Publicidade

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Circuito capacita pessoas com necessidades especiais para o mercado


Cursos capacitam 45 alunos para o mercado de trabalho


A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais deu início nesta quinta-feira (26) ao 1º Circuito de Inclusão, voltado às pessoas com necessidades especiais, que terá duração de 12 dias.
É mais um dos cursos específicos de capacitação promovidos pela Prefeitura para ajudar a inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. Desta vez, a parceria é com a Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), que também tem como princípio a inclusão de portadores de deficiência.


“O curso mostrará a importância da qualificação da pessoa com deficiência na busca de uma colocação profissional. O conteúdo é ligado à capacitação no comércio, que é a área que mais trabalha com deficientes, e também no setor administrativo das indústrias, que tem grande demanda no município”, explica Vilson Marques da Silva, responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência no município e presidente da Associação dos Deficientes Físicos de São José dos Pinhais.


As 48 horas/aula do 1º Circuito de Inclusão são divididas em três temas: Curso de Empregabilidade, para orientar e qualificar as pessoas na busca por um emprego; Oficina de Preparação para o Mercado de Trabalho, que aprimorará a postura comportamental no ambiente de trabalho; e Atendimento ao Cliente, que busca capacitar o empregado nas atitudes e comportamentos no atendimento interno e externo.



A diretora da Unilehu, Ivy Karla, participou da abertura do Circuito de Inclusão ao lado de Vilson Marques, Erivaldo Júnior e Adilson Stuzata, todos da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego

O secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata, ressaltou a preocupação da Prefeitura com a inclusão das pessoas com deficiência. “A igualdade de oportunidade é uma das nossas atuações na secretaria. Esta é mais uma ação para fazer com que as pessoas com algum tipo de deficiência possam ingressar no mercado de trabalho. E os cursos de qualificação profissional são importantes neste processo”.

O circuito conta com a participação de 45 alunos, que terão aulas todos os dias da semana, das 13h às 17h, até 10 de junho, na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.


Rafael Caçator, de 25 anos, que é deficiente físico, está desempregado e enxerga no circuito de inclusão uma grande oportunidade para se colocar no mercado de trabalho. “Hoje todas as empresas exigem capacitação do funcionário. Estou procurando um emprego na área administrativa e esse curso me ajudará muito”, disse.


O aluno ressaltou a preocupação da Prefeitura de São José dos Pinhais com a capacitação de pessoas, com ou sem deficiência. “É a partir do apoio de alguém que chegamos a algum lugar. E como essa preocupação da prefeitura, com bons cursos e também com um ótimo atendimento na Agência do Trabalhador, podemos sonhar com coisas boas”, concluiu Caçator.

Rafael Caçator espera conseguir um emprego quando concluir o curso de capacitação


Fotos: Silvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário