Publicidade

terça-feira, 29 de março de 2011

Patrulha Rural reduziu crimes em comunidade de São José dos Pinhais


Desde a implantação da Patrulha Rural na Campina do Taquaral, dirigentes da Associação de Moradores do bairro dizem que não souberam de casos de assalto ou arrombamento. Os guardas municipais da Patrulha Rural que atuam ali reuniram-se com a comunidade com o objetivo de conhecer as reivindicações e as necessidades dos moradores e apresentar o trabalho da Guarda.

“Cada comunidade rural tem suas especificidades e prioridades diferentes relativas à segurança”, afirma a coordenadora do projeto de Guarda Comunitário da GM, Fernanda Fraiz. Os moradores de Campina do Taquaral, por exemplo, querem desenvolver o turismo no bairro, através de uma rota ecológica. Para isso, pretendem fazer melhorias na área de uma maneira geral, o que inclui a segurança. A Guarda ouviu os anseios da comunidade e se colocou à disposição. Os agentes ainda passaram algumas dicas de segurança para os presentes e informaram o número de telefone para serem contatados em casos de emergência.

O presidente da associação, José Augusto Zanchetta, disse que os moradores reclamavam muito de roubos, mas agora a situação está bem diferente. Ele elogiou a atuação da Patrulha Rural. “É um projeto fantástico, eu não conhecia nada parecido. Os guardas se propuseram a visitar as propriedades, a realmente se aproximar da região”, afirmou Zanchetta.

A Patrulha Rural iniciou sua atividade há cerca de dois meses e atua em toda a extensão rural do município, que possui aproximadamente 1000 km de estrada de terra. São seis equipes e duas viaturas: uma de segunda a sexta-feira, em horário comercial; e a outra durante as 24h do dia. “É um policiamento mais humanizado e voltado para a resolução pacífica dos conflitos, com foco mais preventivo do que repressivo”, define Fraiz.

“A equipe acolhe e acaba sendo acolhida pela comunidade”, afirma Helen Poli, agente da Patrulha. Ela afirma que a colaboração da população é essencial para melhorar a segurança.
Segundo a coordenadora, em breve as equipes da Patrulha Rural serão capacitadas pela Força Verde para fazerem um trabalho voltado para a questão ambiental. “Dessa forma, os guardas poderão fazer um trabalho de fiscalização e de orientação ambiental com a população rural”, afirma.

Sobre o projetoA aproximação dos agentes com a comunidade para diminuir a violência é a ideia da Guarda Comunitária, que foi implantada na cidade em junho de 2010. Ela foi iniciada no Jardim Ipê. Devido ao sucesso e à queda da criminalidade no local, foi estendido à região do grande Guatupê, Borda do Campo, Afonso Pena, e há menos de um mês chegou ao São Marcos.

Somente no Jardim Ipê foi registrada uma queda de 41% no número de homicídios, na comparação entre os meses de janeiro e junho a julho e dezembro. “O projeto está a todo vapor, as equipes estão mantendo contato direto e criando vínculos com as comunidades”, afirma a coordenadora. 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário