Publicidade

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vizinhança Solidária traz infraestrutura à área da bacia do Itaqui

As obras do Vizinhança Solidária, programa da Prefeitura de São José dos Pinhais, não param. O projeto, que tem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), tem como objetivo a urbanização e a relocação de famílias que ocupam áreas de preservação ambiental, principalmente ao longo do Rio Itaqui, nas regiões do Guatupê e da Borda do Campo.


Além disso, o programa prevê também o atendimento nas áreas de habitação, meio ambiente, infra-estrutura urbana, implantação de equipamentos públicos e desenvolvimento social. Os investimentos têm sido aplicados em várias áreas, como saúde, educação e vias públicas.


Entre as obras concluídas estão a pavimentação da Avenida Guatupê e da Rua Marco Aurélio da Rosa. Já a colocação de paralelepípedo na Rua Joroslau Sochaski está em fase final, assim como a construção das alças na interseção da Avenida Rui Barbosa com a BR-277, que já estão em funcionamento e agora apenas recebem retoques de paisagismo.



CMEI A Baba do Passarinho passa por ampliação

As ruas Sebastiana Fraga e Ieda Solange Ribeiro também estão recebendo obras do Vizinhança Solidária. O programa realizou ainda melhorias na saúde, com a aquisição de equipamentos para os postos de saúde do Ipê e da Borda do Campo. Foram implantados também laboratórios de informática na região do Guatupê.



Outras duas obras importantes, e que já estão em andamento, beneficiarão os moradores da região. Uma delas é a construção da Incubadora Empresarial, junto ao CRAS Helena Meister. O local servirá como um centro de capacitação para o trabalho, qualificando assim a mão de obra local.


Já o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) A Baba do Passarinho passará por reforma e ampliação. O CMEI que hoje atende crianças a partir dos dois anos, receberá novas instalações, que contará com duas salas para berçários, além de ampliação do refeitório e melhorias em toda a estrutura. “Ajudará toda a comunidade, porque temos uma demanda muito grande de crianças aqui na região”, explica Mariângela Ramos, diretora da escola.



Incubadora Empresarial qualificará a mão de obra dos trabalhadores locais 

“O Vizinhança Solidária é um importante programa que está garantindo melhorias para diversas famílias. O programa se preocupa em dar moradia digna para muitas pessoas, bem como possibilitar a recuperação ambiental de áreas que foram degradadas pela ocupação indevida", explica o prefeito Ivan Rodigues.



O projeto prevê a retirada de famílias que estão morando nas margens do Rio Itaqui. Estas famílias serão alojadas em novos conjuntos residenciais – um no Guatupê e outro na Borda do Campo. “Já são mais de 800 famílias registradas pela prefeitura, que sairão de uma condição de insalubridade, para moradias dignas com ótima estrutura”, afirma o coordenador do Vizinhança Solidária, Adão Cetnarski Neto.


Informações:As famílias que ainda possuem dúvidas sobre o programa ou sobre o andamento das obras do Vizinhança Solidária podem procurar os plantões técnicos em cada região.


Guatupê: Plantão todas as segundas-feiras, no período da tarde, no CRAS Helena Meister – na Avenida Guatupê.


Borda do Campo: Plantão todas as quartas-feiras, no período da tarde, na Escola Professora Maria Leni Haluche de Bastos - na marginal da BR-277, planta Nemari.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário