Publicidade

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Toma posse o Grupo Gestor da Bacia do Rio Ressaca

Na quinta-feira (16), tomou posse o Grupo Gestor da Bacia do Rio Ressaca, formado por quinze representantes da sociedade civil e quinze da esfera governamental. O grupo ajudará a compor as ações dos projetos desenvolvidos durante a obra que revitalizará o Rio controlando o problema das enchentes e recuperando o meio ambiente. “Cada vez mais percebemos que a responsabilidade de governar uma cidade também é da sociedade que deve contribuir no processo”, disse o secretário Municipal de Urbanismo, Paulo Chiesa, que representou o prefeito Ivan Rodrigues.

“Essa é mais uma etapa para que o projeto seja realizado. Quando uma tarefa é muito grande, ela deve ser dividida. E essa é mais uma parte que compartilharemos com esse grupo que nos ajudará daqui para frente”, ressaltou o secretário de Habitação, Joacir Cantido.

Após os trinta integrantes serem empossados, o representante da sociedade civil organizada e funcionário da Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Campus São José dos Pinhais, Fernando da Costa Ferreira, destacou a importância desse trabalho. “O Ressaca nasce dentro das dependências da PUC e sabemos a responsabilidade que temos. Esse grupo poderá ser um canal para conscientizar a população de apoiar e participar ativamente de todo esse projeto pioneiro”, disse.

Revitalização do Rio Ressaca

Depois de quase trinta anos de esquecimento, a Prefeitura de São José dos Pinhais deu início ao projeto de revitalização do Rio Ressaca. As obras foram divididas em três trechos e devem ser finalizadas em 2013, controlando o problema das enchentes. Além disso, o projeto irá proporcionar moradia digna às pessoas que hoje se encontram em situação de risco ou de maneira irregular no local. No fim das obras, São José dos Pinhais vai ganhar um parque urbano, com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação, concluindo assim uma das maiores obras de sua história.

A área total da bacia do Ressaca possui uma extensão de 13 km², abrangendo os bairros Cidade Jardim, São Cristóvão, Centro, São Pedro, Pedro Moro e Itália, do lado direito da BR 376; e Boneca do Iguaçu, Águas Belas, Cruzeiro, Ouro Fino e Costeira, do lado esquerdo da rodovia. O projeto receberá investimentos de cerca de R$ 80 milhões, somando recursos federais e municipais.

 
As máquinas já trabalham desde outubro para revitalizar o Rio Ressaca, em um investimento de cerca de R$ 80 milhões
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sérgio Sabino e João Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário