Publicidade

domingo, 19 de junho de 2011

Mutirão de serviços atende mais de mil pessoas no bairro Afonso Pena


Durante todo o dia, mais de mil pessoas passaram pelo mutirão no Afonso Pena neste sábado (18)

O Mutirão de Serviços da Comunidade atendeu mais de mil pessoas neste sábado (18), no bairro Afonso Pena. Serviços como emissão da Carteira de Trabalho, cadastro e informações sobre cursos profissionalizantes gratuitos, encaminhamento para vagas de emprego, distribuição de sacos para coleta seletiva, mutirão de limpeza e vacinação contra a poliomielite chamaram a atenção dos moradores da região.

Com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, sete secretarias participaram do mutirão que aconteceu na Igreja Batista Afonso Pena. Outras ações disponíveis aos moradores foram as exposições de equipamentos da Guarda Municipal, Demutran, Defesa Civil e Comunsegs, orientação e cadastro sobre o Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina, prevenção sobre o câncer bucal, distribuição de mudas de hortaliças e de suco de couve com limão, corte de cabelo e manicure.


Mais de 200 cortes de cabelo e 100 atendimentos de manicure foram feitos no mutirão

A Secretaria de Trabalho e Emprego teve 116 atendimentos para procura de vagas de emprego e outros 45 atendimentos para inscrições em cursos de qualificação profissional. Reginaldo Dias já está trabalhando, mas foi em busca dos cursos de soldador e mecânica básica. “Todas as empresas estão pedindo estes cursos. Então essa chance de me qualificar ajudará no meu emprego”, afirma.

Outro curso muito procurado durante o mutirão foi o de inclusão digital. “Temos 5  mil vagas para a inclusão digital e em todo o município já tivemos mais de mil inscrições. Este número significativo em tão pouco tempo é a prova de que ter acesso à internet é fundamental. E como se estivéssemos alfabetizando as pessoas”, disse o secretário municipal da pasta, Adilson Stuzata.

Pela Secretaria de Governo, 61 carteiras de trabalho foram feitas. “Aproveitei para fazer a minha. Ter um mutirão destes no bairro ajuda muito, porque podemos fazer tudo perto de casa”, ressalta Edna Aparecida Ribeiro. “O mutirão foi muito útil aos moradores. É uma oportunidade de aproximar a administração municipal e os serviços municipais da população”, afirmou a diretora do Departamento de Apoio Operacional da Secretaria Municipal de Governo, Daniela Ferraz.

Reginaldo aproveitou para se inscrever nos cursos de soldador e mecânica básica 

O Mutirão de Limpeza realizado no bairro Vila Iná foi outro serviço importante para os moradores da região. Este foi o terceiro Mutirão de Limpeza em São José dos Pinhais. Os outros dois aconteceram no Cidade Jardim e no Quissisana. Outra ação da Secretaria de Meio Ambiente foi o cadastro de castração, que teve 15 registros.

A Igreja Batista, que cedeu o espaço para o mutirão, teve apresentações musicais, teatros e orientações sobre procedimentos para uma vida saudável. “O nosso espaço estará sempre disponível para a comunidade. Dentro da visão da igreja está o resgate da vida e dos valores da família. E é exatamente esta a intenção que a prefeitura mostra com este mutirão”, comentou o Pastor João Luiz Dutra, coordenador geral da Igreja Batista Afonso Pena.

A Secretaria de Saúde aplicou 295 vacinas contra a poliomielite e teve 50 atendimentos sobre prevenção de câncer bucal. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento distribuiu 3 mil mudas de hortaliças e 5 mil sucos de couve com limão. Além disso, mais de 200 cortes de cabelo, que teve voluntários da Vitória Escola de Cabeleireiros e 100 atendimentos de manicure foram feitos no mutirão. Os dois serviços faziam parte das ações da Secretaria de Assistência Social.


Mutirão de Limpeza passou neste sábado (18), pelo bairro Vila Iná


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto:Sergio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário