O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt afirma que a meta para 2011 é dobrar o número de empresas visitadas pelo programa
Desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Cliente Oculto visitou 250 estabelecimentos de agosto a dezembro de 2010 – 190 a mais do que em 2009, ano em que foi iniciado.
Como o próprio nome sugere, a estratégia do programa é que um pesquisador do SEBRAE visite empresas e estabelecimentos comerciais como se fosse um cliente e avalie diferentes aspectos do local, como a imagem pessoal e limpeza, educação e cordialidade no atendimento, relacionamento interpessoal dos funcionários, capacidade de persuasão e de superar obstáculos.
O Cliente Oculto atua nos bairros Afonso Pena, São Marcos – no Jardim Carmo e Jardim Fabíola, Guatupê, Colônia Muricy, Quissisana, Contenda e na região central.
“O programa possibilita que o empresário obtenha uma noção consistente sobre o atendimento que está prestando e ainda direciona os esforços de capacitação da secretaria e do SEBRAE, pois ajuda na escolha dos cursos que serão promovidos”, afirma o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt. “Como o Cliente Oculto já está indo para a terceira edição, será possível avaliar a evolução das empresas”, complementa.
Até o ano passado, era feita uma reunião com os empresários para a distribuição dos relatórios de avaliação. Segundo o diretor de indústria e comércio da secretaria, Jorge Sarkis, este ano eles serão entregues nos próprios estabelecimentos, pois muitos donos não podiam participar das reuniões em virtude do horário comercial. No próximo dia 10, a partir das 13h30, cerca de 40 relatórios serão distribuídos na região do Grande Afonso pena.
Metas para 2011
De acordo com o secretário Christian Bundt, a intenção do Cliente Oculto é visitar 500 estabelecimentos neste ano, ou seja, o dobro de 2010.
Outra inovação do programa será a realização de uma pesquisa de investimentos estruturantes com os moradores dos bairros, na qual os consumidores serão consultados para que sejam analisadas as necessidades e as deficiências de cada região. Sarkis explica que os resultados vão permitir que os empreendedores saibam em que locais será mais promissor abrir seus negócios e evitar frustrações.
Também será feita uma pesquisa comparativa, que avaliará como a instalação de determinadas empresas influencia o comércio das regiões.
Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
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