A partir deste mês a rede pública de Saúde de São José dos Pinhais contará com o reforço de médicos residentes. A Prefeitura abriu nesta quinta-feira (03) as inscrições para a Residência Médica, etapa necessária para a especialização após a conclusão do curso de Medicina. As 30 vagas estão disponíveis para sete especialidades: Medicina de Família, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Cirúrgica e Medicina da Comunidade.
Para trazer a Residência Médica a São José dos Pinhais, a Secretaria Municipal de Saúde precisou cumprir duas etapas. Primeiro, foi necessário, através de edital, ser selecionada para o programa federal Pró-residência, uma parceria dos ministérios da Saúde e de Educação; depois, foi preciso conseguir o credenciamento junto à Comissão Nacional de Residência Médica. Das 30 vagas para residentes, 14 terão bolsa cedida pelo Pró-residência e as outras 16 serão pagas com recursos municipais, com um salário aproximado de R$ 2.300,00 mensais por bolsa.
Os 30 médicos selecionados para a Residência Médica irão integrar a rede municipal de saúde, desempenhando suas especialidades nas unidades básicas e de saúde da família, nas unidades 24 horas e nos hospitais municipais São José e Atílio Talamini. “Trazer a residência para o município é muito importante, pois, assim, conseguiremos estabelecer o conceito de “saúde-escola”, uma das principais metas do Plano Municipal de Saúde”, afirma a Dra. Izabel Meister Coelho, consultora da área de Educação da Secretaria Municipal de Saúde. Através deste conceito os médicos aprendem na prática e os hospitais e unidades de atendimento favorecem a troca de experiência entre os médicos residentes e os médicos especialistas. De acordo com a Dra. Izabel, ter a Residência Médica em São José será importante também para fixar o médico na cidade, fazendo com que o profissional crie vínculos com o município. “Com a residência conseguiremos que os médicos se estabeleçam em São José. Estaremos formando nossos futuros especialistas”, conclui.
O próximo passo da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a residência, trazendo a Residência Multiprofissional para São José dos Pinhais, fixando outros profissionais no município. “Pretendemos, com a Residência Multiprofissional, integrar outras áreas da saúde à rede municipal como, por exemplo, a Psicologia, a Fisioterapia, a Fonoaudiologia, entre outras”, informa a Dra. Giseli Rodacoski, responsável pela Divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde.
Os médicos interessados podem se inscrever na Residência Médica para qualquer uma das sete especialidades através do site da Prefeitura de São José. A prova de seleção será realizada no dia 19 de março e a aula inaugural da residência acontecerá no dia 30 do mesmo mês, no Plenário da Câmara Municipal, e será ministrada pelo médico ortopedista Luiz Carlos Sobania.
SERVIÇO:
Inscrições e edital disponíveis através do endereço eletrônico: http://www.sjp.pr.gov.br/portal/noticia.php?id=1299162855190324
Maiores informações pelo telefone: (41) 3381 6355 (Divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde)
Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário