Professores assistiram atividades de grupo da terceira idade
Um grupo internacional de professores universitários está montando um projeto para analisar as estruturas esportivas de várias cidades do Brasil. O objetivo é ver como essas estruturas municipais e estaduais podem ser aproveitadas antes e após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e que reflexo a competição terá na população brasileira.
Na manhã desta terça-feira (12), o comitê visitou algumas instalações esportivas em São José dos Pinhais como o Núcleo de Esporte e Lazer Jardim Marambaia (Itagibe Quirino), no Guatupê e o Centro do Esporte e Lazer Afonso Pena, ainda em construção. O grupo conta com professores da UFPR, USP, UFES, UFSC, PUC-MG, além de professores da Inglaterra, Nova Zelândia, Chile, Venezuela e Estados Unidos.
O ginásio do Marambaia foi escolhido pelo comitê por ter feito parte do Pelc (Programa Esporte e Lazer na Cidade), que busca criar oportunidades para jovens através do esporte e do lazer, reduzindo a vulnerabilidade social de algumas localidades. Além de São José dos Pinhais, os professores passariam ainda nesta terça-feira pela Arena da Baixada, CT do Caju, Círculo Militar e Ginásio do Tarumã, em Curitiba.
Comitê de professores aproveitou para conhecer o Ginásio Afonso Pena
Mezzadri fez questão de ressaltar a preocupação com o impacto dos Jogos Olímpicos em relação à educação. “É importante colocarmos o esporte nas escolas, visando à educação desses jovens. Vamos nos preocupar com medalhas, claro, mas não podemos deixar de lado a realidade brasileira e a evolução que podemos ter com a Olimpíada no Brasil”, concluiu.
O professor de Sociologia da Universidade do Colorado, Jay Oakley, acredita que o Brasil pode colher bons frutos com o evento mundial. “Os projetos sociais são muito importantes no aspecto social. As vantagens dos Jogos Olímpicos para o país vão depender de como o dinheiro for investido. É preciso olhar para os locais mais vulneráveis e não apenas pensar no alto desempenho”, disse.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha, a pesquisa é importante para São José, que foi o primeiro local a receber o comitê de professores. “Isso prova que estamos no cenário de grandes investimentos da área do esporte, que também funciona como uma válvula de escape para problemas sociais. Isso nos ajuda a tirar conclusões sobre o que podemos ter de legado após as Olimpíadas”, finalizou Padilha.
Fotos: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário