Publicidade

sábado, 29 de janeiro de 2011

45ª Festa do Trigo acontece no próximo domingo (30) em São José dos Pinhais


A Prefeitura de São José dos Pinhais e a comunidade ucraniana da Colônia Marcelino promovem no próximo domingo, dia 30 de janeiro, a 45ª edição da Festa do Trigo. O evento pertence ao calendário oficial da cidade e conta com o apoio das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, Governo, Segurança, Saúde, dentre outras. “São 45 anos de Festa do Trigo, idealizada para agradecer a colheita e mostrar para os visitantes um pouco da cultura dessa etnia, um das mais tradicionais em São José dos Pinhais”, ressalta Christian Bundt, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.

Na edição anterior, cerca de cinco mil pessoas compareceram ao evento. A programação começa às 10h da manhã, com a tradicional missa, seguida de almoço com churrasco, galinha recheada, carne suína, risoto e comidas típicas. “Serão servidos perohê, que é um pastel cozido, recheado com batata e requeijão, o charuto de repolho com trigo mourisco e arroz, denominado holuptzi e muitas outras delícias, para todos os gostos”, diz Neonilia Nogas, que desde criança conhece a festa e hoje está entre os coordenadores da celebração, que terá sua renda revertida para a construção da nova igreja da comunidade.

Além dos atrativos gastronômicos, também acontecerá o bingo e a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko. “As festas que temos no interior do município são riquezas incalculáveis. Uma das formas de fomento do turismo pode ser através das tradições culturais e históricas, como dança, gastronomia, língua e arquitetura. Na Colônia Marcelino unimos paisagem, manifestação cultural e história”, enfatiza Christian.

A festa, que acontece há 45 anos, atrai visitantes não só de São José dos Pinhais, mas de todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. “As pessoas vêm de Curitiba, Mandirituba, Fazenda Rio grande e outras cidades. Realizamos uma bela festa, há pouco mais de 30 quilômetros do centro da cidade, que mantém viva a tradição ucraniana”, conclui Neonilia.


A 44ª edição reuniu cerca de 5 mil pessoas que tiveram contato com vários aspectos da cultura ucraniana

Fonte:Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Fotos: Arquivo

0 comentários:

Postar um comentário