Publicidade

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Criação da Secretaria de Trabalho melhora atendimento e qualificação dos são-joseenses

Recorde de empregos e atendimentos, cursos gratuitos para a população e sanção da lei de economia solidária. Esses foram alguns dos destaques da Secretaria do Trabalho de São José dos Pinhais, criada em março de 2010. Embora tenha pouco tempo de oficialização, a pasta já trouxe muitas mudanças para os são-joseenses, que puderam contar com amplo atendimento e incentivo para inserção no mercado de trabalho.

“A Secretaria se especializou em criar condições para a evolução profissional das pessoas. Com a criação da pasta passamos a ter maior autonomia na busca por recursos, que reverte em benefícios para a população”, explica o secretário do Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais, Adilson Stuzata.

Um dos destaques deste período foi a criação da lei de incentivo à economia solidária, considerada uma das mais completas do País. A proposta incluiu políticas municipais de fomento à atividade, que hoje figura como alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Além disso, a lei são-joseense ainda criou ferramentas para dar suporte como o Conselho, o Fundo e o Selo de Economia Solidária.

“A lei foi sancionada pelo Prefeito Ivan Rodrigues em agosto de 2010 e desde então já demos um grande salto instituindo o conselho, oferecendo cursos e organizando feiras para ajudar os grupos que pretendem entrar nesse tipo de atividade”, afirma Stuzata.

Mesmo antes do fim de 2010, a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais já tinha batido o recorde anual no número de contratações com carteira assinada intermediadas pelo órgão desde 1989. Até dezembro o crescimento ficou ainda maior registrando 4.532 pessoas empregadas pelo órgão.

Para conseguir atender à população de maneira adequada, a Secretaria do Trabalho teve sua estrutura expandida e ficou quatro vezes maior. Como benefício, os são-joseenses tiveram diminuição no tempo de espera, que em anos anteriores era de 6 horas e passou a ser 30 minutos. Também é importante destacar que a cidade foi a primeira do Paraná a agendar 100% dos atendimentos sobre seguro-desemprego.

EXPECTATIVA - Para 2011 o trabalho da Secretaria promete ser ainda mais intenso. Somente nos primeiros quinze dias do ano, a Secretaria de Trabalho de São José dos Pinhais bateu recorde atendendo a 12 mil pessoas. A média ficou em 1,2 mil atendimentos/dia, de 01 a 14 de janeiro, número pelo menos duas vezes maior que a média diária do mês anterior, que não chegou a 600.

Na área de qualificação a Prefeitura também está ofertando mais vagas de cursos para a população. Em 2010, cerca de mil pessoas fizeram aulas e para este ano 7 mil vagas já foram contratadas pelo prefeito Ivan Rodrigues em mais uma parceria com o SENAC e Senai. São aulas como informática, técnicas de venda, mecânica industrial, hospitalidade, soldador, garçom e pizzaiolo, dentre outros.

“Nossa gestão tem feito um grande esforço para auxiliar a população a se encaixar no mercado de trabalho. Temos certeza de que a contratação desses cursos irá auxiliar muita gente”, afirmou o prefeito na ocasião do convênio.

Além disso, 44 mutirões do emprego estão na programação para levar a estrutura da Agência do Trabalhador por todas as regiões do município. “Nesses eventos levamos nossa estrutura e as pessoas têm oportunidade de arranjar um emprego, além de informações sobre nossos programas como: Banco Social, Central do Profissional Autônomo, Apoio à Pessoa com Deficiência. Destacamos que estamos abertos à comunidade, inclusive, para acolher sugestões de locais para realização destes mutirões”, finaliza o secretário Adilson Stuzata.
Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário