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sábado, 26 de março de 2011

Nova pista do Afonso Pena não vai ficar pronta para a Copa de 2014

De acordo com o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues (PTB), a nova pista do Afonso Pena deve estar pronta só em 2018.

A nova pista que será construída no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, só deverá entrar em funcionamento em 2018.

Nesta sexta-feira (25), integrantes da comissão estadual da Copa do Mundo 2014 estiveram em São José dos Pinhais para discutir a ampliação do aeroporto, mas a obra esbarra na falta de recursos e na burocracia para ficar pronta até o evento.

De acordo com o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues (PTB), o projeto do aeroporto foi desvinculado das obras da Copa do Mundo e o cronograma prevê que a nova pista fique pronta apenas em 2018. Apesar de ser uma reivindicação antiga da cidade, a falta de integração e investimentos de vários órgãos não teria possibilitado antes a ampliação.

O secretário especial para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, ainda disse acreditar na possibilidade da obra ficar pronta até 2014. Ele afirmou, no entanto, que mesmo que a burocracia seja superada faltariam recursos para a obra.

Segundo o secretário, os recursos estariam previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, mas não estariam liberados. “Por enquanto os recursos são poucos, os R$ 320 milhões não estão liberados, eles estão no papel.”

Já a senadora Gleisi Hoffmann (PT), presente à reunião, disse que não será possível realizar a construção da nova pista antes da Copa do Mundo e que garantir a realização na obra neste período seria “mentir para a sociedade”.

Segundo ela, a desapropriação, o projeto e a obtenção das licenças ambientais necessárias para a realização da nova pista inviabilizam a conclusão em apenas três anos. A senadora garantiu que o recurso necessário para a construção está garantido pelo governo federal.

Mas o próprio projeto de construção da nova pista e as licenças ambientais necessárias ainda dependem de outra medida. De acordo com o superintendente da Infraero, Antonio Pallu, essas iniciativas só serão possíveis depois do decreto de utilidade pública e desapropriação da área onde será construída a pista, a cargo do governo estadual.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o governo estadual já tomou as providências para o decreto de desapropriação da área.

A documentação estaria sendo analisada pela Casa Civil e dependeria apenas das três avaliações da área necessárias para que o documento seja emitido.

Segundo o secretário, mesmo com a documentação, o processo de desapropriação não será concluído este ano, uma vez que o governo estadual também não teria os R$ 80 milhões estimados para realizar a desapropriação de mais de 300 imóveis existentes na região.

De acordo com Richa Filho, o orçamento do Estado só prevê R$ 10 milhões para essa iniciativa. “Vamos fazer o possível para incluir no próximo orçamento”, disse. Além do recurso, a negociação com os moradores da área também será demorada. “As negociações levam bastante tempo. Se for pela forma amigável é mais rápido, mas se for preciso ir pela via judicial é bem mais demorado”, disse.

Copa do Mundo

O superintendente da Infraero, Antonio Pallu, afirmou durante a reunião que várias melhorias no aeroporto deverão ser concluídas até a Copa de 2014.

Segundo o superintendente, o aeroporto recebeu no ano passado 5,7 milhões de passageiros, mas a capacidade de atendimento para o qual foi construída seria de apenas 3,5 milhões.

Para acomodar o fluxo ainda maior de passageiros que deverá ser gerado pelo evento mundial, a Infraero afirma que irá investir cerca de R$ 19 milhões na ampliação do terminal de cargas. A obra deve ampliar em 42% a capacidade atual.

Serão aplicados também R$ 11 milhões na ampliação do estacionamento de veículos, que passará de 680 para 2.202 vagas, que deverá ser concluída em até 180 dias.

De acordo com Pallu, deverá ser ampliado também o estacionamento de aeronaves, que irá custar aproximadamente R$ 22 milhões, e criará outras nove posições de estacionamento no pátio principal, além de mais oito pontos de embarque e desembarque.

Já a ampliação do terminal de passageiros deve custar R$ 142 milhões e parte do recurso deverá ser financiado pela própria Infraero. Além disto, o aeroporto deve aplicar também nos próximos cinco meses R$ 20 milhões para o recapeamento da pista principal e realizará outras obras de melhoria na sinalização.

Fonte: O Estado do Paraná

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