Publicidade

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Oficina de elaboração de projetos conta com a participação de entidades são-joseenses



O curso contou com a colaboração da Fundação Cultura de Curitiba


O curso de elaboração de projetos culturais ofertado pela Secretaria Municipal de Cultura neste sábado (15) contou com a presença de oito entidades são-joseenses para orientar os interessados a formatar seus projetos.
“São burocracias que têm que ser seguidas, e é importante que as pessoas saibam traduzir suas ideias em um projeto e se fazer entender através dele”, ressalta Augusto Rando, da Comissão de Avaliação da Fundação Cultural de Curitiba e que ministrou a oficina.
O curso, que teve duração de um dia inteiro, abordou questões que vão desde a concepção da ideia até a viabilidade do projeto. “Trouxemos um integrante da Fundação Cultural de Curitiba para que as pessoas consigam entender o que é necessário para que um projeto seja aprovado pela comissão, que será formada por três membros: um do Ministério da Cultural, outro da Prefeitura Municipal e um terceiro da sociedade civil organizada”, explica Lisandro Vieira, chefe da Divisão de Dramaturgia e Música da Secretaria.


A Associação dos Artesãos de SJP foi uma das entidades participantes da oficina


Para os participantes, a oficina é uma oportunidade nunca antes conseguida por diversas entidades. “Nunca tivemos apoio nenhum para realizar as atividades que desejamos. Somos uma entidade sem fins lucrativos e temos dificuldade em realizar diversas tarefas. Essa é uma oportunidade excelente para nós, pois diversas pessoas nos procuram querendo cursos, oficinas e, infelizmente, não temos como oferecer. Agora, com os Pontos de Cultura esperamos conseguir isso. Vai ser uma maneira de todo mundo crescer, nossa entidade e as pessoas que serão beneficiadas pelas atividades que queremos desenvolver”, conta Carmem Sônia e Carla Deganello, da Associação de Artesãos de São José dos Pinhais.


Pontos de Cultura
Com o objetivo de trazer à cidade de São José dos Pinhais ações que envolvam a comunidade, a Prefeitura firmou, no ano passado, um convênio com o Ministério da Cultura, através do programa Cultura Viva, e lançou o Edital de instalação de cinco Pontos de Cultura no município.
O edital, que foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro, está disponível no site da Prefeitura – www.sjp.pr.gov.br/pontosdecultura –, e irá contemplar entidades que não possuam fins lucrativos. 
Somando os recursos federais e municipais, o investimento na instalação dos pontos será de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo que cada projeto aprovado receberá R$ 180 mil para desenvolver suas atividades durante o período de três anos.

Fotos: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário