Publicidade

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Prefeitura investe em Segurança e ajuda a diminuir a criminalidade em São José dos Pinhais


O projeto Territórios da Paz, do governo federal, implantou o policiamento comunitário que ajudou a diminuir a criminalidade no bairro Jardim Ipê

Nos últimos dois anos, a prefeitura de São José dos Pinhais investiu de maneira significativa em infraestrutura, tecnologia, equipamentos e treinamentos para a Guarda Municipal. O objetivo dos recursos foi dar mais segurança à população são-joseense. A instalação do programa Territórios da Paz, do governo federal, em áreas como o Grande Guatupê e a Borda do Campo, foi decisivo para diminuir a criminalidade. A Guarda registrou queda de 41% nos homicídios somente no bairro Jardim Ipê entre janeiro e junho de 2010.

“Diagnosticar que o problema não é só de segurança pública é o primeiro passo para diminuir a criminalidade. Depois disso, é necessário um trabalho em conjunto com diversas esferas para garantir que o cidadão tenha oportunidade de emprego, educação, saúde, assistência social, esporte e lazer. A redução de crimes a partir daí passa a ser um processo natural”, explica o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

TERRITÓRIOS DA PAZ
O Ministério da Justiça e a Prefeitura investem aproximadamente R$ 4,4 milhões para a instalação do projeto Territórios da Paz em São José dos Pinhais. O projeto é o mesmo que contemplou as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro. Além do policiamento reforçado, o local recebe incentivos para melhorar a qualidade de vida das pessoas do bairro. Com a iniciativa, a população fica mais próxima das forças de polícia. Além disso, há ações em diversas outras áreas como assistência social, educação, esporte e lazer.

INVESTMENTOS
No total, 18 viaturas foram adquiridas para substituir as existentes e já gastas. Os novos carros são equipados para atender às necessidades diárias dos agentes de segurança. Além disso, 33 novos guardas ingressaram pelo concurso somando um efetivo de 180 profissionais. A Patrulha Rural levou a polícia comunitária para o restante da cidade e atende cerca de 250 famílias. Com o conceito de polícia comunitária, entrou em funcionamento a primeira base instalada na rua XV de novembro, no centro da cidade. Para desempenhar um trabalho de qualidade, os guardas municipais hoje recebem pouco mais de R$ 2 mil, um dos mais altos do país.

“Para melhorar a qualidade no serviço prestado pela Guarda Municipal, é necessário valorizar o profissional por trás da farda. Com este sentimento de trabalho reconhecido e uma remuneração mais justa, os guardas trabalham mais motivados. Com isso, a população ganha e a redução da criminalidade é uma consequência”, disse o secretário municipal de segurança, Marcelo Jugend.


Foto: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário