Educadores participaram de palestras, vídeos e ações práticas durante oficina de capacitação
Para diminuir os números de acidentes de trânsito com crianças, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São José dos Pinhais oferece cursos aos educadores municipais. Nesta segunda (25) e terça-feira (26), a ONG Criança Segura faz a capacitação destes profissionais, que multiplicarão as informações nas escolas, prevenindo acidentes com crianças.
A oficina faz parte do programa “Educação para o Trânsito - Compromisso com a Cidadania”, promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais. Durante os dois dias de curso, os educadores participam de palestras, vídeos informativos com estatísticas sobre acidentes de trânsito, dinâmicas de grupo e ações nas ruas, utilizando a realidade do trânsito local.
Durante os dois dias da oficina, 40 profissionais de educação serão capacitados. Além deles, mais 550 educadores completarão o curso na versão online, feita através do site da ONG. O programa com professores, diretores e pedagogos é pioneiro no Brasil. A Criança Segura realiza trabalho semelhante em São Paulo, porém, com membros do Corpo de Bombeiros.
A coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, foi a responsável pelo curso em São José dos Pinhais
As palestras na oficina em São José dos Pinhais são ministradas pela coordenadora nacional da ONG, Alessandra Françoia. “O foco principal é a sensibilização da população, trabalhando ações de cidadania que possam reduzir os riscos da criança”, afirmou Alessandra.
Josiane Inácio Arruda, coordenadora de educação para o trânsito do Demutran, em São José dos Pinhais, exaltou o programa da Criança Segura. “Com essa capacitação, poderemos levar às escolas um trabalho mais eficaz. Criando assim uma cultura de cidadania, respeito, solidariedade e uso democrático do espaço público, que ajudarão na redução de acidentes”.
A diretora do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), Cristiane Agostinho, participa da oficina e confia na aplicação deste conhecimento nas escolas. “Com o conteúdo do curso, podemos construir com as crianças uma nova cultura e levar também esses conhecimentos aos pais. Com pequenas ações dentro da escola, ajudamos a reduzir esses riscos de acidentes com as crianças” disse.
Fonte:Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário