A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais realizará no próximo dia 15 (sábado) a Oficina de Elaboração de Projetos, visando os Pontos de Cultura que serão implantados na cidade. “Convidamos o membro da Fundação Cultural de Curitiba, Augusto Rando para ministrar a palestra aos interessados. Ele mostrará o que é necessário para que um projeto seja aprovado pela comissão que será formada por três membros: um do Ministério da Cultural, outro da Prefeitura Municipal e um terceiro da sociedade civil organizada”, explica Lisandro Vieira, chefe da Divisão de Dramaturgia e Música da Secretaria.
Os Pontos de Cultura receberão recursos na casa dos 180 mil reais e deverão funcionar por três anos, desenvolvendo projetos nas áreas de teatro, artes plásticas, cultura digital, música, literatura, entre outros. “Nosso objetivo é descentralizar as ações e levar atividades a diversos pontos da cidade. Não será necessário uma instalação específica, e os trabalhos poderão ser feitos em uma casa ou praça”, destaca Lisandro.
Lisandro ressalta que a parceria com o Governo Federal é inédita e resultará em cinco Pontos de Cultura espalhados pela cidade
Não há necessidade de inscrição prévia e a Oficina acontecerá no Museu Atílio Rocco, entre 9h e 12h e das 14h às 17h. “Além do fomento da cultura em São José, queremos mostrar que é possível gerar renda com essas atividades”, enfatiza Vieira. “Por exemplo: se uma associação de moradores desenvolver cursos de música, será necessário a contratação de um professor. E o próprio aluno terá a possibilidade de aprender uma profissão”, conclui.
O Museu localiza-se no centro de São José, no calçadão da rua XV de Novembro, 1660. Para mais informações, ligue: (41) 3381-5907.
Confira abaixo quem pode ser responsável por um Ponto de Cultura:
Pessoas Jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, de natureza cultural: Associações, Sindicatos, Cooperativas, Fundações privadas, Escolas caracterizadas como comunitárias e suas Associações de Pais e Mestres, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Sociais (OS), inscritas no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, com finalidade cultural, há no mínimo 01 (um) ano.
Foto: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário