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quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Usuários buscam ressarcimento de empresa de ônibus

Mara Altholthn, à esquerda na imagem, e Joelma Perboch, à direita, vão procurar a empresa para ter o desconto

A mudança de itinerários e horários por causa da abertura do novo Terminal Central de São José dos Pinhais, desde o dia 30 de janeiro, foi sentida principalmente pelos passageiros do bairro São Marcos e zona rural. A conexão deixou de ser direta, com a entrada dos veículos dentro do bairro para a troca de ônibus. O desconto na passagem não tem sido visto como vantagem, pois as catracas de alguns ônibus da empresa Sanjotur cobraram a tarifa sem o desconto. A empresa começou o ressarcimento de quem foi prejudicado.

Com o cartão eletrônico VEM as pessoas que saem da zona rural e chegam ao São Marcos podem seguir para o centro de São José, completando a passagem com o pagamento de mais R$ 0,50, fechando a tarifa base de R$ 1,80, mesmo valor pago antes do novo sistema.

A moradora do bairro Malhada, Valdivia Greboge, foi até a Central do Vale Eletrônico Municipal, na Rua Marcelino Nogueira, 278, centro, para cobrar o desconto que não foi dado quando ela saiu do ônibus Malhada e pegou o São Marcos. “Quando eu entrei no São Marcos ontem, já notei que ao invés de pagar R$ 0,50, foi cobrado o valor da segunda passagem com o preço normal de R$ 1,80. Eu fui até lá e eles me deram a diferença. Mas quem não tem tempo para ir atrás?”, questiona Valdivia Greboge.

Outros casos de erros na cobrança apontados pelos usuários também foram na linha São Marcos. Na terça-feira (09), de manhã, a bancária Joelma Perbich fez a troca do Malhada pelo São Marcos e não teve o desconto. “Passei o cartão no leitor e vi a diferença. Outro problema é o atraso com os novos horários. Antes chegava em Curitiba em cerca de uma hora e meia, agora sempre demoro duas horas”, reclama Joelma Perbich. 

A dona de casa Mara Rocha Altholthn, na mesma linha, ficou sem crédito. “De manhã, eu paguei a minha passagem e da minha irmã, e quando fomos voltar para a Malhada, à tarde, não tinha crédito. Ainda bem que levava dinheiro”, conta Mara Rocha.

Em entrevista para a Rádio Mais ontem, o secretário municipal de Urbanismo, Luis Scarpin, disse que a Prefeitura está atenta às reclamações e a partir de segunda-feira (14) haverá aumento de horários na zona rural. “Também faremos aumento da frota na região do São Marcos”, falou o secretário, que acrescentou que a empresa tem 24h para creditar o reembolso aos passageiros que não tiveram desconto, conforme contrato de concessão.

A diretora da empresa Sanjotur, Beatriz Brito, também em entrevista na rádio, disse que foi a maior alteração na prestação do serviço de transporte na história da cidade, e que nos próximos dias haverá adequações nos horários. Sobre a devolução da cobrança, os usuários devem ir até a Rua Marcelino Nogueira, 278, onde funciona a central de bilhetagem eletrônica. “Quem nos procurar, com o cartão, vai preencher uma ficha e faremos a devolução da passagem na hora. Por enquanto a devolução é em dinheiro”, explicou Beatriz Brito, que informou ainda que os erros de cobrança diminuíram nos últimos dias. 


Infraestrutura
Outra reclamação dos passageiros da região do São Marcos é que a implantação de infraestrutura para trocar de ônibus foi iniciada apenas após as alterações no serviço de transporte. O novo ponto de integração está sendo equipado com abrigos, bancos, banheiros químicos, iluminação e nova pavimentação. Informações no telefone (41) 3035-3075 ou no site www.vemsaojose.com.br.

Fonte: Pauta SJP

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