Publicidade

quinta-feira, 19 de maio de 2011

São José diagnostica os principais problemas de habitação do município

Com ajuda da população, a Prefeitura de São José dos Pinhais traçou um diagnóstico dos principais problemas habitacionais do município. Ontem, as estratégias de ação do PLHIS (Plano Local de Habitação e de Interesse Social) foram homologadas e o plano está pronto para ser implantado.


Por meio da Secretaria Municipal de Habitação, foram feitas onze oficinas comunitárias, distribuídas em diversas regiões do município, com o objetivo de discutir o PLHIS com a população. Os moradores apontaram nas oficinas as principais necessidades de cada região, sempre em busca de soluções. O raio-X foi traçado nas seguintes regiões: Borda do Campo, Guatupê, Ipê, Afonso Pena, Rio Pequeno, Cruzeiro, Centro, Itália, São Marcos, além da região rural, que foi divida em duas partes.



Reunião homologou as estratégias de ação do PLHIS

Após a homologação das estratégias de ação, será protocolado na Câmara Municipal o projeto de lei que estabelece a política municipal de habitação. “Essas estratégias vão determinar quais ações serão necessárias para solucionarmos os problemas diagnosticados em cada região”, explicou o diretor do Departamento Técnico de Projetos da Secretaria de Habitação, Humberto José de Almeida.


O PLHIS é uma garantia do cidadão pelo direito à moradia, por meio do respeito aos princípios norteadores como: disponibilidade de serviços e infraestrutura como fornecimento de água potável, energia elétrica, iluminação pública e transporte. Abrange também segurança, saúde, escola, lazer, assistência social e bem-estar à população.
A criação da lei que estabelece a política de habitação é um dos pré-requisitos obrigatórios para que o Ministério das Cidades habilite o município nos programas habitacionais do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida e o Cidade Legal.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sergio Sabino 

0 comentários:

Postar um comentário