Publicidade

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Bandidos explodem banco, furam pneus de carros, trocam tiros e deixam dois PMs feridos


Bandidos fortemente armados explodiram os caixas eletrônicos do Banco Bradesco na Av. Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na madrugada desta segunda-feira (31). Na saída, trocaram tiros com policiais militares e furaram pneus de motoristas que passavam pela região. Na mesma situação, policiais do Batalhão de Operações Policiais (Bope) ficaram feridos após capotarem a viatura em deslocamento.



O tenente Cazon, da Polícia Militar (PM), falou sobre o caso à Banda B. “Os bandidos estavam em uma Duster branca e um Voyage. Bem na saída do banco, foram abordados por uma viatura e atiraram várias vezes, fugindo sentido a BR-277”, descreveu o tenente à Banda B.  


Na rotatória com a rodovia, mais de cinco veículos tiveram os pneus furados. “Eles jogaram aqueles miguelitos e vários motoristas que passavam pelo local tiveram os pneus furados. Os marginais fugiram sentido ao bairro Borda do Campo e não foram localizados”, explicou.

Acidente

Na mesma situação, uma viatura do Bope, que se deslocava para a ocorrência, foi atingida por um Vectra que teria avançado o semáforo na Av. Rui Barbosa. “Um dos policiais quebrou o braço e o tenente Éder, comandante da equipe, teve escoriações pelo corpo. A viatura capotou três vezes após a batida”, explicou Cazon.

A Polícia Civil investiga os casos.

Fonte: Banda B

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Centenas de produtores vão às ruas pedir segurança após morte de agricultor em assalto


A morte do agricultor Benjamin Valaski, de 59 anos, durante um assalto levou centenas de pessoas às ruas de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta quinta-feira (27). Os manifestantes pedem mais segurança na zona rural da cidade e chamam a atenção das autoridades para prender os responsáveis pelo crime. 


“O Benjamin era um homem muito trabalhador e dedicado. Ele levantava de madrugada para ir à lavoura e garantir o sustento da família. Na ocasião do homicídio, gentilmente, ele saiu para levar um copo de água para os indivíduos e acabou morto. É muito revoltante”, disse o agricultor Eugênio Greborge, vizinho da vítima, em entrevista à Banda B. 


Amigos e familiares de Benjamin seguiram de caminhões, tratores e carros da zona rural até a Câmara Municipal e, em seguida, se dirigiram à sede da Prefeitura. “Nós queremos respostas das autoridades do município, estaduais e também federais. Todos deixamos de produzir para pedir mais segurança, já que o patrulhamento policial na região é muito esporádico. Esperamos que eles nos ouçam”, completou Eugênio. 


O caso

O agricultor Benjamin Valaski foi morto durante um assalto à casa em que morava na Rua Professor Júlio Carvalho Gomes na tarde do último dia 23 de agosto. Ele era muito conhecido na cidade, por ser um dos principais produtores de alface da região.

Benjamin estava com a mulher na residência quando dois homens chegaram pedindo por um copo de água. Educada, a mulher preparou o copo e acabou rendida pelos marginais. A suspeita é de que, ao perceber que era um assalto, o agricultor possa ter reagido, embora isso não tenha sido confirmado pela Polícia Militar (PM).


 Resposta da PM

Em nota, a PM informou que o Serviço Reservado da corporação e a Polícia Civil trabalham para identificar os autores do crime. Algumas informações sobre os responsáveis já foram levantadas, mas permanecem em sigilo para não atrapalhar as investigações. A PM ainda declarou que o patrulhamento é realizado diariamente na região, que, segundo ela, é um dos locais onde menos existem ocorrências policiais na cidade.

Fonte e fotos: Banda B 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

OAB/SJP visita Delegacia para Tratar de Falsos Advogados e Captação Ilegal


Estiveram na Delegacia Regional de Polícia de São José dos Pinhais, na última terça-feira 25/08, o Presidente da Subseção Carlos Vanderlei Muhlstedt, vice Jaiderson Rivarola e a Presidente da Comissão de Direitos Humanos Leila Carla Leprevost.

Os representantes da OAB foram recebidos pelo Delegado Adjunto Michel Carvalho que disse estar preocupado pelas denúncias que a Ordem recebeu da atuação de falsos advogados, ex-policiais e captação ilegal de clientela. Segundo ele o delegado chefe, Amadeu Trevisan, fez uma portaria dando ciência a todos os investigadores e escrivães para impedirem o acesso de não inscritos na Ordem, bem como para que os agentes se abstenham de indicar advogados.

A iniciativa do Delegado foi considerada importante, mas a Subseção enviou ofício ao Ministério Público sobre as denúncias dos supostos crimes de falsidade ideológica, facilitação do exercício ilegal da profissão e obtenção de vantagens na indicação de advogados, práticas que denigrem a profissão e abalam a confiança da sociedade na instituição do Estado.

Pedimos aos advogados que enviem informações para a OAB ou para o Ministério Público, pois só assim serão afastadas essas praticas e haverá melhoria na advocacia criminal.

Fonte: OAB/SJP

Agricultores pedem maior segurança para área rural de São José dos Pinhais

Após o assassinato do senhor Benjamin Valask, trabalhadores rurais exigem solução imediata e apoio dos vereadores.


Após o assalto seguido da morte do agricultor Benjamin Valask, morador da Roça Velha, moradores e trabalhadores da área rural protestaram na Câmara Municipal para exigir maior segurança, durante a sessão ordinária desta terça-feira (25). Os moradores da região já vêm sofrendo com o problema da insegurança durante anos e a situação tem piorado a cada dia.

Em nome da comunidade, fizeram uso da palavra a advogada Kellen Suchla e o agricultor Misael Cetenarski. Em seus depoimentos eles afirmam estarem apavorados com a falta de providências em relação à violência. “Queremos ações preventivas, viaturas circulando diariamente pela região, abordando carros estranhos, intimidando os bandidos, que estão cada vez mais ousados devido à facilidade de agirem na área rural”, disse Kellen.

Os moradores pedem ainda, a volta da patrulha rural da polícia militar que, segundo a vereadora Nina Singer, não circula pelos bairros há mais de um ano, pois, a caminhonete utilizada está em manutenção e nunca foi consertada. Para a vereadora, deve haver medidas imediatas, mas, principalmente a aplicação de políticas públicas preventivas de educação. “Temos que ter uma base sólida e nos unirmos para enfrentar a insegurança, porque infelizmente a solução não depende apenas dos vereadores e sim, de uma união de esforços”, explicou.

Os vereadores Alberto Setnarsky e Carlos Machado, que também atuam na área rural do município, demonstraram indignação e revolta com os acontecimentos. “Faço um apelo ao delegado, prefeito, secretário de segurança pública e deputados para que tomem providências, além disso, a pressão popular, igualmente, irá ajudar a trazermos soluções e diminuirmos esses números assustadores”, disse Carlos. O vereador Alberto Setnarsky sugeriu a utilização de um helicóptero para rondas na região. “Sei que é uma medida cara, mas pode ajudar já que a região rural é muito grande e com certeza não vale tanto quanto a vida dos moradores do município”.

Após o término da sessão, agricultores e moradores reuniram-se com os vereadores para traçarem estratégias de ação. Foi agendada, ainda, reunião com o secretário municipal de segurança para discussão de possível atuação no combate à violência.

http://www.cmsjp.com.br/wp-uploads/2015/08/Sess%C3%A3o-25.08-047.jpg

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Bandidos pedem água, rendem família e matam agricultor durante assalto

 
Agricultor foi morto com pelo menos dois tiros

Um agricultor de 59 anos foi morto durante o assalto à casa em que morava na Rua Professor Júlio Carvalho Gomes, no bairro Roça Velha, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde deste domingo (23). Benjamin Valask era um dos principais plantadores de alface da região.

O produtor rural estava com a mulher na residência quando dois homens em um Escort preto chegaram pedindo por um copo de água. Educada, a mulher preparou o copo e acabou rendida pelos marginais. A suspeita é que ao perceber que era um assalto o agricultor possa ter reagido, embora isso não tenha sido confirmado pela Polícia Militar (PM).

Moradores da região estavam indignados com a insegurança na região. “Aqui é assalto todo dia e estamos abandonado. Hoje, infelizmente terminou com a morte do Benjamin. Será que agora os políticos vão perceber o que está acontecendo aqui?”, questionou a moradora, que não quis se identificar.

A PM não quis falar sobre o caso. A informação é que o agricultor foi morto com mais de dois tiros. A Delegacia de São José dos Pinhais investiga o caso.

Fonte: Banda B

Em SJP, não respeitam a Lei do Silêncio, incluindo a Prefeitura. Reportagem flagrou propaganda da Festa do Pinhão e Vinho acima de 100 decibéis. Fiéis da IURD no centro transformam a vida da vizinhança em um “inferno” com cultos de domingo às 7h.

 
A moradora ao lado da IURD, Rosilene Przydzemirski, às 7h de domingo, antes do culto 

Há muitos anos, que o PautaSJP.com publica reportagens da falta de respeito em São José dos Pinhais da Lei do Silêncio. A poluição sonora é comum, seja nos Parque São José, quando ligam o batidão nos equipamentos dos carros, nos cultos religiosos das igrejas, até mesmo de madrugada, com os vizinhos que não sabem que por trás das paredes há ouvidos, entre outros casos.
 
 http://www.pautasjp.com/imagens/noticias/14404201730CaminhaoFestadoVinhoweb.jpg
 
E a própria Prefeitura que se utiliza de caminhões de som para propagar as recentes festas realizadas do Pinhão e do Vinho. A reportagem flagrou, com um aplicativo de decibelímetro, a publicidade nas ruas centrais do município, destas festividades, que chegou a 104 decibéis, quando o máximo permitido nas ruas, em horário de pico, são 70 decibéis. 

http://www.pautasjp.com/imagens/noticias/14404201738CaminhaoFestaVinhoweb.jpg

Mesmo quem não foi aos shows de Fernando e Sorocaba ou Michel Teló com certeza ouviu que eles estariam por aqui, porque o som e o conteúdo da propaganda era facilmente entendido em todo o quarteirão por onde os caminhões de som passavam. O PautaSJP.com encaminhou pedido de posicionamento da Prefeitura como causadora de poluição sonora e está no aguardo do contato.

Os exageros são passíveis de punição conforme regulamentação no Código de Posturas da própria Prefeitura. O Código é um conjunto de regras de convivência e funcionamento da cidade estabelecido pelo Executivo Municipal. O artigo 104 traz a seguinte informação: “as infrações desta lei serão punidas com multa de 3% a 30% do salário mínimo vigente na região, além da suspensão de funcionamento pelo prazo de um a seis meses, no caso de reincidência”.

Viva e trabalhe com barulho
Uma empresária, que preferiu não se identificar, encerrou as atividades de seu espaço de eventos porque o vizinho faz locação nos fins de semana da chácara ao lado. O respeito ao sossego pelo jeito nunca fez parte do contrato de locação, pois o equipamento de som era ligado de manhã pelos inquilinos pontuais e desligado somente de madrugada.

“Foram várias reclamações para a Polícia Militar e Guarda Municipal, inclusive para a Prefeitura que nada fez. Infelizmente, tive que parar o atendimento porque os clientes e a gente não conseguia aguentar a música alta”, lembra a proprietária.

No caso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o barracão adquirido na Rua Norberto de Brito, que ocupa quase uma quadra inteira com a Avenida das Américas, está funcionando com a realização de cultos desde o segundo semestre de 2014. Em setembro do ano passado, eram 1h30 da madrugada e os fiéis estavam em vigília usando caixas de som e microfones.

“A gente escuta de dentro de casa o culto inteiro. O que os pastores falam ao microfone vibra por todo o barracão e o som chega claramente. Sem contar que já houve banda gospel com guitarra, baixo e bateria. Reclamamos inúmeras vezes para a Guarda Municipal Prefeitura. Os cultos de quarta-feira de noite geram um grande incômodo mas nada se compara aos cultos de domingo, às 7h. Se a gente quer descansar domingo não dá”, questiona a moradora da Rua Norberto de Brito, Rosilene Przydzemirski, que reside ao lado da futura Catedral da IURD, prédio de mais de 10 mil metros quadrados.

A reportagem também entrou em contato com os pastores da IURD, mas até o momento da produção da matéria não houve retorno. O tema será tratado novamente, em breve.

Fonte:PautaSJP

domingo, 23 de agosto de 2015

Assalto a lanchonete termina com dois clientes mortos em São José dos Pinhais

 

Um assalto a uma lanchonete na Av. Brasília, no bairro Ouro Fino, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, terminou com dois clientes assassinados depois de uma possível reação, por volta das 21h40 deste sábado (23). O assassino fugiu em um Gol Geração 3 de cor preta e teria agido sozinho, segundo a Polícia Militar (PM).

Quem teria reagido ao assalto foi Raimundo Augusto da Silva Leite, de 40 anos. “Esse primeiro rapaz teria reagido, tentando tirar a arma do marginal, e acabou morto. Em seguida, na saída, Airton Alves de Oliveira, de 56 anos, levou um tiro. Ainda não sabemos se nesta segunda morte houve reação”, descreveu.

A Delegacia de São José dos Pinhais é quem investiga o caso. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML).

Fonte: Banda B
Fotos Crimes SJP

Continua a Agosto Azul, pois os homens relutam em ir ao médico


Campanha de prevenção à Saúde é específica ao público masculino

 
Prevenção ao longo da vida é um dos motes da iniciativa 
 
A campanha, denominada, “Agosto Azul – Escolha Cuidar de Você”, é promovida pelo governo do Estado com participação de Prefeituras para alertar sobre a necessidade da manutenção de hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática periódica de atividades físicas. O tema foi escolhido porque a obesidade e o sedentarismo se destacam como dois dos principais fatores de risco cardiovascular, responsáveis pela maioria das mortes masculinas no País.

É o quarto ano consecutivo que o governo do Paraná promove o Agosto Azul. A realização da campanha virou lei no Paraná em 2012 (n°17.099, de 28 de março) devido à necessidade de mobilizar entidades públicas e privadas em torno da causa, da mesma forma que acontece com o Outubro Rosa, voltado para a prevenção do câncer de mama.

Os materiais de divulgação são distribuídos em todo o Estado por meio das 22 sedes regionais da Secretaria da Saúde. Quem quiser solicitá-los pode entrar em contato com a coordenação da campanha no email agostoazulparana@gmail.com. A versão online das peças estão disponíveis no site www.saude.pr.gov.br (banner Agosto Azul). Informações http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br.

Cigarro
Esse ano, a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.

Quem deseja parar de fumar deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser encaminhado até um dos 250 ambulatórios especializados no tratamento da pessoa tabagista no Paraná. O tratamento é realizado por profissionais de Saúde especializados na área e tem a duração de um ano – tempo necessário para que o fumante deixe o vício e não tenha recaídas. Em 2013, mais de 11 mil paranaenses deixaram de fumar com apoio das equipes de Saúde.

Fonte: PautaSJP

sábado, 22 de agosto de 2015

Jardim Itatiaia recebe reunião dos 200 mil eleitores

Encontro foi realizado na casa do Jorge da Oficina, liderança da região


Na noite desta sexta-feira (21), o presidente da Câmara Municipal, vereador Sylvio Monteiro, reuniu-se com moradores do Jardim Itatiaia, no bairro Guatupê, para tratar de assuntos de interesse da comunidade.

A reunião ocorreu na casa do Jorge da Oficina, que é uma liderança da região, e contou com a participação do vereador Leandro da Nifer e de representantes do Professor Abelino. Os que residem na localidade fizeram questionamentos aos legisladores e ocorreu uma espécie de “bate-papo”, onde dúvidas foram tiradas e esclarecidas.

Vários assuntos foram colocados em discussão, porém, o principal deles foi a abordagem sobre a importância de se atingir a marca de 200 mil eleitores em São José dos Pinhais. Grande parte dos que vivem no município possuem títulos de outra cidade da Região Metropolitana de Curitiba ou até de outros estados. Se os cidadãos fizerem a transferência de título ficará mais fácil chegar à marca prevista.

O Jardim Itatiaia é uma região que sofre pela falta de investimentos. Saneamento básico, saúde, transporte e educação são algumas das melhorias solicitadas feitas pelos que vivem na localidade. “Não temos uma escola referência e a saúde da localidade está extremamente precária. Conheço pessoas que têm que se descolar até outras cidades para ter acesso adequado à saúde. Estamos abandonados e esquecidos“, disse moradora.
 Legisladores falam à população

 
Participantes do encontro
 
Fonte: CMSJP

Shopping I Fashion Outlet em SJP será de grande porte


 
No Rio Grande do Sul, shopping tem 77 lojas e estacionamento de 1.300 vagas 

Não faz uma semana que o Grupo Iguatemi, um dos maiores do Brasil no setor de shoppings, confirmou a construção do seu terceiro empreendimento no Sul, tipo Outlet Premium, em São José dos Pinhais, no bairro Campo Largo da Roseira, na área rural da cidade, na BR 376. Denominado I Fashion Outlet Curitiba. Tendo como referência os outros empreendimentos como shopping de desconto, sendo ao lado da capital Porto Alegre, na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, e ao lado da capital Florianópolis, na cidade catarinense de Tijuca (em construção), é possível mensurar o impacto positivo na geração de empregos são-joseenses e diversidade de compras.

O I Fashion Outlet Novo Hamburgo abriu as portas na BR 116 em 24 de setembro de 2013. Hoje, são 77 lojas distribuídas em 20 mil metros quadrados. Tem área de alimentação, restaurantes e 1.300 vagas de estacionamento. Confira o site:

http://iguatemi.com.br/ifashionoutletnh?gclid=CPqclZHEsscCFVUJkQodjh8K8A

A previsão de inauguração do I Fashion Outlet Santa Catarina é para outubro de 2015. Serão investidos R$147,1 milhões, em 30 mil metros quadrados, gerando 2.400 empregos diretos, com a presença de 80 lojas e estacionamento de quase mil veículos. A localização na BR-101 é entre Balneário Camboriú e Florianópolis.

São José dos Pinhais
Denominado como I Fashion Outlet Curitiba, o projeto prevê uma ocupação de até 60 mil metros quadrados de área comercial, em terreno permutado, e deve ser inaugurado em 2017. A primeira, de quatro etapas, será com 30 mil metros quadrados. Um dos desdobramentos é a construção de um hotel. O Grupo Iguatemi é o sócio majoritário do empreendimento com 42% de participação. A Construtora São José, responsável pela obra, terá 28%, e os demais sócios terão 30%, com 12% pertencentes ao dono do terreno.

Estão planejadas como mix de marcas: Lacoste, The North Face, Hugo Boss, Calvin Klein Jeans, Levis, SunglassHut e Apple GAP, Cori, Le Lis Blanc, John John, Bo.Bô, Nike, Kipling, Jorge Bischoff, Datelli, Dumond Capodarte, Luz da Lua, Carmen Steffens, Arezzo, Schutz, Oakley e Delotto.

O Iguatemi é um grupo ligado à BRMALLS, que reúne muitos shoppings pelo Brasil, incluindo empreendimentos em Londrina, Maringá e Cascavel e marcas na capital paranaense como o Shopping Estação e o Shopping Curitiba.

Fonte: PautaSJP

População pode consultar todas as leis do município no site da Câmara SJP



Leis podem ser visualizadas com todas as alterações realizadas ao longo do tempo.


O sistema leismunicipais.com.br atualizou, nos portais da Câmara Municipal e da prefeitura, todas as leis municipais sancionadas desde a década de 1940. Tais leis passaram por um processo de consolidação, que permite a identificação do texto original e modificado de determinado ato, no mesmo documento, possibilitando também o acesso imediato aos atos que provocaram a modificação naquele consultado.

A nova forma de apresentação da legislação facilita a atividade dos profissionais que atuam com leis no cotidiano de trabalho, como advogados, engenheiros, contadores e administradores públicos, entre outros. Ela também é essencial para garantir que o conteúdo da lei não se perca, já que um ato normativo pode sofrer inúmeras alterações após a data de sua publicação.

O tratamento pelo qual passaram as leis segue diretrizes da Lei Complementar Federal nº 95/1998, que estabelece toda a técnica legislativa referente à elaboração, redação e alteração das leis, em todas as esferas governamentais. Ainda, a identificação das mudanças ocorridas em determinada lei são apresentadas de forma tachada, no texto original, sendo que o trecho atualizado aparece logo abaixo do tachado.

A legislação do município de São José dos Pinhais é consultada a partir do sistema do LeisMunicipais.com.br, que mantém as informações consolidadas, além de permitir, a partir do processo de compilação, que o usuário visualize, se assim desejar, somente o texto vigente, sem as alterações posteriores. Caso seja necessário, ainda, é possível “voltar no tempo” e consultar, em determinado período, uma lei que passou por alterações. O portal, a partir do sistema exclusivo de versionamento, exibe o texto nas datas específicas, sem as mudanças posteriores. Quem tiver interesse pode acessar as leis municipais no site www.cmsjp.com.br, na aba legislação.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

domingo, 16 de agosto de 2015

Jardim Isaura foi o destino da semana para cruzada dos 200 mil


Na tarde deste sábado (15), o presidente da Câmara Municipal, vereador Sylvio Monteiro, reuniu-se com moradores do Jardim Isaura, no bairro Guatupê, para tratar de assuntos de interesse da comunidade.

A reunião também contou com a presença dos vereadores Leandro da Nifer, Lucia Stoco e representantes dos legisladores Ailton Fenemê e Professor Abelino. Os residentes da localidade fizeram uma série de questionamentos, reivindicações, e ocorreu um “bate-papo”, onde dúvidas foram tiradas e esclarecidas.

Entre os vários assuntos pautados, o principal deles foi a cruzada em busca da marca dos 200 mil eleitores 200 mil eleitores em São José dos Pinhais. Muitos dos que vivem no município possuem títulos de outras cidades e estados. Se os títulos de fora forem transferidos para cá, os moradores poderão fazer reivindicar melhorias com mais facilidade, haverá maior quantidade de eleitores e isso fará com que a cidade eleve sua importância a nível estadual e federal.

O Jardim Isaura é uma região que precisa de muitas melhorias, durante o encontro os que residem na região demonstraram estarem se sentindo abandonados. “Temos muitas necessidades, porém, algumas são emergenciais, como escolas, postos de saúde e principalmente segurança”, explica morador.

Legisladores falam à população sobre a campanha

Morador dá seu posicionamento e comenta sobre a situação da localidade

Fonte:CMSJP

Ladrão tenta furtar bicicleta mas se dá mal ao dar de cara com guardas municipais

Um homem foi preso depois de arrebentar o cadeado do portão de uma casa e furtar uma bicicleta em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (14). O caso aconteceu na Rua Padre João da Veiga Coutinho, na Cidade Jardim.


“Nós realizávamos um patrulhamento na região quando um homem saiu da residência e avisou que o rapaz havia furtado a bicicleta do filho dele. O ladrão ficou bem nervoso com a abordagem e a equipe verificou que ele realmente praticou o delito”, informou o guarda municipal Vieira em entrevista à Banda B.

O rapaz foi encaminhado à delegacia da cidade, onde permanece à disposição da Justiça. Ele deve responder pelo crime de furto qualificado.

Fonte: Banda B

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Casa de Leis reinicia cruzada dos 200 mil


Nesta última terça-feira (11), o presidente Sylvio Monteiro, junto aos demais vereadores, vai dar continuidade à cruzada dos 200 mil eleitores, projeto que tem como objetivo atingir este número e trazer melhorias para a cidade como um todo.

Desde o início do ano os legisladores do município de São José dos Pinhais estão fazendo uma “corrida” em diversos bairros para divulgar a campanha e suas consequências positivas.

Ao alcançar a marca de 200 mil eleitores ocorrerá uma série de benefícios, dentre eles: Haverá segundo turno nas eleições, isso fará com que os a população tenha mais tempo e possa votar com mais consciência; o município terá maior importância e será visto como uma cidade de grande porte – de tal maneira haverá aumento de representatividade; as reivindicações poderão ser atendidas com maior prontidão, entre outros.

“Pessoas que vivem em São José dos Pinhais, mas possuem título de outra localidade devem ir ao cartório para fazer a transferência. Muitas pessoas reivindicam, porém, não votam no município. É importante que transfiram para que tenham legitimidade nas solicitações de melhorias”, diz Sylvio Monteiro.

Fonte: CMSJP

Boataria de dinheiro em cofre leva assaltantes até casa e mulher de 50 anos é executada

Uma mulher de 50 anos foi assassinada com um tiro na cabeça na manhã desta quinta-feira (13) na Rua Alberto Bonk, na Planta São Marcos, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O boato de que o casal morador na residência estaria guardando dinheiro para a abertura de um comércio é o que teria levado os marginais até o local.

A casa foi encontrada revirada e Jovanil Pires Rodrigues morta ao lado da cama que dividia com o marido. Segundo o soldado Márcio, da Polícia Militar (PM), a vítima e o companheiro iriam abrir um negócio, o que gerou boatos no bairro.

Crime chocou moradores do bairro

“O marido está aqui e diz que não tinha dinheiro em casa, mas que sabia que estavam comentando sobre isso. Pode ser que alguém tenha recebido essa informação e tenha vindo até aqui para pegar o dinheiro. Como a mulher estava em casa, acabou assassinada”, descreveu o soldado à Banda B.

Enquanto o crime acontecia, o marido de Jovanil estava trabalhando. Inconsolável ao chegar no local, ele preferiu não gravar entrevista. Já o filho da vítima, que pediu para não ser identificado, disse não entender o que aconteceu. “Meu padastro e minha mãe tinham um bom relacionamento. Parece que acharam que tinha dinheiro aqui. Também comentaram que ela estava sendo ameaçada, o que sinceramente não sabia”, disse.

A PM não soube informar exatamente o que foi levado na residência. Existe a hipótese de Jovanil não ter reagido e ter sido morta por não ter dinheiro na casa ou pelo fato dos assaltantes terem sido reconhecidos por ela.

A Delegacia de São José dos Pinhais investiga o caso.

Fonte: Banda B

Domingo (16), é dia de teste seletivo para a Guarda Mirim

Jovens que fazem parte de programa aprendiz tem a chance de se capacitar para os primeiros empregos 

Hoje, participam do programa 519 alunos em mais de 40 empresas 

Estudo, comprometimento, dedicação e trabalho em grupo são alguns dos conceitos empregados com centenas de jovens na Guarda Mirim. A instituição, organizada pelo Prefeitura, inicia o semestre com a seleção dos novos participantes deste programa de jovem aprendiz. A entrada no quadro é de 16 a 18 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, as provas terão mais de 600 inscritos. 

Domingo (16), ss candidatos devem comparecer no local com 30 minutos de antecedência. Os portões para a realização da prova serão abertos às 8h15 da manhã e serão fechados às 8h45. Depois disso, nenhum candidato poderá entrar na sala. Além disso, cada candidato deve estar munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha, documento de identificação com foto como carteira de Identidade, de estudante ou de Trabalho – conforme o item 5.3 do Edital nº 01/2015 da SEMAS – e canhoto de inscrição ou cartão de convocação, que pode ser obtido pelo site www.consesp.com.br.

A divulgação do resultado será realizada em 01 de setembro de 2015, no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais (www.sjp.pr.gov.br) e nos CRAS. Não será divulgado por telefone.

30 anos de Guarda Mirim
O programa Guarda Mirim trabalha com meninos e meninas há 33 anos e tem como objetivo formar adolescentes, garantindo seu desenvolvimento educacional, social e profissional, através da aplicação da cidadania em suas vidas por meio da inserção como aprendizes no mercado de trabalho. Hoje participam do programa 519 alunos e mais de 40 empresas parceiras, que utilizam os aprendizes em seu quadro funcional.
Entre os critérios, renda familiar de até três salários mínimos, estar incluído no Cadastro Único e cursar no mínimo o 8º ano do Ensino Fundamental Regular, em estabelecimento público ou colégio particular com comprovação de bolsa integral.

Fonte: PautaSJP

Dupla que fez sequestro relâmpago em Curitiba morre em confronto com a PM em SJP

Dois bandidos suspeitos de praticarem um sequestro relâmpago no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, morreram em um confronto com policiais militares na madrugada desta quinta-feira (13), na região da Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Segundo a Polícia Militar (PM), um taxista viu o carro com alerta de roubo e chamou os policiais.

O tenente Gantzel, da PM, descreveu o caso à Banda B. “Iniciamos patrulhamento próximo à região do aeroporto e houve a troca de tiros. Em seguida, houve novo confronto após os marginais entrarem em uma rua sem saída e caírem com o carro em uma valeta. Os dois acabaram atingidos e morreram no local. Eles tinham cometido o crime durante a tarde na capital e fugiram para cá”, explicou.

Os suspeitos não foram identificados oficialmente. Com eles, a Polícia Militar (PM) localizou dois revólveres calibre 38.

Fonte: Banda B

Afonso Pena ficou quase três horas fechado hoje por causa do nevoeiro

Um forte nevoeiro deixou o Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, fechado para pousos das 6 horas até ás 9 horas desta quinta-feira (13). De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não havia condições seguras para as aeronaves até o nevoeiro se dissipar.

Até as 8h40, dos 20 voos programados, entre partidas e chegadas, cinco atrasaram, dez foram cancelados e o restante ainda não tem previsão. A situação, às 9h00 de hoje, foi normalizada.

Os aeroportos de Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá operam normalmente desde o início desta manhã.

Fonte: Banda B

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Idoso de 60 anos morre na hora, após ter carro arrastado por caminhão na BR 376.


O acidente aconteceu na manhã de hoje (05), no Km 618 da BR 376, Bairro São Marcos em São José dos pinhais.

Segundo relato da Socorrista Cristiane da Auto pista litoral Sul, o condutor do caminhão informou que o Veículo gol seguia sentido São José dos pinhais, quando teria freado bruscamente em sua frente, o mesmo não teve ação, e acabou colidindo na traseira e empurrado por vários metros o veículo com placas de São José dos Pinhais.


Dentro do carro, estava um casal de idosos, o condutor, até o momento não identificado oficialmente, entrou em óbito no local, e a passageira, uma senhora de idade, identificada apenas por Sebastiana, foi socorrida em estado grave.

O condutor do caminhão saiu ileso, e Segundo informações da PRF, certamente estava acima da velocidade, a causa real do acidente ainda será investigada.

Fonte: Crimes São José

Homem que teria brigado em passarela sobre BR é encontrado morto em matagal

Corpo foi jogado de cima de passarela 

Um homem de 50 anos, ainda não identificado, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (5) em um matagal próximo à passarela sobre a BR-376, no bairro Contenda, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A vítima não portava documentos e, segundo testemunhas, tinha se envolvido em uma confusão na noite de ontem.

“A informação é que esse rapaz brigou com outros dois na passarela e foi jogado de lá de cima aqui neste matagal. Testemunhas falaram que essa confusão aconteceu por volta das 21h de ontem. Ao que parece, a vítima morreu agredida”, descreveu à Banda B o guarda municipal Fumagalli, que atendeu ao local de morte.

O corpo da vítima, que não portava documentos, foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML). A investigação ficará a cargo da Delegacia de São José dos Pinhais.

Fonte: Banda B

Começa amanhã (06) a nova bilhetagem eletrônica metropolitana

Organização da cobrança e repasse do pagamento dos usuários para as empresas de auto viação passa a ser da Metrocard e não mais da URBS 

Governador Beto Richa apresentou o novo cartão e diz que lamenta divisão

Assim como tem a metáfora sobre não mexer no time que está ganhando, da mesma forma, há o ditado de que não se deve piorar o que já é ruim. Se pegar ônibus em horário de pico é um desafio de mobilidade e muita paciência, o racha político entre o prefeito Gustavo Fruet (PDT) e o governador Beto Richa (PSDB), ao poucos, foi dificultando a vida dos passageiros até que o sistema de transporte coletivo da Capital foi desmembrado do transporte metropolitano. O que era uma organização única via a URBS passa a ser dividida com a Coordenação da Região Metropolitana (Comec). A Metrocard, a serviço do governo do Paraná, começa a funcionar como bilhetagem eletrônica amanhã (06). 

Segundo o governo do Estado, os custos da nova operação serão bancados exclusivamente pelas empresas, sem nenhum acréscimo no preço das passagens de ônibus. Esta questão gerou polêmica, pois a Metrocard é uma associação criada para cobrar as passagens e que reúne as 17 empresas de ônibus da região metropolitana. Na Capital, a cobrança é da URBS, órgão da Prefeitura. 

O presidente da Comec, Omar Akel, diz que a ferramenta é necessária após a desintegração do sistema com Curitiba e defende a transparência. “Como os dados serão repassados diretamente à Celepar, teremos facilidade em fiscalizar o sistema. O Ministério Público tem acompanhado a implantação da Metrocard e ainda acompanhará a gestão de venda, arrecadação e repasse às empresas”, fala Omar Akel.

Portas fechadas e dois cartões
Antes do dia 06 de agosto, o fim do convênio entre URBS e Comec já era sentido principalmente pelos usuários das linhas metropolitanas. No caso de São José dos Pinhais, a URBS proibiu o embarque dentro da Capital nos ônibus que saíam de São José. Subir nos veículos apenas dentro de São José dos Pinhais. Era autorizado somente o desembarque. No caso dos ônibus tipo Ligeirinho, a partir de amanhã, os passageiros terão que portar os dois cartões. Se o embarque for em um município metropolitano é com a bilhetagem da Metrocard e na Capital com a bilhetagem da URBS.

A exceção é nas seguintes linhas curitibanas que aceitarão o Metrocard: Biarticulado Pinhais-Rui Barbosa – estações Pinhais (Praça Rui Barbosa, Centro), Pastor Manoel Virgílio de Souza (Cajuru), Paulo Kissula e Vila Nova (Capão da Imbuia); Ligeirinho Curitiba-Fazenda Rio Grande – estação antiga da PUC (Prado Velho) e rua Lourenço Pinto (Centro); Ligeirinho Tamandaré-Centro Cívico – estação Praça 19 de Dezembro (Centro Cívico).

Fonte: PautaSJP

Passageiros elegem Aeroporto Afonso Pena o melhor do País; melhor item foi táxi

O Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana, é o mais bem avaliado do Brasil, na opinião dos passageiros que responderam à Pesquisa Trimestral de Satisfação dos Passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil nos meses de abril, maio e junho. O terminal recebeu nota média de 4,43 (numa escala de 1 a 5) e liderou em 17 das 48 categorias da pesquisa que analisa os 15 aeroportos brasileiros responsáveis por 80% da movimentação dos passageiros.


A pesquisa ouviu 12.701 pessoas no segundo trimestre. Elas deram notas de 1 a 5 para 48 indicadores. No item Satisfação Geral do Passageiro, a média das notas de todos os terminais foi de 4,09. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, que movimentou mais de 7 milhões de passageiros em 2014, teve 39 dos 48 indicadores com notas médias acima de 4, meta estabelecida pela Secretaria de Aviação Civil.

Entre os 17 itens liderados pelo aeroporto paranaense, quatro se destacam. O indicador “Disponibilidade de Táxi”, por exemplo, alcançou a nota máxima (5). Apenas a qualidade da Sala VIP do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes (AM) conquistou a mesma menção, na opinião dos usuários.

Outro item em que o aeroporto de Curitiba lidera, é “Informação nas esteiras de restituição de bagagem”, com nota média de 4,96. O terceiro item de destaque é o “Cordialidade dos funcionários da imigração”, com nota média de 4,93, segundo os passageiros. Por fim, o item “Tempo de fila na aduana”, obteve nota média de 4,90.

A ascensão da nota da satisfação geral do passageiro no aeroporto da capital paranaense também merece destaque. No segundo trimestre de 2014, a nota média do terminal de Curitiba foi 4,15. Após quatro aumentos sucessivos, essa avaliação chegou a 4,43, no segundo trimestre de 2015.

Tal sucesso deve ser compartilhado com gestores aeroportuários de todo o País, nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 de agosto), durante o 3º Seminário de Autoridades Aeroportuárias – Aeroportos na Rota Certa. O evento, que terá a abertura do ministro da Aviação, Eliseu Padilha, será realizado no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília.

Fonte: Banda B

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Exposição de bikes 2015 em SJP terá concurso fotográfico



Em setembro, mês do trânsito, a cidade mais uma vez recebe, no Shopping São José, modelos conceito, novos e antigos e um painel com imagens de bicicletas e dos ciclistas cujas fotos concorrerão a prêmios 

Edição 2014 teve mais de 50 mil como público direto

Ano passado, a promoção cultural do PautaSJP.com, a Exposição de Bicicletas - A Segunda Melhor Invenção do Homem 2014, de 15 a 28 de setembro, reuniu, no saguão principal do Shopping São José, público direto de milhares de visitantes. Ações integradas, como o II Desafio Intermodal e a palestra O Cinema e as Bicicletas, ampliaram a proposta de cultura e mobilidade realizada no mês do Trânsito. Para 2015, muitas novidades programadas na mostra de bicicletas conceito, novas e antigas. Um concurso fotográfico vai gerar imagens dos ciclistas e os bikers que serão expostas na iniciativa. Os cinco primeiros lugares receberão prêmios ligados ao pedal. As datas da exposição e regulamento do concurso serão divulgadas em breve. 

Em 2014, o sucesso do projeto organizado no shopping e depois na Faculdades da Indústria São José dos Pinhais teve como personagens as bikes conceito de bambu, de vidro, de mdf e como biblioteca, mais bicicletas de várias décadas. A edição envolveu mais de vinte profissionais na exposição de 16 modelos por duas semanas no Shopping São José e quatro semanas na Faculdades das Indústrias.

Participe desta ação de marketing em prol da cultura do ciclismo. Informações (41) 9641-9674 / 3058-4192, e-mail - pauta@pautasjp.com. Realização PautaSJP.com

Marcas envolvidas ano passado: Patrocínio Master: Faculdades da Indústria São José dos Pinhais. Patrocínios: Shopping São José, Eco Guaricana e Gibrim Associados. Expositores: Art Bike Bamboo; designer Roni Sebben; Ronimar; Elektra; Bike, Fácil; Bike Brasil; Metalus; Mídia Motors; Fernanda Oliveira Imóveis; Rede Posto Consul; Adventure Sport; Bike Shop; Apolar São José dos Pinhais; Terrazza Condomínios; e Brisa Vidros. 

Fonte: PautaSJP

Atirador não se intimida com bar lotado e mata amigos que conversavam na esquina

A Polícia Militar (PM) atendeu a um duplo homicídio na noite deste domingo (2) em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Dois jovens foram mortos a tiros na esquina da casa deles enquanto conversavam. O ocupante de um veículo Santana é suspeito de ter atirado contra a dupla, que morreu na hora.

O crime aconteceu às 20h40 na rua Elisa Cordeiro, no bairro Afonso Pena. Os amigos Jocimar Nunes de Souza, 24 anos, e Raí Camargo dos Santos, 19 anos, estavam na esquina de casa, em frente a um bar, quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo. O motorista de um Santana teria parado na frente desse bar e atirado contra a dupla.

Os dois amigos não resistiram e morreram na hora. “Algumas pessoas nos contaram sobre o veículo e as características. Os dois ainda tentaram correr, mas foram feridos com muitos disparos. Tinham várias pessoas perto da dupla e começaram a correr quando ouviram os tiros”, descreveu a aspirante Antunes.

Os corpos das vítimas foram recolhidos ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A Delegacia de São José investiga o caso.

IML

Esse duplo homicídio entrou para o balanço oficial do Instituto Médico Legal (IML), que registrou 29 mortes violentas neste fim de semana na Grande Curitiba. Desse total, 18 pessoas foram assassinadas, seis morreram no trânsito, uma vítima de queda, dois enforcamentos, um carbonizado e um caso a ser esclarecido por meio de exames complementares.

O balanço oficial do IML acontece das 18 horas de sexta-feira (31) até as 6 horas de hoje (3).

Fonte: Banda B