Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bombeiros dão aulas de atendimento emergencial em SJP


Alunos têm lições de como proceder em situações de emergência ocorridas com funcionários das empresas.

Integrantes das empresas de São José dos Pinhais que fazem parte do Plano de Auxílio Mútuo e Núcleo de Defesa Civil (PAM/NUDEC), apoiado pela Prefeitura, participam durante esta semana de um treinamento de Agentes de Socorros Urgentes promovido pelo Quartel de Bombeiros da cidade. O objetivo é que os participantes saiam capacitados para atender os funcionários em casos de emergência, até que o socorro chegue ao local.


O treinamento feito pelos bombeiros visa capacitar os participantes a dar uma primeira resposta em situações como traumas, mal súbitos e acidentes ocorridos com funcionários das empresas. “A ideia é que eles saibam dar esse primeiro atendimento e fornecer os dados para acionar de maneira correta os serviços de emergência, como o Siate e o Corpo de Bombeiros”, explica o coordenador do curso, capitão Dorico Borba. Foram disponibilizadas 20 vagas para o treinamento.


Para a técnica de segurança de uma das empresas, Evelin Gonçalves Godar, de 26 anos, o treinamento é muito importante para saber como proceder em casos de emergência com funcionários até o socorro chegar. “E ainda vamos sair daqui e multiplicar o que aprendemos com os outros funcionários”, afirma.


Ao todo, 21 empresas fazem parte do PAM/NUDEC, que está sendo implantado em vários municípios no Paraná e tem como fim proporcionar a elas uma integração e otimização de recursos em casos de emergências. A Prefeitura participa das reuniões mensais do PAM e ajudou a construir a programação dos cursos que serão feitos para as empresas de São José dos Pinhais.


O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, destacou a importância da fomentação dessas ações. “Nós do Poder Público temos a obrigação de incentivar essas reuniões dentre os diversos segmentos, para que aconteça a integração de forças e elaboração de estratégias plausíveis”, ressalta. 


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário