Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Programa entrega avaliação de estabelecimentos no Grande Afonso Pena

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt afirma que a meta para 2011 é dobrar o número de empresas visitadas pelo programa

Empresários da região do Grande Afonso Pena, em São José dos Pinhais, vão receber os relatórios do programa Cliente Oculto no próximo dia 10. Este ano eles serão surpreendidos com a entrega dos resultados em seus próprios estabelecimentos.

Desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Cliente Oculto visitou 250 estabelecimentos de agosto a dezembro de 2010 – 190 a mais do que em 2009, ano em que foi iniciado.


Como o próprio nome sugere, a estratégia do programa é que um pesquisador do SEBRAE visite empresas e estabelecimentos comerciais como se fosse um cliente e avalie diferentes aspectos do local, como a imagem pessoal e limpeza, educação e cordialidade no atendimento, relacionamento interpessoal dos funcionários, capacidade de persuasão e de superar obstáculos.


O Cliente Oculto atua nos bairros Afonso Pena, São Marcos – no Jardim Carmo e Jardim Fabíola, Guatupê, Colônia Muricy, Quissisana, Contenda e na região central. 


“O programa possibilita que o empresário obtenha uma noção consistente sobre o atendimento que está prestando e ainda direciona os esforços de capacitação da secretaria e do SEBRAE, pois ajuda na escolha dos cursos que serão promovidos”, afirma o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt. “Como o Cliente Oculto já está indo para a terceira edição, será possível avaliar a evolução das empresas”, complementa.


Até o ano passado, era feita uma reunião com os empresários para a distribuição dos relatórios de avaliação. Segundo o diretor de indústria e comércio da secretaria, Jorge Sarkis, este ano eles serão entregues nos próprios estabelecimentos, pois muitos donos não podiam participar das reuniões em virtude do horário comercial.  No próximo dia 10, a partir das 13h30, cerca de 40 relatórios serão distribuídos na região do Grande Afonso pena.


Metas para 2011


De acordo com o secretário Christian Bundt, a intenção do Cliente Oculto é visitar 500 estabelecimentos neste ano, ou seja, o dobro de 2010.


Outra inovação do programa será a realização de uma pesquisa de investimentos estruturantes com os moradores dos bairros, na qual os consumidores serão consultados para que sejam analisadas as necessidades e as deficiências de cada região. Sarkis explica que os resultados vão permitir que os empreendedores saibam em que locais será mais promissor abrir seus negócios e evitar frustrações.


Também será feita uma pesquisa comparativa, que avaliará como a instalação de determinadas empresas influencia o comércio das regiões.  



Foto: Silvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário