Publicidade

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vacinação contra raiva já começou em São José dos Pinhais

A Prefeitura de São José dos Pinhais adquiriu 20 mil doses de vacinas contra a raiva, que estão sendo distribuídas gratuitamente. O objetivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento é conscientizar produtores da área rural quanto à necessidade e importância da vacinação de seus rebanhos.

A raiva é uma doença infecciosa, aguda e mortal, transmitida entre mamíferos, inclusive ao homem, geralmente por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado. O morcego hematófago (que se alimenta de sangue) é um dos principais transmissores da doença no campo.



Vacinas contra raiva são distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A Secretaria está intensificando a distribuição nas localidades próximas à Serra do Mar, onde o risco de transmissão é maior. Serão vacinadas sete espécies de mamíferos (bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, caninos e felinos).

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB) em 2010 foram comprovados através de exame laboratorial, 96 casos de raiva no Estado. Em 2011, já são 47 casos positivos, sendo 4 em São José dos Pinhais - entre estes, 3 foram em bovinos e 1 em equino. “Daí a responsabilidade de cada produtor vacinar seus animais. A vacinação contra a raiva não é obrigatória, mas é responsabilidade do dono da propriedade manter sua criação imune à doença”, ressalta a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Ana Maria Araújo Barbosa.




Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona, muitos produtores têm acesso à vacina, mas não realizam de fato a imunização dos animais. “Além de adquirir as vacinas, o mais importante é que os produtores acompanhem e comprovem a vacinação, intensificando a imunização”.

Para adquirir a vacina é muito fácil. “Basta o produtor rural ir até a Secretaria de Agricultura (localizada na Rua Colombo, 830 – Centro) e retirar a vacina gratuitamente. Profissionais, conhecidos como ‘parceiros do campo’ também podem adquirir a vacina para os seus clientes domiciliados em São José dos Pinhais, mediante comprovação”, explica Persegona.

É o que faz o técnico agropecuário Luiz Carlos Pereira de Camargo. “Atendo vários produtores no município, muitos deles há mais de 35 anos. Sempre alerto meus clientes. Depois que o animal pega a doença não adianta vacinar. Ainda mais a raiva. Ela não tem cura”, ensina.
Os produtores Luiz Paulo Valaski e Otacílio Polacoski são exemplos. “Temos várias vacas aqui na chácara, tanto para leite como para corte, além de outros animais. Todos sempre estão com as vacinas em dia”, comenta Valaski.

Animais domésticos - Proprietários de cães e gatos (residentes na área urbana) devem vacinar seus bichinhos de estimação no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em São José dos Pinhais. “As vacinas são gratuitas e ficam a disposição durante todo o ano”, ressalta a coordenadora Fernanda da Fonseca. O CCZ fica na Rua José Nogueira, 406 – Jd. São Francisco / Costeira. Mais informações pelo telefone (41) 3384-1228.


Animais domésticos como cães e gatos (área urbana) devem ser vacinados no Centro de Controle de Zoonozes - CCZ

Fonte: Prefeitura Municipal de Sã José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário