Publicidade

domingo, 12 de junho de 2011

SJP reúne mais de 400 para planejar avanços na saúde

Representando a população são-joseense, os 300 delegados e 150 suplentes eleitos participaram na tarde deste sábado (11) da Pré-Conferência Municipal de Saúde. No evento, eles avaliaram o Plano Municipal de Saúde e discutiram propostas que serão votadas na 9ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 15 e 16 de julho.

Os delegados foram eleitos durante as Conferências Regionais de Saúde e as plenárias por segmento, sendo 150 usuários, 75 trabalhadores da saúde, 37 prestadores de serviços e 38 representantes da administração pública. “Na Pré-Conferência, os delegados vêm discutir e fazer propostas para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Essas propostas vão ser apresentadas e aprovadas na 9ª Conferência Municipal, em julho”, explica o coordenador da 9ª Conferência, Agenor Cheutchuk. O tema da Conferência neste ano é Acesso e Acolhimento: um desafio do SUS em São José dos Pinhais.


Durante a Pré-Conferência, os delegados e suplentes dividiram-se em grupos temáticos para a discussão de propostas. Ao todo, foram sete temas e 10 grupos, sendo dois de Participação e Controle Social; dois de Integralidade e Equidade na Urgência/Emergência e na Atenção Secundária e Terciária; dois de Financiamento, Gestão Plena e Pacto de Gestão; Saúde Mental; Saúde do Trabalhador; Vigilância e Saúde; Saúde da Família e Comunidade.

O jornalista Arnaldo Marcolino, relator-adjunto da 14ª Conferência Nacional de Saúde e conselheiro nacional de saúde pelo segmento usuários esteve no evento para explanar sobre o cenário nacional e os desafios e principais questões relativas ao SUS. O objetivo foi dar aos delegados maior embasamento para elaborar as propostas a serem levadas à Conferência.

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kátia Gregório Bittencourt, os delegados têm uma responsabilidade muito grande em relação ao sistema de saúde público. “As decisões e ações que sairão daqui geram as políticas públicas, que interferem diretamente na vida de todos”, afirma.

A secretária municipal de Saúde, Izabel Meister, relembra que a participação da população é fundamental. “Nós só fazemos se fizermos com todos. Saúde não é feita apenas pela Secretaria, que trabalha por isso, mas é preciso um envolvimento de toda a comunidade”, declara.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: MONINHA

0 comentários:

Postar um comentário