Publicidade

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Prefeitura de São José dos Pinhais amplia acesso ao esporte e lazer

A Corrida Adidas foi um dos eventos de abrangência nacional que São José foi sede.

Nos dois últimos anos São José dos Pinhais passou por uma grande transformação na área do esporte. Além de ter sediado importantes eventos nacionais, a atual gestão ampliou o acesso ao lazer para os são joseenses. Já foram instaladas cinco academias da 3ª Idade, uma academia infantil e a primeira adaptada para portadores de deficiência do Paraná. Quem gosta de praticar esporte também teve mais opções. O atendimento ofertado à população foi ampliado de 8 para 22 modalidades esportivas. E a Festa da Criança, que antes acontecia em um local, passou a atender mais de 25 mil crianças em 40 espaços.
 
“O esporte é uma área que estamos dando atenção especial, pois não se trata apenas de oferecer alternativas de lazer para nossos cidadãos, mas também uma forma de combate à violência e às drogas, além de propiciar mais saúde. Entretendo nossos jovens, estamos tirando eles da ociosidade e ainda ensinando um esporte que pode se transformar em sua carreira futuramente”, afirma o prefeito Ivan Rodrigues.

Em 2010 o Complexo Ney Braga consolidou sua importância no cenário nacional. O local recebeu eventos de grande porte como Circuito Adidas de Corrida de Rua,  Campeonato Brasileiro de Patinação Artística e Circuito de vôlei de praia do Banco do Brasil. O espaço ainda passou por reforma recebendo academias públicas, duas salas, ampliação da pista de caminhada, playground e quadra oficial de vôlei de areia.
As equipes de rendimento de São José também foram destaque em competições estaduais e nacionais. Basquete, vôlei, karatê, canoagem, capoeira, atletismo são algumas das diversas categorias que receberam medalhas. Outro grande destaque foram os para-atletas que foram apoiados pela Prefeitura, como Peterson Souzada Cruz, no tiro esportivo, e a equipe de canoagem. Na área de acessibilidade São José ainda saiu na frente com a inauguração da primeira academia adaptada pública do Paraná e com a indicação para ser a sede do Centro Brasileiro de Treinamento Paraolímpico, o primeiro especializado da América Latina.
Boa parte do investimento no esporte e lazer em São José dos Pinhais veio do bom relacionamento estabelecido com órgãos federais, que renderam recursos de mais de R$ 6 milhões. Além das três academias já instaladas, outras 16 ainda serão ofertadas para a população ainda nos dois primeiros meses de 2011. Programas do governo federal como o Segundo tempo, Praça da Juventude e Praça do PAC também já estão sendo desenvolvidos.
Projetos municipais também foram ampliados como o Ônibus do Lazer, que leva atividades recreativas por toda a cidade com professores. No último ano a segunda unidade do veículo foi ativada para atender a grande demanda da população. Duas quadras poliesportivas também foram entregues à comunidade, uma no Jardim Eleonor e outra na Villa Fany.
E ainda foi aprovada a Lei Municipal que criou o Conselho e o Fundo do Esporte, para auxiliar a organização de competições, reforma de estruturas e apoio para atletas.
“Podemos dizer que nesses dois últimos anos a realidade do esporte mudou em nosso município. Estamos muito felizes por estar ampliando o atendimento para toda São José e continuamos trabalhando bastante para que o quadro fique cada vez melhor”, diz o secretário de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha.


Foto: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário