Publicidade

quinta-feira, 17 de março de 2011

Prefeitura de SJP investirá recursos próprios na retomada do acesso a Castelhanos

Vários tratores e caminhões da Prefeitura de SJP
são usados para a retomada da estrada do Castelhanos

O governador do Paraná, Beto Richa, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciaram ontem (16), no Aeroporto Afonso Pena, a liberação de recursos federais emergenciais que serão destinados em breve para cidades atingidas pelos deslizamentos de terra no Litoral do Estado. O valor será divulgado após análise de relatório entregue pelas prefeituras e Defesa Civil. Segundo o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, para a região do Castelhanos, divisa de São José dos Pinhais com Guaratuba, a reconstrução da estrada de acesso será feita com recursos da cidade.

“O Castelhanos tem problemas de acesso que atingem cerca de 400 pessoas, então é uma necessidade diferente de municípios como Antonina e Morretes. Considero que podemos recuperar a estrada com nossos próprios recursos. Desta forma também contribuímos para que os investimentos federais cheguem às regiões que mais necessitam”, diz o prefeito Ivan Rodrigues.

De acordo com chefe da Defesa Civil do Paraná, o capitão Eduardo Pinheiro, o grupamento está atento à situação dos moradores. “Sabemos que aquela comunidade ficou isolada e estamos monitorando o local”, comenta o bombeiro militar.

Um funcionário da secretaria de Obras de São José dos Pinhais, que trabalha diariamente na obra de recuperação, avalia que 80% do trajeto está comprometido. A reportagem do PautaSJP.com esteve na estrada na última segunda (14), e constatou que o deslocamento dos moradores é feito apenas à pé. Veículos como motos, carros e caminhões são impedidos de trafegar devido a diferentes acúmulos de lama.


Investimento
Segundo levantamento feito pelo governo do Estado, serão necessários R$87,973 milhões em investimentos no Litoral, dos quais grande parte sairá dos cofres estaduais. O montante federal só será definido na próxima semana.

“A presidenta Dilma pediu prioridade e colaboração no que for necessário para ajudar as famílias desabrigadas. Enviaremos recursos mas a quantia ainda não foi definida. Esperamos definir os valores até a próxima segunda-feira (21) e até o final da próxima semana liberar os recursos”, disse o ministro Fernando Coelho.

De acordo o governador Beto Richa, será preciso reconstruir pontes (43 só em Morretes), viadutos, estradas, ruas, plantações, edificações públicas e cerca de 400 residências. “A situação ainda é crítica, com muitas áreas de risco de novos desabamentos mas acreditamos que, aos poucos, conseguiremos reerguer nosso Litoral. A prioridade agora é para o reabastecimento de água na região e para a liberação do acesso pelas rodovias”, afirmou Richa.

Ainda durante a coletiva, o governador entregou ao ministro o levantamento sobre o valor estimado dos prejuízos materiais causados pela enxurrada. Ele prevê investimentos nas quatro cidades atingidas: Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba. A maior parte dos recursos (R$ 68,850 milhões) será destinada à reconstrução das casas danificadas e destruídas pelas chuvas.

Fonte: PautaSJP e colaboração da jornalista Mauren Lucrecia

0 comentários:

Postar um comentário