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sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Prefeitura inicia censo para elaboração do PCCV e Estatuto do Servidor


Todos os funcionários da Prefeitura de São José dos Pinhais, sejam efetivos ou
comissionados, deverão responder ao censo da administração a partir do dia 03 de janeiro. O questionário tem o objetivo de conhecer todas as especificidades dos cargos do governo para desenvolver a proposta de um novo Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) e o Estatuto do Servidor Municipal. Neste ano, a Prefeitura contratou o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) para desenvolver essas ações, atendendo a um pedido dos próprios servidores.

“Começamos o raio-x da administração municipal com o recadastramento dos nossos servidores, finalizado recentemente, onde pudemos conhecer cada um deles e seu histórico. Agora, este censo se faz necessário para que tenhamos a real noção da trajetória de cada um na Prefeitura. Quais as atividades dos cargos que ocupam e quais os trabalhos que são desenvolvidos”, conta o secretário de Administração, Marlo Ferrari.
Segundo ele, com o censo, a Prefeitura pretende verificar a linha de carreira dos funcionários, se existem cargos desnecessários, ou até funções que tem uma descrição teórica, mas que na prática funcionam diferente. “Poderemos saber o que cada um realmente faz. Assim cargos que possuem descrições ultrapassadas podem ser mudados e outros até criados. Além disso, poderemos rever a remuneração do quadro e as promoções”, afirma.
Ferrai também explica que o censo da administração municipal não é obrigatório, porém é essencial para a reformulação do PCCV e do Estatuto do servidor. “Quem não quiser responder ao censo vai prejudicar a ele mesmo porque sem uma noção real da linha de carreira não conseguiremos elaborar as mudanças que os funcionários estão nos solicitando”.
Para auxiliar os cerca de 6 mil servidores com esse novo questionário, na última semana os “validadores” - pessoas responsáveis pela etapa final do cadastramento – receberam sobre o censo para auxiliarem os demais funcionários de suas Secretarias.
Assim como o recadastramento, o censo será feito eletronicamente a partir de qualquer computador com acesso à internet. O link está no portal da Prefeitura de São José e para entrar no sistema basta escrever o mesmo usuário e senha do RH online, utilizado na etapa anterior.
Logo que a página do censo for aberta o servidor poderá conferir que os dados já preenchidos no recadastramento aparecerão automaticamente. Os campos em branco, que se referem à jornada de trabalho, descrição das tarefas, entre outros, são os que devem ser completados. Ferrari ainda explica que também existe um campo para sugestões, criado para ouvir a opinião dos funcionários.
Os servidores públicos têm até o dia 15 de fevereiro para completar o censo administrativo. Assim que a base for formada, o Ibam receberá tudo digitalmente e, a da análise dos dados, vai criar uma proposta que será apresentada e debatida entre todos.
“Estamos fazendo um processo participativo, em que a análise do cargo é feita em conjunto com quem lida com isso no seu dia a dia. Quando estivermos com o novo PCCV e estatuto em mãos, fazemos questão de mostrar para todos os interessados e colher mais sugestões. Nossa intenção é fazer um processo democrático e que resulte em benefícios para todos”, fala o secretário.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais 

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