Revita Fashion mostrou roupas feitas com material reciclável. Na foto, modelo desfila criação de Edson Eddel, feitas com lacres de latinhas
Roupas de alta costura que poderiam ser usadas em um casamento. Vestidos com detalhes diferenciados que atraem os olhares curiosos de quem está perto. Essas foram algumas das peças apresentadas no Revita Fashion, evento de moda sustentável realizado pela Associação de Catadores de Material Reciclável do Moranguinho, com apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais. A matéria-prima dos figurinos vai de lona a fitas de VHS, de sacos de ração aos lacres de latas de bebidas.
“O trabalho realizado pelos catadores precisa ser valorizado. Esse evento mostra as possibilidades do que, para muitos, é simplesmente lixo. Mas, para eles é fonte de renda”, destacou o prefeito Ivan Rodrigues. “Nossa Central de Reciclagem trará mais dignidade a quem realiza essa atividade”, disse Rodrigues, ao citar a Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis, com inauguração prevista para o dia 27 de abril.
As funcionárias da Central de Reciclagem desfilaram os modelos de Consuello Matroni
O desfile foi composto por peças de Edson Eddel, estilista curitibano, e Consuello Matroni, artista plástica de Guarulhos, Grande São Paulo. Já os acessórios foram uma produção de Euza Ramos, servidora da Secretaria de Meio Ambiente e Neide Votto. Neide é artesã e produz as chamadas ecojoias, feitas de fibra de bananeira e bambu.
Michelle e seu vestido feito com sacos de ração: "as pessoas precisam perder o preconceito de usar roupas de material reciclável"
As colaboradoras da Central de Reciclagem também tiveram seus minutos de fama. Elas desfilaram as roupas de Consuello, que enviou peças feitas com latinhas de bebida e saco de ração. “Nunca imaginei que usaria um vestido como esse: é diferente de tudo que já vi. E sei que isso é importante para que as pessoas quebrem os preconceitos que têm com roupas feitas de material reciclável”, comentou Michelle Silveira, uma das modelos. “Além de tornar a moda sustentável conhecida, também precisamos conscientizar as pessoas de que isso colabora para a preservação do meio ambiente”, finalizou Luzinete Ferreira, que também trabalha na Central.
Também estiveram presentes a primeira-dama Léa Rodrigues, os vereadores Lucia Stocco e Carlos Machado e secretários municipais.
As crianças desfilaram as ecojoias e acessórios feitos por artesãs de São José dos Pinhais e deixaram o seu recado para quem esteve presente
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes




0 comentários:
Postar um comentário