Publicidade

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal em ação


A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara, presidida pelo vereador Professor Abelino e composta pelos vereadores Luiz Paulo e Lucia Stoco, reuniu-se na manhã dessa quinta-feira (27), com o secretário de saúde, doutor Brasílio, e com as coordenadoras do CAEP, Elizandra Meira e Carla Agulham.

Conforme visita realizada há quinze dias no Centro de Atendimento e Estimulação Precoce, a comissão ouviu os problemas relatados pelas coordenadoras e intermediou a reunião. O tema principal foi a indicação de atendimento médico à Policlínica realizada diretamente pelo CAEP. Segundo Elizandra e Carla, no início desta gestão foi determinado que as crianças fossem examinadas previamente em postos de saúde antes de serem encaminhadas à Policlínica, o que dificultou as atividades do Centro.

De acordo com o secretário, já havia a determinação de que essa exigência fosse excluída e, a partir de agora, as crianças poderão novamente serem indicadas a tratamento médico direto pelo CAEP.

Fonte: Página do Facebook d Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Juiz determina a interdição da 1ª Delegacia Regional de SJP

Atualmente, são 121 detidos dentro das celas

O juiz Alexandre Waltrick Calderari, da Vara Criminal de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, determinou a interdição da carceragem da 1ª Delegacia Regional daquele município.

“As vistorias realizadas, em especial pela Vigilância Sanitária e pela Defensoria Pública, dão conta da completa falta de condições gerais da carceragem da 1ª DEPOL de São José dos Pinhais”, declarou o juiz em sua decisão. 

Segundo o documento, 121 presos passam o dia todo dentro das celas, onde não há cama suficiente para todos, nem ventilação, iluminação natural ou um local onde os presos possam tomar sol. De acordo com o juiz, a carceragem da Delegacia necessita de imediata reforma estrutural, hidráulica, elétrica e sanitária.

As condições da carceragem foram constatadas pelos defensores públicos de São José dos Pinhais, Carlos Augusto Lima, Dezidério Lima e Renan Vestina. O relatório da inspeção foi entregue ao juiz, que se baseou no documento para determinar a interdição. 

O mesmo relatório foi utilizado pelos defensores para pedir o relaxamento coletivo da prisão ilegal dos 121 presos da Delegacia. A respeito deste pedido, ainda não houve resposta por parte da Justiça. 

Fonte: PautaSJP com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Paraná

Movimento nas estradas em direção ao litoral do PR e SC é intenso

Na BR-277, o fluxo de veículos já está três vezes acima do normal

Com a greve do ônibus em Curitiba, muitas pessoas conseguiram antecipar o feriado de Carnaval e aproveitaram para viajar um pouco mais cedo. Por conta disso, o movimento nas estradas que ligam a capital ao litoral paranaense e à Santa Catarina já apresentam movimento intenso.

Na BR-277, o fluxo de veículos por volta das 15h30 passava de 1.800 carros por hora, três vezes acima do normal. A expectativa da Ecovia, concessionária que administra o trecho, é que 245 mil veículos circulem nos dois sentidos da pista durante o feriado de Carnaval, entre 0h de sexta-feira (28) e 24h de quarta-feira (05). Para esta sexta, são esperados 35 mil veículos, enquanto no sábado outros 43 mil veículos deverão circular na rodovia. 

Pelo Twitter, a Ecovia informa que o tráfego está parcialmente interditado na BR-277 no km 40 e no km 34, sentido Curitiba, devido a obras. Ainda assim não há lentidão no local.

Quem estiver a caminho do litoral do Paraná pode utilizar os serviços de atendimento ao usuário (SAU) da concessionária, nos km 35 e 11 (sentido Paranaguá) e km 61,2 (sentido Curitiba), onde há banheiro, fraldário, café, água e telefone público.

Na BR-101/SC, na pista sul (sentido Palhoça), a Autopista Litoral Sul informa que há lentidão do km 101 ao km 104, entre as regiões de Piçarras e Penha (SC), devido ao tráfego intenso. Na pista Norte (sentido Curitiba), os usuários seguem sem retenção.

Também há lentidão na pista Sul (sentido Foz do Iguaçu) da BR-116/PR (Contorno Leste), do km 103 ao km 105, na região de São José dos Pinhais (PR), devido a obras de construção de terceira faixa no km 105, que restringem o tráfego na faixa 1 (à esquerda). Os veículos seguem pela faixa 2 (à direita). Na pista Norte (sentido São Paulo). O fluxo segue sem restrições.

Fonte: Bem Paraná

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Empresário morre em troca de tiros com bandidos

Guardas municipais perseguiram os bandidos e um deles foi preso.

Um roubo a uma casa de alto padrão terminou com troca de tiros entre vítima, bandidos e em seguida com a Guarda Municipal. Tudo isso aconteceu envolvendo uma mesma situação em São José dos Pinhais, na noite de quarta-feira (26).

Por volta das 22h, a casa do empresário Genoir Sebastião Zavaschi, na Rua Harry Feken, no bairro Boneca do Iguaçu, foi invadida por três bandidos. Na fuga, a vítima trocou tiros com os suspeitos e acabou baleada.

Os meliantes fugiram em um Chevrolet Blazer 

Genoir levou três tiros, foi socorrido pelo Siate e encaminhado ao Hospital do Trabalhador em Curitiba, mas morreu horas depois. Os três homens levaram joias e cerca de R$ 5 mil em dinheiro da residência e fugiram em um Chevrolet Blazer. Quando passavam pelo bairro Borda do Campo, encontraram com uma viatura da Guarda Municipal que fazia patrulhamento e houve troca de tiros.

"Nós sabíamos do assalto, desconfiamos que fossem os autores e antes mesmo de abordarmos os rapazes, eles começaram a atirar", contou o GM Welington. Os suspeitos abandonaram o carro e fugiram por um matagal. Na fuga, um deles foi baleado. "O Erick Felipe Halama, de 22 anos, levou um tiro de raspão no quadril e resolveu se entregar", disse o GM.

Erick precisou receber atendimento médico no Hospital São José e em seguida foi encaminhado para a Delegacia. "Lá ele foi reconhecido pela esposa da vítima, que também forneceu imagens das câmeras de segurança da casa que comprovam que o suspeito realmente participou do assalto", garantiu Welington. 

Com ele, a Guarda Municipal apreendeu um revólver calibre 38. Os outros dois bandidos fugiram em direção ao Jardim Jurema e não foram encontrados. A pistola calibre 380 que estava nas mãos do empresário no momento em que a equipe da Guarda Municipal chegou à residência foi encaminhada à Delegacia de São José dos Pinhais.

"Um procedimento necessário para as investigações, mas a arma era documentada e ele tinha permissão para usá-la", disse o GM. A quantia em dinheiro e as joias foram levadas pelos outros dois bandidos. Imagens das câmeras de segurança da casa devem ajudar nas investigações da Polícia Civil.

Vídeo:


Segunda vez

De acordo com as informações repassadas pela esposa de Genoir Sebastião Zavachy à GM, foi o segundo assalto a família em menos de um ano. "Os mesmos bandidos levaram, na primeira vez, há 11 meses, um valor de aproximadamente R$ 200 mil", disse Welington.

Dessa vez, a casa do empresário foi invadida pelo muro do vizinho. "O assalto foi planejado porque os bandidos conheciam os acessos a casa. Infelizmente os familiares não tiveram como tentar fugir", disse.

Fonte: Paraná Online
Vídeo: Na tela do 190

Acidente interdita o Contorno Leste, em São José dos Pinhais

Um acidente entre quatro carretas deixa o Contorno Leste, em São José dos Pinhais, completamente interditado no sentido Santa Catarina. O acidente foi por volta das 14h30 no km 101, da BR 116. Uma pessoa teve ferimentos leves.

Até as 16h30, o congestionamento ultrapassava 10 km, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda segundo a PRF, não há previsão para a liberação da pista, já que os guinchos estavam com dificuldade de chegar até o local do acidente e retirar os caminhões acidentados.

Fonte: G1PR

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Greve de motoristas e cobradores pegam trabalhadores de surpresa e levam milhares de carros as ruas de São José dos Pinhais

Imagem: Avenida Rui Barbosa com BR-277 em São José dos Pinhais-PR

São José dos Pinhais amanheceu sem ônibus nesta quarta-feira (26). Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana decidiram em assembleia, na noite de terça-feira (24), paralisar o serviço por tempo indeterminado a partir da zero hora desta quarta.

A Greve complicou a vida das pessoas que precisavam chegar ao trabalho, além de levar para as ruas da cidade milhares de veículos transformando o trânsito em um verdadeiro caos. 

SAM_0738

O Terminal Afonso Pena em São José dos Pinhais ficou um deserto nesta manhã, quem passou por lá não encontrou nenhum ônibus, apenas funcionários da limpeza e conservação aproveitavam para limpar o local. Para os grevistas, a orientação do sindicato da categoria (Sindimoc) é manter os braços cruzados até que as empresas façam uma proposta que agrade aos trabalhadores, o que não havia ocorrido até às 10 horas desta quarta. Para impedir saída de ônibus das garagens, algumas delas bloquearam o portão de acesso. Na garagem do Parolin, onde ficam os veículos da Auto Viação São José, que opera 15 linhas da região metropolitana, um ônibus foi atravessado no portão e teve seus pneus esvaziados para impedir a remoção.

Fonte: Régis Santos

Mais de 100 mil são-joseenses a pé


Veículos às 7h30 trancaram saídas e entradas do terminal de SJP

A adesão à greve dos motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana se tornou em 100% às 7h30 desta manhã de quarta (26), em São José dos Pinhais. Os coletivos da Auto Viação São José nem chegaram a sair das garagens. No caso dos veículos da Sanjotur, os funcionários da empresa fizeram a primeira viagem do dia, mas com o passar do tempo foram convocados pelos sindicalistas da categoria a entrarem em greve. Agora, ônibus trancam as entradas e saídas do terminal. Mais de 100 mil são-joseenses usuários do transporte coletivo ficaram a pé em uma mobilização que não tem horário e data para retomar as atividades.

Várias pessoas ainda estão dentro do terminal sem saber o que fazer. Colaboradores de empresas de grande porte aguardavam as vans contratadas para buscá-los. “Disseram para esperar aqui porque vão arrumar transporte até Curitiba”, conta Jaqueline Pampu, moradora do bairro São Marcos que conseguiu ir de ônibus até o terminal. 

Ontem (25), em meio ao anúncio de greve, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana foi notificado pela Justiça, via o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região (TRT-9ª), de que nos horários de pico deveriam haver no mínimo 70% de ônibus e nos demais períodos 40%. 

PautaSJP

Após discussão mulher destrói o carro do parceiro com enxada


O registro foi feito por um rapaz que estava na casa de amigos e participava de um churrasco. O quebra-quebra aconteceu durante o final de semana, no Jardim Claudia, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Revoltada com o companheiro a mulher pegou uma enxada e quebrou o carro dele. A raiva era tamanha que nem a ferramenta suportou e se partiu. Segundo o rapaz que fez o vídeo, a mulher chegou à casa a pé e o companheiro com o carro. Os dois discutiram e confusão começou. O marido ainda tentou recolher o veículo na garagem, mas não houve tempo. Ainda conforme as informações do jovem que registrou a quebradeira, a mulher teria ingerido bebida alcoólica. 

Confira o Vídeo no link abaixo:


Fonte: CGN 

Legislativo Municipal apresenta relatório do terceiro quadrimestre de 2013


Em audiência pública realizada na nesta terça-feira (25), o Poder Legislativo, através da Comissão de Finanças e Orçamentos, apresentou seu relatório da gestão fiscal do terceiro quadrimestre de 2013, com os resultados do referido ano. Cumprindo o que determina o artigo 54 da Lei Complementar 101 (Responsabilidade Fiscal), a Câmara demonstrou o equilíbrio das despesas e respeito aos limites estabelecidos na legislação.

Compareceram à audiência, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, vereador Bira do Banco; o Secretário Municipal de Finanças, Pedro Setenareski e os vereadores Leandro da Nifer e Doutor Ido.

Com relação ao período apurado de setembro a dezembro de 2013, foi repassado do Executivo para o Legislativo, R$ 9.632.866,64 (nove milhões, seiscentos e trinta e dois mil, oitocentos e sessenta e seis reais e sessenta e quatro centavos), correspondendo ao repasse previsto na Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2013. Desses, 70,94% foi aplicado em despesas com pessoal, 9,3% na manutenção dos serviços de instalações da Câmara, 0,62% na aquisição de equipamentos e materiais permanentes e 19,01% continua disponível para futuras despesas.

O montante de recursos para o exercício de 2013 foi de R$ 5.343.422,58 (cinco milhões, trezentos e quarenta e três mil, quatrocentos e vinte e dois reais e cinquenta e oito centavos), dos quais R$ 2.673.422,58 (dois milhões, seiscentos e setenta e três mil, quatrocentos e vinte e dois reais e cinquenta e oito centavos), foram devolvidos à prefeitura e R$ 2.670.000,00 (dois milhões seiscentos e setenta mil reais) permaneceram no Legislativo, dando origem ao Fundo Especial, criado através da Lei nº 2.323/2013.

Com relação às atividades da Câmara Municipal, no período de janeiro a dezembro de 2013, foram realizadas 03 audiências públicas da gestão fiscal, 82 sessões ordinárias, 01 especial e 04 solenes. Foram apresentadas as seguintes proposições: 113 requerimentos, 3322 indicações, 07 resoluções, 03 moções, 79 projetos de decretos legislativos, 131 projetos de lei do Executivo e 126 do Legislativo e 17 leis complementares. Foram ainda sancionadas 216 leis ordinárias e 02 promulgadas.

Os relatórios e quadros demonstrativos da gestão fiscal e execução orçamentária estão à disposição no site da Câmara: www.cmsjp.com.br.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Moradores reclamam de ruas e abandono no bairro Jardim Cruzeiro do Sul região do Guatupê

Segundo moradores o bairro é sinônimo de abandono e a muito não recebe manutenção nas poucas ruas do bairro. Trata-se de uma comunidade de aproximadamente quinhentas famílias, e o número de ruas não passam de 5 (cinco) mas mesmo assim nada acontece.


Diariamente a população reclama contra ruas esburacadas e para completar as mazelas, a escuridão tem tomado de conta de algumas ruas. “Quem vem pela Avenida Guatupê para entrar no bairro, se for à noite já entra na escuridão. Se for durante o dia é recepcionado pelos buracos na via principal a João Gomes Vieira. “É uma pouca vergonha. Nós pagamos impostos, é nosso direito, ” diz o morador Vanderlei (foto). A nossa reportagem depois de ser procurada por moradores, pode constatar de perto estes locais e comprovar as péssimas condições das diversas vias públicas. 


Podemos citar como exemplos no registro com fotos nestes locais : Rua João de Fraga Neto, Rua Luiz Sanches, Rua Dos pinheiros e Rua Guarani onde observa-se que a muito não recebem manutenção. 

Fonte: Régis Santos

# VEM PRA LUTA!

Carnaval em contato com a natureza na Eco Guaricana

Passeio de bike e a pé acontece em meio às belezas da Mata Atlântica

A Eco Guaricana promove dias 02 e 03 de março, respectivamente, pedal e caminhada no campo base que fica na área rural de São José dos Pinhais, a apenas 37 km do centro de Curitiba. Além das trilhas internas para os grupos que vão conferir as belezas da Mata Atlântica, os passeios incluem café da manhã, carro de apoio, guias, banho no retorno e almoço. 

O trajeto da pedalada será de 21 km pela Serra da Guaricana. Para a caminhada, em um trecho de 12 km, está incluso o transporte de Curitiba/São José dos Pinhais até a chácara. Ano passado, foram organizados passeios de bicicleta e caminhada de aventura que se repetirão com mais novidades entre janeiro e março, incluindo subidas em montanhas, rapel, trekking, tirolesa, grupos de empresas em passeio com recolhimento de lixo, entre outras atividades ecológicas. 

A Eco Guaricana está localizada ao lado da BR 376, a 800 metros da rodovia no km 36, onde as belezas da Mata Atlântica se unem com a Serra do Mar, na divisa com a cidade litorânea de Guaratuba. A Guaricana é o antigo caminho para Joinville, em Santa Catarina. Do centro de Curitiba são apenas 37 km. O trecho entre São José dos Pinhais e o Litoral compreende uma vasta biodiversidade que tem sido interesse de projetos eco turísticos das três esferas governamentais. Duas usinas hidrelétricas da estatal de energia do Paraná, a Copel, sendo a unidade da Chaminé (anos 30), e a da Guaricana (anos 50), ainda funcionam na região. 

Hoje, área de Proteção do Estado, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), está na pauta dos deputados federais a criação do Parque Nacional da Guaricana. O Projeto Lei formalizaria o surgimento de uma das principais reservas federais de Mata Atlântica do País e o sexto parque nacional do Paraná. 

Informações: (41) 3058-4192 / (41) 9918-5447 ou no e-mail luci.ane@ecoguaricana.com.br.Informações (41) 9918-5447 / 3058-4192. Contato luci.ane@ecoguaricana.com.br www.ecoguaricana.com.br 

Fonte: PautaSJP

Dono de mercado é preso por receptação de carga

Mercado que vendia carga de arroz receptada fica em São José dos Pinhais.

Policiais civis da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) prenderam em flagrante, na última segunda-feira (24), José Aparecido Pereira, 49 anos, proprietário do Supermercado Fort Sul, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, por receptação qualificada. Ele estava vendendo arroz de uma carga desviada.

No último sábado (22), policiais da DEDC apreenderam aproximadamente 15 toneladas de arroz de uma empresa de Forquilhinha-SC. A apreensão ocorreu na empresa Ópera Distribuidora Ltda, em Araucária, também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A Ópera é uma representante da empresa São Gabriel, de Forquilhinha, tendo autonomia e confiança para efetuar as vendas em nome da empresa catarinense. A Ópera emitia pedidos de compras para a São Gabriel, atendendo clientes na RMC.

Porém, por questão de logística, as mercadorias eram primeiramente entregues na sede da Ópera, para só depois serem encaminhadas aos clientes finais que estavam como destinatários das notas fiscais.

“O proprietário da Ópera ficava com a mercadoria e desviava para outros clientes sem a emissão de notas fiscais. Estas notas e boletos bancários começaram a vencer e os títulos dos clientes das notas fiscais começaram a questionar a cobrança, pois estavam sendo protestados pelos bancos e começaram a entrar em contato com a empresa de São Gabriel, pois reclamavam de nunca terem feitos pedidos de compras e sequer receberam a mercadoria”, contou o delegado-adjunto da DEDC, Matheus Laiola.

Os policiais da DEDC foram avisados e começou a investigação. “Até o momento estima-se de um prejuízo de R$ 260 mil”, disse Laiola. Na segunda-feira (24), em continuidade às investigações, os policiais da DEDC apreenderam mais 1.350 quilos de arroz no supermercado de Pereira.

“Já temos diversas pessoas identificadas neste esquema criminoso, sendo que estamos trabalhando para localizar mais produtos que foram desviados e prender quem está envolvido em todo este esquema”, disse Laiola.

Pereira foi autuado em flagrante pela prática de receptação dolosa qualificada e se condenado poderá pegar até 8 anos de prisão. “Não foi arbitrada fiança a Pereira em razão dele estar colocando a mercadoria desviada à venda. Infelizmente só temos os desvios de cargas por haver quem compra estas mercadoras. Por isso, agimos com o máximo de rigor possível para que consigamos diminuir esta atividade criminosa”, disse o delegado-titular da DEDC, Marcelo Lemos de Oliveira.

Fonte: Paraná Online

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

CONTENDA

Denúncias levaram a Guarda Municipal na noite desse domingo a prisão de um homem de 28 anos por Porte Ilegal de Arma de Fogo.


ABORDAGEM 

Uma equipe reservada da GM estava nas proximidades do Restaurante Recanto da Nonna na contenda quando chegou a DENÚNCIA para a Guarda Municipal via 153 dando conta que no local acontecia um bailão e teria um indivíduo armado e agressivo, os agentes se infiltraram no local e logo localizaram o indivíduo com a arma de fogo um revólver calibre 38 com numeração suprimida, durante abordagem o homem tentou ir para cima dos GMs porém foi dominado e encaminhado até a Delegacia de Policia com apoio de uma equipe da PM que ajudou na prisão do mesmo, chegando na Delegacia foi consultado o nome do indivíduo e o mesmo já contava com passagens por ameaça.

JARDIM ITÁLIA


Por volta das 8:30h dessa segunda-feira a Guarda Municipal recebeu via 153 uma DENÚNCIA onde dizia que na Rua Arlindo Bordignon no Jardim Itália indivíduos estariam armados em frente a uma residência. 

ABORDAGEM 

Foi feito busca pessoal nos indivíduos e nada foi localizado porém durante ABORDAGEM chegou uma informação de que as armas estariam no interior da casa, então equipe contatou a mãe do menor L.V.G que autorizou a entrada da equipe GM em sua residência e no quarto do adolescente de 16 anos foi localizado um Revólver Cal.32 com 6 munições intactas, segundo o menor ele comprou a arma por R$ 200,00 para vingar a morte de seu irmão que foi assassinado na noite de ontem no mesmo bairro. 

Parabéns a equipe que retirou das ruas mais uma arma irregular e pelo rápido e inteligente atendimento a essa ocorrência. 

Lembre-se através de DENÚNCIAS como essa SALVAMOS vidas, retirando das ruas armas que são usadas em diversos tipos de CRIMES. 

POPULAÇÃO, DENUNCIE, ligue 153, viaturas de GM encontram-se patrulhando o seu bairro. 

Fonte: Página do Facebook da GM SJP

Tio e sobrinho são mortos em São José dos Pinhais

Moradores do bairro Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, presenciaram uma dupla execução na tarde deste sábado (22). Segundo a Polícia Militar, por volta das 15h, dois homens foram obrigados a sair de um Fiat Uno de cor escura na Rua Pedro Valaski, e em seguida, pessoas que estavam no carro fizeram os disparos.

Os dois homens, tio e sobrinho, foram identificados como Edimilson da Silva, 38 anos, e Emerson da Silva, 20. Os moradores contaram que o Uno fugiu em alta velocidade e ninguém quis dar informações precisas, como a placa do veículo, aos policiais.

O crime pode ter ligação com as drogas, mas segundo a tenente Larissa Antunes, nada confirmado. “Pelo que ouvimos no local e pelas informações que foram passadas pelas pessoas que não quiseram se identificar, o que fica claro é que foi uma execução, mas os motivos disso agora devem ser apurados pela Polícia Civil”, explicou.

O boato que circulava no local era de que o Emerson, que foi atingido com pelo menos três tiros na região da cabeça, era um traficante do bairro Riacho Doce, mas a informação não foi confirmada pela polícia. O tio de Emerson foi morto com um único tiro na cabeça. A PM encontrou dois estojos de pistola .40 no local onde os dois corpos estavam.

Fonte: Paraná Online

Quarta (26), recomeça campanha de doação de sangue em SJP

"Após transfusões me sinto 50% melhor", diz Franciele. 

Por meio de ações de divulgação via o PautaSJP.com, de 2012 a 2013, houve cerca de 25% de aumento na doação de sangue no ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que fica estacionado nas últimas quartas do mês no Hospital Municipal São José dos Pinhais. A iniciativa intitulada “Faça do seu dia mais um dia de alguém” é apontada pelo órgão do governo do Estado como referência entre as unidades móveis de coleta. Para esta quarta (26), de acordo com o Hemepar,o voluntariado são-joseense pode contribuir com a doação do sangue tipo O Negativo, que está em falta nos estoques. 

Ano passado, a mobilização chegou a ser semi-finalista do Prêmio Protagonistas 2013 Gazeta do Povo / GRPCOM. Após muitas reportagens com a participação de dezenas de voluntários, o PautaSJP.com trouxe a história de quem recebe sangue, como Franciele Franzoni, de 27 anos, que uma vez por mês sai da cidade de Laranjeiras do Sul para a transfusão. 

Franciele é atendida no ambulatório de Curitiba. Ela viaja de ônibus quase seis horas para o tratamento que demora um dia inteiro até o Hemepar. Como outros pacientes que também fazem a transfusão mensal, ela possui Talassemia Major, doença hereditária que gera deficiência na hemoglobina causando anemia e outras dificuldades fisiológicas.

“A minha atual preocupação é a osteoporose, então tenho que me cuidar para não cair porque a recuperação óssea seria muito lenta. O período que me sinto mais cansada é a partir de uma semana antes da transfusão, mas, de uma maneira geral, consigo viver com certa tranquilidade”, conta Franciele Franzoni, que destaca a importância do voluntariado.

“Só tenho a agradecer a quem participa das doações no Hemepar. A gente diz que é igual a colocar gasolina no motor. Eu agendo vários compromissos nos dias após a transfusão porque me sinto 50% mais disposta”, fala Franciele, que começou a receber sangue quando tinha seis meses de idade. 

Fonte: PautaSJP

Homem é morto a tiros em São José dos Pinhais

Jeferson de Góis Lodi, 25 anos, foi morto a tiros na Rua Maria Martins Scalize, no Jardim Itália, em São José dos Pinhais, na noite de domingo (23) e a presença de alguns moradores no local não ajudou a polícia a descobrir como aconteceu o assassinato.

Jeferson levou aproximadamente três tiros na região da barriga. A PM não sabe o que teria motivado o crime, nem quem é o assassino, mas as informações davam conta de que o rapaz seria amigo de duas pessoas assassinadas na cidade no sábado (24).

Há suspeita de ligação com as drogas, mas segundo a tenente Larissa Antunes, nada confirmado. “Pelo que ouvimos no local e pelas informações que foram passadas pelas pessoas que não quiseram se identificar, o que fica claro é que foi uma execução, mas os motivos disso agora devem ser apurados pela Polícia Civil”, explicou.

Familiares dos dois homens assassinados no sábado acreditam conhecer o suspeito das três mortes. Eles falaram aos policiais militares que uma rixa antiga entre duas regiões de São José seja o motivo do crime, mas não entraram em detalhes sobre o que seria a rixa.

Segundo a PM, um homem identificado pelos familiares como “Tiaguinho” é o responsável. A Polícia Civil investiga o caso e até o momento não tem novidades sobre os crimes.

Fonte: Paraná Online

Jovem com carteira assinada aproveitava o caminho até o trabalho para assaltar

Um motociclista foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (24) suspeito de cometer vários assaltos na região do Jardim Ipê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Há, pelo menos, duas semanas, mulheres e idosas estavam sendo assaltadas nas proximidades por um homem em uma moto de cor preta. Hoje, ele foi preso. Edinaldo de Araújo da Silva, 23 anos, trabalha em uma montadora e aproveitava o trajeto do emprego para assaltar.

Na manhã de hoje, uma adolescente anotou a placa depois que um motociclista a abordou e levou a bolsa dela. A Polícia Militar (PM) foi acionada e, com o número da placa, foi até o endereço indicado. A mãe de Edinaldo atendeu os policiais e disse que o filho estava trabalhando. Quando chegaram ao local do trabalho, Silva tentou fugir, mas foi detido.

Em depoimento, ele contou na delegacia do município que o assalto há horas tinha sido o primeiro praticado por ele. Imagens de segurança que estavam sendo apontadas indicavam que ele não agia sozinho. Silva confessou que um amigo era o comparsa nos assaltos. Ele ainda não foi encontrado. O motociclista vai responder por assalto. A polícia pede que as vítimas vão até a delegacia para reconhecer o suspeito. Mais informações: 41. 3299-1500.

Fonte: Banda B

Colônia é campeão invicto no Recanto Tricolor


O tradicional campeonato do Recanto Tricolor organizado pelo Celso Prendim tem um novo campeão. O Colônia F.C., comandado pelo técnico Tiãozinho venceu a final por 5x3 contra o Arsenal sagrando-se o grande campeão. 


O campeonato que já é tradicional em São José dos Pinhais reúne atletas, torcedores e famílias nos finais de semana. “Nosso campeonato é uma grande família”, comentou Celso. 
Parte da renda arrecadada com inscrições dos times é revertida para APAE/SJP.


Fonte: Jornal Visão Atual

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CONFRONTO


Na madrugada desse domingo por volta das 2:50h Guardas Municipais realizavam patrulhamento pelas ruas do Jd. Carmen quando na Rua Marlene Veiga da Rosa no final da rua avistaram alguns indivíduos em atitude suspeita, devido as equipes Policiais do Município já terem conhecimento que naquele local acontece a venda de entorpecentes a equipe GM realizou abordagem em alguns indivíduos que saiam em um veículo naquele momento.

TIROS 

Durante a busca pessoal nos suspeitos e no veículo a equipe foi recebida a tiros por indivíduos que encontravam-se escondido no fim da rua dentro de um matagal, a equipe revidou fez a busca na mata porém não localizou o atirador que segundo informações se chama CEBOLINHA.

APREENDIDO 

Foi encaminhado a DPMA o menor de 17 anos G.S.S por conduzir veículo sem CNH e também por DESACATO e DESOBEDIÊNCIA. 

A Guarda Municipal de São José dos Pinhais gostaria de agradecer o apoio recebido da POLICIA MILITAR durante essa ocorrência onde diversas viaturas deslocaram até o local para prestar apoio a GM.

POPULAÇÃO, DENUNCIE, ligue 153, equipes da GM encontram-se em seu bairro para lhe trazer SEGURANÇA.

Fonte: Página do Facebook da GM SJP

Bandidos trancam funcionários em refeitório e explodem caixas eletrônicos de supermercado


Quatro bandidos armados renderam os funcionários do Super Muffato de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e explodiram dois caixas eletrônicos por volta das 7h20 deste domingo (23). De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes estavam armados com um fuzil e pistolas, sendo muito violentos contra os reféns.


Um funcionário que presta serviço terceirizado para o supermercado contou que durante toda a ação eles foram bastante agressivos e chegaram a puxar o cabelo das reféns. “Os caixas ficam em uma das rampas de acesso e aqui dentro ficou tudo destruído, eles levaram menos de cinco minutos para fazer o que queriam e fugir. Vários dos reféns, que chegaram a ser trancados no refeitório, ainda tiveram seus celulares roubados”, comentou.

Os dois alvos dos bandidos foram os caixas do Bradesco e do Itaú. A princípio, o único veículo visto na frente do supermercado no momento do crime foi um Cross Fox vermelho.

A Polícia Civil verificou as imagens das câmeras de segurança, mas como eles utilizam bonés e capuzes, a identificação dos assaltantes fica comprometida.

Fonte: Banda B

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Carros batem e atingem poste em São José dos Pinhais, no Paraná

Dois carros bateram em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, neste sábado

Dois carros se envolveram em acidente em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, neste sábado (22). Na batida, um poste da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi atingido, porém, não houve interferência no fornecimento de energia para as unidades consumidoras da região. De acordo com a Polícia Militar (PM), uma criança de dez anos ficou ferida e foi levada para o Pronto Socorro da cidade, sem gravidade.

Foto: Silvana Gogola de Mattos
Fonte: G1 PR

VEÍCULO RECUPERADO


Por volta das 22:30h dessa sexta feita (21) foi roubado um veículo GM Celta na região da Contenda, segundo relato da vitima o mesmo foi roubado por 2 indivíduos armados o qual também o lhe agrediram.

Diante das características e da placa do veículo uma equipe da GM que patrulhava a região central localizou o veículo as 23:15 h ao lado do pátio do Posto Pinheirao, no local foram abordados aproximadamente 50 pessoas que estavam nas proximidades do veículo porém os marginais não foram localizados.

Parabéns a equipe GM que estava atenta no patrulhamento e recuperou mais um bem de nossos munícipes.

Em caso de EMERGÊNCIA ligue 153, viaturas de GM nesse momento patrulham o seu bairro.

Fonte: Página do Facebook da GM SJP

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Crimes de corrupção sujam a fama de honesto do deputado Leopoldo Meyer

Deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR) tem 4 processos condenados e não poderá disputar mais eleições.

Com a ficha suja, o ex-prefeito de São José dos Pinhais e atual deputado federal, Leopoldo Meyer foi condenado por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, SUPERFATURAMENTO, entre outras condenações.

TRE-PR - Processo Nº 965984.2008.616.0200 - Foi responsabilizado por conduta vedada a agentes públicos.

TCU - Processo Nº 010.739/2011-4 /2013 - Foi considerado culpado por superfaturamento em contrato, enquanto prefeito de São José dos Pinhais.

TCE-PR - Acórdão Nº 212/2013 - Foi condenado a pagamento de multa devido à contratação de empresa sem prévia licitação, enquanto prefeito de São José dos Pinhais.

TCE-PR - Acórdão Nº 297/2013 - Foi condenado a pagamento de multa devido à contratação direta de servidora pública, enquanto prefeito de São José dos Pinhais.

Detalhes no link abaixo: 



Fonte: Página do Facebook Renova São José

Boato de sequestro de crianças assusta população e polícia diz que não é nada disso

O meio de comunicação Banda B vem recebendo uma série de ligações de moradores de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, de pessoas assustadas porque crianças estariam sendo levadas de dentro de casa por sequestradores armados. A última ligação chegou a afirmar que os sequestradores fingem ser fotógrafos, entram nas casas, apontam armas na cabeça dos pais e levam as crianças.

A Banda B procurou a Delegacia de São José dos Pinhais para checar a informação. O superintendente Carvalho garantiu que, até o momento, nenhum boletim de ocorrência de desaparecimento de criança foi registrado na cidade. “Posso garantir que nenhum caso de desaparecimento chegou até a polícia até agora”, afirmou.

O superintendente disse ainda que, talvez, um dos fatos que tenha contribuindo para essa onda de boatos seja a chegada de três caminhonetes de ciganos, vindos de São Paulo. “Eles vieram para cá vender facas e panelas. Fui ontem, pessoalmente, até eles e verifiquei toda a documentação. Está tudo correto, inclusive as certidões de nascimentos dos filhos que seguem com eles”, explicou o policial.

A polícia pede que as pessoas não espalhem informações de seqüestro sem a devida comprovação. A orientação é para que qualquer suspeita seja notificada na delegacia com urgência.

Fonte: Banda B

Apae SJP lança campanha O Futuro é Hoje

Rifa pode ser adquirida no Shopping São José

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São José dos Pinhais possui mais de trezentas crianças e jovens atendidos pela entidade nas unidades Centro e São Marcos. Os custos para manter os serviços ou ampliar o atendimento são cada vez mais escassos. Para aumentar a arrecadação, a Apae lançou a campanha o Futuro é Hoje em que a rifa de um carro 0 km é de R$ 10,00. O veículo está exposto no Shopping São José. 

Além do automóvel, serão sorteados uma motocicleta, uma TV LCD 32’’, um refrigerador e um tablet. Os bilhetes para concorrer ao carro podem ser adquiridos no piso L1, onde está o veículo modelo fiesta. O sorteio será realizado no dia 05 de julho.

Fonte: PautaSJP

Dupla é presa em flagrante pela equipe da UPS Guatupê quando assaltavam uma residência no bairro Afonso Pena

IMG-20140217-WA0003

Equipes da UPS Grande Guatupê receberam uma informação que na Rua Francisco Zem, no bairro Afonso Pena, havia um veículo suspeito. Uma equipe foi deslocada para o local onde encontrou um veículo aberto com vários objetos dentro e uma pessoa. Dado voz de abordagem, o mesmo informou que estava sozinho. Após foi verificado que o segundo elemento estava dentro da residência e tentou se evadir pulando o muro na hora da abordagem policial, mas também foi capturado. No local foi verificado com a presença do proprietário que uma das janelas da casa foi arrombada pelos assaltantes. Os presos, assim como a vitima o os produtos do crime foram encaminhados para a Delegacia Regional de São José dos Pinhais.

UTILIDADE PÚBLICA: Tendo informações de crimes ou denúncias, o morador da região dos podem ligar diretamente para a base da UPS Grande Guatupê no número (41) 3556-1742.

Fonte: Régis Santos

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Obras bloqueiam acesso a São José dos Pinhais neste sábado

Bloqueio da via será total

Neste sábado (22), entre 8h e 19 horas, serão realizadas obras para a ampliação da ponte sobre o canal extravasor paralelo ao Rio Iguaçu, no final da Avenida Marechal Floriano Peixoto, quase divisa com São José dos Pinhais.

Os trabalhos causarão bloqueio total ao acesso a São José dos Pinhais pela Marechal Floriano Peixoto. O trânsito para São José dos Pinhais será desviado antes do Terminal do Boqueirão, através da Rua Dr. Bley Zorning, que dá acesso à Av. Salgado Filho e, na sequência, à Avenida Comendador Franco (Av. das Torres), que deverá ser utilizada para se chegar a São José dos Pinhais. O acesso à cidade da Região Metropolitana também não poderá ser feito pela Rua João Miqueletto e seu acesso ao Zoológico.

Os condutores que seguem pela pista lenta sentido São José dos Pinhais da Avenida Marechal Floriano Peixoto deverão fazer desvio pelas ruas Pastor Carlos Frank e Zonardi Ribas (antes do Terminal do Boqueirão) para acessar a Rua Dr. Bley Zorning. Os motoristas que trafegam na região do Boqueirão e do Alto Boqueirão devem utilizar as ruas Maestro Carlos Frank e Zonardi Ribas (próximo ao Terminal do Boqueirão) para acessar a Rua Dr. Bley Zorning.

A empresa responsável pela obra colocará placas alertando sobre o bloqueio de acesso a São José dos Pinhais e indicando desvio nas seguintes vias: Av. Marechal Floriano Peixoto e ruas Januário Alves de Souza, Pastor Carlos Frank, Maestro Carlos Frank, Pastor Antônio Pólito e Dr. Bley Zorning.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) fará um bloqueio na pista lenta da Marechal Floriano Peixoto sentido São José dos Pinhais, antes do cruzamento com a Rua Pastor Antônio Pólito. Agentes da Setran orientarão motoristas nos cruzamentos da Av. Mal. Floriano Peixoto com as ruas Dr. Bley Zorning e Pastor Antônio Pólito.

Um agente da Setran também estará no cruzamento da Av. Comendador Franco com a Rua Eduardo Victor Piechnik para controlar fluxo de veículos no sentido São José dos Pinhais e facilitar a conversão à esquerda da Av. Comendador Franco para a Rua Eduardo Victor Piechnik (acesso à Av. Salgado Filho).

Outro agente da Setran estará no início do viaduto sobre a linha férrea que liga as ruas Eduardo Pinto da Rocha e João Miqueletto para informar os condutores que o acesso a São José dos Pinhais está bloqueado pela João Miqueletto, devendo ser feito pela Av. Comendador Franco. Só será permitido o acesso à Rua João Miqueletto a moradores da região e visitantes do zoológico.

Linhas de ônibus

Diversas linhas de ônibus terão seus percursos temporariamente alterados durante todo este sábado (22), em função das obras na ponte do canal extravasor do Rio Iguaçu, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, quase na divisa com São José dos Pinhais.

A Linha Direta Barreirinha/São José, atendida pelos ônibus ligeirinhos, terá seu percurso seccionado no Terminal Boqueirão. A partir do Terminal Boqueirão, a Linha Direta Especial até o Terminal Urbano, em São José, nos dois sentidos de tráfego, fará o percurso pelas ruas Bley Zorning, Olindo Caetani, Avenida Salgado Filho, Rua Eduardo Victor Piechnik, Avenida Comendador Franco (das Torres), Rua Joaquim Nabuco e Travessa Ari Alberti. O objetivo da Linha Especial, durante todo o dia, por causa das obras, é evitar atrasos dos ligeirinhos.

Esse mesmo percurso será feito também pela linha Terminal Boqueirão/Terminal Central. Já a linha Curitiba/Pedro Moro, também a partir do Terminal Boqueirão, desvia pelas ruas Anne Frank, Bley Zorning, Olindo Caetani, Avenida Salgado Filho, Rua Eduardo Piechnik, Avenida Comendador Franco, Rua Joaquim Nabuco, Travessa Ari Alberti e Rua Doutor Claudino dos Santos.

Esse desvio, até a Avenida Comendador Franco (das Torres), será percorrido também durante todo o sábado pelas linhas Terminal Boqueirão/Terminal Afonso Pena e PUC São José.

Fonte: Paraná Online

Richa assina contrato para ampliação do saneamento em São José dos Pinhais


A Sanepar e a prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, assinaram contrato de programa que garantirá a ampliação dos serviços de saneamento no município. Aprovado pela Câmara de Vereadores e em audiência pública com a população, o contrato tem duração de 30 anos e foi assinado pelo governador Beto Richa, o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, e o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, nesta quinta-feira (20). 


“Pela Sanepar, estamos garantindo uma vida melhor para todos os moradores de São José dos Pinhais. Ao investirmos em saneamento básico promovemos a saúde da população e contribuímos para o crescimento vigoroso da cidade”, disse o governador Beto Richa. Ele lembrou que a empresa executa o maior programa de investimentos de sua história, com mais de R$ 2 bilhões aplicados em obras para os sistemas de água e esgoto em todo o Estado. 

O governador apontou que obras de ampliação, melhorias e manutenção em saneamento acontecem nos 345 nos municípios atendidos pela companhia no Paraná. Ele citou, ainda, as obras em saneamento realizadas recentemente nos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, onde foram investidos R$ 250 milhões. “Temos a preocupação de realizar investimentos em saneamento em todo o Paraná, tanto é que realizamos o maior investimento da história da Sanepar. Avançamos muito na qualidade de atendimento dos serviços da companhia”, destacou o governador. 

Richa recebeu do presidente da Sanepar um exemplar do Plano Diretor Saic – Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana. 

COLETA E TRATAMENTO – Entre as metas estabelecidas no contrato da Sanepar com São José dos Pinhais, está a de manter o índice de atendimento com rede de água em 100%. 

O índice de atendimento com rede de coleta, transporte e tratamento de esgoto, que atualmente é de 59,72%, será ampliado para 80% com o tratamento de 100% do esgoto coletado. Além disso, a empresa irá implantar 41,6 quilômetros de rede de água e 712 ligações nas localidades de Costeira, Campina do Taquaral, Costeira do Cupim, Colônia Mergulhão, Rio de Una e Inhaiva. 

“O contrato garante mais qualidade de vida e um melhor atendimento de saúde pública, principalmente, na área de coleta do esgoto doméstico que atingirá 80% do município”, afirmou o prefeito Luiz Carlos Setim. “Esse contrato representa um momento de festa não só para nosso município. Do nosso Rio Miringuava sairá a água que trará segurança para toda a Região Metropolitana de Curitiba. As obras da Barragem do Miringuava dependiam da assinatura deste contrato. Em nosso município, a Sanepar está indo além do atendimento na área urbana. Ao definirmos as metas, negociamos com a Sanepar o atendimento para nossas colônias do interior”, disse ele. 

O município será beneficiado, ainda, com 50% de bonificação nas contas públicas de água e repasses para o Fundo Municipal de Meio Ambiente. 

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, enfatizou que o Contrato de Programa de São José dos Pinhais é a formalização de uma política de governo, que “resgata e avança no compromisso assumido de promover conforto e segurança no abastecimento de água pelos próximos 50 anos”. Ele chamou a atenção para o volume de investimentos a ser executado no município, da ordem de R$ 124 milhões, além do repasse permanente de 4% da receita líquida da empresa em São José dos Pinhais, para que a Prefeitura invista em projetos ambientais e que garantam sustentabilidade. 

INVESTIMENTOS - Atualmente, a Sanepar executa em São José dos Pinhais obras de ampliação da rede coletora de esgoto na Bacia do Rio Pequeno, um investimento de R$ 6,9 milhões. Também está em execução o reservatório Arujá II, obra de R$ 4 milhões, com capacidade para armazenar 7,4 mil metros cúbicos de água tratada. 

“São obras em andamento e outras futuras que contemplam São José dos Pinhais que acabam refletindo em uma melhoria de todo o sistema de saneamento da região Metropolitana de Curitiba”, disse o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. 

O maior investimento projetado para São José dos Pinhais, entretanto, é a construção da Barragem Miringuava, que terá recursos da ordem de R$ 87,8 milhões e garantirá regularidade do abastecimento de água da Região Metropolitana até 2030. 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná