Na editora Quantun os funcionários foram orientados a se exercitar durante a aula semanal de ginástica laboral
Na visão da educadora física Maria Eugênia Setim – que participou de 14 aulas envolvendo o desafio – a culpa pela baixa adesão também está nas empresas. “Muitas não permitem que seus funcionários parem os 15 minutos para o exercício ou não incentivam a atividade. A integração também faz parte do desafio”, ressalta.
Outro ponto que pode ter contribuído para um resultado menos expressivo da população são-joseense é a ausência do registro de participação. Ela deveria ter sido anunciada por uma central telefônica ou pela internet. “Muitas instituições e pessoas pararam para se exercitar mas esqueceram de registrar sua participação”, lembra Maria Eugênia, que garantiu o registro de todos os seus alunos. “A maioria nem sabia que precisava cadastrar.”
Em São José dos Pinhais, a Escola da Colina foi uma das participantes. “Participar do Dia do Desafio foi bastante prazeroso. Quando terminamos os exercícios, reconhecemos que se mexer faz bem. Eu e a maioria dos professores não temos o exercício físico como hábito. Foi fundamental organizarmos, na Escola, um tempinho para que alunos e funcionários se exercitassem”, reconhece a coordenadora pedagógica da Escola, Claudia Oltmann Candido.
Vitória
Este ano, SJP disputou com a cidade de Tuxtlan Gutiérrez, capital do estado de Chiapas, no México. Mesmo com adesão menor do que nos últimos anos, São José venceu o México. Foram 39,6% de adeptos contra 14,4% em Gutiérrez.
Dia do Desafio
Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam sua rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.
Para participar, o cidadão precisa realizar os 15 minutos de exercício e depois informar sua participação por meio de uma central telefônica ou ainda pela internet. É por meio destas informações que são definidas as cidades vencedoras do desafio, porém, segundo a própria organização da competição, todas as cidades são consideradas vencedoras e receberão o Troféu de Mérito Comunitário. As instituições e voluntários que auxiliaram na realização do evento recebem o Certificado de Participação, distribuídos a critério da coordenação local, que no Paraná ficou a cargo do Sesc.
A competição é uma motivação à prática de atividade física e o prêmio para cada cidade é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável.
Números
Participação dos são-joseenses no Dia do Desafio (em porcentagem relativa ao total de habitantes)*
2008 - 68%
2009 - 47%
2010 - 57%
2011 - 39%
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais e Pauta SJP
0 comentários:
Postar um comentário