Na edição anterior, cerca de cinco mil pessoas compareceram ao evento. A programação começa às 10h da manhã, com a tradicional missa, seguida de almoço com churrasco, galinha recheada, carne suína, risoto e comidas típicas. “Serão servidos perohê, que é um pastel cozido, recheado com batata e requeijão, o charuto de repolho com trigo mourisco e arroz, denominado holuptzi e muitas outras delícias, para todos os gostos”, diz Neonilia Nogas, que desde criança conhece a festa e hoje está entre os coordenadores da celebração, que terá sua renda revertida para a construção da nova igreja da comunidade.
Além dos atrativos gastronômicos, também acontecerá o bingo e a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko. “As festas que temos no interior do município são riquezas incalculáveis. Uma das formas de fomento do turismo pode ser através das tradições culturais e históricas, como dança, gastronomia, língua e arquitetura. Na Colônia Marcelino unimos paisagem, manifestação cultural e história”, enfatiza Christian.
A festa, que acontece há 45 anos, atrai visitantes não só de São José dos Pinhais, mas de todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. “As pessoas vêm de Curitiba, Mandirituba, Fazenda Rio grande e outras cidades. Realizamos uma bela festa, há pouco mais de 30 quilômetros do centro da cidade, que mantém viva a tradição ucraniana”, conclui Neonilia.
A 44ª edição reuniu cerca de 5 mil pessoas que tiveram contato com vários aspectos da cultura ucraniana
Fotos: Arquivo
0 comentários:
Postar um comentário