Publicidade

sexta-feira, 10 de junho de 2011

SJP inaugura 30º conselho municipal de Segurança


 Moradores do Jardim Cruzeiro e autoridades municipais de Segurança assinaram o ofício para a criação do Comunseg.


São José dos Pinhais completou nesta quarta-feira (08) o total de 30 Conselhos Municipais de Segurança (Comunsegs), com a assinatura do ofício de criação do Conselho do Jardim Cruzeiro.  A Prefeitura incentiva a formação desses órgãos, que atuam como porta-vozes das comunidades para cobrar ações de melhoria da segurança junto ao poder público.


Além do Comunseg do Jardim Cruzeiro, no período de uma semana foram criados ainda os conselhos do Campina do Taquaral e do Rio Pequeno. O objetivo desses órgãos é articular a participação da comunidade nos programas de prevenção da criminalidade e violência da cidade e servir como canal de expressão dos moradores. “Os Comunsegs têm a função de detectar os principais problemas e as demandas das comunidades e lutar pra que sejam resolvidos”, explica o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.


De acordo com o secretário, são os cidadãos que pagam e consomem os serviços de segurança, por isso eles têm o direito de opinar e participar do processo. “Não existe como melhorar a segurança se não houver uma união de esforços entre comunidade e poder público”, afirma.


Para a criação de um Conselho, a Prefeitura faz uma reunião com as comunidades para explicar o funcionamento do projeto. Em seguida, os próprios moradores se organizam e escolhem os sete membros que irão compor a diretoria do Conselho: presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro e diretor de assuntos comunitários. “É feita uma triagem policial para saber se esses membros possuem antecedentes criminais”, explica o diretor de relacionamento da Secretaria de Segurança, José Carlos Mendes.


O presidente do Comunseg do Jardim Cruzeiro, Edson Fernando Lara Dias, acredita que o conselho irá motivar os moradores a participar das decisões do poder público. “A população precisa sentir que estamos atuando para que se sinta capaz de participar também”, afirma. 

Foto: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário