sábado, 20 de novembro de 2010
Guardas Municipais de SJP participam de curso da SWAT em São Paulo
Cinco agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais participaram, na última semana, do 12º curso promovido pela polícia americana, SWAT, pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, e pelo Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati). O curso, que teve a duração de nove dias, reuniu cerca de 200 agentes de segurança de diversos países, como Portugal, Uruguai, Venezuela e outros. Do Paraná, somente sete agentes participaram, sendo que cinco deles são da Guarda Municipal de São José dos Pinhais.
“Estamos investindo cada vez mais em qualificação para nossos guardas. Acredito que essa é uma das principais ferramentas para se melhorar a segurança de qualquer cidade, pois assim como o crime evolui, as forças policiais têm que evoluir. E a melhor maneira de conseguirmos isso é acreditarmos no potencial de cada agente e qualificá-los para que a reciclagem seja um fator constante dentro da instituição”, afirma o prefeito Ivan Rodrigues.
Durante o curso, os guardas, além de aprenderem as técnicas utilizadas pela SWAT, tiveram a oportunidade de conhecer os métodos de confronto em ambientes confinados e de progressão em áreas de alto risco, como favelas. “É claro que as realidades são bem diferentes, mas o interessante no curso é justamente nós aprendermos as técnicas para adaptá-las à realidade de São José dos Pinhais. Um dos exemplos são as técnicas repassadas de controle de tumultos em ônibus, situações que às vezes encontramos aqui em dia de jogo de futebol, por exemplo”, afirmou o agente Kusch, que participou do curso.
Para que o aprendizado se efetivasse realmente, uma estrutura bem próxima da real foi montada, com a finalidade de trazer mais veracidade ao treinamento. “Além da realização pessoal, é uma excelente oportunidade de qualificação”, complementa o guarda Rozário. Além da instrução regular, que aconteceu diariamente das 7h às 22h, os agentes também participaram de situações de confronto durante a noite, com simulações de ataques que iam até às 3h da madrugada. Essa foi a primeira vez que o efetivo da Guarda Municipal participa de um curso desse porte.
Entre as modalidades aprendidas no curso estavam técnicas de imobilização, gerenciamento de crises e negociação com reféns, tiro em baixa luminosidade e em ambientes fechados, resgate de reféns, assalto a ônibus, progressão em favelas, antiterrorismo (com foco na Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016), resgate e atendimento de policial ferido e simulação de operações SWAT.
Qualificação
Além do curso realizado em São Paulo, 20 agentes da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) da Guarda Municipal participaram de um curso promovido pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil do Paraná para treinamento de transporte de presos. O curso teve a duração de três dias e foi realizado em São José dos Pinhais. “A Secretaria vem investindo cada vez mais na nossa qualificação, motivando cada vez mais nosso trabalho. Com certeza a Guarda Municipal de São José dos Pinhais está à frente nesse trabalho de qualificação”, finaliza o agente Kusch.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sílvio Ramos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário