A Federação Internacional de Hóquei estuda o melhor local para montar um projeto do esporte no Brasil, descentralizando as atividades do Rio de Janeiro, única cidade que possui um local adequado para treinamentos no país. Com o desejo de trazer a estrutura para o sul do Brasil, São José dos Pinhais entra com toda a força para receber o complexo.
Além de eventos de grande porte do esporte, como amistosos e competições internacionais, o campo montado em São José dos Pinhais serviria como base de treinamento da Seleção Brasileira permanente de hóquei sobre grama. O local seria cedido pelo município e ganharia além do campo de grama, espaços de lazer. O esporte é olímpico e o Brasil irá disputá-lo nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.
Paralelamente aos treinamentos de alto rendimento, o espaço com o novo campo de grama seria aproveitado para um projeto social. A intenção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é ter cerca de mil crianças praticando o esporte no local, que será impulsionado pela presença da Seleção Brasileira da modalidade.
Jorge Querejeta (à esq.) conhece local que pode se transformar em referência na prática de hóquei sobre grama, no bairro Cruzeiro
Durante a visita, o coordenador de desenvolvimento da Federação Internacional de Hóquei (FIH) para as Américas, Jorge Querejeta, foi recebido pelo diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Clésio Marins Prado. Além deles, estiveram no encontro o presidente da Federação Paranaense de Hóquei, Carlo Marucco, e o coordenador de projetos de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Hóquei, Egídio Júnior.
“Dentro da visão do prefeito Ivan Rodrigues, que luta pelo crescimento do esporte, este local especifico para o hóquei de grama trará muitos benefícios a São José dos Pinhais. Além dos grandes eventos, teríamos a busca por novos talentos no esporte e também um projeto social com aulas durante a semana”, explica Clésio Prado.
O argentino Jorge Querejeta, da Federação Internacional de Hóquei, foi jogador do Clube San Fernando, de Buenos Aires, nas décadas de 60 e 70, conquistando sete vezes o campeonato nacional na grama e seis vezes no indoor. Como treinador, passou pela seleção masculina da Argentina de 1970 a 1975, quando conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano do México e pela seleção feminina da Argentina de 1974 a 1983.
“Com uma nova estrutura, podemos fazer a modalidade crescer e tornar o hóquei um esporte de alto nível no Brasil. Confiamos nisso porque já sabemos do grande potencial de desenvolvimento do hóquei e da já comprovada capacidade dos gestores brasileiros frente as mais diversas modalidades esportivas”, disse Querejeta.
Foto: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:
Postar um comentário