Publicidade

terça-feira, 14 de junho de 2011

Lei dá transporte a mães carentes até o serviço de saúde

O prefeito Ivan Rodrigues sancionou o projeto de lei de autoria do executivo que cria o “Passe Maternidade”. A nova lei municipal beneficia gestantes e mães de crianças de até um ano, usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) e carentes, para que usem o transporte coletivo para ter acesso a rede pública de saúde do município.


O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. Agora, a lei terá até 90 dias para ser regulamentada no município. Ações semelhantes acontecem em algumas cidades do país como Castro-PR, São Borja-RS, Iguatu-CE, Pirassununga-SP, entre outras. O objetivo do programa é evitar que gestantes e mães carentes deixem de fazer exames importantes durante a gravidez e também durante o primeiro ano de vida do bebê.


“A Secretaria de Saúde trabalhou junto com a Secretaria de Urbanismo para que o projeto se tornasse realidade. A ideia é facilitar o acesso da gestante e da mãe com filho de até um ano aos serviços de saúde do município e também aos projetos de educação à saúde e de amamentação”, explica a secretária de Saúde, Izabel Meister Coelho.



Gestantes e mães de filhos até um ano de idade serão beneficiadas em São José dos Pinhais com a nova lei 


A secretária acredita que o projeto ajude a reduzir os índices de mortalidade infantil em São José dos Pinhais. “O projeto facilita o acompanhamento destas mães carentes, o que implicará em melhoras na saúde delas e dos filhos”, acrescentou Izabel.


O vereador Assis Manoel Pereira, presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, também é favorável ao projeto. “Desde o início da discussão deste projeto achei muito interessante, por trazer benefícios a pessoas carentes. Não apenas no período de gestação, mas também durante o primeiro ano de vida da criança. É um beneficio importante colocado à disposição de quem precisa”, destacou.


O passe destinado ao transporte de gestantes e crianças até um ano de idade poderá ser utilizado, exclusivamente, nas linhas de transporte coletivo de passageiros de São José dos Pinhais. Para a concessão do “Passe Maternidade”, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o cadastro das gestantes que serão beneficiadas.


Foto: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário