Publicidade

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Chuva e excesso de umidade atrapalham cultura de soja no PR

A semana começou com muita chuva na região de Maringá, no norte do Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 64 milímetros de chuva entre 10h do domingo (6) e 10h de segunda-feira.

A Climatempo Meteorologia informa que esta quantidade é bastante elevada e correspondeu a quase metade da média de chuva normal para o mês de fevereiro, que é de aproximadamente 136 mm.

Alguns agricultores da região reclamam que a chuva desde início de fevereiro está atrapalhando a cultura da soja, pois o excesso de umidade está fazendo o grão apodrecer e também impede a colheita.

O total de chuva acumulado na cidade, em sete dias, segundo o Inmet, está em torno dos 120 milímetros. A chuva mais intensa caiu entre a noite do domingo e madrugada desta segunda-feira. Durante a tempestade, o aeroporto de Maringá registrou rajadas de vento de quase 65 km/h.

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Paraná no fim de semana por conta do calor e também de uma frente fria que avançava sobre o Sul do Brasil. Isto fez com que chovesse forte em várias regiões do estado. Na Grande Curitiba, choveu 62 milímetros na região do aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

O estado do Paraná terá muita chuva no decorrer desta semana, segundo a Climatempo. As pancadas de chuva serão frequentes e tendem a se intensificar a partir de quinta-feira, quando outra frente fria estará avançando sobre o Sul do Brasil.

A estimativa da quantidade de chuva que deve ser acumulada no período de sete dias, até 13 de fevereiro, feita por supercomputadores, indicava que grande parte do Paraná poderá
acumular de 100 a 150 milímetros de chuva. Em muitas áreas do estado, isto representa quase toda a chuva média de fevereiro. 





Autor: Climatempo 

0 comentários:

Postar um comentário