio da caça e coleta de alimentos silvestres, passando-se ao estágio da produção controlada de alimentos. A vida nômade-típica do coletor de alimentos pode ser substituída pela vida sedentária do agricultor e criador de animais. Além dos conhecimentos necessários para domesticação de espécies animais e vegetais para a produção de alimentos, desenvolveram-se tecnologias que permitiram a fabricação de implementos agrícolas, de objetos de uso pessoal e doméstico que tornaram as tarefas diárias menos penosas.

O ser humano ao inventar a agricultura e a criação de animais que, segundo Toynbee, foram com certeza as mais importantes de todas as invenções humanas até hoje, além de criar condições para alterar substancialmente para melhor a qualidade de sua vida, realizou também uma intervenção profunda na estrutura da natureza. Neste ato histórico, a humanidade, ela própria integrante da natureza, a partir de seus próprios interesses e necessidades, substituiu a seleção natural das espécies, até então praticada pela seleção humana. A partir daí, inaugura-se o processo de ameaça à biodiversidade pela via da ação humana. Na criação de pastagens, de rebanhos e de lavouras, espécies vegetais desapareceram para assegurar safras e crescimento dos rebanhos, como garantia à existência humana.

A invenção da agricultura e da criação de animais, através da domesticação de espécies, permitiu à humanidade dar outro passo marcante na história de sua relação com a natureza: a criação da cidade.

As primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia, próximas dos pântanos formados pelas águas dos rios Tigre e Eufrates, na área onde atualmente está situado o Iraque. Elas foram uma consequência da transformação da área pantanosa, rica em matéria orgânica, em terras próprias para o cultivo, mediante a aplicação de técnicas de drenagem e irrigação artificial. A drenagem dos pântanos, pela sua amplitude, consumiu uma grande força de trabalho e deve ter sido realizada num tempo razoavelmente longo por comunidades que também foram edificando núcleos urbanos que se transformaram, com o passar dos anos, em cidades estado. Esta façanha, segundo documentos históricos, foi realizada pelo povo Sumério e durou seis séculos (mais ou menos de 3.l00 a 2.500 a.C.).

Nos dias atuais, a produção agropecuária além de abastecer o mercado interno e gerar recursos para a economia local, estadual e nacional, também reforça a balança comercial nas exportações brasileiras.

Em São José dos Pinhais, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAG, criada no ano de 1993, ganhou instalações adequadas para o atendimento dos agricultores após 19 anos de existência, em abril de 2012.

São José dos Pinhais conta com cerca de 4000 produtores rurais, que na sua grande maioria exploram suas atividades no sistema de economia familiar, é considerado o principal município produtor de hortaliças do Estado do Paraná.

Para apoio aos agricultores o município investe cerca de R$3,5milhões nos diversos programas, tais como Patrulhas de Mecanização Agrícola e de Máquinas Pesadas; Sanidade Animal; Inseminação Artificial; Correção do Solo; Produção de Moranguinho; Hortas Comunitárias; Produção de Orgânicos; Piscicultura; Produção Florestal; Secagem e Armazenamento de Cereais e Fornecimento da Nota do Produtor Rural, entre outros.

Na safra agrícola de 2011/2012, o Secador de Cereais, localizado em Campestre da Faxina, beneficiou 3.530 toneladas de milho, superando o volume beneficiado na safra anterior que foi de 1.100 toneladas.

Visto que o Município é reconhecido como um forte produtor agropecuário, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento vem focando esforços para fortalecer o associativismo, o cooperativismo e a criação de canais de comercialização dos produtos agrícolas. Como referencia o valor bruto da produção agropecuária municipal, segundo dados do Deral/SEAB, da safra 2011/2012 foi de R$224.492.724,78.

Por todo esse conjunto de responsabilidades social, econômica e ambiental, a Secretaria Municipal de Agricultura PARABENIZA OS AGRICULTORES DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.

João Teixeira da Cruz
Secretário Municipal

Projeto SER chega a alunos da Rede Pública

Atendimento em Psicomotricidade Relacional é focado nas crianças da rede municipal de Ensino 

Ao comemorar dois anos em São José dos Pinhais, a Vivência - Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional - lança o Projeto SER - Superação, Expressão, Relação, voltado a alunos da Rede Municipal de Educação. O trabalho visa auxiliar o processo ensino-aprendizagem por meio da Psicomotricidade Relacional. 

A proposta tem cunho social e envolve estudantes do Ensino Fundamental, indicados pelas escolas. “Esse é um trabalho que já desenvolvemos com crianças e adolescentes em São José dos Pinhais. Os resultados vêm sendo significativos. Temos o espaço, os materiais, os profissionais e os resultados, então pensamos, porque não estender isso a famílias que tem seus filhos matriculados em escolas públicas e que, em geral, não tem acesso a esse tipo de trabalho”, conta a psicomotricista relacional, Daniele Moro, uma das coordenadoras do Projeto SER.

Atividade trabalha aspectos sociais, cognitivos e comportamentais

“Afinal, há dificuldades no aprendizado escolar que não são de cunho cognitivo, mas sim de ordem emocional”, diz a especialista. Ela fala que o trabalho visa auxiliar a interação social do aluno, seu relacionamento familiar e seu comportamento, tendo sempre como foco principal o positivo. “Não focamos no problema ou nas dificuldades, mas sim no que a criança sabe fazer.” 

As atividades na Vivência são em grupo; divididos por faixa etária e com, no máximo, dez participantes. As atividades acontecem uma vez na semana, durante uma hora. “A sessão em grupo traz uma riqueza maior para o desenvolvimento dos participantes.” complementa a também coordenadora do Projeto SER, Luci Ane Rosa, pedagoga e psicomotricista relacional. 

“A atividade vem justamente para perceber a criança no grupo, como é sua relação com o outro, sua comunicação, sua aceitação, seus limites, sua autoestima, sua agressividade. Mas sempre considerando as individualidades de cada um”, ressalta Luci Ane.

A profissional lembra ainda que todo o trabalho desenvolvido na Vivência conta com o atendimento periódico aos pais e responsáveis e os acompanhamentos constantes feitos à escola e profissionais que interagem com a criança ou adolescente.

Metodologia está embasada no prazer do brincar

“Os profissionais da Vivência vêm sempre à escola, saber e acompanhar o resultado do trabalho, que tem sido um sucesso. Já percebemos várias melhoras na questão comportamental e relacional dos alunos atendidos. O estudante tem a oportunidade de mostrar seu emocional, extravasar, e assim aprender a interagir e se relacionar”, acredita Solange Foggiatto Amboni, pedagoga da Escola Municipal Pedro Moro Redeschi.

Entenda a Psicomotricidade Relacional
A Psicomotricidade Relacional é uma ferramenta de apoio ao suporte afetivo-emocional. Trata-se de uma metodologia que desenvolve o bem-estar do ser humano, aprimorando os aspectos sociais, cognitivos e comportamentais no que diz respeito à aceitação de limites e frustração; à indisciplina; ao ajuste positivo da agressividade; à superação da timidez, medos e dependências; ao aprimoramento das potencialidades individuais; à elevação da autoestima; à expansão da criatividade, à afetividade e à aprendizagem.

Dentre vários objetivos que podem ser atingidos com a Psicomotricidade Relacional, destacam-se: a melhoria da autoestima e da relação de cuidado consigo, com o outro, com o espaço e com os objetos; o ajuste da utilização do próprio poder e da expressão da agressividade; a aceitação das frustrações; o desenvolvimento da criatividade e a espontaneidade; a melhora na forma de comunicação; o desenvolvimento do potencial individual e do grupo; o desenvolvimento das áreas motora, cognitiva, social e emocional.

Informações sobre o Projeto SER e a Psicomotricidade Relacional acesse www.vivenciarelacional.com.br

Fonte: PautaSJP

Parque Linear do Rio Ressaca toma forma com implantação de ciclovias

Ciclovias ao redor do Rio Ressaca em fase final de implantação

Dois quilômetros e meio de ciclovias já começam a dar forma ao novo Parque Linear do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais. A ciclovia já está quase completa em cerca de 40% da obra, que terá no total mais de 6 km de extensão.

A primeira etapa do Parque Linear, que começa próxima ao Portal de São José dos Pinhais, passando pela Rua Harry Feeken até a Avenida Rui Barbosa já foi concluída e deve ter a ciclovia finalizada no próximo mês.

A ciclovia foi projetada para se conectar a outras ciclovias projetadas na cidade.

Um levantamento da Secretaria de Urbanismo apurou quais as vias mais utilizadas pelos ciclistas em São José dos Pinhais, para a criação de um sistema cicloviário interligado. De acordo com Lorreine Vaccari, diretora de Planejamento Territorial e Urbano, os projetos de parques lineares, como o do Rio Ressaca, e das ciclovias e ciclofaixas, são executados contemplando as ligações do sistema.

“A ciclovia do Parque Linear do Rio Ressaca se ligará ao Parque de São José dos Pinhais, através de trincheira para pedestres e ciclistas, que será executada nas obras do PAC da Copa, ligando também à Rua Joaquim Nabuco. Nas próximas fases, a ciclovia do Ressaca deve encontrar outra ciclovia na Av. Rocha Pombo e passar por outra trincheira, ligando-se à Av. das Américas”, detalha Lorreine.

Trecho de 2,5km já possui ciclovias e iluminação ao longo do Parque Linear

A obra da trincheira da Av. das Torres será viabilizada pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Mobilidade Urbana para a Copa 2014. O projeto foi finalizado em abril, desenvolvido ao longo de um ano de reuniões com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e outros órgãos. No projeto estão previstos paisagismo, reestruturação do entorno, bem como iluminação adequada e segurança.

De acordo com a arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo, Roberta Sens, no mês de setembro a primeira fase do Parque Linear estará finalizada e pronta para ser utilizada pela população. “Ela será concluída, pintada e deve ser realizada a limpeza do parque ainda neste mês”, explica.

Trincheira na Av. das Torres ligará a ciclovia a outras vias da cidade

A obra de revitalização do Rio Ressaca teve início no segundo semestre de 2010. O projeto da Prefeitura compreende os 13 km² da bacia hidrográfica do rio e tem como objetivo controlar os problemas de enchente e poluição e proporcionar moradia digna às 211 famílias que estavam morando em áreas de risco ao longo dos três trechos. Nos locais onde moravam as famílias, a cidade vai ganhar um parque linear urbano, com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação.

A primeira fase das obras compreende a área que vai do Portal de São José dos Pinhais até a Avenida Rui Barbosa, e foi finalizada em fevereiro deste ano, com a presença do ministro de Comunicações Paulo Bernardo. As famílias que moram na região já foram beneficiadas e, mesmo com as fortes chuvas registradas recentemente, não sofrem mais com os transtornos e prejuízos das enchentes.

O orçamento total da obra é de R$ 40 milhões e os recursos são do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do município para as desapropriações (mais R$ 22 milhões, aproximadamente).

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Prefeitura de SJP homenageia avós com tarde recreativa


Mais de mil pessoas participaram de uma tarde recreativa promovida na última sexta-feira (27) pela Prefeitura de São José dos Pinhais, na Colônia Murici, comemorativo ao Dia dos Avós. Bingo e atividades realizadas por profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer marcaram o evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Os avós merecem toda e qualquer homenagem pela sabedoria que possuem e por muitas vezes serem o sustento das famílias. Oferecer atividade que promova a qualidade de vida para esse público é o que podemos fazer como órgão público”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Leone Leal.


Maria Madalena de Oliveira tornou-se avó na sexta-feira (27) mesmo e aproveitou para manifestar sua alegria para todos os amigos. “Acabei de me tornar avó e já estou recebendo homenagens. Estou muito feliz pela chegada do meu primeiro netinho e só posso desejar a ele muita saúde e sucesso”, comenta a integrante do grupo da melhor idade.

Fotos: Vanessa Barazzetti
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Clima olímpico motiva atletas de São José dos Pinhais

Ao ver as conquistas dos brasileiros nas Olimpíadas de Londres, qualquer atleta se sente emocionado e motivado a buscar melhores resultados. Em novembro, São José dos Pinhais será sede da Fase Final dos Jogos da Juventude do Paraná. O evento é disputado por atletas de 12 a 18 anos e reúne cerca de 7 mil pessoas de todas as regiões do estado. Os atletas são-joseenses treinam diariamente com a meta de colocar o município entre os primeiros no quadro de medalhas.

Leandro Salles é uma das esperanças são-joseenses nos Jogos Abertos.

Já em setembro, São José dos Pinhais também busca ótimos resultados nos Jogos Abertos do Paraná (JAP´S), a ser realizado em Maringá-PR. No xadrez, por exemplo, o município vem com a equipe mais forte da história. “Essa é primeira vez que conseguiremos reunir os principais jogadores do município. Todos estão ranqueados na Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e estamos otimistas em um resultado expressivo”, relata o vice-presidente do Clube de Xadrez de São José dos Pinhais, Everaldo Cordeiro Pereira.

Nesse embalo, no último final de semana, o enxadrista Leandro Salles, que representará o município no JAP´S, foi campeão da Semifinal do Campeonato Catarinense Absoluto. O evento foi disputado em São Bento do Sul-SC. Por jogar pelo Paraná, o atleta não poderá participar da final da competição, mas o resultado mostra a força do xadrez de São José dos Pinhais. Na decisão, Leandro venceu o ex-campeão catarinense, Haroldo Cunha dos Santos. Outros campeões de Santa Catarina também jogaram o torneio, destaque para Cesar Umetsubo e Kaiser Mafra.

“Estou muito satisfeito com o meu desempenho e espero continuar melhorando para conquistar ainda mais. A perspectiva para os Jogos Abertos é muito boa, esperamos trazer um grande resultado. Será um prazer incomensurável representar São José dos Pinhais”, afirma Leandro Salles.

Na próxima terça-feira (7), a delegação de enxadristas representa o município na etapa paranaense do Aberto do Brasil, a ser disputada em Maringá-PR. O apoio é da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 

Fonte: GuiaSJP

Obras que beneficiam a mobilidade na RMC

O viaduto estaiado vai acabar com um dos gargalos entre Curitiba e o aeroporto Afonso Pena 

Novas trincheiras, ligações viárias com asfalto novo e vias para bicicletas encurtam distâncias e promovem a mobilidade segura na cidade. As intervenções urbanas no sistema viário de Curitiba facilitam os deslocamentos e já preparam a cidade para Copa de 2014 e de quebra também beneficiam a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), especialmente com São José dos Pinhais. Por causa da Copa de 2014, o acesso para o Aeroporto Afonso Pena, por exemplo, terá dois acessos rápidos com Curitiba.

As obras já em andamento na Avenida das Torres e na Avenida Marechal Floriano Peixoto, visam deixar o tráfego mais rápido, sem alguns dos pontos de parada que formam gargalos no tráfego, especialmente na Avenida das Torres. Ao longo do chamado Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, na Avenida das Torres, um viaduto e duas trincheiras facilitarão as transposições em pontos estratégicos da avenida.

O viaduto estaiado suspenso por 21 cabos de aço passará por cima da avenida no cruzamento com a rua Francisco H. dos Santos. Os cabos, 10 de um lado e 11 no sentido contrário, serão ancorados num pilar de 69 metros de altura. O tabuleiro do viaduto terá 25 metros de largura com quatro faixas de circulação, duas em cada sentido da via. Além das pistas, o viaduto terá ciclovia nas duas laterais para o trânsito seguro de ciclistas e pedestres. 

O novo viaduto vai melhorar a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR-277, beneficiando cerca de 300 mil moradores dos seis bairros. Os investimentos em mobilidade urbana em Curitiba são feitos com com recursos próprios do município e em parceria com o Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento, formando um verdadeiro “PAC de Curitiba”. Além deles esta área será contemplada com as obras que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal (PAC da Copa), com recursos da ordem de R$ 298,6 milhões.

Entre as obras que fazem parte do pacote local de investimentos para a Copa do Mundo 2014, algumas já foram entregues, como as trincheiras da Chile e do Bacacheri/Bairro Alto. Outras estão em andamento, como a Linha Verde Norte, o Anel Viário e a trincheira da Rua Guabirotuba, que formará o binário com a Chile por baixo do corredor Aeroporto-Rodoferroviária.

Marechal — A Avenida Marechal Floriano Peixoto também será alternativa de acesso ao aeroporto Afonso Pena. A Prefeitura investiu na recuperação de 3,5 quilômetros de avenida, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo com asfalto novo, construção de novas calçadas, rede de drenagem, iluminação e ciclofaixas.

Outra obra que deve ser concluída visando a mobilidade para a Copa do Mundo, é a Linha Verde. Além de cortar a Capital como alternativa de tráfego entre o Norte e o sul de Curitiba, também abre a possibilidade de extensão até Fazenda Rio Grande com um trecho de ônibus expresso.

Fonte: Bem Paraná

Adolescente destrói teto de delegacia ao tentar fugir e invade casas vizinhas

Um adolescente de 16 anos tentou fugir da Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, enquanto prestava depoimento e acabou ferido depois de destruir o teto da delegacia na manhã desta segunda-feira (30). De acordo com a Polícia Militar, o apreendido notou uma brecha na sala de depoimento, improvisada como carceragem, e destruiu o teto da delegacia, que fica na rua Joinville. Ele conseguiu fugir pelo telhado e outros quatro adolescentes que estavam na mesma sala não tentaram fuga.

Para impedir que o adolescente fugisse, um PM de plantão sacou a arma e atirou várias vezes para contê-lo, entretanto os tiros não acertaram o adolescente. O menor de idade teve ferimentos no braço, proveniente da fuga e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi chamado para dar os primeiros atendimentos à vítima.

De acordo com a delegada Marcia Marcondes os tiros não foram disparados para acertar o menor de idade. "Os tiros foram disparados como forma de pressão psicológica". Ainda de acordo com ela, o adolescente foi apreendido por roubo neste final de semana e já possui uma vasta lista de passagens pela polícia.

O adolescente chegou a invadir casas de moradores. Houve confusão na frente da delegacia e pessoas que passavam próximo ao local tiveram de correr e se esconder, assustados pelo barulho de arma de fogo. 

Fonte: Banda B

Fifa anuncia quarta locais que poderão abrigar centros de treinamento

A Fifa vai anunciar na semana que vem a relação de locais que poderão abrigar centros de treinamento durante a Copa do Mundo 2014. De acordo com o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, a divulgação oficial será feita na quarta-feira (1.º), no Museu do Futebol, Estádio do Pacaembu, em São Paulo.


“Neste primeiro momento, o COL/Fifa selecionou os locais que se enquadram nos critérios técnicos, levando em conta mais de 100 detalhes nos campos e hotéis. Ninguém está excluído deste processo, mesmo porque haverá outra edição do catálogo”, disse o secretário.

Do Paraná devem constar da lista os Centros de Treinamento do Clube Atlético Paranaense (CT do Caju), Paraná Clube (CT Gralha Azul), Cascavel (Estádio Arnaldo Busato e FAG) e Maringá (Estádio Willie Davis). Conforme explicou o secretário, neste primeiro anúncio não estarão os CTs de Londrina, Paranavaí, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

“São mais de 340 inscritos e os que não forem incluídos nesta primeira versão ainda terão mais duas oportunidades de compor o catálogo, desde que cumpram os requisitos e o processo estabelecido pelo COL/Fifa”, completou Mario Celso Cunha.

Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão de base para as equipes durante o mundial no Brasil. Os locais precisam atender a requisitos como curta distância para aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio e proximidade do local de treinamento com um hotel com 55 quartos exclusivos.

Também são considerados pelo COL/Fifa o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários completos, instalações para atletas, segurança, gramado em condições ideais, tipo de solo, sistema de irrigação e drenagem.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Jovem que “bebia e falava demais” é executado na rua e pai diz que já temia o pior

O jovem Jonas Melo Padilha, 20 anos foi assassinado a tiros por volta das 20h50 deste domingo (29), na rua João de Oliveira Filho, em frente ao bar do João Cipó no Jardim Libanópolis, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. 

O pai do jovem disse que ele falava bastante quando bebia

Dois homens que estavam em um Celta prata são os principais suspeitos do crime. João Barros Padilha, pai de Jonas, conta que o filho ficava bastante falante quando bebia.

“O pessoal já tava bebendo aqui e quando ele bebe, fica meio falante. Acho que até já sabemos quem é o pessoal que fez isso porque na sexta-feira a gente já viu um pessoal atirando aqui”, conta o pai. 

O cabo Ramos, da Policia Militar conta que pouca coisa foi apurada no local. 

“A informação que foi repassada para a equipe é que foi visto um Celta com três elementos saindo do local. Na seqüência uma moto. Tem uma equipe nossa fazendo o patrulhamento no local pra ver se faz a localização dos indivíduos porque a informação é de que eles são da mesma região”, explica Ramos. 

Fonte: Banda B

domingo, 29 de julho de 2012

São José dos Pinhais encerra fóruns e define rumos da Cultura até 2022

Fórum Setorial de Artesanato discutiu propostas para dar à área corpo e a cara do município. 

Os dois últimos de uma série de oito Fóruns Setoriais da Cultura, divididos em quatro finais de semana, foram realizados pela Prefeitura de São José dos Pinhais na tarde deste sábado (28). Os temas abordados foram Manifestações Populares e Artesanato.

O principal objetivo dos fóruns setoriais é envolver artistas, produtores, conselheiros, gestores e outros atores do setor cultural na elaboração das políticas públicas de cultura em São José dos Pinhais. Os participantes dos fóruns expõem suas propostas dentro das oito áreas artístico-culturais (Teatro e Manifestações com Bonecos; Artes Visuais; Música; Dança; Leitura, Livro e Literatura; Patrimônio Cultural, Material e Imaterial; Manifestações Populares; e Artesanato), que irão embasar o Plano Municipal de Cultura. O instrumento irá nortear a área nos próximos 10 anos.

Fórum Setorial de Manifestações Populares.

Para o conselheiro de Manifestações Populares, Geraldo Xisto Gonçalves, mais conhecido como Mestre Kunta, a realização dos fóruns é de suma importância para o desenvolvimento da área de cultura em São José dos Pinhais. “Pela primeira vez a comunidade e os artistas, que são os que realmente estão interessados, estão participando desse processo. Antes essa “mesa de negociação” era restrita ao poder público”, afirma. “Entre as várias propostas que serão apresentadas para a área de manifestações populares está levar a capoeira e a cultura afro e afrobrasileira para as escolas”, conta Mestre Kunta. 

A conselheira de Artesanato, Marcela Silvério, ressalta que uma das finalidades do fórum é envolver as pessoas na elaboração de propostas para a área. “O intuito é que eles pensem e ajudem a formatar uma proposta dentro do artesanato, para que ele tome corpo e a cara de São José dos Pinhais”, afirma. “Seria fácil sentar e elaborar algo na própria Secretaria, mas queremos que os cidadãos tragam as suas necessidades”, destaca Marcela, que também é chefe de divisão na Secretaria Municipal de Cultura.

Desde janeiro deste ano, São José dos Pinhais faz parte do Sistema Nacional de Cultura, e para isso deve cumprir vários pré-requisitos para garantir apoio e investimentos do Governo Federal. Este ano foram realizados o Fórum Municipal e a Conferência Municipal de Cultura, onde foi eleito o novo Conselho de Cultura.

Fotos: Rose Nienkotter
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

sábado, 28 de julho de 2012

Nutrimental está na lista dos maiores devedores de ICMS do Paraná


Fonte: youtube - paranavideo

MVC firma parceria com a Alstom para fornecimento de bicos e corpos de aerogeradores

Inicialmente serão 40 conjuntos para o parque eólico de Rio Grande, no Sul do País.

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, com sede em São José dos Pinhais (PR) , estabeleceu parceria com a Alstom para a produção e fornecimento de conjuntos de spinner (nariz) e nacelle (corpo) de aerogeradores (conversores de energia eólica em energia elétrica) a serem utilizados para compor o parque eólico do município de Rio Grande, RS.

Ao anunciar a parceria, o diretor-geral da MVC, Gilmar Lima, informou que a negócio envolve o fornecimento da solução completa do projeto, ferramentais e produto. O desenvolvimento terá início em agosto e as primeiras peças de um lote de 40 conjuntos ocorrerão a partir de janeiro de 2013. Esclareceu, também, que serão utilizadas duas plantas da MVC para este fornecimento, as unidades de São José dos Pinhais, no Paraná, e a de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Como existe a possibilidade de novos contratos, a fábrica de Camaçari, na Bahia, também poderá ser acionada.

De acordo com Gilmar Lima, a participação da MVC no segmento de energia eólica é resultado de um planejamento estratégico realizado em 1998. Nessa época, a MVC já previa o crescimento do segmento eólico em todo o mundo, do potencial do mercado brasileiro e da utilização de materiais e tecnologias de alto desempenho. “A nossa estratégia, antes de entrarmos neste mercado, foi conhecê-lo e investir em pesquisa e desenvolvimento de materiais e processos que pudessem agregar valor e diferencial para os fabricantes de aerogeradores. Neste momento, tivemos apoios importantes, como os do FINEP, com recursos, e da Polê de Plasturgie (Centro de tecnologia francês), em novos processos e materiais.”

Os componentes serão fabricados pelo processo de infusão, apropriado para peças de grandes dimensões – cada bico possui 4,2 m de altura - e com alto teor – acima de 50% - de fibra de vidro. Algumas peças, também em compósitos, serão fabricadas pelo processo de RTM baixa pressão. A tecnologia utilizada pela MVC permite a obtenção de peças mais leves e com alto padrão de superfície, durabilidade e desempenho.

A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Camaçari (BA), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG).

Fonte: Portal Fator Brasil