Publicidade

terça-feira, 22 de março de 2011

Secretaria de Trabalho de SJP completa um ano com índices históricos


Turma de Mecânica Básica Industrial, um dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego

O ano de 2010 foi histórico para São José dos Pinhais, que bateu todos os recordes de geração de emprego do município. E a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego completa nesta quarta-feira (23) seu primeiro aniversário comemorando novos índices bastante favoráveis.

Os dados dos meses de janeiro e fevereiro de 2011 já superam os do mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, São José é a quinta maior cidade em geração de empregos no Paraná, com mais de 10 mil empregos formais só nos dois primeiros meses deste ano. “Agora estamos caminhando para bater o recorde do ano passado”, afirma o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata. 

Os números positivos da Secretaria Municipal de Trabalho refletem também os resultados dos diversos programas e incentivos estabelecidos durante a atual gestão. Dentre as principais ações está o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, que qualifica e orienta portadores de deficiência no mercado de trabalho, a Economia Solidária e os cursos profissionalizantes. Até o final do ano, a Prefeitura irá oferecer mais de 7 mil vagas de cursos profissionalizantes em diversas áreas, como: indústria, informática, comércio, cozinha, madeira, entre outros. “Além de oferecer capacitação, os cursos são importantes pela empregabilidade. Mais de 80% dos alunos terminam os cursos já com emprego”, afirma Stuzata.

Para o secretário municipal de Trabalho e Emprego, a prova de que o trabalho da Secretaria tem sido bem executado e bem recebido pela população é o resultado que vem sendo obtido com o Monitoramento de Satisfação do Atendimento. Segundo ele, 96% dos moradores que passam pela Secretaria do Trabalho e Emprego avaliam o atendimento como ótimo ou bom. Através deste acompanhamento, a Secretaria distribui fichas de avaliação do serviço e atendimento prestado para 10% dos cidadãos atendidos diariamente, que avaliam o serviço através dos conceitos ótimo, bom, regular e ruim. “Quando o atendimento é avaliado como ruim, há um espaço onde a pessoa pode deixar sua crítica e, se quiser, o seu telefone. Dessa forma, trabalhamos para melhorar e suprir aquele problema. Quando o cidadão deixa o seu telefone, nós ligamos para ele para esclarecer melhor o problema e, se for possível, auxiliá-lo caso ainda não tenha sido resolvido”, conta Stuzata.

Além da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, no dia 23 de março as secretarias de Comunicação e de Recursos Materiais e Licitação também comemoram aniversário. “Este primeiro ano está sendo muito importante para nós, conseguimos acelerar muito os trâmites e dar mais rapidez e agilidade aos processos”, avalia o secretário municipal de Recursos Materiais e Licitações, Carlos Gomes de Figueiredo. 

Para participar dos programas da Secretaria, basta que o trabalhador interessado compareça à Agência do Trabalhador, Avenida Rui Barbosa, 9244 – Centro.

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário