Publicidade

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cabeleireiro deixou de ter medo da fiscalização


Ademir Torquato, cabeleireiro há 18 anos


Entre os comerciantes e prestadores de serviço de São José dos Pinhais, que buscaram a formalização como pequena empresa, estão o cabeleireiro Ademir Torquato e a cozinheira Liliane da Silva. O Ademir tem um pequeno salão no bairro Afonso Pena. Além de querer garantir a aposentadoria, ele diz que está feliz por não ter mais medo da fiscalização. No caso da Liliane da Silva, que reside no bairro São Cristóvão, ela quer aumentar os pedidos de salgadinhos e doces.

Morador de São José dos Pinhais há 10 anos, e 18 no corte de cabelos masculinos, Ademir Torquato completou em fevereiro um ano como micro empresário. "Não tenho mais aquela sensação de que um fiscal da Prefeitura possa entrar no meu salão e fechar o meu negócio”, conta Ademir, que também se formalizou por causa do INSS.

Liliane sempre trabalhou como costureira e nos interlavos de uso da máquina de costura passou a preparar massa de coxinhas, risoles, esfihas e kibes. “Se eu tiver uma grande encomenda poderei emitir nota fiscal”, projeta Liliane da Silva, que tem buscado informações no Sebrae-PR.

O Programa Federal Micro Empreendedor Individual (MEI) possibilita que o comerciante, prestador de serviço e até mesmo profissional liberal tenha CNPJ e sem precisar de endereço fixo. Entre as vantagens, com o pagamento de R$ 59,40 por mês, o micro empresário passa a ter direito à Previdência. O pequeno empreendedor de São José dos Pinhais enxergou vantagem no programa, pois em 2009, houve a formalização de 89 pessoas em 2009, e em 2010, de 1.019 pequenos empresários.

Informações na Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap), no ponto de atendimento do Sebrae-PR, telefone 3525-0802 e no site www.portaldoempreendedor.gov.br

Liliane da Silva vai abrir empresa pelo MEI para aumentar pedidos

Fonte: Pauta SJP

0 comentários:

Postar um comentário