Publicidade

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mulheres aprendem a defender seus direitos em São José dos Pinhais


Os números são conflitantes porque na maioria dos casos não é feita denúncia, mas calcula-se que a violência doméstica atinja entre 25% e 50% das mulheres na América Latina e Caribe, segundo dados do Banco Mundial. E é justamente para reduzir os casos de violência contra a mulher que a Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com o Instituto de Defesa do Direitos Humanos, desenvolve o projeto Mulher de Direito. Para conscientizar a população, foram formadas inicialmente duas turmas, uma com moradores do bairro da Costeira e outra com lideranças comunitárias de várias regiões da cidade, que estão tendo aulas sobre legislação e direitos humanos.


São 40 horas de dedicação ao curso, que envolve temas relacionados aos direitos humanos, como noções de legislação, entre elas o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e os direitos dos cidadãos; com ênfase na questão de gênero, como a Lei Maria da Penha, a discriminação e o direito reprodutivo da mulher.


“O objetivo é que as pessoas que participam do curso sejam multiplicadoras de conteúdo dentro das comunidades”, explica a educadora social Serli Andrade. Ela explica que com os moradores da Costeira as aulas são diferenciadas, em uma linguagem mais acessível para que haja uma melhor compreensão dos temas abordados. Embora a temática do projeto seja voltada às mulheres, os homens também podem participar do curso. “É fundamental que eles saibam que existem leis de proteção às mulheres contra todo tipo de violência doméstica, para que difundam estas informações e consigamos a conscientização de todos”, afirma Serli.


A turma das lideranças comunitárias é formada por presidentes dos Conselhos Municipais de Segurança (Comunsegs) de São José dos Pinhais e presidentes de associações de moradores. “Nós montamos um plano de ação junto às lideranças para identificar os problemas dentro dos bairros e dar todo um suporte para intensificar a rede de proteção à mulher dentro do município. São passadas orientações, todo o passo-a-passo a seguir – como telefones e endereços úteis - nos casos de violência às mulheres”, explica a educadora social e consultora na área de responsabilidade social, Vera Lúcia de Brito. 

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário