Publicidade

sábado, 28 de setembro de 2013

II Feira Acadêmica e Profissional


II Feira Acadêmica e Profissional da Faculdade da Indústria São José dos Pinhais, acontece de 1 a 4 de outubro. Serão dias intensos de palestras, oficinas minicursos e debates.

Nossa praça de alimentação conta com restaurantes reconhecidos como a Boutique da Carne e Zapata Mexican Bar.

Você é nosso convidado! Compareça!

Confira a programação: 



Fonte: Faculdade da Indústria São José dos Pinhais

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atiradores invadem casa, matam dois homens e poupam esposa de um deles

Um deles tinha envolvimento com drogas há 7 anos.

Dois homens foram assassinados a tiros dentro de uma casa na rua José Zen Neto, no Jardim Araguari em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O crime aconteceu no início da noite desta quinta-feira (26) quando a casa foi invadida por uma dupla armada, que sem dizer nada, atirou contra as vítimas. Uma mulher, esposa de um dos mortos, estava dentro da casa, mas foi poupada pelos atiradores. Os autores ainda não foram identificados pela polícia.

O crime aconteceu por volta das 18h30 e as vítimas foram identificadas como Anderson Luiz Tarlan Munhoz, 25 anos, e Claudiomir Campos de Oliveira, 34 anos. A mãe de Anderson entrou em desespero ao saber da morte do filho. “Fale pra esse piá levantar que eu preciso falar com ele”, disse a mãe, em um momento de inconsciência. Consolando a mãe, o irmão da vítima dizia: “Sete anos mãe, sete anos nessa vida”.

Anderson já esteve preso por roubo e a família confirmou que ele estava envolvido com as drogas há sete anos. O sargento Lopes, do 17° Batalhão da Polícia Militar, contou o que havia levantado sobre o crime. “Sabemos que dois ou até três homens entraram nessa residência sem avisar, nem bater e executaram os dois. Uma mulher foi poupada que estava dentro da casa. Está sendo difícil porque a família está bem inconformada. Sabemos também que ele tinha envolvimento com drogas”, explicou.

A mulher, única testemunha do crime, está muito abalada e em estado de choque. Ela seria conduzida à Delegacia de São José dos Pinhais, que passa a investigar o caso, para ser ouvida sobre o homicídio.

Fonte: Banda B

Palestra apresentou cenário atual e a importância da Eficiência na Gestão Tributária

Patrick dos Santos é executivo do Banco Fiscal do Brasil

A Venturi Silva Advogados & Consultores organizou na manhã da última quinta (26), no Cinemark do Shopping São José, a palestra Eficiência na Gestão Tributária, direcionada a empresários e profissionais que atuam na área Contábil. A explanação foi feita pelo executivo da empresa Banco Fiscal, Patrick dos Santos. 

Muitas empresas buscam se adaptar às novidades quanto ao pagamento de impostos. Do outro lado, os governos estão sempre publicando normatizações e regulamentações em todos os níveis de fabricação e comercialização de produtos e serviços. Segundo Patrick dos Santos, se não ocorrerem investimentos regulares que tragam eficiência na administração dos tributos o trabalho para enfrentar o chamado “leão” será desproporcional.

“O Sistema Tributário Brasileiro é extremamente complexo e a Classificação Fiscal de Mercadorias está entre as principais dificuldades do dia a dia das empresas. Cabe ao próprio fabricante, importador ou exportador, efetuar a respectiva classificação de suas mercadorias, uma tarefa árdua e complexa, pois na maioria das vezes a dúvida não é resolvida com uma simples consulta à legislação. Equívocos nessa classificação podem trazer sérios problemas ao contribuinte, desde uma penalidade em razão do incorreto enquadramento na classificação fiscal (1% sobre o seu valor), até casos de recolhimento a menor de impostos e contribuições, em que a multa, em regra, corresponde a 75% do tributo omitido”, apontou o consultor.

Antes da palestra, o advogado Adelino Venturi Junior agradeceu a participação dos convidados. “Tenho certeza que sairemos deste evento com informações muito valiosas para empregarmos em nossos negócios e trabalhos em geral”, destacou Adelino Venturi Junior, acompanhado do presidente da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (Aciap), Adriano Derinievicz. 

“A classe empresarial deve se unir e trocar informações quanto as demandas e formatos de pagamentos de tributos. Esta relação favorece inclusive a avaliação do retorno social que o Poder Público deve nos conceder”, disse Adriano Derinievicz. 

Novas palestras e rodadas de negócios
Os encontros da Venturi Silva Advogados & Consultores se consolidaram nos últimos anos como eventos bem prestigiados pelos palestrantes e participantes. “Estes cafés da manhã, além da capacitação, geram a integração entre profissionais de diversas áreas”, enfatiza Adelino Venturi Junior. 

Eficiência na Gestão Tributária - Apoio: Banco Fiscal e Shopping São José. Organização: Venturi Silva Advogados & Consultores. Imagens Rosane Gondro Fotografias. Informações: 41-3383-1500. 

Fonte: PautaSJP

Orientação de policial militar salva vida de bebê de 12 dias em São José dos Pinhais

Um bebê de apenas 12 dias se afogou com o leite materno na madrugada de segunda-feira (23/09) e foi socorrido por um policial militar da 1ª Companhia do 17° Batalhão da Polícia Militar (17° BPM), pertencente ao 6° Comando Regional da PM (6° CRPM), no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR) na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Por meio de técnicas, o policial conseguiu desafogar a criança, levando-a para uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), para que recebesse o atendimento necessário.

Por volta da meia noite, os policiais militares realizavam o atendimento à uma situação de recuperação de no bairro Borda do Campo, quando recebeu informações de que uma criança teria se engasgado durante a amamentação próximo onde a equipe estava. Rapidamente, os policiais deslocaram-se até a casa da criança, e ao chegar lá, encontraram o bebê já desacordado nos braços do avô.

O soldado Roberson Leonardo Rusycki realizou os procedimentos para desobstruir as vias áreas, colocando a criança de bruços e fazendo leves batidas nas costas, até que o leite começou a sair, e o bebê voltou a respirar. O policial percebeu que a criança ainda tinha dificuldade para respirar. “Diante da situação, os policiais deslocaram de viatura com a criança e avô até uma Unidade de Pronto Atendimento 24h que tem no bairro”, disse a porta-voz auxiliar do 17° BPM, soldado Elizabete Rossa.

Na unidade, a criança recebeu o atendimento necessário pelos médicos que estavam de plantão. Destaca-se que todos os policiais militares recebem treinamento para atender casos semelhantes a este, objetivando um atendimento eficiente para a população paranaense.

Fonte: Banda B

Prefeitura promove o lançamento do Caminho das Colônias


A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou na manhã desta quinta-feira (26), o lançamento da nova rota de turismo rural no município: Caminho das Colônias. O evento aconteceu na chácara Illustratti, localizada na Colônia Murici.

O Caminho das Colônias é um roteiro de turismo rural que abrange toda a Colônia Murici, bem como a o Avencal, a Malhada e o Saltinho da Malhada, locais antes conhecidos por formarem um cinturão verde responsável pelo produção de hortifrutigranjeiros que abastecem toda a região metropolitana.

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Furlan destacou a importância que o projeto tem para São José dos Pinhais: “Queremos proporcionar a visitação da gastronomia local e também divulgar as belezas naturais do município, a agricultura forte da região e a cultura das etnias de colonização, valorizando a comunidade local. Esse novo turismo rural é importante para divulgar São José dos Pinhais para outros lugares e proporcionar assim novos investimentos, novos empregos e renda”.

Localizado a 30 quilômetros do centro de Curitiba, no Caminho das Colônias será possível encontrar chácaras de lazer e eventos, pesque-pagues, restaurantes, cafés coloniais, vinícolas, casa de shows, lojas de artesanatos e comércio de orgânicos e produtos coloniais, além disso, a Casa de Cultura Polonesa – que preserva parte da história de colonização da região. Ao todo são 18 empreendedorismos associados ao roteiro, que conta também com outros lugares para visitação.

O prefeito Luiz Carlos Setim lembrou a todos os presentes que o turismo rural em São José dos Pinhais foi lançado em 1998. “Iniciamos o projeto de desenvolvimento do turismo rural na nossa primeira gestão, através do Caminho do Vinho, que alcançou êxito e se tornou referência de turismo e lazer”.

Setim também ressaltou os pontos positivos que o Caminho das Colônias trará para município: “De agosto a setembro assinamos vários protocolos e convênios do setor industrial com empresários nacionais e internacionais que acreditam no desenvolvimento do nosso município. O setor comercial e industrial de São José dos Pinhais esta muito bem desenvolvido. Agora a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está lançando esse projeto, desenvolvendo ainda mais o turismo rural. Ao longo do Caminho das Colônias existem oportunidades de lazer para toda a região metropolitana e da capital participar ativamente. A administração pública sente-se gratificada por desenvolver esse trabalho na nossa cidade”.

Além dos envolvidos no projeto, prestigiaram o evento o vice-prefeito, Toninho da Farmácia e os secretários municipais Daniella Setim, Brasilio Vicente de Castro Filho, Amarildo Rosa, Eduardo Freyer e Leandro Rocha, de Agricultura, Saúde, Cultura, Comunicação e Viação e Obras Públicas, respectivamente, o chefe de gabinete do prefeito, Louir Berti, a presidente da Associação do Caminho das Colônias (ANCAM), Dolores Picussa e a Denise Bezerra, representando o Secretário de Turismo do Estado, Clemente Consentino Neto.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Professor da RMC demitido aos 86 anos ganha indenização no TST, mas não vive para receber

Uma família de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, conseguiu na Justiça do Trabalho indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil para um professor dispensado aos 86 anos, depois de 50 anos de serviços prestados para a Associação Paranaense de Cultura (APC). A conduta da entidade foi considerada ilícita pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O professor morreu em 2011, aos 91 anos.

Admitido em março de 1956 para integrar o corpo docente da Faculdade Católica de Filosofia do Paraná (PUCPR), o professor foi despedido em abril de 2005, sem justa causa, aos 86 anos. Com a demissão, começou a apresentar problemas de depressão. Em março de 2007, ele entrou com reclamação trabalhista contra a instituição. Segundo os advogados, a APC teria adotado, como um dos critérios para a redução do quadro docente, o fator idade.

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) considerou ilegal a dispensa do professor, que possuía estabilidade decenal e garantia de emprego assegurada por normas internas. Ainda para o Regional, a APC desconsiderou a dedicação de quase toda uma vida à empresa pelo professor, que “recebeu em troca uma injusta demissão”.

A associação negou que o motivo da demissão tenha sido a idade, e afirmou que ela própria conferiu ao professor, em 2001, medalha e diploma em reconhecimento pelos 45 anos de serviços educativos prestados à APC. No recurso de revista levado ao TST, a associação argumentava que o professor não provou a discriminação, e que o TRT-PR retratou apenas uma posição de cunho subjetivo, “quase ideológico”, para dizer que a empresa agiu mal ao dispensar um colaborador que dedicara 50 anos de sua vida à instituição.

Desvalorização

O relator do recurso na Segunda Turma, ministro José Roberto Freire Pimenta, explicou que o dano sofrido pelo trabalhador não depende de prova: avalia-se somente pelas circunstâncias e dimensões dos fatos. Freire Pimenta ainda ressaltou que, do relato da empresa, de que não discrimina seus docentes em razão da idade, “já que manteve o professor trabalhando até um limite excessivo e quase inusitado, 84 anos de idade”, infere-se a desvalorização de seus professores pela instituição.

Para o relator, um profissional que dedica 50 anos sua vida à entidade de ensino e é demitido sem motivo passa a sentir desprestigiado e incapaz. “Isso afeta a dignidade e a moral do trabalhador, é presumível”, concluiu Freire Pimenta. Por unanimidade, a Segunda Turma enquadrou a conduta da instituição nos artigos 186 e 189 do Código Civil e 5º, inciso X, da Constituição Federal.

Poeta e escritor, membro da Academia de Letras do Paraná, o professor não conseguiu em vida receber a reparação pela atitude da instituição. Ele faleceu em janeiro de 2011, aos 91 anos.

Fonte: Banda B

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Acidente entre caminhões no Contorno Norte deixa dois feridos na RMC

Duas pessoas ficaram feridas no acidente 

Uma colisão traseira entre dois caminhões no km 107 do Contorno Norte, na pista sentido Sul, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, deixou dois homens feridos na manhã desta quinta-feira (26).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão carregado de fraldas, com placas do Rio Grande do Norte, bateu na traseira de um caminhão carregado com madeira e em seguida caiu em uma valeta. Os dois ocupantes do veículo nordestino ficaram feridos. Já o outro motorista nada sofreu.

As vítimas foram identificadas como: Josué Ruffino, de 55 anos, e Pedro Luiz, de 54. Eles foram encaminhados com ferimentos pelo corpo, mas sem risco de morte, ao Hospital do Trabalhador (HT).

Fonte: Banda B

Carro, moto e bike foram os primeiros no Desafio Intermodal de SJP

O motorista Sidnei Nascimento fez o percurso em 23 min e 18s

Empresários, professores, advogados, artista plástica, jornalista, servidores municipais, políticos, entre outros segmentos da sociedade, participaram ontem (25), às 18h30, do I Desafio Intermodal de São José dos Pinhais, para quantificar a mobilidade na maior cidade da Região Metropolitana de Curitiba que representa a sexta frota de veículos do Estado. Os desafiantes saíram do mezanino do Shopping São José (Centro), passaram pelo Terminal Central de Ônibus (ponto intermediário) e chegaram na Faculdade da Indústria de São José dos Pinhais (Antiga Famec – Av. Rui Barbosa). O primeiro a completar o teste, de cerca de 5 quilômetros, foi um motorista de carro, seguido por motociclistas e ciclistas. Depois vieram as pessoas que correram a pé, e se utilizaram de ônibus, skate e caminhada. 

Sidnei Nascimento chegou no saguão da Faculdade com 23 minutos e 18 segundos. “Eu saí do shopping, deixei meu carro em uma rua ao lado do terminal para não desviar muito por causa das obras, voltei e tive a sorte de pegar vários sinaleiros abertos na Avenida Rui Barbosa. O desafio realmente representa o nosso dia a dia, pois tenho duas farmácias na região e costumo fazer este trajeto regularmente”, disse Sidnei Nascimento. 

O corretor imobiliário José Sousa percorreu as ruas de bicicleta em 27 minutos e 22 segundos. “Utilizo a bicicleta apenas como lazer. Vale a pena quanto ao tempo, mas quem anda todo dia no trânsito deve tomar cuidado redobrado”, avaliou José Sousa.

O objetivo, como acontece há sete anos por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba, via o Programa Ciclo Vida, não é competir, mas simular o trânsito em horário de pico. O Ciclo Vida presta apoio técnico e de quantificação dos dados. Após a prova são-joseense, os participantes escreveram sobre pontos positivos e negativos do trecho percorrido. Vários desafiantes consideraram que o tempo foi bom frente as demais opções de deslocamento e apontaram dificuldades como iluminação pública insuficiente nas ruas. Os dados serão entregues para a Prefeitura e Câmara Municipal.

A respeito do Poder Público, representantes do Executivo e Legislativo estiveram na prova. O prefeito Luiz Carlos Setim foi de ônibus e chegou após 39 minutos e 44 segundos. “Quando estávamos no terminal, os passageiros não acreditaram que eu ia embarcar. Foi muito bom conversar com os usuários do transporte e ver como é pegar ônibus neste horário”, falou o prefeito Setim. 

O vice Toninho da Farmácia participou na corrida a pé. “Gostei do meu tempo. Pouco mais de 30 minutos e isto ajuda a gente a ficar em forma. Parabéns a todos pela iniciativa que faz a gente pensar no trânsito, principalmente a pé e correndo. De carro não é possível observar os detalhes que fazem parte das ruas”, comentou Toninho da Farmácia. 

A vereadora Mari Temperasso foi de ônibus em 39 minutos e 44 segundos, e o vereador Nilson Leandro de Sousa (Leandro da Nifer) chegou a pé, com 52 minutos e 46 segundos. “Conversei com os passageiros que pensam em como chegar mais rápido ao trabalho todos os dias. Foi bem interessante participar”, disse a vereadora. “Ainda temos muito o que avançar na qualidade do calçamento, que pode ser compartilhado entre pedestres e ciclistas e com ciclovias únicas”, falou o vereador.

“Devemos repensar as alternativas quanto ao uso do carro. Não é uma questão de ser contra o carro, mas avaliar até que ponto vale a pena andar de carro ou ônibus. Esta reflexão é o principal resultado do desafio”, avaliou Guilherme Pinheiro, representante do Sanjo Bikers, grupo realizador da iniciativa e que planeja a edição 2014 do evento. 

“São José dos Pinhais é uma cidade importante, que cresceu muito e é estratégica quanto ao trânsito na Região Metropolitana. A UFPR e o Ciclo Vida estão a disposição para contribuir com ações como esta”, convoca José Carlos Belotto, coordenador do Ciclo Vida.

Após a chegada, a Faculdade da Indústria de São José dos Pinhais anunciou aos alunos que implantou dois bicicletários nas entradas de acesso do complexo com 60 vagas no total. “Queremos incentivar a vinda de maneira compartilhada porque o estacionamento tem limitações e o uso de alternativas como a bicicleta começa com um local apropriado”, lembrou Christian Bundt, que foi um dos skatistas no desafio e completou a prova em 50 minutos e 21 segundos. 

Posição chegada, tempo, participantes e modais 

1º - 23min 18s – Sidnei Nascimento – carro;
2º - 26min 27s – Artur Martinez – moto;
3º - 26min 30s – Renato Alves – moto;
4º - 26min 31s – Eduardo Alves – moto;
5º - 26min 31s – Vanessa Medeiros – moto;
6º - 27min 22s – José Souza – bicicleta;
7º - 27min 25s – Lucia Magalhães – bicicleta;
8º - 27min 30s – Alan Smaniotto – bicicleta;
9º - 27min 34s – Carolina Reis – bicicleta;
10º - 27min 34s – Jaiderson Rivarola – bicicleta;
11º - 29min 25s – Nilce Scharneski – corrida a pé;
12º - 30min 00s – Silvio Juliatto – carro;
13º - 31min 45s – Toninho da Farmácia – corrida a pé;
14º - 32min 00s – Paulo Nenevê – corrida a pé;
15º - 39min 44s – Luiz Carlos Setim – ônibus;
16º - 39min 44s – Kerli Zeiser – ônibus;
17º - 39min 45s – Mari Temperasso – ônibus;
18º - 39min 45s – Andrea Lima – ônibus;
19º - 47min 02s – Rafael Freire – carro;
20º - 47min 50s – Katia Velo – carro;
21º - 50min 21s – Christian Bundt – skate;
22º - 50min 21s – David Ribeiro – skate;
23º - 50min 21s – José Febretina – skate;
24º - 52min 44s – Moninha Piovesan – caminhada;
25º - 52min 46s – Nilson de Sousa – caminhada;
26º - 54min 38s – Gisele Barione – caminhada;
27º - 54min 38s – Eduardo Umbria – caminhada;
28º - 55min 38s – Patrícia Borges – caminhada;
29º - 55min 38s – Serino de Oliveira – caminhada;
30º - 55min 38s – Marcio Borges – caminhada;
31º - 56min 44s – Franciele Stoco – caminhada.

Realização: Sanjo Bikers. Promoção: PautaSJP.com. Patrocínio: Signa Mídia Exterior. Apoio: Ciclo Vida (UFPR); Ciclo Iguaçu – Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu; Byss Viagens e Turismo; Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional; Faculdade da Indústria São José dos Pinhais; Shopping São José; Subseção SJP da OAB/PR; Savannah Ações em Comunicação; e Resgate Voluntário Parceiros da Vida. Colaboração: Prefeitura de São José dos Pinhais. 

Fonte: PautaSJP

Defesa Civil de SJP encaminha donativos para famílias carentes



A Defesa Civil de São José dos Pinhais recebe doações de donativos durante todo o ano e encaminha-os aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que repassam as doações para famílias necessitadas do município. Hoje, a Defesa Civil mantém um estoque de alimentos, roupas, calçados, kits de cozinha, kits de limpeza e colchões para o pronto atendimento no caso de emergências.

O excesso de alimentos arrecadados é encaminhado para as duas cozinhas comunitárias do município, nos bairros Borda do Campo e Jardim Independência, que atendem a população carente de São José dos Pinhais.

Devido às fortes chuvas do mês de junho e julho, 3500 famílias da região do Guatupê, Jardim Izaura, Jardim Independência e São Judas Tadeu atingidas por enchentes foram atendidas pelas doações de donativos. Foram doados cerca de 12 mil peças de roupas e 600 cestas básicas, além das 3 mil marmitas distribuídas.

Serviço

As doações para a Defesa Civil podem ser realizadas durante todo o ano, no endereço Rua Veríssimo Marques, nº 500.

O que doar?

Toda doação de donativos é bem-vinda. O cidadão que quiser pode realizar doações de:
Roupas;
Calçados;
Alimentos;
Colchões;
Roupas de cama;
Material de Limpeza;
Móveis;
Eletrodomésticos (geladeira, fogão, etc.).

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Vendedor de redes é esfaqueado sete vezes e diz que “a bronca é passional”

Vítima foi encaminhada ao Hospital Cajuru

O vendedor de redes Ademir Carlos de Oliveira, de 32 anos, foi esfaqueado setes vezes no início da manhã desta quinta-feira (26) no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Segundo o cabo Seba, do Siate, Oliveira procurou o posto do Corpo de Bombeiros no Afonso Pena com várias perfurações pelo corpo. “São pelo menos sete golpes de faca. Pelo que foi dito a bronca pode até ser passional, mas não temos detalhes”, contou à Banda B.

Oliveira foi encaminhado pelo Siate ao Hospital Cajuru, em Curitiba. O estado de saúde dele é gravíssimo.

Fonte: Banda B

Crianças do CAE Anne Sulivan visitam Jardim das Sensações



Crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Especializado (CAE) Anne Sulivan participaram de uma atividade diferente na tarde desta quarta-feira (25). O grupo visitou o Jardim das Sensações, localizado no Parque São José.

O Jardim das Sensações foi projetado para estimular os cinco sentidos. Os visitantes atravessam uma passarela de flores e ervas, tocando-as e sentindo os cheiros; passam por um corredor de xaxins, apreendidos pela Polícia Ambiental e por uma bromélia recolhida de uma árvore que foi derrubada sem autorização; sinos de ventos, junto com sons da corredeira d’água no pequeno lago, aguçam a audição; para o paladar, chás de ervas produzidas no Jardim são servidos aos visitantes.

Com uma grande diversidade de espécies de plantas o espaço traz uma proposta diferente. Os visitantes são convidados a vendar os olhos e utilizar outros sentidos, como tato e olfato, para conhecerem o Jardim. Algumas crianças atendidas pelo CAE Anne Sulivan possuem deficiência visual, por isso o trabalho realizado com elas foi feito de maneira especial.

A diretora do CAE Anne Sulivan, Cristina Celi de Gracia, destacou a importância deste tipo de atividade. “Passeios assim são oportunidades magníficas para estas crianças. Além do contato com a natureza o estímulo que é feito aqui nos sentidos delas, acalmam e proporcionam uma experiência única”.

Este tipo de atendimento no Jardim das Sensações é feito nas terças, quintas e sextas-feiras, durante os outros dias a Secretaria realiza os serviços de manutenção no jardim.

Visitas

A agenda de visitas do Jardim das Sensações e do Horto já está aberta. Para agendar uma visita de escolas, o telefone é o 3398-2762.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Adolescente de 16 anos leva tiro na cabeça e é internado em estado grave

Um adolescente de 16 anos, identificado como Edenilson Bandeira, foi baleado na tarde desta quarta-feira (25) em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Segundo informações apuradas pela Banda B, o jovem estava na frente de casa, no bairro Jardim Independência, quando levou um disparo na cabeça.

Os familiares teriam ouvido os tiros e encontrado o rapaz caído no chão. O projétil atingiu a testa do adolescente, na região logo acima do olho esquerdo.

o menor foi levado para o Hospital de São José em estado grave. De acordo com o médico Misael, que atendeu o rapaz, o caso é complicado. “Se ele sobreviver, com certeza terá sequelas”, explicou à reportagem.

Ainda não se sabe quem é o autor dos disparos e motivo da ocorrência. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Banda B

Grupo de bombeiros socorristas se forma na Câmara dos Vereadores



Nesta quarta-feira (25), o auditório da Câmara dos Vereadores recebeu a formatura dos bombeiros socorristas. O curso foi ministrado pelos instrutores do Pólo de Educação Permanente do SAMU 192 de São José dos Pinhais.

Com aulas de segunda a sexta e uma carga horária de 8 horas diárias, somando 270 horas/aulas de teoria (ministradas na FAMEC) e práticas (estágios supervisionados em ambulâncias e hospitais), o curso teve duração de pouco mais de dois meses e objetivo de capacitar futuros socorristas do suporte básico de atendimento a vitimas de emergências traumáticas, como acidentes automobilísticos, quedas, ferimentos por arma branca e de fogo e agressões físicas.

“Sem a parceria da Prefeitura não teria sido possível a realização de tal curso”, declarou o Coronel do 6º Grupamento de Bombeiros, Fábio Mariano de Oliveira, que completou: “O curso faz parte das metas propostas pela Policia Militar do Paraná. Com a conclusão do curso, alcançamos com êxito mais essa meta, graças ao apoio e integração dos alunos”.

O curso teve a participação de 33 pessoas, sendo cinco integrantes do SAMU 192, um da Guarda Municipal (GM) de São José dos Pinhais, dois da GM da Fazenda Rio Grande, três da GM de Pinhais, um da GM de Araucária e 21 bombeiros do 6º Grupamento. Entre as 26 disciplinas ministradas, destacam-se os conteúdos de emergência, como: atendimento inicial a vitima, ressucitação cardiopulmonar, controle de hemorragia, desobstrução de vias aéreas, imobilização de fraturas e remoção e transporte de vitimas, bem como temas militares: direção defensiva, educação física e polícia comunitária.

O vice-prefeito Toninho da Farmácia, um dos homenageados pela turma de formandos, destacou a importância de tal curso para o município: “O trabalho realizado pelo corpo de bombeiros em São José dos Pinhais exige muita responsabilidade e a iniciativa de realizar essa formação é de agregar conhecimento ao atendimento”. E finalizou: “Para realizar um trabalho como esse é necessário muito mais que vocação, é preciso ter uma missão”.

Compuseram a mesa diretora o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o secretário de Saúde, Dr. Brasilio Vicente de Castro Filho, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Ido, o Coronel do 6º Grupamento de Bombeiros, Fábio Mariano de Oliveira, o representante do Comando de Bombeiros do Paraná, tenente coronel Wellington Ramos e o representante do Comando da Polícia Militar do Paraná, Major Wagner Lúcio dos Santos. Estiveram presentes na formatura o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Adriano Muhlstedt e os vereadores Luiz Monteiro, Tadeu Camargo e Fenemê.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Assaltantes esperam dono de casa sair para estacionar carro na garagem, mas algo dá errado

Dois foram presos, um fugiu.

Três homens foram presos na manhã desta quarta-feira (25) depois de invadir uma residência no Jardim Cruzeiro, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Um dos suspeitos estava com um alvará de soltura dentro do bolso da calça. Eles foram detidos enquanto pulavam muros e telhados de vizinhos para tentar fugir da Polícia Militar (PM).

Carro usado no crime. 

A residência fica na rua Claudino Camargo e o trio esperou o dono da casa sair para estacionar um Monza de cor branca, com placas BXH-0381, na garagem da casa da vítima. Mesmo com cachorros no quintal da casa, os bandidos não se intimidaram e invadiram a casa para furtar objetos, eletrodomésticos e roupas. No entanto, assim que os vizinhos viram o carregamento para dentro do veículo, acionaram a polícia.

De acordo com testemunhas, a viatura da PM apareceu em cinco minutos no local. Vendo que a casa estava rodeada de policiais, segundo os vizinhos, os bandidos pularam muros para dentro das residências ao lado. Dois deles foram presos e um conseguiu fugir.

O veículo utilizado no crime não tem alerta de furto ou roubo. A dupla não estava armada, mas a polícia acredita que o terceiro assaltante, que conseguiu fugir, possa ter levado o revólver. Um deles tem passagem pela polícia: Rafael Kappaun, 33 anos. Ele estava com um alvará de soltura no bolso da calça e pequenas quantidades de crack e maconha. A polícia procura a identificação do outro envolvido. O caso será investigado pela delegacia do município.

Fonte: Banda B

Morador de rua é encontrado morto com marcas de estupro em terreno abandonado

Um morador de rua de aparentemente 49 anos, ainda não identificado, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (24) em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Segundo as primeiras informações apuradas, a causa da morte teria sido natural.

O guarda municipal Kusch informou à Banda B que o corpo foi encontrado em um terreno abandonado com as calças abaixadas e com marcas de estupro. “Havia muitos ferimentos na região das nádegas e do ânus da vítima. Essas características indicam violência sexual. Mas só um exame mais detalhado pode indicar isso”, completou o guarda.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Fonte: Banda B

Conheça doadores de SJP que contribuem com a Saúde dos outros

Confira no Facebook do PautaSJP.com a participação dos voluntários

O PautaSJP.com traz um mural no Facebook com alguns doadores de São José dos Pinhais que regularmente participam da campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém”. O ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), como hoje (25), estaciona nas últimas quartas de cada mês no Hospital São José dos Pinhais. A mobilização iniciada pelo PautaSJP.com possui colaboração de outros veículos de imprensa, de várias empresas, clubes de serviço e de entidades de classe que aumentaram em cerca de 25% o número de doadores. 

Segundo a coordenadora do ônibus do Hemepar, Magali Zimmermann, o apoio em São José dos Pinhais se destaca pela regularidade. “Geralmente, temos ações de apoio nos períodos em que se comemora o Dia do Doador e eventos como gincanas entre colégios. Em São José dos Pinhais, a mobilização acontece em todos os meses”, destaca a enfermeira. 

Além da propagação do voluntariado via reportagens, mensagens de celular, Facebook, entre outras formas de comunicação, a ideia é a divulgação e presença de diferentes categorias profissionais que são homenageadas no calendário. 

O apoio é da Associação Comercial (Aciap), clubes de Rotary da cidade, Vivência - Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional, delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Regional São José dos Pinhais da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Associação dos Funcionários Públicos Municipais (AFPM).

O atendimento no ônibus do Hemepar, no estacionamento do hospital, localizado na Rua Paulino Siqueira Cortes, nº 2304, é das 8h às 17h, com intervalo de almoço dos servidores das 11h45 às 12h45h. 

Postagem das imagens no Facebook 25/09https://www.facebook.com/photo.php?fbid=527248354027605&set=pcb.527249670694140&type=1&theater

Patrocinadores
Justino Outdoor, Drogarias Paraná, Réplica Comunicação Visual, Salish Comunicação e Shopping São José.

Para doar
Homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte).

Impedimentos pontuais
Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura. 
Diarréia: aguardar 7 dias após a cura. 
Durante a gravidez. 
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada).
Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias.
Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses). 

Impedimentos definitivos
Hepatite viral após os 10 anos de idade. 
Diabetes insulinodependente. 
Epilepsia ou convulsão. 
Hanseníase. 
Doença renal crônica. 
Antecedentes de Neoplasias (Câncer). 
Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame). 
Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas. 
Uso de drogas injetáveis ilícitas.

Retorno do voluntariado
O Hemepar registra a doação e emite carteira de doador que dá direito a desconto de 50% em eventos culturais, como shows e peças de teatro, durante seis meses a partir da data de participação na coleta.

Informações
Contato da campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém” no e-mail pauta@pautasjp.com e 41-9641-9674. Facebook perfil São José dos Pinhais https://www.facebook.com/facadoseudiamaisumdiadealguem.

Fonte: PautaSJP

Vereador Leandro da Nifer pede vistas de Projeto que aprovaria Termo de Convênio


Na última Sessão Ordinária realizada no dia 24 de setembro, o Vereador Leandro da Nifer pediu vistas do Projeto de Decreto Legislativo nº 1205/2013, o qual aprova o Termo de Convênio nº103/2013, que será firmado entre a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e o desafio Jovem Vidas para cristo. O pedido de vistas realizado pelo Vereador Leandro da Nifer foi aprovado por seus pares por unanimidade. 

A atitude tomada pelo vereador se justifica em razão da ocorrência de varias cobranças realizadas em seu gabinete, devido ao grande número de convênios celebrados entre a prefeitura e outras instituições.

O vereador Leandro da Nifer destaca que é necessária a fiscalização do legislativo sob os convênios celebrados pelo executivo, de que forma estão sendo celebrados, quem são os responsáveis e de que maneira os convênios estão sendo executados. 

Juntamente com o Vereador Aílton Fenemê, o vereador Leandro da Nifer realizará incursão nos locais onde foram firmados os convênios.

Fonte: Blog do Vereador Leandro da Nifer

Saúde e Esporte promovem evento para o Dia do Coração e do Idoso



A Prefeitura de São José dos Pinhais promove nesta sexta-feira (27) uma mobilização em alusão ao Dia Mundial do Coração e o Dia Nacional do Idoso, em espaço montado na frente do Museu Atílio Rocco, na Rua XV de Novembro, no centro de São José dos Pinhais.

A Secretaria Municipal de Saúde terá um posto onde serão realizadas orientações sobre tabagismo, hipertensão, diabetes, bem com ações do Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde – NUTES.

O evento conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que promoverá atividades físicas e palestras sobre sua importância.

Os profissionais estarão disponíveis para a população a partir das 8h30 até as 17h, entre as atividades já anunciadas, haverá também aferição de pressão e glicemia, IMC, orientações nutricionais.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

ASMOT obtém comodato de terreno para uso da comunidade


No último dia 18 de setembro, o Presidente da Associação de Moradores Moradias Trevizan (ASMOT) e assessor do vereador Leandro da Nifer, Emerson Ferreira, foi recebido pelo Diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias, o sr° Nelson Cordeiro Justos e pelo Coordenador de Relações Comunitárias, o sr° Ademir de Oliveira Bueno para que fosse concretizado um sonho que a muito tempo a comunidade possuía. 

Depois de muito tempo galgando resultados para tal revindicação, foi alcançado o objetivo. Na tarde do dia 18 foi assinado pelo Presidente da ASMOT e assessor do vereador Leandro da Nifer, Emerson Ferreira, o pré-contrato do comodato do terreno da Associação de Moradores Moradias Trevizan, previsto para 25 anos.


Para o Presidente da Associação de Moradores Moradias Trevizan, Emerson Ferreira, esse comodato é uma vitória para associação de moradores e também para toda a comunidade da região do Jardim Itália e Moradias Trevizan.

Também se fez presente durante a reunião para a assinatura o assessor do vereador Leandro da Nifer, Levi Gomes.

Fonte: Blog do Vereador Leandro da Nifer

Equipe de São José dos Pinhais conquista o bronze na IV Copa Sogipa Asics de Voleibol



A equipe infanto-juvenil São José dos Pinhais/Sion conquistou o 3º lugar na IV Copa Sogipa Asics de Voleibol, realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, no Rio Grande do Sul.

O jogo que garantiu o bronze para o São José dos Pinhais/Sion foi no domingo (22), às 09h, contra o time da casa, Sogipa – (2 x 0 para SJP/Sion).

Neste ano o campeonato contou com 18 equipes: 6 femininas e 12 masculinas da categoria infantil, dos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e equipes estrangeiras.

Confira a colocação:

1º lugar – Grêmio Náutico União

2º lugar – Equipe Estrela

3º lugar – São José dos Pinhais/Sion

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Reunião define detalhes do I Desafio Intermodal de SJP

Guilherme Pinheiro, representante do Grupo Sanjo Bikers, deu maiores informações

Os participantes do I Desafio Intermodal de São José dos Pinhais participaram ontem (23) na Faculdade da Indústria de uma reunião para conhecer mais sobre esta prova inédita no maior município metropolitano. O objetivo, como acontece há sete anos por meio da Universidade Federal do Paraná em Curitiba, via o Programa Ciclo Vida, não é correr, mas simular o dia a dia no trânsito em horário de pico. Atualmente, São José dos Pinhais é a sexta frota de veículos do Paraná com 160.110 unidades emplacadas segundo o Detran. 

A iniciativa, também inusitada na Região Metropolitana de Curitiba, será realizada amanhã (25) com saída às 18h30 do Shopping São José (Centro), passando em um ponto intermediário, no Terminal Central de Ônibus, e chegando ao final do trajeto na Faculdade da Indústria de São José dos Pinhais (antiga Famec, bairro Afonso Pena). 

“Temos que repensar as alternativas quanto ao uso do carro. Não é uma questão de ser contra o carro, mas avaliar até que ponto vale a pena andar de carro ou ônibus. Esta reflexão é o principal resultado do desafio”, disse Guilherme Pinheiro, representante do Grupo Sanjo Bikers. 

Moninha Piovezan (participante), Christian Bundt (Faculdade Indústria), Guilherme Pinheiro (Sanjo Bikers), José Belotto (UFPR) e Alan Smaniotto (participante)

O diretor da Faculdade da Indústria de São José dos Pinhais comentou que a instituição fez um levantamento de como alunos, professores e demais funcionários chegam para estudar e trabalhar. “A maioria vem de carro e de forma individual. Queremos incentivar a vinda de maneira compartilhada pois o estacionamento tem limitações”, falou Christian Bundt, que participará com um skate. 

Durante a reunião, empresários, vereadores, advogados, professores e outros participantes discutiam qual trajeto utilizar. “Este é um conceito muito interessante do desafio, que começa antes da prova, com a conversa e troca de informações sobre as opções de trânsito”, explicou José Carlos Belotto, coordenador do Ciclo Vida. 

O desafio é dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, data que está inserida em outras realizações no mês. Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, e de 18 a 25 de setembro é a Semana Nacional de Trânsito. 

Realização: Sanjo Bikers. Promoção: PautaSJP.com. Patrocínio: Signa Mídia Exterior. Apoio: Ciclo Vida (UFPR); Ciclo Iguaçu – Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu; Byss Viagens e Turismo; Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional; Faculdade da Indústria São José dos Pinhais; Shopping São José; Subseção SJP da OAB/PR; Savannah Ações em Comunicação; e Resgate Voluntário Parceiros da Vida. Colaboração: Prefeitura de São José dos Pinhais. 

Fonte: Pauta SJP

Médica Drª Ada do programa + médicos do MS assumirá área de medicina familiar de Tijucas do Sul visita o Vereador Leandro da Nifer


Na última quinta-feira, 19 de setembro, o Vereador Leandro da Nifer recebeu em seu gabinete a visita do Pr. Melquesedeque Moraes, do Pr. Valdevino carvalho e da Drª Ada Moraes. 

A visita realizada teve por objetivo convidar o vereador para a posse da Drª Ada Moraes, que é médica do programa + médicos do Ministério da Saúde, ela, assumirá a área de medicina familiar e sua posse será realizada nesta semana em Tijucas do Sul.


Para o vereador Leandro da Nifer é uma satisfação e uma alegria o convite e a notícia, uma vez que são amigos de longa data.

Fonte: Blog do Vereador Leandro da Nifer

Ladrão rende mulher no portão de casa e a fere com seis facadas por ela não ter dinheiro

Uma mulher de 43 anos ficou gravemente ferida após ser atingida com seis golpes de faca durante um assalto na noite desta segunda-feira (23)em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A vítima é funcionária de um hipermercado na região e chegava em casa, depois de um dia de trabalho, quando foi abordada por um homem no portão. A tentativa de homicídio aconteceu na rua Alberto Bichebiche, no bairro Afonso Pena.

Ela foi rendida e foi obrigada a entrar em casa com o criminoso. Ao dizer que não tinha dinheiro, ela levou a primeira facada. De acordo com uma testemunha que a socorreu ainda consciente, ela contou que cada vez que dizia ao assaltante que não guardava dinheiro em casa, ele a feria com uma facada.

Depois de revirar toda a casa e deixar a vítima gravemente ferida com seis golpes de faca pelo corpo, o ladrão fugiu e ainda agrediu um vizinho da vítima, que tentou prendê-lo. Ela foi socorrida pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) de São José dos Pinhais e encaminhada em estado muito grave até o Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

De acordo com conhecidos da vítima ela morava sozinha na residência em que foi atacada. Até o início da madrugada de hoje o autor do crime não havia sido localizado pela polícia. A Delegacia de São José dos Pinhais investiga o caso.

Fonte: Banda B

SETRAB divulga vagas para a Agência do Trabalhador de SJP



A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais, divulga o boletim com vagas e cursos disponíveis na Agência do Trabalhador – são 1308 vagas de trabalho abertas nesta semana (24 a 27 de setembro).

Para candidatar-se às vagas, é necessário comparecer à Agência do Trabalhador portando a Carteira de Trabalho (CTPS) e o número do PIS. A SETRAB lembra que é possível ver as vagas disponíveis para cada perfil pela internet, bastando fazer a atualização e habilitação do cadastro na Agência do Trabalhador.

Na Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais o cidadão encontra além do serviço de busca de emprego, o serviço de seguro desemprego, cursos de qualificação e Programa de Economia Solidária.

Confira abaixo a relação de vagas em destaque para esta semana:

-Auxiliar de Produção: 150 vagas em diversas empresas.

-Conferente de Mercadoria: salário em torno de R$ 1.160,00 + benefícios.

-Cobrador de Ônibus: salário em torno de R$ 940,00 + 300,00 de cesta básica.

-Vigilante: 30 vagas, salário em torno de R$ 1.130 escala 12×36.

-Bombeiro Civil: 05 vagas, salário em torno de R$ 1.400 escala 12×36.

-Técnico em Segurança do Trabalho: salário em torno de R$ 1.500 de seg a sexta-feira.

-Pintor Industrial, salário em torno de R$ 1.200 + benefícios / 3 turnos.

-Retificador: salário em torno de R$ 1.400 + benefícios.

-Operador de Telemarketing: 30 vagas para São José dos Pinhais.

-Auxiliar Mecânico de Ar Condicionado, salário em torno de R$ 900,00 + benefícios.

100 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência PPD:

- Auxiliar de Produção – 1º grau completo, sem experiência – Salário de R$ 1.323,00 (03 vagas).

-Recepcionista – Sem experiência – Salário em torno de R$ 950,00 (02 vagas).

-Auxiliar de Produção – sem experiência Salário em torno de R$ 1.850,00 para Montadora. (50 vagas).

Cursos:

Abertas as inscrições para o cursos gratuitos do Centro de Capacitação Profissional, CECAP.

- Docinhos e Salgadinhos – aulas acontecem de 14/10 à 28/10/2013

- Auxiliar de Cozinha – aulas acontecem de 14/10 à 04/11/2013

VAGAS LIMITADAS

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais