Publicidade

quinta-feira, 31 de março de 2011

Catadores aprendem a valorizar material reciclado

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais acertou nesta semana os últimos detalhes para a realização do primeiro curso de capacitação em Produção Artesanal com Material Reciclado, que irá beneficiar catadores de diversas associações do município. Durante as aulas eles terão a oportunidade de aprender a transformar os materiais recicláveis, agregando maior valor ao produto.

A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Trabalho com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O curso terá duração de três dias inteiros e, além de aprender técnicas de aprimoramento do material, os alunos terão a oportunidade de participar do programa Economia Solidária, da Secretaria de Trabalho e Emprego.

O programa é uma alternativa de geração de trabalho e renda, que dará aos catadores a oportunidade de comercializar os produtos que irão produzir após o curso. “É uma forma de levarmos à comunidade a possibilidade de exercer sua cidadania plena, gerando a própria renda”, afirma o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata.

Durante a reunião com os catadores e as secretarias municipais, no CRAS Miguel Haluch, também foi entregue à Associação de Catadores Moranguinho o comprovante de repasse dos recursos financeiros obtidos com a comercialização dos resíduos de recicláveis, provenientes da coleta seletiva do município e triados na Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis. O termo de compromisso de repasse foi firmado no início deste mês de março, entre a associação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a secretária municipal da pasta, Edilaine Vieira da Silva, o dinheiro recebido pelas associações será empregado em infraestrutura, novos materiais para os catadores, uniformes e melhorias nas instalações de cada associação. “O objetivo desta parceria é promover a inclusão social do catador, através da estruturação e autonomia da associação”, explica a secretária.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário