Publicidade

quarta-feira, 13 de abril de 2011

São José dos Pinhais é base para pesquisa internacional sobre legado da Olimpíada


Professores assistiram atividades de grupo da terceira idade

Um grupo internacional de professores universitários está montando um projeto para analisar as estruturas esportivas de várias cidades do Brasil. O objetivo é ver como essas estruturas municipais e estaduais podem ser aproveitadas antes e após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e que reflexo a competição terá na população brasileira.

Na manhã desta terça-feira (12), o comitê visitou algumas instalações esportivas em São José dos Pinhais como o Núcleo de Esporte e Lazer Jardim Marambaia (Itagibe Quirino), no Guatupê e o Centro do Esporte e Lazer Afonso Pena, ainda em construção. O grupo conta com professores da UFPR, USP, UFES, UFSC, PUC-MG, além de professores da Inglaterra, Nova Zelândia, Chile, Venezuela e Estados Unidos.
O ginásio do Marambaia foi escolhido pelo comitê por ter feito parte do Pelc (Programa Esporte e Lazer na Cidade), que busca criar oportunidades para jovens através do esporte e do lazer, reduzindo a vulnerabilidade social de algumas localidades. Além de São José dos Pinhais, os professores passariam ainda nesta terça-feira pela Arena da Baixada, CT do Caju, Círculo Militar e Ginásio do Tarumã, em Curitiba.



Comitê de professores aproveitou para conhecer o Ginásio Afonso Pena  

A pesquisa deverá durar cerca de oito anos, facilitando a análise do real legado esportivo deixado pelas Olimpíadas e o impacto na vida da população brasileira. “Esse nosso projeto vai analisar apenas o legado esportivo. Temos que aproveitar a oportunidade das Olimpíadas para a inclusão social e não pensarmos apenas no esporte de alto rendimento”, explica o professor de Educação Física da UFPR, Fernando Mezzadri.

Mezzadri fez questão de ressaltar a preocupação com o impacto dos Jogos Olímpicos em relação à educação. “É importante colocarmos o esporte nas escolas, visando à educação desses jovens. Vamos nos preocupar com medalhas, claro, mas não podemos deixar de lado a realidade brasileira e a evolução que podemos ter com a Olimpíada no Brasil”, concluiu.
O professor de Sociologia da Universidade do Colorado, Jay Oakley, acredita que o Brasil pode colher bons frutos com o evento mundial. “Os projetos sociais são muito importantes no aspecto social. As vantagens dos Jogos Olímpicos para o país vão depender de como o dinheiro for investido. É preciso olhar para os locais mais vulneráveis e não apenas pensar no alto desempenho”, disse.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha, a pesquisa é importante para São José, que foi o primeiro local a receber o comitê de professores. “Isso prova que estamos no cenário de grandes investimentos da área do esporte, que também funciona como uma válvula de escape para problemas sociais. Isso nos ajuda a tirar conclusões sobre o que podemos ter de legado após as Olimpíadas”, finalizou Padilha.


Fotos: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais


0 comentários:

Postar um comentário