Campanha de vacinação contra a gripe na Unidade de Saúde Borda do Campo
Ao longo da campanha, os profissionais de saúde, idosos e crianças foram os que mais compareceram às unidades de saúde para receber a imunização. “Nossa expectativa, agora, é nos aproximarmos dos 100% do público-alvo”, afirma Vandezita Mazzaro, diretora do Departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde.
No entanto, apesar de o município ultrapassar a meta estipulada para a campanha, a diretora Vandezita Mazzaro alerta para a baixa adesão das gestantes e para a importância de vacinação deste grupo, ressaltando que a vacina não oferece nenhum risco à saúde da grávida e nem do bebê. “As gestantes são um público-alvo muito importante da campanha e é fundamental que compareçam às unidades de saúde para serem imunizadas”, afirma.
A vacinação é em dose única, com exceção das crianças, que receberão a vacina em duas meia-doses. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda após 30 dias. Além disso, a imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação prévia ou alergia ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações graves a doses anteriores.
Para receber a imunização, é preciso que o cidadão dirija-se à unidade de saúde mais próxima, que aplicará a dose ou até poderá indicar outros lugares cadastrados para a aplicação da vacina.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes

0 comentários:
Postar um comentário