Ana Rita Martins Pugliese, responsável pelo trabalho técnico social do Plano, explica que o projeto é uma parceria entre os governos federal e municipal. “Nós já fizemos o levantamento de toda a área que será desapropriada. Nosso trabalho agora é orientar as famílias que estão em local de risco. A Prefeitura vai atender cada caso para que a saída seja a mais tranquila possível. Nossa meta é de que até a metade do ano as famílias estejam em uma residência segura”, disse Ana Rita.
Entre os meses de novembro e dezembro de 2008 e janeiro de 2009, a Prefeitura identificou e recenseou todas as famílias que estão em local de risco. Cerca de dois terços delas se encontram na região do grande Guatupê e um terço na Borda do Campo.
No total, 1148 famílias moram próximas ao rio. Destas, 20% são proprietários dos imóveis e serão indenizados. O restante é composto por áreas de invasão e terão a oportunidade de comprar uma nova casa, construída pela Prefeitura e financiada pelo programa Minha Casa Minha Vida do governo federal. Apesar do rio cortar diversos bairros da cidade o projeto vai beneficiar moradores do grande Guatupê e da Borda do Campo, onde se concentram as casas em maior risco.
Elisângela Ribeiro da Luz, marisqueira e moradora do Guatupê, foi até o posto de atendimento e descobriu que vai receber indenização por morar em área de risco. “Qualquer chuva minha casa alaga. Meu sonho é ter uma casa própria que tenha água, luz, esgoto e não tenha mais problemas com enchente”, desabafa.
O projeto do Rio Itaqui vai revitalizar toda a região do rio e, além disso, dará a oportunidade para que os moradores próximos possam ter um espaço de lazer que integre o meio ambiente e a população. Outro benefício será o fim dos alagamentos. As obras serão financiadas como recursos do município e do governo federal.
Locais do Plantão Social
Posto 1
Onde - Jardim Izaura (Gatupê) na Escola Nossa Senhora Aparecida
Quando – Todas as segundas-feiras
Horário – 13h30 até 16h30
Posto 2
Onde – Jardim Alvorada (Guatupê) no CRAS Helena Meister
Quando – Todas as segundas-feiras
Horário – 13h30 até 16h30
Posto 3
Onde – Borda do Campo na Escola Municipal Maria Leny
Quando – Todas as quartas-feiras
Horário – 13h30 até 16h30
Fotos: Silvio Ramos
eu espero que seja logo a conclusao deste projeto,pois sofremos muito com as enchentes,minha filha q mora coladinha a mim quando chove preciso,fazer uma passada pra ela e meu neto sair ele fica com muito medo das aguas por varios dias;;
ResponderExcluir