Publicidade

sexta-feira, 29 de março de 2013

Vereador Leandro da Nifer visita superintendente da INFRAERO



Nesta semana o vereador Leandro da Nifer, visitou o superintendente da INFRAERO Antonio Pallu. Foram abordados diversos temas na reunião como as obras que estão sendo realizadas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, a segurança operacional do aeroporto, como andam os processos de desapropriação de áreas (Suíça, Quissisana e Costeirinha) para a construção da nova pista e a desmistificação de alguns mitos a respeito da logística operacional do Aeroporto.



O superintendente da INFRAERO Antonio Pallu ainda destacou que o Aeroporto é uma integração do movimento urbano e que favorece no desenvolvimento econômico da cidade e mais do que nunca, hoje o aeroporto fornece acessibilidade para diversas classes sociais, que antigamente não tinham o costume de utilizar o veículo aéreo como transporte.


O vereador Leandro da Nifer colocou o seu gabinete a disposição ao superintendente da INFRAERO Antonio Pallu para apoiá-lo no que for possível, inclusive ajudando-o a realizar audiências publicas para melhor informar a população sobre o andamento das obras e sobre o processo de desapropriação da área de moradores que será atingida com as novas obras.

Fonte: Blog Vereador Leandro da Nifer

Troféu Destaques do Ano homenageia personalidades de SJP

Amanda Luciano Lugli – Miss Teen Sea World

 Está confirmado para o próximo dia 18 de abril de 2013, a entrega do Troféu Destaques do Ano do Nosso Jornal. O evento que é realizado anualmente na Casa da Amizade (Rotary Club) de SJP, homenageia personalidades políticas, empresas e formadores de opinião de nossa cidade e foi criado para valorizar o trabalho de são-joseenses em diferentes segmentos da sociedade. Na noite de confraternização acontece um jantar servido aos homenageados e seus convidados, totalizando em média 450 pessoas que estarão prestigiando e enaltecendo o trabalho desempenhado pelos homenageados.

O troféu confeccionado pela professora e artista plástica Katia Velo, foi desenvolvido especialmente para o evento e contará com a participação da artista que estará fazendo parte da mesa de honra que fará entrega da premiação. Além de Katia Velo, a mesa de honra será composta pelo jornalista e blogueiro Alberto Nogueira (Blog do Bronca), Moninha Piovezan (blog Os Olhos do Povo), Edson Thomás e Dirceu Queres (radialistas da FM 98,3) e colunista Molyne Semes (Nosso Jornal).

Veja a relação de presenças confirmadas para a noite de entrega do Troféu Destaques do Ano:Vereadores
Prof. Assis
Lucia Stoco
Prof. Abelino
Leandro da Nifer
Edson Celli
Dr. Ido Lunelli
Bira do Banco
Nina Singer
Gilberto Melo
Prof. Marcelo

Empresas
Emagrecentro
Revista Folk
GK Revisão de Contratos
Pereira Ass. Imobiliária
Apimentada Sexy
Adesam Academia de Artes Marciais
Jornal Registra
All For Kids
Armazem Pub
Correio de Notícias
Ótica Visolux
Evinha Britto Foto & Vídeo
RFS Design Gráfico

Personalidades
Paulo Silva – Escritor
Amanda Luciano Lugli – Miss Teen Sea World
Ivani Silva – Artista Plástica
Fabielle Moreira - Jornalista

Fonte: Jornal Nosso Jornal

Homem é praticamente degolado em São José dos Pinhais

A delegacia de São José dos Pinhais tem mais dois crimes para investigar. Por volta das 21h de quinta-feira, o corpo de um homem, de aproximadamente 25 anos, sem documentos de identificação foi encontrado na Estrada da Saracura, na localidade rural de Campo Largo da Roseira.

Ele foi morto a facadas, e uma delas acertou o pescoço, que o deixou praticamente degolado. Ele trajava calça jeans e uma jaqueta do Clube Atlético Paranaense. O homem tinha tatuado no antebraço esquerdo ‘Claudia Mãe, e no direito, duas armas de fogo.

Algumas horas mais tarde, os moradores do Jardim Alvorada ouviram vários disparos e alguns minutos depois ficaram sabendo que o jovem Tiago Luiz de Lima, 20, havia sido assassinado. O crime aconteceu cerca de 100 metros da casa onde ele morava, na Rua Sol Nascente.

Segundo a perícia do Instituto de Criminalística, ele foi ferido com três tiros, um deles na mão, que de acordo com a polícia, indica que tentou se defender do assassino. os dois casos já estão sendo investigados.

Fonte: Paraná Online

quinta-feira, 28 de março de 2013

Bandidos explodem caixa eletrônico dentro de empresa

Um grupo armado rendeu o vigilante da empresa Providência, na BR-376, em São José dos Pinhais, na madrugada desta quinta-feira (28). Os criminosos portavam escopetas e espingardas calibre 12 no momento da abordagem.

Eles roubaram a arma do segurança e foram até o caixa eletrônico dentro da empresa. O grupo explodiu equipamento e roubou o dinheiro, de acordo com informações da Polícia Militar.

Os bandidos fugiram em uma Renault Duster preta, conforme as informações repassadas no local pelos funcionários da empresa que presenciaram a ação. No início da manhã de quinta-feira, uma Renault Duster verde foi encontrada abandonada. A cor pode ter sido confundida pelos vigilantes pelo crime ter acontecido durante a madrugada, segundo a Polícia Militar.

Fonte: Paraná Online

Atende ao chamado da morte

Rapaz levou tiros no pescoço, peito e abdômen.

Rosnei de Almeida Rocha, 24 anos, foi assassinado com três tiros por volta das 15h desta quinta-feira (28), em frente da sua casa localizada na Rua Monte Sião, no bairro Barro Preto, em São José dos Pinhais.

Segundo testemunhas, um homem claro, magro e de cabelo curto chegou de moto até a casa de Rosnei e o chamou pelo nome. Ao sair de casa para atender o chamado, o motoqueiro atirou no peito, pescoço e abdômen da vítima e fugiu em seguida. O assassino estava sem capacete.

A vítima estava em casa com a namorada quando foi morto e, segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, o rapaz morto já tinha sido preso por furto.

Fonte: Paraná Online

quarta-feira, 27 de março de 2013

Jantar Oficial Comemorativo aos 89 anos do CAP reuniu mais de 600 atleticanos


Mais de 600 atleticanos estiveram presentes no Jantar Oficial Comemorativo aos 89 anos do Clube Atlético Paranaense, realizado na noite desta terça-feira (26), no Castelo Di Firenze, no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais. O evento foi organizado pela Embaixada CAPGIGANTE de São José dos Pinhais, com apoio do CAP.



O jantar contou com a presença dos jogadores Paulo Baier, Marcelo, Cleberson e Renan Rocha, do ex-jogador Nilson Borges e do massagista Bolinha, que tiraram fotos e deram autógrafos à torcida. Os presentes também assistiram três vídeos especiais. O primeiro contou a história do Atlético Paranaense. Logo após, o trabalho da Embaixada de São José dos Pinhais foi apresentado e um vídeo sobre a Arena dos Paranaenses, sede da Copa do Mundo de 2014, concluiu os vídeos, sendo muito aplaudido pelos presentes.



Após a cerimônia inicial, o presidente do Conselho Administrativo do CAP, Mario Celso Petraglia, recebeu uma homenagem da Embaixada de São José dos Pinhais e, junto com o embaixador Rogério Bassa, entoou o hino do Clube Atlético Paranaense, acompanhado por mais de 600 torcedores.

A festa ainda contou com um desfile da linha casual da Umbro feita para os torcedores rubro-negros, um simulador virtual de corridas da pilota Kattlyn Magno, que também apresentou o seu carro aos atleticanos, e o humorista Vitor Magnífico encerrou as festividades de 89 anos do maior clube do Estado do Paraná.

Fonte: Clube Atlético Paranaense

Começou a 21ª Feira do Peixe Vivo de São José dos Pinhais


A feira acontece todos os anos nos dois dias que antecedem a Sexta Feira Santa.
Quem passar pela Rua Veríssimo Marques, em frente ao estacionamento da Câmara Municipal dos Vereadores, nesta quarta e nesta quinta feira pode aproveitar para comprar peixes fresquinhos e de baixo custo. Acontece ali a 21ª Feira do Peixe Vivo de São José dos Pinhais.

Tilápia, Carpa Capim e Bagre Jundiá são algumas das espécies que poderão ser encontradas na Feira. Estes peixes são resultado dos programas de incentivo da Prefeitura Municipal aos pequenos produtores. Todo ano os piscicultores de São José dos Pinhais recebem subsídio da Prefeitura para a aquisição de alevinos e contam com o auxílio técnico dos profissionais da Secretaria de Agricultura e da EMATER nas suas criações.

“O que acontece aqui, na tradicional Feira do Peixe Vivo da nossa cidade, é mais do que apenas o comércio dos peixes. Durante os dois dias que a Feira é realizada nós temos a oportunidade de integrar todos os cidadãos são-joseenses. Nos próximos anos a Prefeitura vai fortalecer e tornar cada vez mais atraente esse evento para toda população” disse o vice-prefeito Toninho da Farmácia.

Com a Feira, a Prefeitura Municipal pretende incentivar o consumo de peixe também nas demais épocas do ano. Apesar da produção viável, o consumo do pescado no Brasil ainda é abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, 12kg. Segundo dados do Ministério da Pesca, o brasileiro come em média 9kg de peixe por ano por habitante.

O consumidor Fernando Tortato, explica porque escolheu a Feira para comprar os peixes que serão consumidos pela sua família na sexta. “Eu acho muito importante valorizar essas ações locais, com produtos da região, comprando aqui nós temos certeza que o peixe é realmente fresco além é claro do preço mais barato do que é praticado, essa época, nos mercados e nas peixarias”.

Além da qualidade dos peixes, os preços praticados na Feira do Peixe Vivo são inferiores aos encontrados no mercado. Em média o quilo do pescado terá o custo de R$ 9,50 com a limpeza também sendo praticada no local á um custo de R$ 1,50. A Secretaria Municipal de Agricultura estima que este ano devem ser comercializadas cerca de 10 toneladas de peixes.

A feira esta localizada na Praça do Verbo Divino, ao lado da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. As atividades têm inicio às 9 horas da manhã e permanecem durante todo o dia. Além da comercialização de peixes vivos, filés de Tilápia fresco e congelado também estão sendo vendidos na feira.

Fonte: Prefeiura Municipal de São José dos Pinhais 

Coritiba e River Plate saem vitoriosos no primeiro dia do Torneio de Futsal em SJP



Na noite de terça (26), São José dos Pinhais recebeu os dois primeiros jogos do Torneio Internacional de Futsal, no Ginásio Ney Braga. A abertura oficial contou com a presença do prefeito em exercício Toninho da Farmácia e também do Secretario de Esporte e Lazer Thiago Buhrer, além da vereadora Mari Temperasso.

A equipe de São José dos Pinhais empatou em 4 X 4 com o Coritiba, no entanto, perdeu por 3 X 0 na decisão por pênaltis. O River Plate da Argentina venceu por 9 X 2 os compatriotas do Club Estrella de Boeda.

A equipe de São José dos Pinhais conta com 16 jogadores, 14 deles moram no município. O Secretário de Esporte e Lazer Thiago Buhrer acredita na importância de revelar pratas da casa e incentivar o esporte no município. “São José dos Pinhais tem muitos bons atletas, e torneios como esse vão atrair muitos jovens talentosos para as nossas categorias de base, além de serem mais uma opção de lazer no município”.

Na quinta à noite (27), acontecem dois duelos internacionais. Os times brasileiros vão se cruzar com os times argentinos. O primeiro jogo acontece às 19h45 e o segundo às 21h.

Na sexta-feira (28), será o último dia do torneio. Os jogos serão às 19h45 e 21h, no Ginásio Ney Braga. A entrada é um 1kg de alimento não perecível.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Obras preparam aeroporto na Região de Curitiba para Copa do Mundo

As obras da reforma do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que pertencem ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, seguem em andamento. O investimento gira em torno de R$ 290 milhões. O aeroporto deve ser a principal entrada dos turistas na Copa do Mundo de 2014, que terá a capital paranaense como uma das cidades-sede.

A restauração da pista de pouso e decolagem já foi concluída – o asfalto foi recapeado e groovings, uma espécie de ranhuras, foram instalados para facilitar o escoamento da água da chuva. A ampliação do pátio das aeronaves também já está adiantada. A capacidade atual será quase que dobrada com as obras, que criaram nove novas posições de estacionamento para aviões. Dessas, oito terão pontes ligando o terminal de passageiros às aeronaves.

O próximo passo das obras é a ampliação do terminal de passageiros, com data prevista de conclusão – pelo menos da primeira etapa – em maio de 2014, um mês antes da Copa. A ampliação do terminal irá criar 32 balcões de check-in e as oito pontes que irão ligar o terminal de passageiros às aeronaves. Atualmente existem 30 balcãos de check-in, segundo a Infraero.

A ampliação do estacionamento para veículos do aeroporto foi concluída no mês de março de 2012, porém essa obra não pertencia ao PAC da Copa - ela foi feita com recursos próprios da Infraero.

Fonte: G1 PR

Secretaria de Habitação e de Assistência Social realizam ação Regularização Fundiária no município



A Secretaria Municipal de Habitação e a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de São José dos Pinhais realizaram nesta quarta-feira (27) a 1ª ação de regularização do município desse ano. O processo de Regularização Fundiária de Área Pública foi feito no loteamento Moradias Holtmann, localizado no bairro Rio Pequeno, e visitou 200 casas.

A ação visa possibilitar a titularidade dos imóveis às famílias que hoje ocupam a área e que estejam no perfil do programa habitacional de interesse social. Foram realizados cadastros, identificando os moradores e os lotes.

As famílias residentes na área serão agendadas, para atendimento na sede da Secretaria Municipal de Habitação, para prestarem e receberem maiores informações com relação a essa ação de cidadania, pois a Regularização Fundiária tem por objetivo legalizar a posse dos moradores da área.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Programa Caminhada Orientada completa 11 anos

 

Nesta quarta-feira (27) a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São José dos Pinhais comemorou o 11º aniversário da Caminhada Orientada. O evento contou com a presença de autoridades e participantes do projeto.

A Caminhada Orientada tem como principal objetivo o incentivo a prática de atividades físicas – fundamentais para boa a saúde, e também a socialização dos participantes. Os exercícios são acompanhados de profissionais especializados em educação física. São exercícios controlados, organizados e lúdicos – pois são jogos também fazem parte do programa. Sempre que possível, uma equipe de saúde verifica a pressão arterial, glicemia e colesterol dos participantes.

“É uma alegria ver que a população participa desse projeto que não é apenas um momento de socialização, mas que também melhora a qualidade de vida. Emociona ver que a melhor idade continua animada e disposta. Isso é contagiante”, declarou o prefeito em exercício, Toninho da Famárcia.

“Todos estão convidados a participar da Caminhada Orientada. As atividades acontecem também nos núcleos do São Marcos, Contenda, Colônia Rio Grande e Santos Dumont. Todos podem participar, independente da idade” informou o Secretario de Esporte e Lazer, Thiago Buhrer.

“Sinto-me bastante gratificado, porque a Secretária de Esportes e Lazer permitiu a nós do Rotary Club Afonso Pena a oportunidade de criarmos uma parceria que pudesse atrair pessoas para cuidar da saúde de forma orientada, e a começar a prática de atividades físicas de uma forma organizada”, declarou um dos idealizadores do projeto, o médico cardiologista José Luiz Carneiro Leão.

No Ginásio Ney Braga, as atividades da Caminhada Orientada – que são gratuitas - acontecem diariamente às 07hrs30min, 18hrs e 19hrs. Mais informações no telefone 3381-5933.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

SEMUTRAM informa bloqueio de via



O Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais, da Secretaria de Transporte e Trânsito, alerta condutores e pedestres sobre bloqueio de via que acontece nesta sexta-feira (29).

A interdição total de vias acontece entre 19 e 21 horas e será realizado nas ruas Almirante Alexandrino, Tavares de Lyra, Adão Kobosk e Leopoldo Précoma.

A divulgação da informação está de acordo com o artigo 95, da Lei Nº. 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

SJP está entre as cidades que receberão subsídio na tarifa de ônibus a R$ 2,70

Ônibus do Terminal São José dos Pinhais fazem parte da Rede Integrada de Transportes (RIT), do governo do Estado, que atende a Região Metropolitana

Os deputados estaduais aprovaram, ontem (26), o projeto de lei que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o óleo diesel utilizado no transporte coletivo. A medida, encaminhada pelo governador Beto Richa, gera apoio financeiro e beneficia municípios com mais de 150 mil habitantes, como São José dos Pinhais, onde a tarifa subiu, recentemente, de R$ 2,50 para R$ 2,70 com o cartão integrado.

O valor sem o cartão, que funciona nas duas empresas de ônibus, é de R$ 2,90. A tarifa do Ligeirinho é a mesma da Capital, R$ 2,85. Outras cidades incluídas na proposta são Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Colombo.

Antigamente, existia um repasse direto do governo do Paraná para a Rede Integrada de Transportes (RIT) que abrange a Região Metropolitana, e a Capital, que é gerida pela URBS. Após as eleições de outubro, começaram os desentendimentos entre o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) e o governador Beto Richa (PSDB), sobre o tema, e o subsídio foi encerrado no começo do ano.

Segundo o governo do Estado, serão beneficiadas direta ou indiretamente cerca de seis milhões de pessoas, o que corresponde a 60% da população do Paraná. “É a primeira vez na história do Paraná, um governo propõe apoio aos municípios para reduzir o impacto do diesel no preço das tarifas”, disse o governador.

Ainda de acordo com o governo, a arrecadação de ICMS diminuirá perto de R$ 30 milhões anuais em razão da desoneração, segundo estimativa da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O Estado deverá compensar a perda de arrecadação em função das altas no preço dos derivados de petróleo já autorizadas pela Petrobras, que somam 10,7% no caso do óleo diesel.

Números passageiros São José dos PinhaisDados da Prefeitura de agosto de 2012 mostram que o município possui diariamente quase 100 mil passageiros.

Auto Viação São José - linhas urbanas
42.945 passageiros pagantes/dia
2.961/dia – isentos
Total 45.906 passageiros

Sanjotur – linhas urbana e rural
Total 15.000/dia

Linhas Metropolitanas
Auto Viação São José
27.533 passageiros pagantes/dia
1.358/dia isentos
Total 28.891

Ligeirinho (RIT)
Aproximadamente 3 mil/dia

Linha Perimetral Colombo-São Jose (interliga do Terminal Afonso Pena)
Aproximadamente 3.500/dia útil

Total aproximado: 96.297 usuários/dia

Relação passageiros de SJP x são-joseenses para Curitiba/Colombo
São José dos Pinhais: 60.906 passageiros dia
Curitiba/Colombo: 35.391 passageiros dia

Fonte: PautaSJP

DEMUTRAN realiza blitz educativa para orientação de motofretistas


Orientações são referentes à resolução do Conselho Nacional de Trânsito relacionadas ao transporte de cargas feito por motocicletas



O Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais (DEMUTRAN) em cumprimento a Resolução 356/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) iniciou uma série de ações com o objetivo de informar a categoria de motofretistas sobre a necessidade e a importância da regulamentação dos itens especificados nesta resolução.

Segundo a resolução do CONTRAN, os veículos do tipo motocicleta quando autorizados a realizar a prática de transporte remunerado de cargas (motofrete) deverão ser registrados no Órgão Executivo de Trânsito do Estado, atendendo as seguintes exigências: possuir dispositivo de proteção para pernas e motor em caso de tombamento do veículo, possuir dispositivo aparador de linha fixado no guidon, possuir dispositivo de carga de fixação permanente ou removível (baú, grelha, alforjes, bolsas ou caixas laterais) com capacidade máxima de carga indicada, além de faixas refletivas que devem constar no dispositivo de carga e nos amortecedores da moto. Quando regulamentada a motocicleta recebe uma placa diferenciada que informa que o veículo encontra-se na categoria de aluguel.



Motofretista é aquele que ou presta serviço ou faz algum tipo de entrega de carga com a moto, como por exemplo água, gás e até mesmo documentos, cartões de crédito, etc. Porém, para praticar tais atividades também esta prevista nessa resolução algumas regulamentações. É necessário ter no mínimo 21 anos, possuir habilitação categoria “A” por pelo menos dois anos, ser aprovado em curso especializado e regulamentado pelo CONTRAN e praticar a atividade vestindo colete de segurança e capacete contendo adesivos refletivos.

“Como se trata de uma Lei Federal, regulamentada pelo município, a Secretaria de Transporte e Trânsito é responsável pela aplicabilidade dela. Por isso estamos fazendo estas ações educativas direcionadas aos motofretistas, orientando eles a irem até a secretaria e regularizarem suas motos, tanto aqueles que trabalham como autônomos quanto os que são funcionários de alguma empresa. Os motofretistas precisam tomar ciência de que existe uma Lei e é necessário se adaptar a ela”, disse o diretor do Departamento de Transporte de São José dos Pinhais, Douglas de Melo.

O motofretista Tarso Celso Caparin foi um dos primeiros a se adequar a regulamentação no município, para ele esta iniciativa é fundamental. “Essa regulamentação é muito importante. Ela vai definir quem quer trabalhar na moto e quem sabe pilotar e não faz besteira no trânsito. Porque quem está trabalhando o dia inteiro em cima de uma moto toma cuidado, não vai se matar, diferente de quem pega a moto de vez em quando só para fazer um bico”.

Fonte: Prefeitura Municipal de São josé dos Pinhais

1º. Círculo de Conversas com artistas visuais sãojoseesnses

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através de sua Secretaria de Cultura realizará no dia 27 de março, às 19h, o 1º. Círculo de Conversas com Artistas Visuais Sãojoseenses. O encontro acontecerá no Teatro do Sesi (Rua XV de Novembro, 1800 – Centro – SJP) e contará com a presença de toda a equipe responsável pela área de Artes Visuais e o Secretário de Cultura, Amarildo Rosa.


A nova equipe da área de Artes Visuais da Secretaria de Cultura é formada por Ricardo Roberto Machniewicz, Sonia Silva de Oliveira e Maria Aparecida Malaquias Paul, além da equipe de apoio.
A equipe apresentará os planos de ação para a atual gestão (2013-2016). O Chefe de Divisão de Artes Plásticas e Literatura, Roberto Machniewicz , destaca “O objetivo deste Círculo é fazer um cadastro virtual, além de definir metas para valorizar os artistas locais através de novas propostas”. O Secretário, Amarildo Rosa, finaliza enfatizando o convite: “Nosso objetivo é atender nossos artistas, para isto, precisamos conhecê-los melhor.”

Evento: 1º. CÍRCULO DE CONVERSAS COM ARTISTAS VISUAIS SÃOJOSEENSES

Data: 27 de março de 2013 (quarta-feira)

Horário: Das 19h às 20h30h

Local: Teatro do Sesi

End.: Rua XV de Novembro, 1800 Centro – São José dos Pinhais, PR

Informações: (41) 3381-5909

Entrada Gratuita

Fonte: GuiaSJP

terça-feira, 26 de março de 2013

Equipe são-joseense é vice campeã da Taça Paraná


A equipe de basquetebol feminina sub 17 conquistou no último fim de semana o vice-campeonato da Taça Paraná, campeonato disputado em Foz do Iguaçu. Também participaram da competição as equipes de Londrina, Toledo, Goioerê, Clube El Coati (Argentina) e Foz do Iguaçu.

A equipe são-joseense venceu o Londrina (45 X 37), Toledo (72 X 33) e o Clube El Coati (43 X 33), perdeu para o time da casa por 62 X 72 e venceu a última partida contra o Goioerê por 51 X 32. Além do vice-campeonato, a atleta Estefani Maria Demori Marcondes foi eleita pelos técnicos e árbitros o destaque da Competição.

A equipe de São José dos Pinhais é composta pelas atletas Estefani Marcondes, Maria Julia Ananias, Camila de Paula, Natalia Borges, Andressa Del Santo, Abia Dantas, Mariana Saar, Karulini de Souza, Vitoria Ligia, Marina Sabatke, Fernanda Miranda e Aline Gomes. A comissão técnica é composta pelo técnico Adilson Carlos Novak Junior e Doalcei Domingues – assistente técnico.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Começa nesta quarta a 21ª Feira do Peixe Vivo

Além de encontrar peixes frescos com preços bem abaixo do mercado o consumidor pode escolher entre levá-lo vivo ou já limpo para casa

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove nesta quarta (27) e quinta feira (28) a 21ª Feira do Peixe Vivo de São José dos Pinhais.

Tradicional na cidade, a Feira do Peixe Vivo acontece todos os anos, durante a Semana Santa, e tem como objetivo principal, além de gerar renda aos piscicultores locais que participam de programas da secretaria, integrar a população da cidade.

Tilápia, Carpa Capim e Bagre Jundiá são algumas das espécies que poderão ser encontradas na feira. Estes peixes são resultado dos programas de incentivo da Prefeitura Municipal aos pequenos produtores. Todo ano os piscicultores de São José dos Pinhais recebem subsídio da Prefeitura para a aquisição de alevinos e contam com o auxílio técnico dos profissionais da Secretaria de Agricultura e da EMATER nas suas criações.

Durante a Feira, a Prefeitura oferece toda estrutura física e suporte para que a realização da feira. Para participar os produtores devem oferecer para venda no mínimo 300 quilos de peixe e ficarem responsáveis pela pesca e transporte do pescado.

Além da qualidade do peixe fresquinho, os preços praticados na Feira do Peixe Vivo são abaixo dos encontrados no mercado. Em média o quilo do pescado terá o custo de R$ 9,50, com a limpeza também sendo praticada no local a um custo de R$ 1,50. A Secretaria Municipal de Agricultura estima que este ano devam ser comercializadas cerca de 10 toneladas de peixes.

A feira será localizada na Praça do Verbo Divino, ao lado da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. As atividades têm inicio às 9 horas da manhã e permanecem durante todo o dia. Além da comercialização de peixes vivos, filés de Tilápia fresco e congelado serão vendidos na feira.

Uma praça de alimentação, com barraquinhas que fazem parte da Feira Livre de São José, também será instalada no local.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Sociedade são-joseense pede solução definitiva para a Delegacia Central

Reunião na sede da Aciap, na última sexta (22), debateu providências e agenda com autoridades

Há mais de 20 anos, a Delegacia Central de São José dos Pinhais, na Rua Norberto de Brito, convive com a comunidade em clima de briga de vizinhos. O motivo é que a demanda dos serviços da Polícia Civil cresceu muito e não há mais espaço para atendimento à população. O trânsito para que carros saiam em diligências atrapalha as ocorrências e a maior queixa dos moradores é o medo. Por causa da superlotação na carceragem, já ocorreram várias fugas, acompanhadas de disparos de arma de fogo pelos policiais. Entidades de classe, como a Subseção São José dos Pinhais da OAB-PR, Associação Comercial (Aciap) e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), pedem uma solução definitiva, incluindo a saída da carceragem e de todo o complexo.

Em outubro de 2011, o delegado-geral adjunto da Divisão Metropolitana da Capital da Polícia Civil, Alfredo Dib Junior, comunicou que para 2012 o departamento tinha agendada a construção em São José dos Pinhais, em local ainda a ser escolhido, de um prédio padrão 3. 

“O padrão 3 é o mais completo dos três padrões que o Estado está destinando aos municípios, sendo o de maior capacidade operacional, com várias salas, incluindo instalações em que as vítimas não encontram os detidos”, disse o delegado Alfredo Dib, na época.

Ano passado, o atendimento da delegacia foi ampliado para a casa ao lado, mas os problemas de superlotação e fugas de detidos continuaram. Outras queixas são as calçadas cheias de veículos recuperados. Os caminhões guincho, incluindo da Polícia Militar, deixam os veículos em cima do acesso de pedestres por várias semanas, até que proprietários ou as empresas seguradoras retirem o que foi recuperado.

“Os problemas só aumentaram. Antigamente, o pedido principal era o encerramento da carceragem, mas com o tempo a população também foi se queixando dos carros em cima das calçadas. Nós tivemos uma reunião, recentemente, com a secretária de Estado da Justiça, Maria Tereza Gomes, que se prontificou a tratar com a Prefeitura sobre uma permuta de terreno. Uma das ideias é que a Prefeitura fique com a área do Estado onde se encontra a delegacia em troca de um terreno para a construção da carceragem, próxima do Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais, no bairro Guatupê”, conta Paulo Mendez, presidente do Conseg São José dos Pinhais.

“Nós falamos para a secretária, que em 2005, a Polícia Civil chamou representantes da sociedade para a apresentação das reformas da delegacia e que a carceragem seria apenas um local para deter poucas pessoas. Este pequeno espaço muitas vezes chegou a abrigar mais de 100 detidos”, lembra o vice-presidente da Subseção São José dos Pinhais da OAB-PR, Jaiderson Rivarola. A Subseção acompanhou diversos casos de rebeliões que aconteceram na delegacia.

O vice-presidente da Aciap, Luiz Cesar Schilipake, diz que a associação pode ajudar na negociação entre Estado e Prefeitura. "Pedimos para que empresas façam uma avaliação, por alto, do valor do terreno da delegacia de forma que esta troca de áreas tenha uma referência de mercado", aponta Cesar Schilipake.

A próxima ação é a conclusão de lista com milhares de assinaturas pedindo a saída da delegacia. A relação será apresentada para a Prefeitura, Câmara Municipal e a Secretária de Estado da Justiça. O PautaSJP.com fará nas próximas semanas outras matérias sobre a reivindicação.

Fonte: PautaSJP

Secretaria da Saúde inicia programa de prevenção à Gripe

Com a chegada do outono a Secretaria de Saúde prepara os profissionais para trabalharem com campanha de prevenção à Influenza

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Pinhais, através do Departamento de Vigilância em Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica, iniciou em março capacitação sobre a prevenção do vírus Influenza. As palestras aconteceram nos dias 21, 22 e 25 deste mês e foram ministradas para os técnicos e funcionários da área de saúde.

No próximo dia 15 de abril a Secretaria de Saúde inicia a vacinação para combater o vírus da Influenza - a campanha acontece até o dia 26 de abril. A prioridade para vacinação será para crianças de 0 meses a 2 anos, gestantes, e mães de recém-nascidos até 45 dias após o parto (pois assim o recém-nascido ganha mais anticorpos através a amamentação) idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas com atestado médico e cuja a doença esteja listada pelo Ministério da Saúde.

Dia 20 de Abril será o dia de mobilização nacional da vacinação, com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Influenza ou gripe é uma infecção viral respiratória, e frequentemente é confundida com outras viroses respiratórias. Se não forem devidamente tratadas, podem agravar para uma pneumonia.

Sintomas

O quadro clínico da influenza sazonal tem início abrupto, com febre alta (38ºC), tosse seca, dor de garganta, mialgia, dor de cabeça e prostração.

A transmissão mais comum é direta (pessoa a pessoa), por meio de pequenas gotículas expelidas pelo indivíduo infectado pelo vírus, a pessoas suscetíveis, ao espirrar, ao falar e ao tossir.

Prevenção

Medidas preventivas podem evitar a contaminação do vírus influenza:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
Não compartilhar copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
Não usar medicamentos sem orientação médica;
Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável;
Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambiente fechados;
Ao índice de sintomas, procurar o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Mais informações com a Divisão de Vigilância Epidemiológica pelos telefones 3381-6379/ 3381-6360.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Rio de Janeiro vence Campeonato Brasileiro de Voleibol Juvenil Feminino em SJP


No sábado (23), o Ginásio Ney Braga foi palco da final da final entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. O time carioca venceu por 3 sets a zero e levou o principal torneio da categoria. O Campeonato Brasileiro de Voleibol Juvenil Feminino é disputado por jovens nascidas de 1995 em diante.

O torneio da Divisão de Elite (1o divisão) foi disputado por 12 seleções de diferentes Estados do Brasil. A seleção do Paraná ficou em 6o lugar e as seleções de Tocantins e do Distrito Federal foram rebaixadas. No total, foram disputados 33 jogos entre os dias 18 e 23 de março, no Ginásio Ney Braga.

Segundo o Secretário de Esporte de São José dos Pinhais, Thiago Buhrer, o evento é reflexo da filosofia de trabalho do Prefeito Luiz Carlos Setim em prol da promoção do esporte e de competições de nível estadual e nacional. “O torneio foi um sucesso e ficamos lisonjeados em sediá-lo. Nossa expectativa é que São José dos Pinhais receba mais eventos dessa grandeza. Além de ser mais um incentivo ao esporte para a população, é um grande prestígio para a cidade”, disse o secretário.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Secretaria de Cultura vai promover reunião com artistas visuais de São José dos Pinhais


No dia 27 de março, acontece o 1º Círculo de Conversas com Artistas Visuais São-joseenses. O encontro contará com a presença do Secretário de Cultura Amarildo Rosa e a sua equipe, que esperam receber artistas são-joseenses ligados às Artes Visuais para juntos discutir a cena local.

O responsável pela equipe de Artes Visuais, Roberto Machievsz apresentará os planos de ações para 2013. “O objetivo deste Círculo é reconhecer, recadastrar e definir metas para valorizar os artistas locais através de novas propostas”.

O Secretário Amarildo Rosa afirmou está animado com o encontro e afirmou que a gestão Setim vai valorizar os artistas locais. “Nosso objetivo é atender cada vez melhor os nossos artistas, para isto, é necessário conhecer e dialogar com eles”.

O encontro será realizado no Teatro do SESI, na Rua XV de Novembro, esquina com Avenida Rui Barbosa, no Centro – no dia 27 de março (quarta-feira), às 19 horas. Mais informações 3381-5901.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

sábado, 23 de março de 2013

Governador entrega viaturas e anuncia investimentos em saúde

Governador Beto Richa acompanhado pelo secertário Chefe de Gabinete, Deonilson Roldo, secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, vice-prefeito de São José dos Pinhais, Antonio Benedito Fenelon, comandante geral da Policia Militar, Cel. Roberson Bondaruk, comandante do 17º BPM, Ten. Cel. Edson Hartmann de Oliveira, deputados, Leopoldo Meyer, Francisco Buhrer e Alexandre Curi e demais autoridades, participa do mutirão da cidadânia e entrega 32 viaturas para o 17 batalhão da PM e para a Delegacia da Mulher e do Adolescente.São José dos Pinhais, 23/03/2013Foto: Ricardo Almeida / ANPr

O governador Beto Richa entregou neste sábado (23) 31 viaturas para o 17.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná e uma viatura para Delegacia da Mulher e do Adolescente e outra para a Delegacia de Divisão Metropolitana, de São José dos Pinhais. Os novos veículos para a Polícia Militar serão encaminhados para os municípios de Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Tijucas do Sul e São José dos Pinhais.

A entrega das viaturas e os anúncios foram realizados durante o Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação 2013, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O programa, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal, garante o acesso da população aos serviços gratuitos. Em dois anos, o Mutirão já contabilizou mais de 750 mil atendimentos em todo o Estado.

Governador Beto Richa acompanhado pelo secertário Chefe de Gabinete, Deonilson Roldo, secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, vice-prefeito de São José dos Pinhais, Antonio Benedito Fenelon, comandante geral da Policia Militar, Cel. Roberson Bondaruk, comandante do 17º BPM, Ten. Cel. Edson Hartmann de Oliveira, deputados, Leopoldo Meyer, Francisco Buhrer e Alexandre Curi e demais autoridades, participa do mutirão da cidadânia e entrega 32 viaturas para o 17 batalhão da PM e para a Delegacia da Mulher e do Adolescente.São José dos Pinhais, 23/03/2013Foto: Ricardo Almeida / ANPr

“Realizamos investimentos vigorosos na área da segurança pública, as viaturas reforçam as ações de segurança nos municípios e traz mais tranquilidade para as famílias do Paraná”, afirmou o governador. As viaturas fazem parte do pacote de 1.470 veículos que o governo estadual adquiriu.

O secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, disse que as viaturas vão reforçar o trabalho das polícias na região metropolitana com mais agilidade e segurança. 

Governador Beto Richa acompanhado pelo secertário Chefe de Gabinete, Deonilson Roldo, secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, vice-prefeito de São José dos Pinhais, Antonio Benedito Fenelon, comandante geral da Policia Militar, Cel. Roberson Bondaruk, comandante do 17º BPM, Ten. Cel. Edson Hartmann de Oliveira, deputados, Leopoldo Meyer, Francisco Buhrer e Alexandre Curi e demais autoridades, participa do mutirão da cidadânia e entrega 32 viaturas para o 17 batalhão da PM e para a Delegacia da Mulher e do Adolescente.São José dos Pinhais, 23/03/2013Foto: Ricardo Almeida / ANPr

Richa também anunciou investimentos na área da saúde para a população de São José dos Pinhais, como a construção da unidade de saúde Cidade Jardim (R$ 700 mil) e a ampliação da unidade de saúde Borda do Campo (R$ 400 mil). O governador ainda garantiu a construção de duas unidades de saúde rurais (R$ 300 mil cada) e uma ambulância para atendimento do Siate (R$ 200 mil). “O governo volta a ser parceiro das prefeituras anunciando sistematicamente melhorias para todas as regiões”, destacou.

PARANÁ EM AÇÃO 

Nesta edição, o Mutirão da Cidadania atendeu nos dias 22 e 23 a comunidade do bairro Borda do Campo, que abriga 45 mil habitantes, em sua maioria de baixa renda.

“O Paraná em Ação atende as comunidades mais carentes do Estado, oferecendo serviços gratuitos em diversas áreas. Uma forma concreta de aproximar o poder público das pessoas que mais precisam dele, encorajando o exercício da cidadania”, disse Richa.

Durante os dois dias, a população acessou uma série de serviços gratuitos, como a emissão de documentos (carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho), atendimento na área de saúde, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, inscrições nos programas sociais do Governo do Estado e ainda, a participação em oficinas, recreação, palestras e orientações.

“São mais de 45 serviços básicos e 36 parceiros disponíveis gratuitamente para a toda comunidade”, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreirer.

A Defensoria Pública do Paraná também está à disposição do público para atendimento, e a Fomento Paraná está presente com a Fomento Móvel, onde um agente de crédito da Agência do Trabalhador poderá dar todas as informações sobre as linhas de microcrédito.

Participaram do evento o secretário-chefe de Gabinete, Deonilson Roldo; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk; o diretor do Detran, Marcos Traad; os deputado federal Leopoldo Meyer; os deputados estaduais Alexandre Curi e Francisco Buher.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Enfermeira de penitenciária é encontrada amarrada

Uma técnica de enfermagem que trabalha em uma das unidades do Complexo Penal de Piraquara foi encontrada com as mãos amarradas por volta das 11h45 desta sexta-feira em um milharal na altura do número 117 da rua Rosa Moura Machado, bairro Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Paraná.

De acordo com a própria vítima, dois indivíduos a abordaram e levaram seu veículo, deixando-a em um terreno na região. Ela foi levada pelos policiais à residência em que mora e o carro ainda não foi encontrado.

O crime acontece na mesma semana em que dois agentes penitenciários foram mortos na capital paranaense. A respeito do sequestro-relâmpago que ocorreu nesta sexta-feira, a Polícia Civil prefere não dar informações sobre as investigações.

Fonte: Vc repórter Terra

sexta-feira, 22 de março de 2013

Toninho da Farmácia assume como prefeito interino


Entre os dias 23 e 31 de março a Prefeitura de São José dos Pinhais será comandada pelo vice-prefeito Toninho da Farmácia, que assumiu interinamente o cargo de prefeito em transmissão oficial realizada na tarde desta sexta-feira (22).

Durante a assinatura do termo, o prefeito Luiz Carlos Setim, que estará fora do município nos próximos dias, ressaltou a confiança que deposita em Toninho da Farmácia. “Tenho a tranqüilidade de poder me ausentar e saber que São José dos Pinhais estará em ótimas mãos, já que o Toninho em outra gestão também já exerceu o cargo de prefeito com muita competência”.

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Sylvio Monteiro, que junto com o vereador Dr. Ido representou o Poder Legislativo. Também estiveram presentes o deputado federal Leopoldo Meyer, e secretários municipais.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

1° Plantão de Adoção Responsável Salva Bicho em São José dos Pinhais


Acontece neste sábado (23) o Plantão de Adoção Salva Bicho. O Plantão acontece na chácara onde os cães ficam hospedados e visam abrir espaço para quem não pôde ir até a 1ª Feira de Adoção, que aconteceu no último dia 16.

Os interessados em adotar um cãozinho devem ir até o Pet Hotel Bem Estar Animal, na Rua Domingo Benvenutto Moletta, que fica a 5 quilômetros da BR 376. em São José dos Pinhais. Lá estarão disponíveis diversos cães para adoção responsável. O abrigo também conta com o apoio da comunidade, que pode ajudar fazendo doações de ração, medicamentos e quantias em dinheiro, que são utilizadas para o pagamento das despesas com atendimento médico.

O movimento de salvamento dos cães é integrado por cinco voluntárias que realizam o resgate dos animais abandonados, dão tratamento de saúde e alimentação, para depois entregar para a adoção responsável. Segundo a pedagoga Fabiane Rosa, uma das voluntárias e fundadora do grupo, este trabalho teve início depois que elas identificaram da necessidade de montar um grupo independente que trabalhasse de forma organizada como protetoras destes animais. Durante o tempo em que elas estão atuando, o Salva Bicho já resgatou e garantiu um novo lar para mais de 100 cães abandonados.

Serviço:
1ª Plantão de Adoção Salva Bicho 2013
Rua Domingo Benvenutto Moletta, a 5 quilômetros da BR 376 – São José dos Pinhais
Dia 23 de março – sábado, das 13h às 16h.
Diversos cães para adoção responsável.
Contato: Fabiane Rosa – 41 – 9108 8395 e 41 – 9156 3109.

Fonte: Jornal do Povo Paraná

São José dos Pinhais recebe 1º Paraná em Ação de 2013

O bairro da Borda do Campo foi escolhido para receber os dois dias do programa que faz parte do Mutirão da Cidadania

O governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, em parceria com outras secretarias do Estado e a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, deram inicio nesta sexta feira (22) ao programa Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação 2013. O evento acontece na Administração Regional da Borda do Campo.

Este ano a cidade de São José dos Pinhais foi escolhida para receber o primeiro Mutirão, que é feito em todo o Paraná. A população da Borda do Campo terá acesso, neste fim de semana, a diversos serviços gratuitos promovidos pelo governo do estado, pela Prefeitura de São José dos Pinhais e por diversos parceiros.

O prefeito Setim participou da abertura do mutirão e falou sobre a importância desta parceria com o Governo do Estado e os benefícios que estas ações trazem para a comunidade. “Nós estamos honrados por sermos a primeira cidade do Estado a receber o mutirão Paraná em Ação este ano. Os serviços que estão sendo oferecidos aqui são essenciais para a população e trazê-los até os bairros é muito importante. As pessoas às vezes deixam de fazer algum documento porque este tipo de serviço só é realizado no centro da cidade. Ações como o mutirão aproximam a população do poder público”.

Todas as secretarias da Prefeitura de São José dos Pinhais participaram de alguma forma do Paraná em Ação, oferecendo informações ou serviços à comunidade. “Eu trouxe minha filha aqui hoje para participar das brincadeiras e das outras atividades e acabei aproveitando também para mostrar para ela a importância da alimentação correta e da escovação bucal bem feita”, contou a moradora do bairro Maria Fernanda de Souza.

O mutirão reúne voluntários, servidores de diversas secretarias, entidades e instituições de diferentes setores para ofertar à população uma série de serviços durante os dois dias do evento, nas áreas jurídica, de educação, saúde, trabalho, cultura, agricultura, esporte e lazer. A Prefeitura de São José dos Pinhais esta oferecendo serviços como emissão de documentos, carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, atendimento na área de saúde, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, inscrições nos programas sociais do Governo do Estado e ainda oficinas, recreação, palestras e orientações. A Defensoria Pública do Paraná também ficará à disposição durante o final de semana.

Serviço: 

Paraná em Ação.

Data: 22 e 23 (sexta-feira e sábado).

Horário: 9 às 17h.

Local: Administração Regional da Borda do Campo, 5800 - Estrada da Roseira São José dos Pinhais Paraná.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

SJP recebe profissionais e produtores rurais de diversos estados em encontro técnico


O 5º Encontro Técnico para Horticultores e Profissionais ligados ao cultivo de Hortaliças – TecHort teve início na última quarta-feira (20) e terminou nesta sexta-feira (22). Realizado pela empresa Tecseed com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o evento recebeu mais de mil pessoas de diversos estados.

O encontro tem a proposta de reunir produtores, estudantes, técnicos, agrônomos, empresas de processamento, atacadistas e demais pessoas ligadas ao segmento de hortifruti, a fim de discutir propostas e soluções para a produção da área, uma vez que a mesma está em franco crescimento e modernização, é o que afirma Ney Volpato da Tecseed.

Volpato ainda afirmou que a parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais é de grande importância ao público alvo do TecHort, principalmente para o município e seus produtores. “São José dos Pinhais é hoje o maior produtor de hortaliças do estado, ou seja, é o local perfeito para o evento. A parceria com a prefeitura trás mais credibilidade e força ao TecHort, esses fatores beneficiam muito os produtores locais”, completou o empresário.

Nesta 5ª edição o público de mais de 1.200 pessoas veio de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, sendo sua maioria do Paraná, e cumpriram um circuito de duas horas, dividido em setores em que o visitante pode ver e ouvir sobre dicas de manejo, orientação para melhor desempenho do material, dicas de comercialização, melhoria de produção e alternativas para buscar respostas que em muitos casos não são encontradas no dia a dia da produção e comercialização de hortifrutis, entre outros assuntos. 

Dentre os participantes do 5º TecHort, a organização aponta mais de 40 técnicos da Emater que focaram no manejo do solo e suas técnicas, além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim, reafirmou a importância da realização desse evento em São José dos Pinhais, “tanto o município, quanto principalmente os produtores de hortaliças da cidade, ganham muito com a experiência adquirida neste evento, o dia de campo proporciona aos visitantes novas técnicas que, por exemplo, permitem ao produtor produzir mais em menos espaço, otimizando assim os ganhos”, afirmou Daniella.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Feira de Páscoa: Ônibus da Economia Solidária está com venda de produtos de Páscoa até dia 27

Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária promove Feira da Economia Solidária na Praça 8 de janeiro incentivando artesanato local

A Secretaria do Trabalho da Prefeitura Municipal de São José realiza entre os dias 22 e 27 a Feira de Páscoa da Economia Solidária, na Praça 8 de Janeiro, no Centro da cidade. A feira é realizada dentro de um ônibus adaptado para exposição dos produtos, e nestes dias funcionará das 9h até as 17h.

Formada por 11 grupos de artesanatos são-joseenses, a Feira da Economia Solidária tem como principal objetivo juntar o trabalho desses grupos artesanais, e expô-los ao público. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária apóia esse projeto que é um incentivo ao artesanato local.

São diversos produtos na feira: chocolate, lembranças para páscoa, decoração, utensílios para cozinha, bolsas. E com preço acessível a qualquer bolso. Pirulitos de chocolate a partir de R$ 1, e demais produtos que variam até R$ 50.

Essa é a segunda feira promovida neste mês. A primeira aconteceu no Parque São José, e o objetivo é que Feira da Economia solidária aconteça todos os finais de semana, na Praça 8 de Janeiro. O dinheiro arrecadado pelas vendas dos produtos é destinado aos próprios grupos de artesanatos, gerando assim, mais produtos e mais trabalho.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Leandro da Nifer quer atualização da Lei Orgânica Municipal


 
 
O vereador Leandro da Nifer discursou em tribuna, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (21), para solicitar a revisão e atualização da lei orgânica municipal. Essa é uma espécie de constituição municipal, que rege as normas no âmbito da cidade de acordo com suas especificidades. A de São José dos Pinhais foi promulgada em 1989.

De acordo com Leandro, a lei orgânica está defasada em relação a assuntos importantes atualmente, como meio ambiente, segurança pública e saúde. “Precisamos inserir mais dispositivos legais que, respeitando as legislações federal e estadual, ofereçam mais autonomia ao poder municipal, criando normas mais específicas de obrigações perante os serviços públicos”, disse.

Em relação à saúde, o vereador acredita que há necessidade de políticas prioritárias na aplicação dos recursos públicos. “Isso passa pela legislação mais direcionada a esse sentido, ampliando a transparência das ações e melhoria nos serviços prestados à população”. Leandro também comentou a respeito da segurança pública. Segundo ele, a atualização da lei orgânica permitirá mais parcerias com os governos estadual e federal no sentido de incentivar a Guarda Municipal que, ultimamente, tem exercido poder de polícia.

Leandro finalizou seu discurso pedindo o apoio dos demais vereadores. “O legislativo tem o dever de realçar sua atuação, proporcionando ao município soluções legais aos problemas apresentados. Por isso, destaco a necessidade urgente de alteração e ampliação da lei orgânica para atingirmos os objetivos da gestão”, afirmou.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

quinta-feira, 21 de março de 2013

Setim participa de inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário

Grupo Boticário investiu R$ 37 milhões em empreendimento de mais de 8 mil metros quadrados construídos em São José dos Pinhais

O Prefeito Luiz Carlos Setim participou na manhã desta quinta-feira (21) da inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, que controla as unidades de negócio O Boticário, Eudora, “quem disse, berenice?” The Beauty Box e Skingen.

O evento reuniu representantes de empresas fornecedoras de todo Brasil, a diretoria do grupo e contou com a presença do secretário estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do MERCOSUL, Ricardo Barros, que representou o governador Beto Richa na solenidade.

O fundador de O Boticário, e hoje presidente do conselho de administração do Grupo Boticário, Miguel Krigsner, lembrou os 36 anos de existência da empresa e os três anos da consolidação do grupo. “Começamos com uma loja em Curitiba e depois outra no Aeroporto Afonso Pena, e foi aqui em São José dos Pinhais que conseguimos nos consolidar no Brasil, quando foram aparecendo os interessados na franquia”. Krigsner também explicou que o Centro de Pesquisa é um dos maiores do Brasil. “O Brasil é capaz de gerar, inovar, com o centro de pesquisa vamos conseguir desenvolver produtos cada vez melhores”.

O presidente do Grupo Boticário Artur Grynbaun também destacou os investimentos em São José dos Pinhais. “Não deixa a desejar para nenhum centro de pesquisas no mundo. Este é mais um passo para o futuro”.

Presente para a cidade

O prefeito Setim lembrou que nesta semana foi comemorado o aniversário de 323 anos de São José dos Pinhais e a inauguração do Centro de Pesquisa do Grupo Boticário é mais um dos acontecimentos marcantes. “Atravessamos um semana significativa para São José dos Pinhais, com a ampliação da fábrica da Renault, com a realização de um campeonato nacional de voleibol no município e agora com a inauguração deste centro, que representa o desenvolvimento de tecnologia de ponta no município. O Boticário já faz parte da nossa história”.

Centro de Pesquisa

1. Fachada Crédito. Gisele Koprowski  (1).jpg

Com mais de 8 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento construído em São José dos Pinhais recebeu investimento de R$ 37 milhões e vai comportar uma equipe inicial de 230 pessoas. Esta equipe é dedicada exclusivamente ao trabalho de inovação em produtos.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Prefeitura recebe doação de kits de Páscoa

Os kits doados por alunos de um colégio particular de São José dos Pinhais serão distribuídos às crianças de CMEIs do município

A Secretária de Educação Neide Setim, representando a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais recebeu na manhã desta quinta feira (21) uma doação de kits de Páscoa feita pelos alunos do Centro Educacional Top Gun.

A diretora administrativa do Centro Educacional, Patrícia Gamba, representou o Colégio na entrega dos kits. “Foi uma doação de mais de 2 mil kits de Páscoa, arrecadados pelosalunos do Top Gun durante duas semanas. Essa ação fazia parte de uma campanha do Centro Educacional para fazer a Páscoa de uma outra criança mais feliz”, explicou.

“Eu gostaria de agradecer, em nome das nossas crianças, os alunos do Colégio Top Gun por esta iniciativa. Também quero parabenizar os educadores por trabalharem tão cedo com as crianças estes valores de civilidade e solidariedade”, afirmou a Secretária Neide Setim.

Os kits, que contêm doces e chocolates, serão distribuídos pela Prefeitura na próxima semana, para os alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de diversos bairros de São José dos Pinhais.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais