Profissionais da área de ensino e guardas comunitários de São José dos Pinhais tiveram uma lição de combate à pedofilia na tarde desta sexta-feira (25). A sargento da Polícia Militar do Paraná, Tânia Mara Abrão Guerreiro, proferiu palestra sobre o tema na sede da Guarda Municipal da cidade. Entre os temas abordados, a sargento explicou como identificar um pedófilo, o que o atrai, quais suas preferências e como ele age. Ela falou dos sinais que a criança apresenta, que devem servir como alerta aos pais e professores. Para isso, relatou casos e mostrou vídeos sobre o assunto. Um dos ensinamentos da palestrante foi que os pais e educadores prestem sempre atenção nas atitudes das crianças. “Não é invadir a privacidade, é vigiar”, destacou a sargento. Ela citou também como perfil de possível pedófilo adultos que não moram com crianças, mas possuem brinquedos em casa e vivem com a casa cheia delas. A sargento possui 29 anos de serviço, sendo 27 de experiência em estudos sobre pedofilia e 20 no serviço reservado da Polícia Militar do Paraná. Ela também é educadora social do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e desenvolveu trabalhos com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) na Europa e na América do Norte. Tânia tem licenciatura em pedagogia e está cursando pós-graduação em metodologia de enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente. A coordenadora do projeto Guarda Comunitária, da Guarda Municipal de São dos Pinhais, Fernanda Fraiz, explicou que a palestra foi incentivada pela rede de proteção do Território de Paz, que é composto pelas regiões do Grande Guatupê e Borda do Campo. O projeto, criado em parceria com o governo federal, foi criado para integrar diversos profissionais e setores da sociedade como diretores de escolas, pedagogos, conselhos tutelares e assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “A palestra abordou temas de nosso cotidiano. Diariamente temos casos assim, e suspeita é só suspeita. Com a capacitação temos a oportunidade de fazer o diagnóstico”, afirmou Valéria da Silva da Rocha, membro do Conselho Tutelar do Afonso Pena. | |
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais |
terça-feira, 1 de março de 2011
Guarda Municipal promove palestra sobre pedofilia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns aos Srs Guardas Municipais de São Josè dos Pinhais pela iniciativa de receber as instruções sobre o Combate e Prevenção à Pedofilia, e por terem a Sargento Tânia Guerreiro como instrutora.
ResponderExcluirToda sua experiência e conhecimento sobre o assunto, passa a verdade sobre este crime que destrói a vida de suas vítimas.
Seria de grande valia que todos os guardas municipais do Brasil tivessem a oportunidade de conhecer o trabalho da Sargento Guerreiro, pois a união do conhecimento com a atitude, conseguirá evitar o aumento de vítimas.
Aos que tiverem interesse em contatar com a Sargento Guerreiro poderá faze-lo pelo 41 9634-2825 ou pelos e-mails:
sargentotaniaguerreiro@yahoo.com.br ou sgtguerreiro357@yahoo.com.br
Att.
Mary